Buenas ! Venho por meio desse primeiro cultivo me apresentar a CM e tbm agradecer a essa comunidade que me ajudou e continua ajudando, integralmente, nessa. Muito obrigado a todos que de alguma forma compartilham conhecimento e informação aqui !
Então, preparei 5 bolos PF Tek básico, usando somente vermiculita e arroz integral esfarinhado no liquidificador, em potes PP5 250ml. Esterilizei na panela de pressão (pequena) 3 deixei esfriar, retirei e coloquei na geladeira depois fiz o mesmo com os outros 2. Um dos potes eu tive q recortar mais as bordas e ficou menor para conseguir colocar os 3 na PP, este deve ter ficado com uns 210ml.
Preparei 2 seringas com aguá de copinho e (1/3?) carimbo de strain Ecuador que comprei pela internet (um carimbo muito, mas muito ralinho por sinal).Deixei hidratar uma delas por 12h na geladeira.
-Dia 31/05 as 8:30am inoculei com uma das seringas 3 dos 5 potes e coloquei na incubadora - Caixa de isopor 13L, aquecedor de aquario 20w dentro de um pote de achocolatado, termometro digital com sonda simples(de chocadeira) para controlar a temperatura 26C ~ 27.5C , não é tão eficiente pq só consigo cuidar da temperatura qndo estou em casa, mas ta dando conta por hora. A noite terminei de inocular os ultimos 2 copos.
-Dia 31/05 as 8:30am inoculei com uma das seringas 3 dos 5 potes e coloquei na incubadora - Caixa de isopor 13L, aquecedor de aquario 20w dentro de um pote de achocolatado, termometro digital com sonda simples(de chocadeira) para controlar a temperatura 26C ~ 27.5C , não é tão eficiente pq só consigo cuidar da temperatura qndo estou em casa, mas ta dando conta por hora. A noite terminei de inocular os ultimos 2 copos.
-Dia 05/06 abri a caixa e estava muito úmida e com cheiro de roupa suja molhada, constatei que a causa da umidade vinha do pote de nescal que eu não havia fechado a tampa. Tampei o pote com fita isolante e limpei a caixa com água sanitária e agua quente. Só dois dos 5 copos apresentavam algum sinal de micélio, bem pouco.
-Dia 13/06 duas semanas depois da inoculação abri a caixa de novo, dessa vez não estava úmida e sem cheiro nenhum, tbm nenhum sinal de mofo dentro da caixa. Os bolos estão assim.
O bolo menor foi oque colonizou mais, parece estar uns 90% porem parece que o micélio esta meio "ralo"
Estou pensando em aniversariar ele no proximo domingo 19/06. oque acham ?
Os demais substratos, parecem que não estão com tanta pressa :/
Gosma amarelada, aparecem em dois dos bolos. Sempre proximo de onde o micélio desenvolveu.
Estou preocupado com duas coisa, essa mancha amarelada que eu quero acreditar que seja secreção do micélio. E também, estou preocupado que os substratos estejam ressecados, pois um dia de descuido deixei a incubadora chegar a 31C.
Oque vocês acham ? É contaminante ou mijo de micélio ? O substrato ta ressacado ?
Desde já agradeço !
-Dia 13/06 duas semanas depois da inoculação abri a caixa de novo, dessa vez não estava úmida e sem cheiro nenhum, tbm nenhum sinal de mofo dentro da caixa. Os bolos estão assim.

Estou preocupado com duas coisa, essa mancha amarelada que eu quero acreditar que seja secreção do micélio. E também, estou preocupado que os substratos estejam ressecados, pois um dia de descuido deixei a incubadora chegar a 31C.
Oque vocês acham ? É contaminante ou mijo de micélio ? O substrato ta ressacado ?
Desde já agradeço !