Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - A+ Albino (PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal! Depois de muito tempo estudando e numa caçada desesperadas por esporos, estou finalmente iniciando meu primeiro cultivo. Segui os passos do excelente tutorial de cultivo do @tupy , não quis inovar para não correr o risco de errar (muito frequente em iniciantes, como eu). Antes de começar queria agradecer a todos os demais membros que tornam esse fórum com um conteúdo incrível. Alem disso queria agradecer a doação do @Amaral que me ajudou quando enfrentava dificuldades para conseguir os carimbos.​

A+ Albino

08/01
Confecção da seringa e hidratei por 2 dias (sem uso da glove box, porem tudo esterilizado com álcool e manuseado perto do fogão aceso).
image2.JPG

09/01
Confecção do substrato (arroz integral triturado, vermiculita e água) e esterilizados na panela de pressão por 1h20.
image3.JPG image4.JPG

10/01
Inoculei e deixei numa caixa de sapato de papelão.
image5.JPG image6.JPG

14/01
Aparecimento do micélio porem não parece estar rizoformico.
image7.JPG image8.JPG

15/01
Segue a foto do estado dele:
image9.JPG image10.JPG
Fiz o mesmo processo já descrito com mais 4 copos de 250ml.

-Ate agora os problemas que estou com medo:
Carimbo veio muito apagado, adquirido pela ProFungos.
Não deu pra visualizar os esporos com clareza quando estavam na seringa.
Não utilizei a glove box, como já mencionado.

Por enquanto é isso, qualquer novidade venho postando aqui no diario. Se estiver alguma coisa que estou fazendo errado, me avisem. Valeu galera, muita paz!

kk que bolo alto, corta isso pela metade mano. Vai aumentar a quantidade de pontos do bolo que vai tá em contato com o microclima úmido da vermiculita.

1. Como devo prosseguir? Pensei em fazer um novo Dunk and Roll e devolver o Bolo ao terrario.

Não acho necessário porque a produção desse flush foi de apenas um fruto.

2. Qual a frequencia que devo umidecer o bolo? E posso umidecer mesmo quando ja tiver cogumelos?

2 ou 3 vezes por dia, mas o ideal é você usar a própria intuição. Para borrifar água diretamente nos bolos é importante usar spray que produzam minúsculas partículas de água (quase uma névoa). Pode umedecer enquanto os frutos crescem, mas é preciso ter mais cautela para não encharcar os frutos e principalmente as lamelas.

Ah, não borrife muito próximo ao bolo, como se fosse um tiro a queima-roupa. Borrifando a partir de uma certa distância é suficiente para hidratá-los.

3. Preciso melhorar as condições do meu terrario, minha bomba de ar e de 3W e o terrario tem por volta de 44L deixo ela ligada constantemente. Esta correto? Deixo ela desligada por um tempo?

Se a sua bomba injeta 1L/min., pode deixar 24 horas ligada, mas se for o dobro disso, seria melhor usar um timer para que fique ligada alguns minutos por hora.

4. Referente a abertura para troca de ar, o filtro de transpore. O tamanho dele esta adquado?

Acredito que sim. Como exemplo, meu terrário tem apenas 10 furos um pouco mais grossos que uma caneta. Os meninos continuam crescendo felizes.

5. Coloquei silica em gel deste modo para secar o carimbo, esta correto?

Não. O ideal é deixar em um pote hermeticamente fechado. Do jeito que está na foto a sílica gel rapidamente ficará saturada, perdendo sua efetividade.

Muitoo obrigado @Cosmik , vou seguir todos os conselhos! Me enganei a respeito do volume do terrario, ele tem 60L. Qual a conta que faço para ver quantos litros/min injetados são necessarios?

Qual a conta que faço para ver quantos litros/min injetados são necessarios?

Não veio escrito no manual de instruções da bomba de ar? Ou então pesquise o modelo na net.

Qual a conta que faço para ver quantos litros/min injetados são necessarios?
Eu tenho essa conta aqui que vi em um tutorial de cultivos.
Bombinha de Ar para Aquário com a Vazão de ar por hora proporcional ao tamanho do terrário, o ideal é 3x o tamanho do terrário. Exemplo para um terrário de 60 Litros, então é preciso de 60x3 = 180 Litros de vazão. Então a bombinha deve ter a vazão de 3L/min, que dá 3x60 = 180 Litros por hora

Última edição:
Poderia postar o link desse tutorial?
@Cosmik , um amigo me passou em doc. Vou postar aqui o tutorial que ele me mandou.
Ps. Foi o amigo que me doou os carimbos para começar meu cultivo.

