Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - A+ Albino (PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal! Depois de muito tempo estudando e numa caçada desesperadas por esporos, estou finalmente iniciando meu primeiro cultivo. Segui os passos do excelente tutorial de cultivo do @tupy , não quis inovar para não correr o risco de errar (muito frequente em iniciantes, como eu). Antes de começar queria agradecer a todos os demais membros que tornam esse fórum com um conteúdo incrível. Alem disso queria agradecer a doação do @Amaral que me ajudou quando enfrentava dificuldades para conseguir os carimbos.​

A+ Albino

08/01
Confecção da seringa e hidratei por 2 dias (sem uso da glove box, porem tudo esterilizado com álcool e manuseado perto do fogão aceso).
image2.JPG

09/01
Confecção do substrato (arroz integral triturado, vermiculita e água) e esterilizados na panela de pressão por 1h20.
image3.JPG image4.JPG

10/01
Inoculei e deixei numa caixa de sapato de papelão.
image5.JPG image6.JPG

14/01
Aparecimento do micélio porem não parece estar rizoformico.
image7.JPG image8.JPG

15/01
Segue a foto do estado dele:
image9.JPG image10.JPG
Fiz o mesmo processo já descrito com mais 4 copos de 250ml.

-Ate agora os problemas que estou com medo:
Carimbo veio muito apagado, adquirido pela ProFungos.
Não deu pra visualizar os esporos com clareza quando estavam na seringa.
Não utilizei a glove box, como já mencionado.

Por enquanto é isso, qualquer novidade venho postando aqui no diario. Se estiver alguma coisa que estou fazendo errado, me avisem. Valeu galera, muita paz!

Hoje completa 9 dias que o bolo esta no terrario e infelizmente ainda não consigo notar o aparecimento dos pins.

É, tenha calma pequeno gafanhoto. Nessa ansiedade pela pinagem é onde o cultivador pode cometer erros. Mantenha todos os parâmetros estáveis, logo mais os pins irão dar o ar de sua graça. ;)

Positividade!

Atualizando:
Nada de pins... :cry::cry::cry:
Bom, infelizmente é isso por enquanto. Estou tentando manter a calma mas parece que eles não querem aparecer.

A temperatura e umidade estão bem estaveis, porém aparentemente o bolo esta meio seco.

Nao sei o que estou errando, e qualquer ideia ou conselho é bem vinda! Mesmo que seja aguardar mais haha (n)

Valeeu galera!

Atualizando:
Nada de pins... :cry::cry::cry:
Bom, infelizmente é isso por enquanto. Estou tentando manter a calma mas parece que eles não querem aparecer.

A temperatura e umidade estão bem estaveis, porém aparentemente o bolo esta meio seco.

Nao sei o que estou errando, e qualquer ideia ou conselho é bem vinda! Mesmo que seja aguardar mais haha (n)

Valeeu galera!
Não tem umas fotos pra colocar, sempre ajuda a identificar algum problema mais visível

Atualizando:
Tudo certo para o dunk, quando vou pegar o bolo... La esta ele heheh

image.jpg image.jpg image.jpg

Não sei se foi uma boa noticia, pois n poderei prosseguir com o dunk. Mas mesmo assim foi muito bom ver que existe de fato vida ali :eba:

Ele nascer embaixo do bolo pode ser pela falta de umidade, segundo o que andei pesquisando. Pensei em colocar mais uma mangueira ligada a bomba de ar, mas fico no aguardo pra ver se isso ajudaria.

Valeeu pessoal !

alem disso a bomba de ar parece não da conta da umidade mesmo ligada o dia inteiro.

Qual é a potência da sua bomba de ar? E quantos litros tem o seu terrário?

Ele nascer embaixo do bolo pode ser pela falta de umidade

Acho que tem vários fatores causando a baixa umidade:
  • Bomba de ar injetando muito ar
  • Excesso de gelo
  • Excesso de furos para a saída de ar
Possíveis soluções:
  • Diminuir a potência da bomba de ar ou usar um timer para que fique ligada alguns minutos por hora.
  • Diminuir a quantidade de gelo ou por o gelo fora do terrário, em cima ou ao lado das paredes do terrário. Acredite, isso funciona! O único problema é que vai molhar tudo em volta.
  • Diminuir o tamanho ou quantidade de furos.

Qual é a potência da sua bomba de ar? E quantos litros tem o seu terrário?

A pontencia da bomba de ar é de 3W, ela e ligada apenas a uma mangueira.
O terrario esta por volta de 40 a 46L, se não me engano.

• Excesso de gelo
  • Excesso de furos para a saída de ar

Não estou precisando usar a garrafa de gelo há mais de duas semanas, a temperatura tem colaborado.

Já o furo é realmente grande. Porem so tem um, entao fico no aguardo se diminuo ele mesmo assim.
image.jpg image.jpg
(O filtro e todo feito de Transpore)

Muito obrigado pela atenção!

