Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, PF Tek - Strain Ecuador

Diário de cultivo completo.
Buenas ! Venho por meio desse primeiro cultivo me apresentar a CM e tbm agradecer a essa comunidade que me ajudou e continua ajudando, integralmente, nessa. Muito obrigado a todos que de alguma forma compartilham conhecimento e informação aqui !​

Então, preparei 5 bolos PF Tek básico, usando somente vermiculita e arroz integral esfarinhado no liquidificador, em potes PP5 250ml. Esterilizei na panela de pressão (pequena) 3 deixei esfriar, retirei e coloquei na geladeira depois fiz o mesmo com os outros 2. Um dos potes eu tive q recortar mais as bordas e ficou menor para conseguir colocar os 3 na PP, este deve ter ficado com uns 210ml.​

Preparei 2 seringas com aguá de copinho e (1/3?) carimbo de strain Ecuador que comprei pela internet (um carimbo muito, mas muito ralinho por sinal).Deixei hidratar uma delas por 12h na geladeira.

-Dia 31/05 as 8:30am inoculei com uma das seringas 3 dos 5 potes e coloquei na incubadora - Caixa de isopor 13L, aquecedor de aquario 20w dentro de um pote de achocolatado, termometro digital com sonda simples(de chocadeira) para controlar a temperatura 26C ~ 27.5C , não é tão eficiente pq só consigo cuidar da temperatura qndo estou em casa, mas ta dando conta por hora. A noite terminei de inocular os ultimos 2 copos.​

-Dia 05/06 abri a caixa e estava muito úmida e com cheiro de roupa suja molhada, constatei que a causa da umidade vinha do pote de nescal que eu não havia fechado a tampa. Tampei o pote com fita isolante e limpei a caixa com água sanitária e agua quente. Só dois dos 5 copos apresentavam algum sinal de micélio, bem pouco.

-Dia 13/06 duas semanas depois da inoculação abri a caixa de novo, dessa vez não estava úmida e sem cheiro nenhum, tbm nenhum sinal de mofo dentro da caixa. Os bolos estão assim.

IMG_7201.JPG O bolo menor foi oque colonizou mais, parece estar uns 90% porem parece que o micélio esta meio "ralo"
IMG_7202.JPG Estou pensando em aniversariar ele no proximo domingo 19/06. oque acham ?
IMG_7203.JPG
IMG_7204.JPG
IMG_7206.JPG Os demais substratos, parecem que não estão com tanta pressa :/

IMG_7209.JPG
IMG_7210.JPG Gosma amarelada, aparecem em dois dos bolos. Sempre proximo de onde o micélio desenvolveu.
IMG_7212.JPG
Estou preocupado com duas coisa, essa mancha amarelada que eu quero acreditar que seja secreção do micélio. E também, estou preocupado que os substratos estejam ressecados, pois um dia de descuido deixei a incubadora chegar a 31C.

Oque vocês acham ? É contaminante ou mijo de micélio ? O substrato ta ressacado ?
Desde já agradeço !
 

Anexos

  • IMG_7200.JPG
    IMG_7200.JPG
    93.8 KB · Visualizações: 50
  • IMG_7205.JPG
    IMG_7205.JPG
    94.6 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7207.JPG
    IMG_7207.JPG
    106.1 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7211.JPG
    IMG_7211.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 45
O bolo menor foi oque colonizou mais, parece estar uns 90% porem parece que o micélio esta meio "ralo"

Estou pensando em aniversariar ele no proximo domingo 19/06. oque acham ?


Aguarde colonizar 100%. E depois mais uma semana para consolidação. Em outras palavras, siga o protocolo.

Não deixe a ansiedade atrapalhar o cultivo.
 
@Ecuador Certíssimo :)

@Ecuador, más e os outros bolos ? oque você acha, estão no tempo deles ? ou muito devagar ? e porque esse bolo desenvolveu muito mais que os outros ?
 
Última edição por um moderador:
más e os outros bolos ? oque você acha, estão no tempo deles ? ou muito devagar ? e porque esse bolo desenvolveu muito mais que os outros ?


