Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, PF Tek - Strain Ecuador

Diário de cultivo completo.
Buenas ! Venho por meio desse primeiro cultivo me apresentar a CM e tbm agradecer a essa comunidade que me ajudou e continua ajudando, integralmente, nessa. Muito obrigado a todos que de alguma forma compartilham conhecimento e informação aqui !​

Então, preparei 5 bolos PF Tek básico, usando somente vermiculita e arroz integral esfarinhado no liquidificador, em potes PP5 250ml. Esterilizei na panela de pressão (pequena) 3 deixei esfriar, retirei e coloquei na geladeira depois fiz o mesmo com os outros 2. Um dos potes eu tive q recortar mais as bordas e ficou menor para conseguir colocar os 3 na PP, este deve ter ficado com uns 210ml.​

Preparei 2 seringas com aguá de copinho e (1/3?) carimbo de strain Ecuador que comprei pela internet (um carimbo muito, mas muito ralinho por sinal).Deixei hidratar uma delas por 12h na geladeira.

-Dia 31/05 as 8:30am inoculei com uma das seringas 3 dos 5 potes e coloquei na incubadora - Caixa de isopor 13L, aquecedor de aquario 20w dentro de um pote de achocolatado, termometro digital com sonda simples(de chocadeira) para controlar a temperatura 26C ~ 27.5C , não é tão eficiente pq só consigo cuidar da temperatura qndo estou em casa, mas ta dando conta por hora. A noite terminei de inocular os ultimos 2 copos.​

-Dia 05/06 abri a caixa e estava muito úmida e com cheiro de roupa suja molhada, constatei que a causa da umidade vinha do pote de nescal que eu não havia fechado a tampa. Tampei o pote com fita isolante e limpei a caixa com água sanitária e agua quente. Só dois dos 5 copos apresentavam algum sinal de micélio, bem pouco.

-Dia 13/06 duas semanas depois da inoculação abri a caixa de novo, dessa vez não estava úmida e sem cheiro nenhum, tbm nenhum sinal de mofo dentro da caixa. Os bolos estão assim.

IMG_7201.JPG O bolo menor foi oque colonizou mais, parece estar uns 90% porem parece que o micélio esta meio "ralo"
IMG_7202.JPG Estou pensando em aniversariar ele no proximo domingo 19/06. oque acham ?
IMG_7203.JPG
IMG_7204.JPG
IMG_7206.JPG Os demais substratos, parecem que não estão com tanta pressa :/

IMG_7209.JPG
IMG_7210.JPG Gosma amarelada, aparecem em dois dos bolos. Sempre proximo de onde o micélio desenvolveu.
IMG_7212.JPG
Estou preocupado com duas coisa, essa mancha amarelada que eu quero acreditar que seja secreção do micélio. E também, estou preocupado que os substratos estejam ressecados, pois um dia de descuido deixei a incubadora chegar a 31C.

Oque vocês acham ? É contaminante ou mijo de micélio ? O substrato ta ressacado ?
Desde já agradeço !

Anexos

• IMG_7200.JPG
    IMG_7200.JPG
    93.8 KB · Visualizações: 50
  • IMG_7205.JPG
    IMG_7205.JPG
    94.6 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7207.JPG
    IMG_7207.JPG
    106.1 KB · Visualizações: 47
  • IMG_7211.JPG
    IMG_7211.JPG
    121.2 KB · Visualizações: 45
E quanto aos bolos q pareciam q estavam contaminados, como acha q estão agora?
Sua colonização parece estar indo bem, eu não sei quais ali eram o que estavam amarelos, mas não vi mais nada. Só estou estranhando uma coisa: aquele verde ficou branco? :eek:

Queria saber duas coisas;
O tamanho da pet influencia no tamanho e produção do bolo ?
E a outra é que eu estou deixando o terrario de pet em um banheiro pequeno desativado com uma lampada 60w ligado mais de 12hs por dia, isso é o suficiente ou tem que ser alguma luz especifica(alem da do sol é claro) ?

O tamanho da pet influencia no tamanho e produção do bolo ?

Não. :bigode:

E a outra é que eu estou deixando o terrario de pet em um banheiro pequeno desativado com uma lampada 60w ligado mais de 12hs por dia, isso é o suficiente ou tem que ser alguma luz especifica(alem da do sol é claro) ?

