Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
1°Cultivo - B+

Olá pessoal do fórum venho por meio deste tópico montar um diário de um cultivo iniciado recentemente.
Depois de meses de estudo sobre micologia e afins, decidi comprar os matérias necessários pra o cultivo dos mágicos. Grato pela doação feita pelo usuário @beraldo que me enviou um carimbo de B+ no meio desse ano. Sem papo furado vamos ao que interessa!

.Morte aos Micro-organismos presentes no milho! (tindalização)

1- Tirei as impurezas superficiais do milho num escorredor com água corrente e joguei um pouco de água sanitária e sempre mexendo.
2-Limpei bem e taquei na panela para ferver com água mineral. Deixei ferver por 15 minutos! E ficou 24 horas em repouso com a panela fechada.
IMG_20131011_202130.jpg

3-Aqueci até ferver e depois mais 24 horas de repouso!​
IMG_20121231_220132.jpg
4- Aqueci até ferver, após esfriar passei pro escorredor e de lá para geladeira. Onde vai ficar 24 horas!

IMG_20131013_210718.JPG
5- Fiz a hidratação dos esporos em um MIF com agua destilada, que ficara na geladeira durante 9 horas e só sera aberto na hora da inoculação!

IMG_20131014_145239.JPG
OBS1: Em relação as fotos estão bem feias porque foram tiradas pelo celular minha maquina tá no concerto:facepalm:.

OBS2: Hoje ainda irei deixar o milho na panela de pressão por 2 horas para matar os micros remanescentes! Até lá o tópico está aberto para sugestões, puxões de orelha, dicas e boas vibrações ;)
 
Ihuuul comecei a borrifar água gelada e apareceram os primeiros pins, sensação muito boa :D !
Queria aproveitar pra deixar algumas duvidas! Na minha cidade nao achei ziplock e se eu pedir na internet agora talvez nao chegue a tempo =/ .
Em que tipo de lugar eu posso encontrar ziplock? tem outro modo de conservação eficaz sem ziplock? Obs: usarei antimorfo para conservação
Agora que surgiram os primeiros pins, quanto tempo em média leva para eles crescerem?
Vou usar, para a secagem, secador de cabelo frio, mas o vento é bem mais forte do que o de um cooler, tem algum problema nisso?
Suas opiniões serão muito importantes para mim, paz a todos!!
 
Última edição:
Em que tipo de lugar eu posso encontrar ziplock?

Você encontra em supermercados!

tem outro modo de conservação eficaz sem ziplock?

ZipLock é utilizado para impedir a troca gasosa, e consequente absorção de umidade pelos cogumelos secos, o que gera apodrecimento.

Agora que surgiram os primeiros pins, quanto tempo em média leva para eles crescerem?

Uma semana ou mais, depende bastante.

Vou usar, para a secagem, secador de cabelo frio, mas o vento é bem mais forte do que o de um cooler, tem algum problema nisso?

Não use secador de cabelo não. Utilize um ventilador comum por até 24 horas, e, logo após, coloque na sílica laranja para ficarem "cracker-dry".

Após a secagem, guarde-os com um pouco de sílica em um recipiente hermético.
 
Não use secador de cabelo não. Utilize um ventilador comum por até 24 horas, e, logo após, coloque na sílica laranja para ficarem "cracker-dry".

Após a secagem, guarde-os com um pouco de sílica em um recipiente hermético.

Por que com o secador nao? Ele tem modo ventilação, sem ar quente!
 
Por que com o secador nao? Ele tem modo ventilação, sem ar quente!

Que tal não sequestrar diário alheio e abrir um diário próprio para assim mantermos a casa organizada? Suas dúvidas são bem comuns e já foram respondidas. Pesquise o fórum, biblioteca e glossário. :ler:

Respondendo a sua dúvida, você pode usar secador de cabelo, se quiser, mas não secará da maneira mais eficiente. Pesquise sobre túnel de vento. Lembre-se, cultivar cogumelos requer paciência.

Ok, agora voltemos ao diário do @Shamuska.
 
Atualizando...

Finalizei o terrário e adicionei a argila expandida e água até a metade:

100_8837.JPG 100_8838.JPG 100_8839.JPG (com higrômetro)

Abri o pote maior e fiquei desapontado com a quantidade de micélio mesmo assim aniversariei ele! O pote menor 100%
100_8840.JPG 100_8842.JPG

No terrário:
100_8845.JPG 100_8847.JPG 100_8849.JPG

É isso, agora só me resta aguardar!
 
Abri o pote maior e fiquei desapontado com a quantidade de micélio mesmo assim aniversariei ele! O pote menor 100%

Não fique desapontado, logo ficará tudo branco e os mágicos irão sorrir para você.

Sobre o pote menor, fique de olho, pois essa borda de papelão é fácil para contaminar.
 
Obrigado pela força @Cosmik , to torcendo aqui pra o cultivo dar certo! :)

Galera quanto tempo para aparecer os primeiros pins?
 
Última edição:
E ae galera to com uma duvida sobre iluminação:

Tipo, meu terrário fica no meu quarto e pega luz indireta pela manhã até a tarde, e durante a noite eu ascendo a luz do quarto teria alum problema para o desenvolvimento dos cogus? e se isso poderia prejudicar o cultivo?
 
E ae galera to com uma duvida sobre iluminação:

Tipo, meu terrário fica no meu quarto e pega luz indireta pela manhã até a tarde, e durante a noite eu ascendo a luz do quarto teria alum problema para o desenvolvimento dos cogus? e se isso poderia prejudicar o cultivo?


Nessas condições nenhum problema, se a luz entra pela parte de cima do terrário.

Se entrar pelos lados no máximo pode desviar a pinagem e o crescimento para a direção de entrada.
 
Ae galera a situação dos potes a temperatura ta no minimo 23° e no máximo 30°, umidade 99%. A colonização do pote maior até que ta sendo rápida!

100_8863.JPG 100_8862.JPG 100_8865.JPG

Tudo ok galera?
 
Última edição:
Aparentemente tudo certo por ae hermano, unica coisa que não visualizei vantagem é essa argila expandida seca, poe um dedo de agua no fundo desse terrário irmão :)
 
Agua foi adicionada logo apos eu abrir o terrário para fotografar ta até metade das pedras e taquei uma gotinha de agua sanitária pra dar aquela assepsia , valeu galera! ;)

Dar uma borrifada com uma solução de água com água sanitária no terrário faria algum mal?
 
Última edição:
Ainda bem que dei apenas uma borrifada e com o casing fora do terrário, vou evitar usar essa solução no terrário e aplicar apenas no ambiente pra manter a assepsia!

Atualizando...

Primeiros Pins:

IMG_20131119_134047.jpg IMG_20131119_134111.jpg IMG_20131119_134122.jpg IMG_20131119_134132.jpg

OBS: Mais tarde posto fotos com uma qualidade melhor essas foram tiradas com o celular.

Abraço galera!
 
Última edição:
Back
Top