Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Primeiro agradecer esse site cheio de informações e por ter me dado essa oportunidade de cultivar, conhecimento é tudo.

Iniciei um cultivo dia 20/08, fazendo a seringa de esporos...
soei feito um porco, mas ocorreu, digamos que, tudo bem. A maior dificuldade que tive, foi que o esporos do carimbo estavam difícil de caírem, até deu uma rasgadinha no alumínio, e fiquei até meio com dúvida se foi esporos pra seringa... Mas não preciso de me preocupar também, pois esporos são micros...e, eu vi no pote de exame uns esporos(pretinhos) caírem, então tudo ok.

Dia 22/08:
Vou fazer a técnica bolo pf, hoje misturei fiz os substrato, FAI+VERMICULITA+ÁGUA (1/4- 1/2- 1/4) e ficou tudo como esperado, nada muito molhado, e ao apertar caiam poucas gotinhas dagua.

Deixei na pp por 1h, das 23h30-00h30. E vou inocular amanhã(23/08) ás 10h da manhã!
A incubadora vai ser uma gaveta do meu quarto.... tenho um termometro pra ajudar a manter a temperatura.

E é isso ae galera, vou cuidar deles, e vou ser recompensado no final. Está sendo muito bom para mim já no começo. Espero resultados! Vou atualizando ao decorrer do tempo! Paz e sabedoria pra todos! :D:D

Acompanhando ai seu cultivo.
Quando for fazer inoculação tenta fazer em uma gloverbox, ou em uma improvisada com caixa de papelão. Essa etapa é fundamental.
Dica: Todo cuidado com contaminantes é pouco, o bicho é danado.
Sucesso !!
(:

IMG_20130823_110224.jpg Então, tudo inoculado, a temperatura está boa!? Ahh, e quando abri a pp tinha água dentro ainda... não evaporou tudo.E o estranho foi que os copos estavam um pouco frios... Mas vamos que vai da certo!!!

Acabei de por uma blusa de frio por cima deles pra ver se da uma aumentada na temperatura... os copos ainda estão geladinhos.... mais tarde vamo ver como vão estar... e é verdade que dentro do copo está 3 graus acima da temperatura ambiente?
Valeu!

Última edição:
Antes quando eu não tinha aquecedor, enquanto minha encomenda não chegava, eu colocava os meus copos inoculados dentro de uma caixa de isopor, enrolava em uma coberta, e deixava pegando sol que entrava pela janela, a temperatura passava de 23° e se mantia nos 28.5 mais ou menos. Mas tem que ter cuidado pra temperatura não subir muito, se não o micélio fica estagnado.

Antes quando eu não tinha aquecedor, enquanto minha encomenda não chegava, eu colocava os meus copos inoculados dentro de uma caixa de isopor, enrolava em uma coberta, e deixava pegando sol que entrava pela janela, a temperatura passava de 23° e se mantia nos 28.5 mais ou menos. Mas tem que ter cuidado pra temperatura não subir muito, se não o micélio fica estagnado.
boa kiney, fiz isso no meu primeiro cultivo tambem, so que nao deu certo.
mas eh isso ae, a 23 graus eles colonizam devagaaaar, dando tempo pras bacterias ou outros contaminantes tomarem o espaco que era do micelio.

Os copos ficam geladinhos mesmo??? Agora ta 25 graus, ta uma boa temperatura para incubação?

Grato.
item basico do cultivo, a temperatura ideal eh de 28 graus, nem um a mais nem um a menos.
o que foge disso ja abre margem pra contaminacoes.
tem quem consiga, tem quem nao consiga com estas temperaturas.

2013-08-29 18.22.51.jpg Então galerinha, este parece que contaminou... e agora?? A única saída é descartando!?!? Eu fiquei de olhar todos os copos na sexta (amanhã), mas ao abrir a gaveta resolvi pegar um e notei que ja tinha bastante micélio e essa coisa verde... então pessoal?

Esses copos estão vem vedados? o alumínio parece meio solto. Atenção por ai, já tem contaminantes rondando!

Esses copos estão vem vedados? o alumínio parece meio solto. Atenção por ai, já tem contaminantes rondando!

Esse eu já tinha descartado! Já joguei fora... Meu mole foi olhar a incubação depois de uma semana, se eu tivesse visto a incubadora com 4 dias, poderia evitar.

