Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - PFTek clássica/direto e Microondas/forno + Improviso por imprevisto

Diário de cultivo completo.
Olá a todos.

Bueno, só pra explicar o título do post.
Eu havia pedido alguns esporos do Pró-fungos que demoraram a chegar, então achei que não viriam mais e acabei comprando uma seringa de uma loja online.
Resultou que os carimbos chegaram e a seringa também atrasou por causa dos correios e o que deveria levar 4 dias levou quase um mês.
Achei que a seringa poderia ter sido perdida mas por sugestão de membros do forum resolvi testar em PFTek. Como a seringa era de 20ml e na minha panela de pressão só cabem 4 copos, resolvi fazer um teste antes de fazer "pra valer" e como estava sem muito tempo pra fazer na pressão e montar meu glovebox experimentei fazer um copo no microondas como li aqui que alguns fizeram para a esterilização do substrato e tampa do forno para inoculação. Os outros foram PFtek normal e um com esporos direto (sem seringa) mas tive alguns imprevistos.

Segue a experiencia completa:

Strain: 3 bolos B + e 2 South American
Técnica: 1 Bolo Microondas/forno, 3 bolos PFtek e 1 bolo PFTek (esporos direto, sem seringa)
Substrato:
1/4 farelo de arroz integral, 2/4 vermiculita, 1/4 água mineral.
Inoculação: 1 bolo 22/3 (micro) e 4 bolos 29/03 (pftek)

B+ - Microondas + tampa do forno:

Eu usei um daqueles potes plásticos de castanhas de supermercado. Coloquei o substrato com um pouco mais de água, tampei com papel filme deixando apenas um espacinho num canto e deixei a tampa do pote só encostada em cima. Coloquei por 10 minutos no microondas. O pote ficou muito quente e demorou bastante a esfriar, uma meia hora.
Peguei seringa e a agulha, passei alcool 70, abri a tampa do forno, forrei com alguns papel toalha e tentei a inoculação... desastre total.

Problemas que eu tive:
1 - Na hora de fechar o pote com o filme, depois dos 10 min no microondas, ele estava todo molhado e quente, com isso já não grudava mais na borda do copo.
2 - na hora em que fui inocular descobri que os caras me mandaram uma agulha que não era compatível com a seringa. Quando fui inocular jorrou água com esporos por todos os lados. Eu achei que a seringa estava mal colocada então tentei de novo e aconteceu a mesma coisa. Eu abri espaço no filme pra deixar a água com esporos ao menos pingar dentro do substrato, fechei o pote com a tampa, fiz o sinal da cruz e seja o que deus quiser.

Pós inoculação:
Enrolei bem num plástico escuro e deixei em cima da geladeira. Depois de 5 dias notei uma penugenzinha em cima do substrato e algo nas laterais. Acho que como eu fiz uma cama de vermiculita os esporos tiveram dificuldade de chegar no substrato de verdade. Tinha também uma mancha escura, mas eu acho que é do substrato que molhou com o vapor condensado/seringa.

B+ PFTek 1:
Enquanto deixei a "experiência" incubando, construí uma glovebox de caixa organizadora, junta de pvc e luvas de cozinha. Ficou meio curta para as mãos mas deu pro gasto. Posso postar a s fotos mais tarde se alguém quiser.
Quando ficou pronta eu fiz a segunda experiencia, agora "valendo".
4 potes de castanhas com substrato descrito acima, coloquei uma camada de papel alumínio e deixei a tampa do pote apoiada sobre a boca. A idéia era mais esterelizar a tampa também pra poder fechar bem o pote depois que o alumínio fosse furado. panela de pressão por 1h e mais 2h30 para esfriar.
Enquanto isso limpei a glovebox com alcool 70 e passei spray germicida. deixei agindo por 15 minutos. Havia comprado uma agulha nova para a seringa B+ e tudo parecia sob controle, então tirei os potes da panela, coloquei na glovebox com a seringa e a agulha (e um papel toalha embebido de alcool por se acaso) e fui pra lida.

problemas que tive:
1 - Eu não coloquei todos os itens na caixa enquanto deixei agindo com o germicida, assim pode ser que tenha entrado algum contaminante quando abri a tampa pra colocar as coisas dentro, mas tb achei que isso não inluenciaria tanto.
2 - a agulha de novo deu paue esguichou agua com esporos por todo o pote. no primeiro eu fiz como havia feito no outro, fiz um furinho no aluminio e empurrei a agua com esporos pro furinho e depois tampei o pote. Acabei tentando improvisar no segundo pote, tapando as laterais da agulha com os dedos pra ver se conseguia injetar ao menos um pouco de liquido mas deu errado de novo e fiz novamente como na anterior, empurrando a agua que estava em cima do aluminio para dentro do furinho e tampei.