Anexos

• Guia de cultivo de cogumelos magicos.rar
    13.9 KB · Visualizações: 154
Em que parte desse tutorial está ...
???
Na parte que fala do terrário
" TERRÁRIO
- Umidade
- Troca de ar
- Temperatura
- Luz
- Segurança
- Caixa Plastica Organizadora
- Bombinha de Ar para Aquário (Com a vazão de ar por hora proporcional ao tamanho do terrário, o ideal é 3x o tamanho do terrário.) "

Está errado? :(

Bombinha de Ar para Aquário (Com a vazão de ar por hora proporcional ao tamanho do terrário, o ideal é 3x o tamanho do terrário.) "

Baseando em minha experiência, não acho necessário uma bomba de ar tão potente assim. A minha bomba de ar é de 60L/hora para um terrário de 63L.

Baseando em minha experiência, não acho necessário uma bomba de ar tão potente assim. A minha bomba de ar é de 60L/hora para um terrário de 63L.
Entendo... Repassei a informação que me foi passada e que estou usando como base. Perdão se está incorreta, não fiz por mal, acredito que não tenho tanto conhecimento e quis ajudar, porém, irei me policiar mais e ler um pouco mais antes de postar algo.

(Com a vazão de ar por hora proporcional ao tamanho do terrário, o ideal é 3x o tamanho do terrário.) "

Só que depois o documento diz:

"Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

As aberturas do terrário deverão ser fechadas com filtro de café para evitar a entrada de contaminantes"

Entre abrir o terrário a cada oito horas e usar uma bombinha para injetar ar direto vai uma grande distância, não?

Entre abrir o terrário a cada oito horas e usar uma bombinha para injetar ar direto vai uma grande distância, não?
Imagino que sim, tendo em vista que causara uma grande diferença na circulação de ar...
Me faltou a compreensão deste procedimento na pratica!

Repassei a informação que me foi passada e que estou usando como base. Perdão se está incorreta, não fiz por mal, acredito que não tenho tanto conhecimento e quis ajudar, porém, irei me policiar mais e ler um pouco mais antes de postar algo.

Não precisa pedir perdão. :LOL: Lembre-se que todos nós somos amadores. Cultivamos através das experiências compartilhada por outros membros e através da nossa própria experiência, claro. Então nesse quesito, não posso dizer que você está completamente equivocado ou completamente certo. São apenas perspectivas diferentes. O importante é que tenhamos uma base para o primeiro passo, o resto cada cultivador tem que se adaptar ao meio (como um micélio) para que tenha mais chances de sucesso. :)

Com esse buraco gigante no seu terrário, é certeza que seus bolos estão desidratados, principalmente depois de ter levado tanto tempo pra pinar. Não tenha medo de fazer um segundo dunk, lembre-se que cogumelos nascem na natureza sob tempestades e são compostos por 90% água. Esses bolos irão produzir pouquíssimos frutos se permanecerem desidratados.

Última edição por um moderador:
Atulizando:
Compartilhando mais um momento de muitaa alegria! Segundo flush!

image.jpg

Me deixou aliviado o fato de pinar em cima do bolo, a umidade parece estar mais adquada. Por enquanto é isso, sigo atualizando...

Bom domingão a todos!

Atualizando:
Resultado do segundo flush:

image.jpg

O bolo parece estar fraco e ressecado, estou limpando ele agora para poder fazer um dunk. Amanha o meninão ja volta para o terrario!

Estou em duvida se corto ele ao meio e faço dois bolos menores, como me aconselharam anteriormente, meu medo é que isso poderia deixar ele mais fraco nessa etapa. Sugestões sempre bem vindas!

Meu segundo bolo é so alegria!!! Primerio flush bem bonito!!!

image.jpg

Ia esperar pra postar amanhã com alguns cogus abertos (eu creio) mas não consigo deixar de compartilhar hehehe!

Por enquanto é isso, valeeu pessoal!

Back