Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, PF Tek - Strain Ecuador

Diário de cultivo completo.
Buenas ! Venho por meio desse primeiro cultivo me apresentar a CM e tbm agradecer a essa comunidade que me ajudou e continua ajudando, integralmente, nessa. Muito obrigado a todos que de alguma forma compartilham conhecimento e informação aqui !​

Então, preparei 5 bolos PF Tek básico, usando somente vermiculita e arroz integral esfarinhado no liquidificador, em potes PP5 250ml. Esterilizei na panela de pressão (pequena) 3 deixei esfriar, retirei e coloquei na geladeira depois fiz o mesmo com os outros 2. Um dos potes eu tive q recortar mais as bordas e ficou menor para conseguir colocar os 3 na PP, este deve ter ficado com uns 210ml.​

Preparei 2 seringas com aguá de copinho e (1/3?) carimbo de strain Ecuador que comprei pela internet (um carimbo muito, mas muito ralinho por sinal).Deixei hidratar uma delas por 12h na geladeira.

-Dia 31/05 as 8:30am inoculei com uma das seringas 3 dos 5 potes e coloquei na incubadora - Caixa de isopor 13L, aquecedor de aquario 20w dentro de um pote de achocolatado, termometro digital com sonda simples(de chocadeira) para controlar a temperatura 26C ~ 27.5C , não é tão eficiente pq só consigo cuidar da temperatura qndo estou em casa, mas ta dando conta por hora. A noite terminei de inocular os ultimos 2 copos.​

-Dia 05/06 abri a caixa e estava muito úmida e com cheiro de roupa suja molhada, constatei que a causa da umidade vinha do pote de nescal que eu não havia fechado a tampa. Tampei o pote com fita isolante e limpei a caixa com água sanitária e agua quente. Só dois dos 5 copos apresentavam algum sinal de micélio, bem pouco.

-Dia 13/06 duas semanas depois da inoculação abri a caixa de novo, dessa vez não estava úmida e sem cheiro nenhum, tbm nenhum sinal de mofo dentro da caixa. Os bolos estão assim.

IMG_7201.JPG O bolo menor foi oque colonizou mais, parece estar uns 90% porem parece que o micélio esta meio "ralo"
IMG_7202.JPG Estou pensando em aniversariar ele no proximo domingo 19/06. oque acham ?
IMG_7203.JPG
IMG_7204.JPG
IMG_7206.JPG Os demais substratos, parecem que não estão com tanta pressa :/

IMG_7209.JPG
IMG_7210.JPG Gosma amarelada, aparecem em dois dos bolos. Sempre proximo de onde o micélio desenvolveu.
IMG_7212.JPG
Estou preocupado com duas coisa, essa mancha amarelada que eu quero acreditar que seja secreção do micélio. E também, estou preocupado que os substratos estejam ressecados, pois um dia de descuido deixei a incubadora chegar a 31C.

Oque vocês acham ? É contaminante ou mijo de micélio ? O substrato ta ressacado ?
Desde já agradeço !
 

Anexos

  • IMG_7200.JPG
    IMG_7200.JPG
    93.8 KB · Visualizações: 50
  • IMG_7205.JPG
    IMG_7205.JPG
    94.6 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7207.JPG
    IMG_7207.JPG
    106.1 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7211.JPG
    IMG_7211.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 45
A etapa do secagem e tao importante como cualquier outra do proceso...
Sempre tento no exceder na produçao que nao vou a poder secar cracker dry..
ou se excedio.. servo no jantar direto.. !!
Ventilador ate perda do 80 % como falou @Malahov +Silica Gel para finalizar sempre foi eficaz pra mim..Ja cloreto de calcio nao posso falar.. sempre achei mais pratica a silica.!!
Blz ?
Gteach
 
A etapa do secagem e tao importante como cualquier outra do proceso...
Sempre tento no exceder na produçao que nao vou a poder secar cracker dr..
ou se excedio.. servo no jantar direto.. !!
Ventilador ate perda do 80 % como falou @Malahov +Silica Gel para finalizar sempre foi eficaz pra mim..Ja cloreto de calcio nao posso falar.. sempre achei mais pratica a silica.!!
Pode deixa que agora só tiro do ventilador com no minimo 48hrs. O meu problema maior é que aqui onde moro ja rodei a cidade atras de silica gel e não encontrei nada, nenhuma farmácia de manipulação tem materia pra faze-la. Vou ter que dar um jeito e me virar com cloreto de cálcio mesmo. Valeu amigo !:)
 
O meu problema maior é que aqui onde moro ja rodei a cidade atras de silica gel e não encontrei nada, nenhuma farmácia de manipulação tem materia pra faze-la.
É difícil mesmo de encontrar, mais fácil comprar online mesmo.
 