PFTEk direto (sem seringa)
Para não perder os outros dois potes de substrato, resolvi pegar um dos carimbos que tinha pedido ao pro fungos e escolhi o South American (por puro bairrismo ). A idéia era raspar os esporos diretamente no substrato, mas eu havia feito uma cama de vermiculita e achei que não funcionaria, então eu abri um sulco no meio do pote e raspei um pouco de esporos ali e tapei de novo. Imagino que o ideal seria ter colocado nas laterais, mas eu não conseguia ver direito e para evitar o risco de colocar os esporos pra fora do pote, coloquei no meio. Fechei com o papel aluminio e depois com a tampa do pote por cima.

PFTEk Padrão.
Por fim, com tinha ainda um pote de substrato resolvi pegar outra seringa que eu lembrei que tinha guardada (já estereizada) e fazer uma seringa com um pouco do carimbo de South American. A esta altura já era tarde e eu tenho um filho de 1 ano (ou seja, 7h00 eu to em pé pra fazer folia com o pequeno) então tentei manter o máximo de assepsia possivel sem ter de perder tempo.
Peguei um copinho de cachaça e limpei bem com alcool 70. Enchi o copinho com água mineral, raspei os esporos com um bisturi e mistrei co o proprio bisturi. PEguei a seringa, uxei a agua e joguei de volta para misturar e enchi a seringa.
DEsta vez fiz certinho, 4 furos e coloquei um pouco da agua em cada, cerca de 1 ml. Fechei com a tampa.

Problemas que tive:
1 - O único problema que tive foi que eu na pressa enchi primeiro o copo pra depois encher a seringa e acabei fazendo agua com esporos demais. Acabei enchendo a seringa e a outra que estava com os B+ pra não jogar fora, esterelizei a agulha no fogo e guardei, passei álcool 70 nas seringas, embrulhei num papel aluminio e guardei.

Pós inoculação:

Guardei os 4 potes em uma caixa e deixei em cima da geladeira (tem outro móvel em cima, então o espaço fica bem justo e a temperatura se mantém).
Uma semana depois abri a caixa pra olhar. Tanto os que estouraram quanto o que coloquei os esporos direto apresentam uma penugenzinha, quase como se fosse um vapor, nas laterais. A diferença é que no que eu coloquei o esporo direto essa "névoa" esta mais bem espalhada, inclusive no fundo do pote. Vou aguardar pra ver como se desenvolve. O pote que foi inoculado "direitinho" já apresenta sinais bem mai evidentes de micélio branquinho. Fiquei louco de faceiro quando vi. Acho que pe o mais provável de vingar.

Segue as fotos. Elas estão na mesma ordem em que postei os relatos. Gostaria da ajuda de vcs no primeiro, aquele do microondas, pra ver se a mancha escura é mesmo porque molhou ou se vcs acham que pode ser um contaminante, assim como a "penugenzinha" nos demais. Eu sou daltônico, então fica dificil notar cores diferentes :p

Valeu!

