Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Primeiro agradecer esse site cheio de informações e por ter me dado essa oportunidade de cultivar, conhecimento é tudo.

Iniciei um cultivo dia 20/08, fazendo a seringa de esporos...
soei feito um porco, mas ocorreu, digamos que, tudo bem. A maior dificuldade que tive, foi que o esporos do carimbo estavam difícil de caírem, até deu uma rasgadinha no alumínio, e fiquei até meio com dúvida se foi esporos pra seringa... Mas não preciso de me preocupar também, pois esporos são micros...e, eu vi no pote de exame uns esporos(pretinhos) caírem, então tudo ok.

Dia 22/08:
Vou fazer a técnica bolo pf, hoje misturei fiz os substrato, FAI+VERMICULITA+ÁGUA (1/4- 1/2- 1/4) e ficou tudo como esperado, nada muito molhado, e ao apertar caiam poucas gotinhas dagua.

Deixei na pp por 1h, das 23h30-00h30. E vou inocular amanhã(23/08) ás 10h da manhã!
A incubadora vai ser uma gaveta do meu quarto.... tenho um termometro pra ajudar a manter a temperatura.

E é isso ae galera, vou cuidar deles, e vou ser recompensado no final. Está sendo muito bom para mim já no começo. Espero resultados! Vou atualizando ao decorrer do tempo! Paz e sabedoria pra todos! :D:D

Tempo real do terrário.... Estou esperando este fruto mais um pouco para carimbar... O veu acabou de rasgar!!
SAM_0642.JPG SAM_0643.JPG
O outro bolo não fotografei por que acabei de tirar ele do dunk.... :)

Será que contaminou??? Está manja ta mais pra azul do que verde...
Deu isto em todos os bolos View attachment 54681 (na foto não da pra ver bem, mas foi a melhor que conseguir tirar...)
Cuidado com o excesso de umidade!

Galera, vocês que tem a manha da micologia....

Se eu quebrar esses bolos que vão ir pro segundo flush e fazer um casing com fibra de coco e vermiculita, vinga legal???
O que me acham?
Por que não? @Mortandello .

Última edição por um moderador:
O primeiro bolo me parece normal, só ter paciência que ele pina. Com o segundo, fiquei meio ressabiado com uma mancha meio esverdeada no centro inferior, que pode indicar uma contaminação. Fica de olho nesse bolo aí!

o véu rasgando já pode por pra carimbar

Mas para uma carga máxima de esporos no carimbo é melhor esperar o chapéu abrir mais, e ficar plano.

Em algumas strains na verdade é altamente recomendado esperar o chapéu abrir bem, pois depositam poucos esporos.

Hoje fiz aquela colheita feliz pela manhã....
Pesaram 10,5g frescos.... :( rs
Mas tudo bem! SAM_0652.JPG SAM_0663.JPG

Olhem esse fruto deformado devido a luz entrando de todos os lados... SAM_0660.JPG

Aaahh, e estou carimbando para manter a espécie!!!
SAM_0667.JPG SAM_0665.JPG

E em relação ao terceiro flush... Vamos esperar pra ver... :) Se vier o terceiro flush postarei fotos...
Posso abrir outro diário??? Estou com 7 copos quase 100% colonizados e vou fazer meu primeiro casing....

Gratidão a todos vocês que me ajudaram.... Foi muito útil as informações para o sucesso desse meu cultivo!
Um abraço a todos.

Última edição:
Vou comprar um compressor de ar, com mangueira e pedra porosa...

Como faço o funcionamento??? Ponho um copo com agua e a pedra porosa dentro do copo??
Ou coloco de baixo da argila a pedra porosa??

Vou comprar um compressor de ar, com mangueira e pedra porosa...

Como faço o funcionamento??? Ponho um copo com agua e a pedra porosa dentro do copo??
Ou coloco de baixo da argila a pedra porosa??

What? Fiquei confuso.

Você pode mergulhar o borbulhador junto com a argila expandida no fundo do terrário.

Existem uma barras de pedras porosas que podem ser fixas com ventosa ao fundo do recipiente e desta forma colocar a argila por cima.
São melhores que as pedras porosas pequenas pois permitem uma zona de borbulhação maior.

Existem uma barras de pedras porosas que podem ser fixas com ventosa ao fundo do recipiente e desta forma colocar a argila por cima.
São melhores que as pedras porosas pequenas pois permitem uma zona de borbulhação maior.

Valeu carinha, em vez da pedrinha eu comprei a barra...
Da uma olhada: 2013-10-14 12.13.29.jpg

Agora eu devo subir o nível da agua até a argila? Aqui a agua está 1,5cm abaixo da argila.... (Dai eu coloco a barra no fundo do terrário?)

Última edição:
Valeu carinha, em vez da pedrinha eu comprei a barra...
Da uma olhada: View attachment 59456

Agora eu devo subir o nível da agua até a argila? Aqui a agua está 1,5cm abaixo da argila.... (Dai eu coloco a barra no fundo do terrário?)

A barra (ou barras - podes comprar um adaptador e ligar mais uma para aumentar a zona de borbulhamento) deve de ser colocada em baixo da argila e a água deve de ser suficiente para a argila começar a flutuar. Ao fim de umas semanas o nível da água deve de baixar e tens de colocar mais um pouco de água. Quando usei essa técnica colocava um pouco de tintura de iodo para evitar contaminações a crescer na argila. Tens é de evitar o contacto dos bolos com a água com iodo.

Quando usei essa técnica colocava um pouco de tintura de iodo para evitar contaminações a crescer na argila. Tens é de evitar o contacto dos bolos com a água com iodo.

Nesse caso poderia usar agua oxigenada 20vol em vez do iodo???

Estou com 3 bolos no terrário, vou esperar o fim da frutificação dos para mexer no terrário....
Abração @Dandy ,obrigado pelas dicas!

Back