Pode procurar nos growshop que estao on line em no territorio nacional tamben. Algums tem...
Si nao tem no mercado livre !!
Blz Gteach
 
É difícil mesmo de encontrar, mais fácil comprar online mesmo.

Pode procurar nos growshop que estao on line em no territorio nacional tamben. Algums tem...
Si nao tem no mercado livre !!


E-shops e growshops geralmente não são um bom lugar para comprar sílica gel. Os preços costumam ser mais altos que em lojas especializadas, como a https://www.cacaumidade.com.br/prod,idloja,17609,idcategoria,140594,caca-umidade-a-granel

Não sei como está o Mercado Livre.
 
Ola @Ecuador !!
No me caso consegui neste link.. paguei no total 40 com envio e sedex.. dois dias pra chegar..
http://www.hgindoor.com.br/silica-gel-branca-1kg-c-indicador-de-saturacao-reutilizavel-p166/
foi um pouco mais caro que o link que vc citou mais bem mais em conta que no mercado livre por o custo do envio..
Estive olhando o link que vc postou e vou ter em conta pra futuras compras.
Edit :simule uma compra do mesmo produto.. silica gel branco..e a diferencia ao respeito do site acima citado foi 5 reais !!
No meu caso porque nao moro no Sao Paulo..entao o preço nao fico tao bom depois de agregar o frete mais economico ..PAC
Mais pra quem fica por ai perto.. e conveniente sim o site citado por Ecuador !!
Vlw!!
Blz ?
Gteach:cool:
 
Última edição:
Não sei como está o Mercado Livre.
Minha primeira compra foi no caça umidade, a segunda no mercado livre neste link:http://produto.mercadolivre.com.br/...el-azul-pacote-de-1kg-grnulos-de-4-a-8-mm-_JM (estava bem mais em conta que no caça umidade, a granulometria é diferente e o produto de qualidade similar). Realmente não recomendo comprar nenhum tipo de coisa em grow shops, os preços são sempre os piores para qualquer tipo de coisa: vermiculita, perlita, coco, lâmpadas, etc.
 
E verdade @Malahov . Antes de comprar onde finalmente comprei tinha visto o mesmo link..
Neste caso o vendedor e de Santa Catarina.. e nossos queridos correios fizerom desistir da compra.. o preço dele e muito bom mesmo.. mais desvalorizo cuando calculei o envio..
Acho que e um excelente vendedor pra quem mora por aqueles lares..
Informaçoes sao sempre boas de intercambiar !!
Blz ?
Gteach
 
É difícil mesmo de encontrar, mais fácil comprar online mesmo.
Então, eu achei pela internet facil. Mas, o frete sempre sai mais caro que o produto, não achei justo com meu bolso.

E verdade @Malahov . Antes de comprar onde finalmente comprei tinha visto o mesmo link..
Neste caso o vendedor e de Santa Catarina.. e nossos queridos correios fizerom desistir da compra.. o preço dele e muito bom mesmo.. mais desvalorizo cuando calculei o envio..
é disso que eu to falando..

Acho que e um excelente vendedor pra quem mora por aqueles lares..
Moro por essas bandas, vou tentar achar o tal vendedor e calcular o frete. Valeu ! :)
 
Última edição:
Boa noite
Atualizando diário de cultivo..
Demorou mas o segundo flush da garrafa pet veio e os cogus estão bem parrudos. seguem fotos..
14009782_1709709572622847_917435484_n.jpg 13957619_1709709569289514_706299751_n.jpg 14009840_1709709499289521_1433587037_n.jpg
Eles ja estão bem maiores que nessa foto que foi tirada hoje cedo. :D
Outra boa noticia tbm é que chegou a silica gel laranja que comprei pela internet.
14017724_1709709589289512_149116923_n.jpg 14017668_1709709579289513_1157953842_n.jpg
A minha duvida é quanto a quantidade de silica, comprei um pacote de 1kg queria saber a proporção de Sílica/Cogumelos. Não tenho a minima noção de quanto de silica tem que ter para secar 10g de cogu por exemplo..
Alguem tem essa informação ?
Desde já agradeço !
 