Tá bom. :coffee:

Atualizando...
Boa tarde pessoal, não tenho tido tempo de postar nada aqui, mas trago novidade.
A quatro dias troquei o bolo que estava na pet 2l para uma garrafa pet 5l, bem melhor, eu estava achando ruim deixar os cogus apertados daquele jeito. :D
Então a dois dias atras percebi que as primordias estavam bem salientes e ontem os primeiros pins apareceram,não sei quantos mas são muitos, uns 15 ou 20 (talvez não pareça mto, mas pra um bolo de 210ml to satisfeito demais). Quanto aos outros bolos, parece que perdi quase todo o cultivo,um dos 3 bolos que sobraram estagnou de vez e voltou o contaminante amarelo, o micélio parou antes de colonizar 50% do bolo e ja fazem 6 semanas desde a inoculação, ou seja desapeguei desse bolo e descartei, o outro que estava colonizando mais devagar continua bem devagar e esta com 50% colonizado mas parece q não estagnou, estou dando uma chance para esse pq ele foi inoculado com o resto das seringas com pouquíssima agua com esporos.

E por fim aquele bolo que parecia ter vencido o contaminante, venceu por parte colonizou (eu acho) que 98% do bolo, apenas uma parte bem pequena do substrato estava levemente amarelada e não teve jeito de colonizar, então hoje aniversariei ele, cortei o pedaço contaminado e mais alguns bons pedaços de dentro que seguiam a linha da contaminação (só por precaução mesmo) e com oq sobrou do bolo que ao meu ver parecia bem colonizado e consolidade e com um cheiro mto bom do micélio, mais ou menos uns 80% do bolo eu fiz um pequeno casing direto num pote de plastico desses de guardar comida com tampa hermética (não usei a tampa) apenas com uma camada superior de vermiculita esterilizada e umedecida, coloquei o pote com o casing dentro de uma sacola grande de plastico bem borrifada de agua e bem limpa, tmb fiz um corte quadrado na sacola e coloquei papel filtro pra tampar, para a troca de ar.

A temperatura onde moro esta ideal essa semana, numa media de 17 ~ 25C° até domingo, depois disso parece que vem uma frente fria e vai baixar bastante a temperatura. oque vocês acham, o meu casing improvisadão tem alguma chance mesmo o bolo tendo aparentado contaminação e eu descartando mais de 20% dele ?
E quanto tempo um casing assim leva pra pinar, levando em consideração que as condições climáticas estão favoráveis ?

PS: Estou sem camera no momento, em breve postarei fotos.

E quanto tempo um casing assim leva pra pinar, levando em consideração que as condições climáticas estão favoráveis ?
Ele leva uns 3 dias pra reestabelecer a ligações miceliais, então digamos que deve demorar cerca de uma semana se tudo estiver bem, mas em alguns casos demora mais.
o meu casing improvisadão tem alguma chance mesmo o bolo tendo aparentado contaminação e eu descartando mais de 20% dele ?
É difícil responder isso, aguarde e veremos!

Bom dia CM..
Passei só para deixar a foto do bolo que esta pinando na pet 5L

pin.jpg
Essa foto é de ontem a noite, hoje eles já estão praticamente com o dobro do tamanho :contente:

Ele leva uns 3 dias pra reestabelecer a ligações miceliais, então digamos que deve demorar cerca de uma semana se tudo estiver bem, mas em alguns casos demora mais.

É necessario eu ir borrifando a sacola com água ou só a umidade do casing é o suficiente ?

Última edição por um moderador:
Preciso de ajuda..
Parece que dois dos cogus estão abrindo o chapeu antes do tempo.. alguem pode me dizer o porquê disso ?

13689749_1698756290384842_1655147303_n.jpg 13689853_1698756187051519_1688909818_n.jpg

Parece que nasceu uma "orelha" nos cogus

Não é caso de estar abrindo o chapéu. Só alguma mutação em que o chapéu está crescendo com uma parte voltada pra fora. Tá tranquilo. :coffee:

Valeu @ExPoro , achei q poderia ser contaminaçao ou excesso de luz. Pq nunca vi em nenhum outro diária algo parecido. Mas fico mais tranquilo em saber q eh mais provável q seja mutação.

Atualizando..

Hoje os cogus abriram o chapéu, amanhã vou fazer a colheita e tirar um carimbo.

