Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Primeiro agradecer esse site cheio de informações e por ter me dado essa oportunidade de cultivar, conhecimento é tudo.

Iniciei um cultivo dia 20/08, fazendo a seringa de esporos...
soei feito um porco, mas ocorreu, digamos que, tudo bem. A maior dificuldade que tive, foi que o esporos do carimbo estavam difícil de caírem, até deu uma rasgadinha no alumínio, e fiquei até meio com dúvida se foi esporos pra seringa... Mas não preciso de me preocupar também, pois esporos são micros...e, eu vi no pote de exame uns esporos(pretinhos) caírem, então tudo ok.

Dia 22/08:
Vou fazer a técnica bolo pf, hoje misturei fiz os substrato, FAI+VERMICULITA+ÁGUA (1/4- 1/2- 1/4) e ficou tudo como esperado, nada muito molhado, e ao apertar caiam poucas gotinhas dagua.

Deixei na pp por 1h, das 23h30-00h30. E vou inocular amanhã(23/08) ás 10h da manhã!
A incubadora vai ser uma gaveta do meu quarto.... tenho um termometro pra ajudar a manter a temperatura.

E é isso ae galera, vou cuidar deles, e vou ser recompensado no final. Está sendo muito bom para mim já no começo. Espero resultados! Vou atualizando ao decorrer do tempo! Paz e sabedoria pra todos! :D:D

Sim, é isso mesmo. Isso ai deve evitar que qualquer mal que esteja escondido na argila entre no terrario :), ha quem ponha tambem um pouco de agua sanitaria na agua que esta dentro do terrario mas n é absulutamente necessario. :)

Hoje 18/09:

Esterilizei o terrário, fiz 2 cortes(um de cada lado) um pouco a cima da argila e os tampei com filtro de café.
Esterilizei também a argila e deixei os bolos submersos a água por 24h, ao retirar os bolos dei roll em vermiculita e os coloquei em um piris e pra dentro do terrário.

Vejam como estão! 2013-09-18 12.59.45.jpg

Não vejo a hora deles pinarem!!! Pinar = Sucesso!? ;)

Valeu galera, estou feliz e torcendo pelo sucesso!!!

Última edição por um moderador:
Essa vermiculita do roll, você a umedeceu depois que ela aderiu aos bolos?
Amigo, na verdade eu em vez de por a vermiculita em cada piris e fazer o roll, eu esterilizei um prato e joguei vermiculita, mas, como o bolo estava molhado, só o primeiro que foi na vermiculita sequinha, o segundo ela ja estava um pouco mais molhada.

Dai o 3 e o 4 bolo eu tive que jogar mais vermiculita no prato, por que a que tinha no prato estava molhada e nao rolou o roll.
Erros de principiante, mas já aprendi e vou levar de experiência pro próximo cultivo :)

E outra, como descobriu isto? Rs Abraço e boa observação

Posso abrir o terrário agora e borrifar agua nos bolos?

E qual é a melhor temperatura para as primordias aparecerem??? Valeu man

Nunca é bom borrifar água diretamente nos bolos, mesmo que eles estejam inteiramente recobertos de vermiculita, como acontece após um roll bem feito. Mas você pode borrifar água em volta, criando uma névoa que vai umedecer a vermiculita do roll.

Quanto à temperatura ideal apra a pinagem, sugiro que pesquise o fórum e leia bastante o material que já está disponível aqui ...

Nunca é bom borrifar água diretamente nos bolos, mesmo que eles estejam inteiramente recobertos de vermiculita, como acontece após um roll bem feito. Mas você pode borrifar água em volta, criando uma névoa que vai umedecer a vermiculita do roll.

Quanto à temperatura ideal apra a pinagem, sugiro que pesquise o fórum e leia bastante o material que já está disponível aqui ...

O negocio é que aqui li de uma forma, e outros cultivadores me disseram outra...
daí fica difícil, mas vou fazer de um jeito, se não der legal, da próxima eu vou acertando!! ;)

Pessoal, meus bolos estão com aparência seca, mas a umidade do terrário está 100%... Eles tem está aparência mesmo???

Estou mantendo a temperatura entre 27/8 graus. Hoje tem 2 dias de terrário, vou deixar até amanha ou depois a está temperatura que é para o micélio dar uma "crescida a mais pra cima da vermiculita do roll".

E depois abaixo e torço para vim os pins rs

Estou certo???

Última edição:
Me da boas imagens desses bolos na tela!
Quantos dias de terrário?
Como esta sendo a oxigenação desse microclima?
PESA é uma strain que se destaca pelo rápido processo de iniciação de formação de basidiomas, entre outras caracteristicas que fazem da strain uma bela pedida.
Sigo acompanhando seus trabalhos, tudo muito bem feito :)

Me da boas imagens desses bolos na tela!
Quantos dias de terrário?
Como esta sendo a oxigenação desse microclima?
PESA é uma strain que se destaca pelo rápido processo de iniciação de formação de basidiomas, entre outras caracteristicas que fazem da strain uma bela pedida.
Sigo acompanhando seus trabalhos, tudo muito bem feito :)

Como eu disse a cima, está a 2 dias no terrário, estou mantendo a temperatura a 27/8 graus para o micelio dar uma crescida pra cima da vermiculita do roll.
Eu ainda,infelizmente, não tenho o compressor de ar, entretanto eu abano 2x ao dia o terrário, abrindo a tampa e balançando ela por 10segundos.

Para ajudar na oxigenação, abri 2 buracos a cima da argila e os tampei com filtro de café...
Mas o bolo está com uma aparencia de seco... e a umidade está 100%, não creio que eles esteja seco!

Estas fotos são de agora!! 2013-09-20 10.51.18 (1).jpg2013-09-20 10.51.46.jpg2013-09-20 10.51.36.jpg As fotos estão embaçadas pois não quis abrir o terrário e tirei as fotos pelo lado de fora dele rsrs.

Tudo tranquilo e nos conformes, se puder aplique um dunk de no máximo 12horas, PESA não se beneficia de choque térmico. De resto é aguardar o micélio fazer seu trabalho e segurar a ansiedade.
Boa sorte :)

Tudo tranquilo e nos conformes, se puder aplique um dunk de no máximo 12horas, PESA não se beneficia de choque térmico. De resto é aguardar o micélio fazer seu trabalho e segurar a ansiedade.
Boa sorte :)

Voce quis dizer pra aplicar um dunk na próxima vez de apenas 12h. Né?
Ansiedade a mil! rsrsrs

Valeu Amaral

como anda estes bolos ai parceiro?! :)

boa sorte ! :deolho:

E ai meu brother, hoje tem 4 dias de terrário.... Não vejo a hora de começar a pinar, lá pra quarta atualizo, provavelmente deve ter aparecido pelo menos as primordias!! Abraço :)

Pessoal, aqui na cidade a temp está se mantendo em 28 graus... Se eu coloco uma garrafa de gelo pra abaixar a temperatura, a umidade cai drasticamente. Se eu tirar a garrafa a temperatura se mantém em 28 e umidade 99%.

Se eu deixar 28 temp/99% umidade, está tudo bem??

Última edição por um moderador:
Acredito que sim my brother! Tente deixar seu terrário em um local mais fresco... boa sorte!

Nem noção de onde deixar.... a cidade ta muito quente. 35 graus...

Dentro do terrário ta 28.6 agora.
Não passa dos 29... mais to vendo algum metodo para não deixar passar dos 28.

O negocio é que na parte da tarde o bixo pega aqui!
Tem algum sugestão de um lugar mais fresco!?

Joguei uma água fresca na tampa na parte de fora....
Aaaaaa calorrrr

Back