Anexos

• bmicroestour1.JPG
    bmicroestour1.JPG
    141.3 KB · Visualizações: 133
  • bmicroestour2.JPG
    bmicroestour2.JPG
    122.5 KB · Visualizações: 126
  • bmicroestour3.JPG
    bmicroestour3.JPG
    135.4 KB · Visualizações: 125
  • bmicroestour4.JPG
    bmicroestour4.JPG
    119.4 KB · Visualizações: 123
  • bseringa ruim1.JPG
    bseringa ruim1.JPG
    100.1 KB · Visualizações: 126
  • bseringa ruim2.JPG
    bseringa ruim2.JPG
    98 KB · Visualizações: 116
  • bseringa ruim3.JPG
    bseringa ruim3.JPG
    103.4 KB · Visualizações: 119
  • BseringaII1.JPG
    BseringaII1.JPG
    93.7 KB · Visualizações: 121
  • BseringaII3.JPG
    BseringaII3.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 118
  • BseringaII2.JPG
    BseringaII2.JPG
    94.1 KB · Visualizações: 117
  • BseringaII4.JPG
    BseringaII4.JPG
    108.6 KB · Visualizações: 116
  • SAdir.JPG
    SAdir.JPG
    89.6 KB · Visualizações: 127
  • SAdir2.JPG
    SAdir2.JPG
    112.8 KB · Visualizações: 131
  • SAdir3.JPG
    SAdir3.JPG
    112.7 KB · Visualizações: 130
  • SAdir4.JPG
    SAdir4.JPG
    113.1 KB · Visualizações: 128
  • SAsernov1.JPG
    SAsernov1.JPG
    117.9 KB · Visualizações: 119
  • SAsernov2.JPG
    SAsernov2.JPG
    109.9 KB · Visualizações: 121
  • SAsernov3.JPG
    SAsernov3.JPG
    119.5 KB · Visualizações: 125
  • SAsernov4.JPG
    SAsernov4.JPG
    119.2 KB · Visualizações: 117
Pessoal, preciso da ajuda de vcs. Como é meu primeiro cultivo estou em dúvida sobre o momento de partir pro aniversário. PRa mim me parece que o bolo já está quase 100% (se já não estiver 100%). Notei também que está com cada vez mais filamentos entre o bolo brincipal e o que ficou grudado no pote e que eles estão mais grossos.
A luz lá em casa não é muito boa o que dificulta um pouco tb a visualização, ams tentei tirar algumas fotos com luzes diferentes pra tentar ficar o mais claro possível.

Alguém mais experiente aí poderia dar uma olhada e me dar seu parecer, por favor?

Além disso, estou certo de que quando eu tirar o bolo do pote, alguns pedaços de susbtrato colonizado ficarão grudados na parede do pote.
Qual vocês acreditam que seria o melhor método para eu aproveitar esse micéio. Cultura líquida, spawn de grãos, outro pf?

Agradeço de antemão.

Segue fotos

Anexos

• IMG_0854.JPG
    IMG_0854.JPG
    109.3 KB · Visualizações: 39
  • IMG_0866.JPG
    IMG_0866.JPG
    110.4 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0867.JPG
    IMG_0867.JPG
    111.9 KB · Visualizações: 37
  • IMG_0870.JPG
    IMG_0870.JPG
    104.5 KB · Visualizações: 35
  • IMG_0871.JPG
    IMG_0871.JPG
    95.9 KB · Visualizações: 34
  • IMG_0872.JPG
    IMG_0872.JPG
    102.6 KB · Visualizações: 34
  • IMG_0873.JPG
    IMG_0873.JPG
    92.8 KB · Visualizações: 34
  • IMG_0874.JPG
    IMG_0874.JPG
    106.4 KB · Visualizações: 36
  • IMG_0887.JPG
    IMG_0887.JPG
    98.5 KB · Visualizações: 35
Está difícil de ver sim, @fabriciopessoa.

Se fossem meus eu esperaria mais uma semana e faria o aniversário.

Não sei se tem alguma forma fácil de aproveitar o substrato colonizado grudado. Pode tentar fazer seringas com ele, ou mesmo colocar mais substrato esterilizado no copo. Mas tudo isso teria que ser feito em condições extremamente assépticas.

Valeu @Ecuador
Acho que vou esperar essa semana a mais mesmo enquanto vou testando meu terrário que eu ainda não consegui ajustara umidade e vou aniversariar dentro da glovebox e tentar fazer uma seringa e um bolo... vamos ver no que dá. depois eu posto os resultados.

Legal seus experimentos, e melhor ainda já descartar da minha lista o uso de microondas. Ainda bem que nem perdi tempo me informando sobre isso.

Em breve vou começar meu cultivo, mas vou me prender ao básico do PF Tek, com algumas pequenas mudanças ou detalhes adicionados baseados na leitura das informações do fórum e da biblioteca. Mas, a base de tudo será PF Tek pro primeiro cultivo. Como você mesmo ajuda a provar, é das mais fáceis de dar certo.