Eles ja estão bem maiores que nessa foto que foi tirada hoje cedo.
Parece que seus bolo está contaminado com duende verde, não?
A minha duvida é quanto a quantidade de silica, comprei um pacote de 1kg queria saber a proporção de Sílica/Cogumelos. Não tenho a minima noção de quanto de silica tem que ter para secar 10g de cogu por exemplo..
A Sílica gel é um eficaz agente desidratante de grande capacidade de adsorção. Não é tóxica nem causa danos à saúde se em contato com a pele ou ingerida. É usada amplamente inclusive em remédios efervescentes e alimentos desidratados com adsorvedor de umidade.
É um material granulado, de coloração azulada, que absorve 45% do seu peso em água.
Espere o cogumelo perder de 80 a 85% de peso no ventilador/túnel e depois mande pra sílica. Você pode usar essa informação como referência sobre a quantidade, mas eu mesma sempre calculei a sílica no "olhômetro".
 
Eu coloco toda a quantidade que tenho.. vc pode reutilizarla aqueciendola.
1-Ventilador ate perder o 80 % como Malahov fala.
2- Xoloxo os meninos com toda a silica..
ex : Na secagem atual tenho ums 30 Grs secos com um kilo de Silica... de 12 e 12 horas vou tomando conta para ver se ainda tenho ou nao que aquecerla e comenzar de novo...
Cuanto antes secar melhor !!
 
Você pode usar essa informação como referência sobre a quantidade,


Esse percentual de 30% é muito otimista. Mudei (na origem) para o percentual mais comumente citado, de que a sílica gel absorve 30% do peso em água.




Na secagem atual tenho ums 30 Grs secos com um kilo de Silica... de 12 e 12 horas vou tomando conta para ver se ainda tenho ou nao que aquecerla e comenzar de novo...


Pouco cogumelo para muita sílica gel. Se ela está ficando saturada antes de secá-los tem algo errado aí.
 
Ta certo @Ecuador .... Hoje foi a dar uma olhada em eles e ja estavan craker dry e ainda nao tinha mudado a cor totalmente..
Acredito que seja muita quantidade.. mais a secagem foi bem mais rapido do que esperaba...e nao tive que trocar nehuma vez desde que chegarom do ventilador ..
Blz ?
Edit :Sempre usei quantidades moderadas de silica..
Nesta ultima secagem bote o kilo todo.. Acho que de aqui em mais farei assim...
Total posso reutilizar a bondade !!
Blz 2?
 
Última edição:
Parece que seus bolo está contaminado com duende verde, não?
Sim, mas eu identifiquei o contaminante só dps de ter pinado, mas digo que não afetou os cogus, colhi eles essa madrugada, mais tarde vou postar fotos eles tão bonitões. limpei o bolo bem, embaixo da torneira mesmo e agora ele esta em dunk na geladeira.
Vou ver ainda se vale a pena continuar investindo nesse bolo, já que o duende verde apareceu só depois de eles estar bem colonizado e no inicio do segundo flush acho q o micélio vai vencer numa boa essa. Lembrando que não tirei e nem vou tirar mais carimbos dps disso.

Espere o cogumelo perder de 80 a 85% de peso no ventilador/túnel e depois mande pra sílica. Você pode usar essa informação como referência sobre a quantidade, mas eu mesma sempre calculei a sílica no "olhômetro".
Eu coloco toda a quantidade que tenho.. vc pode reutilizarla aqueciendola.
1-Ventilador ate perder o 80 % como Malahov fala.
2- Xoloxo os meninos com toda a silica..
ex : Na secagem atual tenho ums 30 Grs secos com um kilo de Silica... de 12 e 12 horas vou tomando conta para ver se ainda tenho ou nao que aquecerla e comenzar de novo...
Cuanto antes secar melhor !!

Os cogus da ultima colheita, do bolo do terrario PP5, estão cracker dr.
Valeu pela ajuda pessoal ! :):feliz:

Como disse mais cedo, aqui estão as fotos do segundo flush do bolo da pet.
13942618_1710511355876002_1097203508_n.jpg 13988918_1710511359209335_1629266668_n (1).jpg 13988880_1710510779209393_1502566669_n.jpg
Foi a colheita que rendeu mais até agora.
14011982_1710510792542725_1712675697_n.jpg 14018051_1710510745876063_1985850138_n.jpg
Estão no ventilador agora, vão ficar lá por no minimo 48h e dps vão para silica.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top