Foram 4 copos contaminados. M

Por isso q eu acho fria o conselho de deixar o copo na incubadora e esquece-los... acho q nao custa nada olhar de 2 em 2 dias, pelo menos garante q nao terá contaminação "vazando" pelos copos, e se tiver tirar o quanto antes... imagina deixar 15 dias sem olhar, sendo q contaminou logo no 2° dia... acho q só aumenta o trabalho, pq pra descartar tem q pensar mto bem pra nao fazer besteira.... pra mora no mesmo local q ficam os copos, nao custa nada dar uma olhadinha, só nao ficar balançando o copo. nao vejo problemas nisso.

@ViniciusLasCasas , tranquilo? eu fiz um teste de aquecimento barato, se tiver em casa pote de vidro, alumínio, bocal e lâmpada fluorecente de 15wts pode conseguir seguir a dica https://teonanacatl.org/threads/termostato-seco-ou-aquecedor-seco-baixo-custo.9159/
nesse caso se já tiver esses materiais abandonados numa gaveta fica praticamente de graça, senão custa em torno de R$12,00. E funciona, minha temperatura aqui estabilizou bem já a dois dias em 28º
Boa sorte ai no cultivo!

Por isso q eu acho fria o conselho de deixar o copo na incubadora e esquece-los... acho q nao custa nada olhar de 2 em 2 dias, pelo menos garante q nao terá contaminação "vazando" pelos copos, e se tiver tirar o quanto antes... imagina deixar 15 dias sem olhar, sendo q contaminou logo no 2° dia... acho q só aumenta o trabalho, pq pra descartar tem q pensar mto bem pra nao fazer besteira.... pra mora no mesmo local q ficam os copos, nao custa nada dar uma olhadinha, só nao ficar balançando o copo. nao vejo problemas nisso.
o conselho padrao eh que olhe-se os copos no quinto dia apos a inoculacao, e se possivel somente apos 15 dias novamente.

A minha temperatura consegui mantê-la a 28 graus também.... O ruim que deixei os copos contaminar sem olhar a incubação... Mas ja fiz uma outra seringa e já vem mais copos para inocular!!! Por enquanto tenho 4 copos que pelo parecer o micélio está nascendo muito saudável.... mas é assim mesmo, o primeiro cultivo, já vou levar muita coisa de experiencia pro segundo que ja vou dar inicio, até fiz a seringa hoje!!! Abraco galera, valeu pelas dicas!!!

A minha temperatura consegui mantê-la a 28 graus também.... O ruim que deixei os copos contaminar sem olhar a incubação... Mas ja fiz uma outra seringa e já vem mais copos para inocular!!! Por enquanto tenho 4 copos que pelo parecer o micélio está nascendo muito saudável.... mas é assim mesmo, o primeiro cultivo, já vou levar muita coisa de experiencia pro segundo que ja vou dar inicio, até fiz a seringa hoje!!! Abraco galera, valeu pelas dicas!!!
tente antes mesmo de iniciar a confeccao dos bolos, descobrir o motivo da contamina;cao.
re-veja passo a passo o que pode ter dado errado, e tenta evitar cometer o mesmo erro, e boa sorte na proxima!
(na duvida, sempre siga os PROCEDIMENTOS PADRAO)

Repetindo o que já disseram,descarta esse copo contaminado fora da tua casa.Um eu dia abri uma porra dessa dentro do meu quarto fiquei com um foco de trichoderma impregnado fudendo meus cultivos por pelo menos uns 4 meses.
Fica esperto e boa sorte

Opa galerinha, estou meio sumido e vim hoje aqui dar uma atualizada, tirei fotos de 3 copos aqui pra vocês verem como andam o micélio! View attachment 54316 (Não sei por que a foto está virada, sendo que aqui está normal) E é isso ae, até agora ta indo tudo bem, estou com 4 copos. 2 estão 97% e os outros 2 no 85%.

Lá pra quarta devo dunkar e roll na vermiculita e aniversariar na quinta!!!

E no terrário vou abrir 2 buracos de 5cm de altura/largura a uns 2-3cm acima da argila expandida, e tampar o buraco com coador de café(de papel). É isso mesmo???

E uma outra dúvida, é como esterilizar a argila expandida... Grato a todos!!

Back