Aguardando pra saber como será a frutificação. :)

Valeu @ExPoro !
Acho que o PFTek clássico mesmo é o melhor pra tu entender o processo e depois ir variando conforme o que tu achas melhor. Achoq ue e a forma mais fácil de evitar uma frustração de não conseguir nada na primeira tentativa e de adquirir confiança para as próximas ;)

Acho que este final de semana já coloco pra aniversariar... finalmente consegui estabilizar a umidade e temperatura no terrário, então logo é hora do aniversário ;)

Entao, ontem cheguei em casa e fui dar uma olhada no bolo e achei um pin!
Notei tb várias "bolinhas" brancas na superfície que acho q são nós hifais.

Só consegui tirar foto com o cel que é uma bosta, mas ao menos consegui uma mais ou menos do pin.

Eu pensava em esperar até o final de semana, mas com esse sinal acho que amanhã mesmo vou aniversariar.

Minha pergunta aos mais experientes é se, nesse caso, eu devo fazer o dunk and roll tb ou coloco assim mesmo e deixo os meninos crescer?

Valeu!

Antes que alguém o faça, eu mesmo me respondo:
https://teonanacatl.org/threads/pinagem-precoce-em-pf-tek.5227/

Ao que parece rola fazer o dunk and roll mesmo com eles pinando. Pode-se ou não retirar os pins. :) Eu acho que vou deixar e ver se vinga, mas ficandod e olho para retirar se começarem a morrer.

E vamos que vamo!

Anexos

• foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    114.8 KB · Visualizações: 36
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    113.5 KB · Visualizações: 35
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    111.2 KB · Visualizações: 34
  • foto 4.JPG
    foto 4.JPG
    111.8 KB · Visualizações: 36
  • foto 5.JPG
    foto 5.JPG
    109.5 KB · Visualizações: 34
Última edição por um moderador:
Bom pessoal, ontem eu coloquei o bolo no dunk que foi pra geladeira até hj à noite. Quando tirei do pote deu pra ver que realmente estava bem colonizado.
Aniversariei ele dentro de um ziplock e deixei o pote que tá com um pedação de substrato colonizado que ticou grudado no fundo do pote e alguns pedaços de vermiculita com micélio ali pra ver se hoje consigo pasteurizar um substrato e fazer um "mini bulk" com erva mate para testar.

A sensação de ver aquele bolo com um pinzinho e sentir o cheiro de cogumelo é indescritivel. Muito legal.
Segue algumas fotos:

Anexos

• IMG_0895.JPG
    IMG_0895.JPG
    104.4 KB · Visualizações: 42
  • IMG_0896.JPG
    IMG_0896.JPG
    129.9 KB · Visualizações: 41
  • IMG_0897.JPG
    IMG_0897.JPG
    85.4 KB · Visualizações: 45
  • IMG_0898.JPG
    IMG_0898.JPG
    92.4 KB · Visualizações: 44
  • IMG_0899.JPG
    IMG_0899.JPG
    128 KB · Visualizações: 42
  • IMG_0900.JPG
    IMG_0900.JPG
    109.6 KB · Visualizações: 43
  • foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    116.4 KB · Visualizações: 42
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    119.4 KB · Visualizações: 44
Bacana... Vem cá, o que você quis dizer com aniversariou ele dentro de um ziplock? rs
Eu tirei ele de dentro do pote dentro de um saquinho ziplock (aqueles que tem um plastiquinho pra fechar e tals) pra que os pedacinhos de vemiculita e substrato com cicélio não se percam e não fiquem expostos.

Fiz isso tudo dentrod e uma glovebox tb, pra tentar evitar contato com contaminantes.

Bom, o bolo foi pro terrário... agora é só esperar.
coloquei um motorzinho de aquário, lã acrílica nos furos das laterais (aquela espuma que eu tava usando eu acabei tirando pq achei que assim ficava melhor isolado) e um abajur que vou ligar durante o dia pois ali não pega muita luz.
Meu tero-higrometro tá dando pau, então deixei fora do terrário pq vou mandar arrumar, mas dá pra ter uma idéia da temperatura.

Não consegui ainda colocar o micélio que grudou nos potes com substrato de erva mate como teste pq nao ia dar tempo de esterilizar o substrato... sim, eu resolvi tentar um PFTek bagual com erva mate em vez de fazer um mini casting/bulk de erva mate com teste. vou fazer 3 potinhos e fazer mais ou menos como se faria com cultura em petri, cortando uns pedacinhos do micélio e colocando em cada pote... e vamos ver no que dá:

segue as fotos do bolo no terrário aguardando os meninos...

