Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - B+

Diário de cultivo completo.
1°Cultivo - B+

Olá pessoal do fórum venho por meio deste tópico montar um diário de um cultivo iniciado recentemente.
Depois de meses de estudo sobre micologia e afins, decidi comprar os matérias necessários pra o cultivo dos mágicos. Grato pela doação feita pelo usuário @beraldo que me enviou um carimbo de B+ no meio desse ano. Sem papo furado vamos ao que interessa!

.Morte aos Micro-organismos presentes no milho! (tindalização)

1- Tirei as impurezas superficiais do milho num escorredor com água corrente e joguei um pouco de água sanitária e sempre mexendo.
2-Limpei bem e taquei na panela para ferver com água mineral. Deixei ferver por 15 minutos! E ficou 24 horas em repouso com a panela fechada.
IMG_20131011_202130.jpg

3-Aqueci até ferver e depois mais 24 horas de repouso!​
IMG_20121231_220132.jpg
4- Aqueci até ferver, após esfriar passei pro escorredor e de lá para geladeira. Onde vai ficar 24 horas!

IMG_20131013_210718.JPG
5- Fiz a hidratação dos esporos em um MIF com agua destilada, que ficara na geladeira durante 9 horas e só sera aberto na hora da inoculação!

IMG_20131014_145239.JPG
OBS1: Em relação as fotos estão bem feias porque foram tiradas pelo celular minha maquina tá no concerto:facepalm:.

OBS2: Hoje ainda irei deixar o milho na panela de pressão por 2 horas para matar os micros remanescentes! Até lá o tópico está aberto para sugestões, puxões de orelha, dicas e boas vibrações ;)
 
Minha ideia para fazer o Dunk:

Dunk Tek.jpg

Já que tenho o casing dentro de um recipiente daria apenas para eu encher de água e deixar submerso por 24 h? Daria algum problema?

Nota: o casing já esta sem nenhum cogumelo apenas micélio esperando a hidratação!
 
Minha ideia para fazer o Dunk:

View attachment 61601

Já que tenho o casing dentro de um recipiente daria apenas para eu encher de água e deixar submerso por 24 h? Daria algum problema?

Nota: o casing já esta sem nenhum cogumelo apenas micélio esperando a hidratação!
isso ai, cobre com água, eu usaria a água de copinho que é mais garantido, tampe com aquelas sacolas de pão transparente ou isulfilm e deixa na geladeira, (12h ou 24h) tira, escorre e espera a surpresa!
 
O certo é retirar para um recipiente maior e encher com água.
O casing colonizado fica com uma superfície quase impermealizada, é difícil a penetração de água, por isso são requeridas 24 horas.
A parede inferior e as laterais do casing, nesse recipiente quase não tem contato com a água
Retirando para outro recipiente maior além de mais superfície um volume maior de água exercendo mais pressão.
 
Nao entendi porque nao usar o próprio recipiente do casing...

O bolo perde circunferencia depois de um tempo, entao cabe bastante agua no pote ainda. A impermeablizacao é vencida criando uma pressao menor no bolo que no ambiente, ou seja, colocando algo entre a tampa o casing e o bolo para que ele afunde!
Se eu nao me engano a pessao nao depende do volume de água, mas sim altura da coluna de água acima do bolo...
Entao colocar os bolos em outro pote aumenta o números de passos no processo=chance de contaminacao, nao?
Falei besteira?

Claro, claro, diário serve pra que afinal?!!? :D só pra ficar exibindo os frutis? o_O
Então, o dunk que faço em casing é assim:

Material: 1 copo de água mineral de copinho

Procedimento:
Esterilizo uma colher no fogão, deixo ela vermelhar, resfrio na água corrente passo um guardanapo com alcool e abro fendas no casing, tek multi bordas, isso abre passagem para a água que irei jogar e favorece nascimento de pins por todas as partes do casing, já que o mesmo fica umedecido uniforme.
Jogo a água por todo o casing, coloco ele dentro de um plástico novo pra pão, (aqueles transparentes) fecho bem e deixo na geladeira ou na própria estufa sem aquecimento, como aqui faz frio, basta desligar a temperatura que fica em torno de 15º
Deixo 24h, abro o plástico e com uma luva apoio o substrato para não cair e escorro o excesso de água, cubro com uma leve e fina camada de vermiculita aquecida (e resfriada claro) 15 minutos em microondas e coloco novamente no terrário. OBS: também pode ser somente pó de coco ou os dois misturados.
...:)
 
Atualizando...

carimbos confecçionados.JPG Carimbos confeccionados!