Não é incomum bolos se desenvolverem em velocidades diferentes. Podem ser várias causas. Não se preocupe que o prazo dos outros está normal.

Quanto ao ressecamento do substrato, você não deixou claro se os potes tem furos. Se tiverem podem perder umidade sim, mas um substrato mais seco é melhor que um com excesso de umidade.

As manchas amareladas, como estão, não são motivo de preocupação.
 
As manchas amareladas, como estão, não são motivo de preocupação.
O ponto amarelo pode ser um tipo de bolor amarelo, que alias vez por outra aparece aqui, mas acho que seria mais útil fotos mais próximas, com boa luminosidade e definição, caso contrario fica difícil ajudar.
 
Quanto ao ressecamento do substrato, você não deixou claro se os potes tem furos. Se tiverem podem perder umidade sim, mas um substrato mais seco é melhor que um com excesso de umidade.
Então, os únicos furos são os 4 da inoculação na tampa de papel alumínio tapados com micropore. Mas já que você disse q melhor mais seco do q umido , fico mais tranquilo, pois os substratos aparentam estar mais pra secos do q pra molhado.

O ponto amarelo pode ser um tipo de bolor amarelo, que alias vez por outra aparece aqui, mas acho que seria mais útil fotos mais próximas, com boa luminosidade e definição, caso contrario fica difícil ajudar.
Serio? Puts..
Domingo vou abrir a caixa de novo pra dar uma olhada e tirar umas fotos mais caprichadas para atualizar o diário.
 
Atualizando..
Abri a incubadora hoje e o micélio desenvolveu bem, um dos bolos está bem contaminado e já separei ele, deixei embaixo da pia bem longe dos outros. Só to deixando ele la pra experiencia msm, caso o micélio domine o substrato e vença do contaminante vou enterra-lo na mata atlântica de um morro que tem aqui perto.

Dos outros 4 bolos, 1 ta quase 100% , 2 estão em torno de 60%~70% e continuam com aqueles pontos amarelados, inclusive apareceu um pouco desse amarelamento nesse bolo que ta quase 100% mas bem pouco, só uns dois ponto, bem menos do que esses dois. E outro bolo que ta bem devagar, mas ta com aspecto mais saudável.

IMG_7275.JPG Bolo contaminado, já separado dos demais.
IMG_7285.JPG Um dos bolos mais desenvolvidos apresenta essa mancha amarelada.
IMG_7290.JPG
Não sei se é paranoia minha ou aonde esta com amarelamento o micélio não cresceu..

IMG_7295.JPG Substrato no qual o micélio ta mais devagar. Acredito que seja pq eu fiz com o "resto" da ultima seringa, lembro que no ultimo furo quase não saiu liquido da seringa.

IMG_7299.JPG Bolo quase 100%, falta só um pedaço bem pequeno de substrato colonizar embaixo ta fita. Este mesmo sendo menor que os outros, parece estar mais pesado que os outros.


IMG_7302.JPG Esse esta 60% desse lado do substrato o micélio ta bem bonito, mas do outro lado novamente aquele amarelamento aparece e nesse mais forte ainda.
IMG_7306.JPG assim..

Bom, os pontos amarelados continuam me preocupando, visto que eles só não apareceram ainda no substrato com micélio pouco desenvolvido. O bolo "descartado" por contaminação, tbm estava com muito amarelamento mais do que qlqr outro, mas oque foi detectado por mim como contaminante foi o bolor verde que era evidente em quase 40% do substrato.

Queria a opnião de vocês, vale a pena continuar com esse cultivo ? devo isolar os bolos mais amarelado ?
 
Não sei se é paranoia minha ou aonde esta com amarelamento o micélio não cresceu..
A foto está ruim para identificar, mas parece um bolor amarelo, é isso mesmo? Se for, eu descartaria os contaminados. O micélio de cubensis não costuma passar colonizar áreas já colonizadas por outros fungos e estes costumam colonizar muito mais rápido que o cubensis, então já viu.
 