PS:eek: pin parece estar faceiro :)

Anexos

• IMG_4304.JPG
    IMG_4304.JPG
    105.9 KB · Visualizações: 38
  • IMG_4303.JPG
    IMG_4303.JPG
    114.9 KB · Visualizações: 40
  • IMG_4302.JPG
    IMG_4302.JPG
    107.4 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4301.JPG
    IMG_4301.JPG
    109.8 KB · Visualizações: 42
  • IMG_4300.JPG
    IMG_4300.JPG
    99.3 KB · Visualizações: 38
Bom pessoal, hoje, 2 dias depois de colocado o bolo no terrário já notei que o pin aquele que aperceu primeiro está se desenvolvendo bem e que mais dois pintinhos estão aparecendo :)

Só fiquei meio assim pois apareceu uns pontos mais algodoados no bolo. Acho que é micélio mesmo que está passando a vermiculita, mas fiquei receoso de ser a famigerada cobweb... vou ficar de olho mas se olhos mais experientes quiserem dar sua opinião ou todo ouvidos.

segue as fotos:

Anexos

• IMG_4330.JPG
    IMG_4330.JPG
    106 KB · Visualizações: 34
  • IMG_4331.JPG
    IMG_4331.JPG
    96.3 KB · Visualizações: 36
  • IMG_4332.JPG
    IMG_4332.JPG
    89.7 KB · Visualizações: 33
  • IMG_4333.JPG
    IMG_4333.JPG
    117.5 KB · Visualizações: 35
  • IMG_4336.JPG
    IMG_4336.JPG
    107.7 KB · Visualizações: 37
Bom pessoal, 3 dias depois de colocado no terrário o bolo stá frutificando bastante... contei já 9 pins, vamos ver se vinga. Tenho feito uma média de 12hs com luz e 12 sem e mantenho sempre o borbulhador de aquário ligado, com uma pedra porosa pequena (tamanho de uma bola de gude) no nível da água abaixo de uma camada de perlita e cerca de 2 a 3 deds de perlita no fundo.

Continuo meio preocupado com essa penugenzinha... pelas fotos que vi, acho que não é cobweb e vi outros cultivos com essa penugem e parece ser só micéio... mas mudou bastante de quando eu aniversariei pra como está agora... olhando o outro experimento que eu estou fazendo com erva mate de substrato (vou abrir um topico no experimentais sobre isso), eu notei que o micélio lá tb formou umas "nuvenzinhas", assim que eu acho que deve ser somente o micélio se expandindo por ter mais ar e umidade... vamos ver no que dá... mas os pins estão bonitos e essa "penugem" não parece estar cobrindo eles, então acho que tá OK.

Segue mais fotos (não tá muito nítida pq não abri o terrário para tirá-las, então o plástico da tampa atrapalha um pouco).:

Anexos

• bolo terrário 1.JPG
    bolo terrário 1.JPG
    83.3 KB · Visualizações: 28
  • bolo terrário 3.JPG
    bolo terrário 3.JPG
    92.8 KB · Visualizações: 29
  • bolo terrário 4.JPG
    bolo terrário 4.JPG
    83.2 KB · Visualizações: 28
Bom, eu já estava reparando que o primeiro pin que apareceu ainda com o bolo no pote parecia ter parado de crescer quando começaram a surgir os demais.
Hj percebi que é fato, ele está estagnado enquanto os outros estão vindo firmes e fortes. Tem até um gorduchinho ali que tô louco pra ver crescer pois parece que vai ser bem bonito.

Hj consegui tirar umas fotos mais de perto usando o celular e por incrivel que pareca está bem melhor que com minha câmera. o que eu fiz foi deitar o celular sobre a tampa transparente, assim ão dá reflexo e dá pra dar um close. Fica a dica. com meu iphone 4S funcionou.

Segue as fotos. Nas duas que tem 2 pins em close, o da esquerda é o que estagnou. comparando os dois dá pra ver que o dá direita tá com uma cor muito mais viva.