Colheita.JPG Pote com os cogus que foram tampados e armazenados na geladeira!

OBS: Os pontos em que eu tirei os cogus maiores do casing (3) estão com uma cor meio arroxeada lembrando que lá era bem branco! Algum problema?
 
Última edição:
colocando algo entre a tampa o casing e o bolo para que ele afunde!
Se eu nao me engano a pessao nao depende do volume de água, mas sim altura da coluna de água acima do bolo...

O bolo é afundado num recipiente maior para a pressão da coluna d'água agir.

Entao colocar os bolos em outro pote aumenta o números de passos no processo=chance de contaminacao, nao?

O bolo ou casing é lavado com um pouco da água fervida e resfriada para retirar a vermiculita de cobertura, depois imerso e ali fica 24 hora, pode ser virado em 12 horas para troca a superfície. Havendo vários bolos ou casing deve ser feito em separado para prevenir se um houver contaminte residente na camada superficial de um ,ele se espalhar [para os demais.
 
Última edição por um moderador:
Galera e em relação a essa mancha que eu disse ela é marrom meio arroxeada. Creio que não é contaminação por não se espalhar e nem apresentar nenhum cheiro!

E em relação ao pote menor vou doa-lo a natureza tem um local maneiro pra fazer um out, nele chegou a parecer um pin que infelizmente virou um aborto!

Abraço galera!
 
Última edição:
Galera e em relação a essa mancha que eu disse ela é marrom meio arroxeada. Creio que não é contaminação por não se espalhar e nem apresentar nenhum cheiro!

Qual mancha marrom? Uma foto nos ajudaria identificar. A propósito, não saia cheirando possíveis contaminações. O seu pulmão é um Jardim do Éden para vários fungos.

Ibagens, eu quero ibagens! Cadê as ibagens?
 
A mancha nem era mancha e sim parte do casing. Fiz o dunk hoje e acho que nem vou ter mais o cultivo pelos seguinte motivo: O bolo partiu ao meio e alem disso não ficou submerso vou deixar na geladeira por 24 h e depois passar pro terrário pra ver no que da!
 
A mancha nem era mancha e sim parte do casing. Fiz o dunk hoje e acho que nem vou ter mais o cultivo pelos seguinte motivo: O bolo partiu ao meio e alem disso não ficou submerso vou deixar na geladeira por 24 h e depois passar pro terrário pra ver no que da!
O bolo partir ao meio não tem muito problema, coloca no terrário e espera.

Como você fez um dunk sem submergir o bolo ? o_O

Vai que vai. Boa sorte.
 
Caraca mermão, parabens demais, que flush lindo ! vencedor com ctza, des d o momento em q resolveu fazer o proprio cultivo. belo trabalho. abração mano
 
Fiz o dunk e amanhã boto fotos do casing no terrário! ;)

Abraço

Atualizando...

flush a caminho e como eu disse casing quebrado em 3:

2°flush (1).JPG 2°flush (2).JPG 2°flush (3).JPG 2°flush (4).jpg 2°flush (5).JPG 2°flush (6).jpg

O bolo menor foi pro out e já pinou após dias de chuva:

Outdoor.jpg

Atualizando 2 ...

2°flush completo que rendeu 5 carimbos que já foram doados e secos. Rendeu um cogu de 15,3 cm!

2°flush.jpg 2°flush gigante (1).jpg 2°flush gigante (2).jpg

E out deixei ele esporulando a vontade e acabou morrendo!

Outdoor (2).jpg

Abraço galera!
 
Última edição:
Atualizando...

Flush veio com tudo e acho que já usufrui muito desse micélio vou doa-lo a natureza, esse é meu primeiro cultivo de muitos que virão! Fotos abaixo:

3°Flush (1).JPG 3°Flush (2).JPG 3°Flush (3).JPG 3°Flush (4).JPG 3°Flush (6).JPG 3°Flush (8).JPG

Esse pequenos já abriram os chapéus e já foram submetido a carimbada e secagem. Estipe estava com a parte debaixo(micélio) bem felpuda!

Os Flushes:

Flushes.jpg

Abraço galera, nós vemos no próximo cultivo!
 
já usufrui muito desse micélio vou doa-lo a natureza, esse é meu primeiro cultivo de muitos que virão!

Bela contribuição. Sem dúvidas a natureza lhe agradece.

Parabéns pelo cultivo de sucesso. :)
 
@Cosmik Obrigado amigo, você foi um dos que me deram uma baita força para esse cultivo se concretizar.
 
Back
Top