13705232_1700031303590674_1360760652_n.jpg 13705052_1700031230257348_1212122230_n.jpg

Gostaria de agradecer a todos membros da CM que me ajudaram de alguma forma, tanto nesse meu diário quanto em outros e por toda informação propagada aqui. Foram de grande ajuda.
Agradecimento em especial para os membros
@ExPoro @Malahov @Ecuador
Pelas orientações prestadas durante meu cultivo. Gratidão
IMG_20160718_133209.jpg IMG_20160718_134240.jpg
IMG_20160718_140132.jpg

Do esporo ao esporo.

Boa noite pessoal, preciso de ajuda..
colhi os cogumelos e no dia seguinte deixei na frente do ventilador dentro de uma mascara cirúrgica, durante aproximadamente 24h. Depois coloquei em um pote fechado com tampa hermética de cloreto de cálcio(evita mofo) e deixei por quase 2 dias em cima da geladeira.

hoje os cogus estão assim ..
13817135_1701499363443868_1346401933_n.jpg
Estou achando q eles estão escuros de mais e com cheiro muito forte. Isso é normal ?
mesmo dps de 24h na frente do ventilador e dois dias com o cloreto de cálcio eles não estão crocantes, nem parecem estar completamente secos, sera que estragaram ?
O plano era ter minha trip amanha com minha esposa, mas agora ja não sei se é uma boa ideia comelos..

E ai Zorak, eu não manjo 100% do processo de secagem, mas aqui, pra ficar daquele jeito Cracker dry, só depois de uns 5 dias na sílica, não sei como é com o cloreto de cálcio. E sobre o cheiro, eu li em algum tópico de conservação, e falava que quanto mais secos, menor é o sabor porém o cheiro tende a ficar mais forte.

Uma opção é fazer o chá e guardar ele geladão pro dia dos drinks XD

Estou achando q eles estão escuros de mais e com cheiro muito forte. Isso é normal ?
A aparência não parece ainda estranha pela foto, mas se estão com mal cheiro devem ter começado a fermentar pela ação de bactérias. O tempo secando ao vento depende muito da umidade do ambiente, potência do ventilador/cooler, temperatura, etc. Como regra geral, só tire do ventilador quando estiver bem sequinho e enrugado, ou quando tiver perdido pelo menos 85% do peso (ou seja, 85% de água). Os da sua foto ainda nem estão nesse ponto, acho que deveriam ter ficado muito mais ao vento. Quando colocar no cloreto faça o cálculo da quantidade deixando uma margem de segurança. Com a sílica com indicador de saturação é mais fácil, porque dá pra trocar sempre que ficar saturada e com o tempo a gente pega o jeito e não erra mais na quantidade. Sobre o que fazer com esses aí, eu não sei, você vai ter que julgar pelo cheiro aparência o que prefere fazer.
o cheiro tende a ficar mais forte
Minha experiência é o oposto disso.

Uma opção é fazer o chá e guardar ele geladão pro dia dos drinks XD
Mas não é uma quantidade mto baixa para duas doses de chá? já que vou tomar com minha mulher, não sei se é o suficiente.

mas se estão com mal cheiro devem ter começado a fermentar pela ação de bactérias.
Eu ja consumi cubensis secos antes. O cheiro esta o mesmo desses que consumi só que 10x mais forte, chega a ser enjoativo. Porem os que eu comi estavam bem mais secos do que esses..

Os da sua foto ainda nem estão nesse ponto, acho que deveriam ter ficado muito mais ao vento.
Mas qual a probabilidade de estarem estragados ? visto que ficaram 24h no ventilador e dps dentro de um pote fechado com o anti mofo e aqui ta fazendo frio nos ultimos dias 10C° ~ 16C°.

O cheiro esta o mesmo desses que consumi só que 10x mais forte, chega a ser enjoativo.
Uma vez eu estraguei uns cogumelos também, era um cheiro terrivelmente doce e forte. Tente terminar de secar seus frutos. Cuidado com fungos!

Minha experiência é o oposto disso.
E ai irmãos, desculpem pelo meu post, devo estar errado, sucesso ai irmão @Zorak.
Que sua trip seja suave e em direção à melhor compreensão de tudo.

Paz.

Vlw pessoal pelas sugestões. Cheguei a conclusão de q os cogus não estão estragados, hj DPS de ter coloca eles no ventilador de novo e deixado mais um dia, eles estão com cheiro normal, de cogu. Acho q o cheiro forte foi pq eles ficaram fechados no pote com cloreto de calcio por dois dias, dai quando abri o pote isalou aquele cheiro mto forte. Vou comer eles agora com mel e mais tarde talvez eu faça um report da trip.

Back