Pergunta par os que tem experiência nos cultivos. Tá na hora já de tirar fora esse pin? Se for tirar, dá pra comê-lo ou o esquema é jogar fora? Eu sei que a quantidade é muito pequena para dar algum efeito, mas foi meu primeiro pin e eu fiquei emocionalmente ligado a ele, heheheh. E de onde eu venho, tenta-se desperdiçar o mínimo possível.

Coloquei tb uma foto em close da penugenzinha que está se formando... se alguém acharq ue é contaminação por favor avise.

Desde já agradeço comentários.

Anexos

• foto II 1.JPG
    foto II 1.JPG
    111.5 KB · Visualizações: 43
  • foto II 2.JPG
    foto II 2.JPG
    103.3 KB · Visualizações: 44
  • foto II 3.JPG
    foto II 3.JPG
    108.4 KB · Visualizações: 39
  • foto II 4.JPG
    foto II 4.JPG
    132.7 KB · Visualizações: 39
  • foto II 5.JPG
    foto II 5.JPG
    114.7 KB · Visualizações: 41
  • foto II 6.JPG
    foto II 6.JPG
    117 KB · Visualizações: 44
Bom, eu já estava reparando que o primeiro pin que apareceu ainda com o bolo no pote parecia ter parado de crescer quando começaram a surgir os demais.
Hj percebi que é fato, ele está estagnado enquanto os outros estão vindo firmes e fortes. Tem até um gorduchinho ali que tô louco pra ver crescer pois parece que vai ser bem bonito.

Hj consegui tirar umas fotos mais de perto usando o celular e por incrivel que pareca está bem melhor que com minha câmera. o que eu fiz foi deitar o celular sobre a tampa transparente, assim ão dá reflexo e dá pra dar um close. Fica a dica. com meu iphone 4S funcionou.

Segue as fotos. Nas duas que tem 2 pins em close, o da esquerda é o que estagnou. comparando os dois dá pra ver que o dá direita tá com uma cor muito mais viva.

Pergunta par os que tem experiência nos cultivos. Tá na hora já de tirar fora esse pin? Se for tirar, dá pra comê-lo ou o esquema é jogar fora? Eu sei que a quantidade é muito pequena para dar algum efeito, mas foi meu primeiro pin e eu fiquei emocionalmente ligado a ele, heheheh. E de onde eu venho, tenta-se desperdiçar o mínimo possível.

Coloquei tb uma foto em close da penugenzinha que está se formando... se alguém acharq ue é contaminação por favor avise.

Desde já agradeço comentários.

Opa que alegria hein?! Eu também estou no aguardo dos meus primeiros pins, então broder pelo que eu sei, corrijam me se tiver errado existem pins que não chegam a se desenvolver pra chegar a vida adulta, o que são os chamados abortos https://teonanacatl.org/wiki/aborto/

Pois é @Lwalker, tô ligado.
O que não sei é se esse pin já tá abortado mesmo e, caso positivo, se já devo remover agora ou se deixo o resto frutificar antes de tirá-lo.

Rapaz, também estou tendo muitos pins que aparecem mas não se desenvolvem, eu esperei até ficarem pretos por cima pra retirar, pois estava com receio de abrir o terrário pra mexer; tirei porque tinha medo de mofarem lá dentro. Meu primeiro cultivo também! :)
Quanto a comê-lo não vejo problema, mas não deve ter quantidade significativa de psilocibina, me corrijam se eu estiver errado!

Bom, atualizando aqui... Os pins estão crescendo e acho que já tá quase na hora de colher alguns dos meninos.

Pelo que tenho lido parece que o melhor seria colher o flush ao mesmo tempo, mas o crescimento deles está heterogêneo, assim que vou ficar de olho e esperar um pouco e ver se rompe p véu de algum, mas os chapéus estão se abrindo rápido... ainda não sei se, caso abra um, o melhor é colher todos, fazer um dunk and roll e ir pro segundo flush ou retirar apenas os maduros e deixar o resto...

De momento estou mais pela segunda opção pois há vários pins que parecem estar vingando bem só tem um que a base está meio estranha, mas nada que esteja preocupando.

Segue as fotos:

Anexos

• foto 1.JPG
    foto 1.JPG
    126.5 KB · Visualizações: 39
  • foto 2.JPG
    foto 2.JPG
    124.6 KB · Visualizações: 36
  • foto 3.JPG
    foto 3.JPG
    133.8 KB · Visualizações: 34
  • foto 4.JPG