Amarelo com algumas partes já esverdeando

Mas de qual foto vcs estão falando ? pq a primeira foto realmente esta esverdeado e ja foi separado dos demais. Os outros eu não notei nenhum bolor verde só esses pontos amarelados. Se for o caso todo o cultivo ta comprometido, pq como eu falei só não apareceu ainda no substrato menos desenvolvido.
 
Última edição:
Mas de qual foto vcs estão falando ? pq a primeira foto realmente esta esverdeado e ja foi separado dos demais. Os outros eu não notei nenhum bolor verde só esses pontos amarelados. Se for o caso toda o cultivo ta comprometido, pq como eu falei só não apareceu ainda no substrato menos desenvolvido.


Eu estou falando da primeira foto.

Mas as outras áreas amarelas, como as da terceira foto, podem estar com o mesmo contaminante.
 
Mas de qual foto vcs estão falando ?
Eu estou falando das outras mesmo, sem ser a verde, mas na verde também tem esse bolor amarelo.
Não pode ser secreção do micélio?
Não parece, mas mande fotos de um close up do amarelo.
Amarelo com algumas partes já esverdeando ...
O primeiro pote tem dois bolores diferentes, um verde e um amarelo. Esse bolor amarelo não fica verde, os esporos são amarelos mesmo, e o micélio de ambos é branco. Pelo menos o amarelo que já apareceu aqui era um branco 'ralinho' e depois liberou esporos amarelo, eu o observei por muito tempo. Ele era assim (áreas de micélio mais ralo) e ficou assim.
 
Boa noite ! Atualizando..

Estive sem tempo essa semana pra atualizar aqui, mas o cultivo não parou. E domingo dia 26 abri a incubadora e pra minha surpresa aqueles bolos que aparentavam uma contaminação amarelado, estavam com o micélio bem desenvolvido e o suposto contaminante "recuou?" bastante ou praticamente desapareceu em um dos dois.
Tirei essas fotos deles:
Bolo contaminado 1
IMG_7394.JPG IMG_7395.JPG
Bolo contaminado 2
IMG_7402.JPG IMG_7403.JPG IMG_7409.JPG
Bem desenvolvido, porem onde apresentava contaminantes o micélio ta tendo dificuldade de crescer. Mas estou otimista que ele vai conseguir passar por cima numa boa.
O bolo que estava 100% foi aniversariado e dunkado ontem. Hoje tirei ele do pote com água, que deixei na geladeira por mais de 12 horas e coloquei em um terrário de pet quadrada 2L com argila expandida, água mineral e um pouco de água oxigenada no fundo.
IMG_7411.JPG IMG_7413.JPG
Depois do dunk tbm fiz um roll bem suave em vermiculita esterilizada.
IMG_7434.JPG IMG_7442.JPG
Essa parte "não colonizada" não é substrato e sim a tampa de vermiculita que eu acho q exagerei um pouco e acredito que nunca fosse colonizar então dps do dunk tirei boa parte dela antes de levar pra pet.

IMG_7449.JPG IMG_7453.JPG
To achando essa pet mto pequena. Mas é provisório, depois vou passar para um terrario feito numa garrafa de água mineral 5L.
 

Anexos

  • IMG_7395.JPG
    IMG_7395.JPG
    119.3 KB · Visualizações: 32
  • IMG_7402.JPG
    IMG_7402.JPG
    88.6 KB · Visualizações: 34
  • IMG_7403.JPG
    IMG_7403.JPG
    103.2 KB · Visualizações: 31
  • IMG_7404.JPG
    IMG_7404.JPG
    89.3 KB · Visualizações: 30
  • IMG_7407.JPG
    IMG_7407.JPG
    94.7 KB · Visualizações: 30
  • IMG_7410.JPG
    IMG_7410.JPG
    66.3 KB · Visualizações: 29
  • IMG_7394.JPG
    IMG_7394.JPG
    109.3 KB · Visualizações: 28
  • IMG_7405.JPG
    IMG_7405.JPG
    101.3 KB · Visualizações: 27
  • IMG_7410.JPG
    IMG_7410.JPG
    66.3 KB · Visualizações: 25
Back
Top