Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Primeiro agradecer esse site cheio de informações e por ter me dado essa oportunidade de cultivar, conhecimento é tudo.

Iniciei um cultivo dia 20/08, fazendo a seringa de esporos...
soei feito um porco, mas ocorreu, digamos que, tudo bem. A maior dificuldade que tive, foi que o esporos do carimbo estavam difícil de caírem, até deu uma rasgadinha no alumínio, e fiquei até meio com dúvida se foi esporos pra seringa... Mas não preciso de me preocupar também, pois esporos são micros...e, eu vi no pote de exame uns esporos(pretinhos) caírem, então tudo ok.

Dia 22/08:
Vou fazer a técnica bolo pf, hoje misturei fiz os substrato, FAI+VERMICULITA+ÁGUA (1/4- 1/2- 1/4) e ficou tudo como esperado, nada muito molhado, e ao apertar caiam poucas gotinhas dagua.

Deixei na pp por 1h, das 23h30-00h30. E vou inocular amanhã(23/08) ás 10h da manhã!
A incubadora vai ser uma gaveta do meu quarto.... tenho um termometro pra ajudar a manter a temperatura.

E é isso ae galera, vou cuidar deles, e vou ser recompensado no final. Está sendo muito bom para mim já no começo. Espero resultados! Vou atualizando ao decorrer do tempo! Paz e sabedoria pra todos! :D:D

No meu terrário, a umidade permanece entre 90 e 94%
Eu coloquei um vidro de conserva com um borbulhador de ar. Um pouco de água no fundo e argila expandida dentro de uma vasilha com água e um cooler que ligo em um timer para baixar a umidade, alem de ajudar na troca de ar. Se eu quizer a umidade alta desligo o cooler do timer.
01.JPG 02.jpg 03.JPG

Última edição:
Sem condições pra mim no momento @kinney
Lindo terrário. Gostei!

Estranho, estou com 1 único cogumelo subindo ainda do primeiro flush e parece que ele está custando a crescer, os outros era questão de uma noite e já cresciam muito!

O que será que esse lerdinho tem? haaha :)
Valeu

Última edição por um moderador:
Estranho, estou com 1 único cogumelo subindo ainda do primeiro flush e parece que ele está custando a crescer, os outros era questão de uma noite e já cresciam muito!

O que será que esse lerdinho tem? haaha :)
Valeu

Isso é normal, geralmente alguns exemplares possuem um desenvolvimento mais lento que outros.

Má genética, talvez.

Os bolos neste momento!
Status: A espera do segundo flusho!

SAM_0555.JPG SAM_0558.JPG SAM_0554.JPG SAM_0562.JPG

Este fruto é ainda do primeiro flush!

E neste bolo que tem este fruto, já tem 2 pin.

ps: Só deu esses 2 pins nele. (E que não sei de qual flush ele faz parte)

hahahaha
Valeu galera!

Vou esperar até sábado se não aparecer mais nada, vou levar pra dunkar os bolos!

O que acham?

Pela quantidade de argila expandida distribuida no fundo do terrário a umidade está boa.
Observando os bolos há há sinais de falta de água.
Talvez uma ansiedade desnecessária esteja confundindo você, visto que os bolos já frutificaram e estão em processo de preparação para o próximo flush, se houvesse algo errado não teria 1º flush.
Manusear o bolo e implementar dunks e shock termico desnecessários pode comprometer a integridade do cultivo e contaminar.
Aguarde com paciência, pois cultivar não é uma ciência exata que aplicando uma ação responde com uma reação, cultivar é experimentar, observar e armazenar conhecimento.

CLOD SHOCK Um pequeno % de strains se favorecem dessa técnica, para a grande maioria essa técnica nada acrescenta.

Última edição por um moderador:
E eu inoculei a uns 9 dias 7 bolos PF.....

Nenhum contaminou!!! SAM_0564.JPG (Lembrando que neste meu primeiro cultivo, tinha feito 8 bolos PF e 4 contaminaram)

Lá vem meu segundo cultivo ainda este mês...
Vou fazer meu primeiro casing!!!

Tenho apenas vermiculita e vou atrás da fibra de coco.
Já vi cultivos que bombaram apenas com fibra de coco e vermiculita.

Algumas dicas importantes???
Vou esterilizar o substrato nutritivo no microondas!

Algum método de como impedir overlay?

E também gostaria de saber se há alguma diferença(grande)(e qual é melhor) entre despedaçar o spawn e por uma camada nutritiva por cima
ou por uma camada nutritiva por baixo, o spawn despedaçado e outra camada nutritiva?

Última edição:
Pode ser n fatores, @ViniciusLasCasas , desde o controle do microclima até contaminação. O bolo tem algum sinal de contaminação? Como está a umidade e temperatura no terrário? Tem aeração suficiente pra promover troca gasosa?

Posta um close do bolo e seus 2 pinos pra avaliar melhor!

Pode ser n fatores, @ViniciusLasCasas , desde o controle do microclima até contaminação. O bolo tem algum sinal de contaminação? Como está a umidade e temperatura no terrário? Tem aeração suficiente pra promover troca gasosa?

Posta um close do bolo e seus 2 pinos pra avaliar melhor!

Olha eles ai!!

Os 3 outros bolos, levei eles para hidratarem...(dunk)
Achei eles fracos e me parecia um pouco ressecados, e também não tinham recuperado da suas manchas azul...
Não levei este por causa dos pins....

Mas parece que não tão crescendo ou se tiver esta na marcha super lenta!!!

Tem uns 3-4 dias que eles apareceram e cresceram MUITO pouco.
SAM_0568.JPGSAM_0569.JPG

Última edição:
Galera, vocês que tem a manha da micologia....

Se eu quebrar esses bolos que vão ir pro segundo flush e fazer um casing com fibra de coco e vermiculita, vinga legal???
O que me acham?

Eu aconselho que não. O micélio está já enfraquecido pelo primeiro flush. Quando você fizer um casing, ele vai ser obrigado a recolonizar, não tendo um bom aproveitamento!

Espere pelo segundo flush nos bolos mesmo.

ENGRAÇADO, EU IA FAZER UMA PERGUNTA SEMELHANTE! QUERIA USAR UM BOLO JÁ QUE FRUTIFICOU PARA FAZER UM BULKIZINHO... MAS PELO JEITO ELE JÁ ESTÁ ESGOTADO E PRECISANDO DE RELAX MESMO, VALEU RAIN...

Galera, vocês que tem a manha da micologia....

Se eu quebrar esses bolos que vão ir pro segundo flush e fazer um casing com fibra de coco e vermiculita, vinga legal???
O que me acham?
Porque querer arrumar alguma coisa se ela nao esta quebrada?
nao vejo necessidade, nem utilidade. voce vai fazer o micelio gastar mais energia colonizando um substrato em vez de aproveitar toda essa energia criando cogumelos.
NAO SE AFOBE

Segundo flush vindo!!! SAM_0631.JPG SAM_0634.JPG

1 dos bolos deu cobweb, devolvi ele para natureza....
E o outro ainda não pinou o segundo flush, foi justo aquele que eu não tinha levado parar dunkar por causa que tinha 2 pin neles que estavam em fase de crescimento, mas que não cresceram, vou retirar-los e por pra dunkar!!!

(Esse da primeira foto vai ficar grandão) E vai ser ele que vou carimbar.

Back