Atualizando:
Apenas para compartilhar que apareceu mais um cabeçudinho :)

image.jpg image.jpg

Bom por enquanto é isso, mais uma vez obrigado a todos! Sempre me bombardeem de conselhos, informações e broncas (se precisar hah) porque isso aprimora muito minha ignorancia, e que um dia eu possa ajudar os outros como vcs me ajudam!!!! Valeeeu CM!!!

Capriche nas borrifadas de água.

Fiquei com uma duvida, e posso ter cometidos alguns erros bem basicos. :(

Apos o dunk and roll, umideci a vermiculita, porem depois disso não borrifei nenhuma agua no bolo, e estou achando que só precisaria parar quando surgissem os pins. Esse pode ser o motivo dele estar tão seco.

Ou não posso borrificar agua nele? So borrifar agua apenas nas paredes do terrário.

Apos o dunk and roll, umideci a vermiculita, porem depois disso não borrifei nenhuma agua no bolo, e estou achando que só precisaria parar quando surgissem os pins. Esse pode ser o motivo dele estar tão seco.

Ou não posso borrificar agua nele? So borrifar agua apenas nas paredes do terrário.

Não sou o maior entendedor, mas acredito que se deve borrifar a água na parede do terrário e não diretamente no bolo. A maioria dos guias que li falavam sobre umedecer o terrário e não diretamente o bolo, alguns citavam até realizar uma proteção para que a água não atingisse o bolo diretamente. :)

Última edição:

Uma vez que o bolo está recoberto de vermiculita pode e deve ser borrifado diretamente.

Pode continuar a borrifar no bolo mesmo depois que os pins surgirem.

De preferência use um borrifador que produza uma névoa bem fina, ou regule para isso.

Um conselho que eu te dou é o seguinte: Se você não tem um terrário que consiga manter uma umidade de 100% constante, nem invente em querer cultivar usando bolos. Irá levar uns 20 dias pra pinar e quando pinar vai ser só umas coisinhas minúsculas. O bom mesmo seria você investir em aprender como fazer bulks. Bulks são incríveis pq eles produzem a própria umidade, vc não precisa ficar abanando e borrifando água, você simplesmente esquece o seu monotub e espera até o dia de colher os cogumelos. Pra remediar o seu problema aconselho você fazer um novo dunk e colocar um plástico transparente ou papel cera ao redor do seu bolo, isso irá aumentar a umidade em 100%. Abaixo está uma uma foto mostrando como funciona, essa pessoa tava na mesma situação que você, o bolo não pinava, foi só colocar o papel cera e o bolo começou a pinar por todo lado.

http://files.shroomery.org/files/13-005/991912218-photo129.jpg
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/17737447

Esse método parte do mesmo princípio pelo qual alguns casings com baixa umidade apenas pinam nas laterais, isso acontece porque a umidade nas laterais sempre é mais alta.

Última edição por um moderador:
Em qual ponto vocês discordam? Não entendi. Wax Paper Tek é um método testado e comprovado, inclusive ele foi criado pelo Roger Rabbit, micologista profissional do forum Shroomery. Apenas porque ninguém conhece isso aqui no Brasil não quer dizer que não funcione pessoal. Precisam ser mais mentes aberta e não ficar prendidos apenas a um tipo de conceito, é assim que as ciências em geral evoluem.

Em qual ponto vocês discordam?

Nesse ponto abaixo:

Um conselho que eu te dou é o seguinte: Se você não tem um terrário que consiga manter uma umidade de 100% constante, nem invente em querer cultivar usando bolos. Irá levar uns 20 dias pra pinar e quando pinar vai ser só umas coisinhas minúsculas.

Pode ver os meus cultivos. Nada de 100% de umidade constante. Acho mesmo que na maior parte do tempo fica razoavelmente longe dos 100%.

Mas o roll de vermiculita e o double casing mantém a umidade nos bolos, e a produção é boa. Além disso, tenho a impressão de que os cogumelos cultivados assim são de excelente qualidade, quando comparados aos grandões tirados de casings e bulks.

Suas observações são teóricas ou você já colocou a mão na massa?

Nesse ponto abaixo:

Pode ver os meus cultivos. Nada de 100% de umidade constante. Acho mesmo que na maior parte do tempo fica razoavelmente longe dos 100%.

Bom, pode ser um preconceito meu também, não sou muito fã de bolos. Mas o que eu posso garantir é que o problema dele é umidade baixa, se fizer o dunk e colocar um papel cera ao redor, mesmo que a genética dele seja ruim, é garantido uma performance melhor. O mesmo vale pra casings, se vc colocar papel cera por cima de um casing, irá reduzir significantemente o problema de pinagem apenas nas laterais.

Mas o que eu posso garantir é que o problema dele é umidade baixa

O @Sgarbi não estava borrifando água nos bolos, então eles secam mesmo. Borrifando água nos mesmos e nas paredes do terrário o cultivo anda.

Outros fatores como a densidade de bolos, a troca de ar e a temperatura influenciam, é claro, mas esse estilo "poor man´s" é um clássico desde antes da virada do século XXI, com algumas adaptações aqui e ali.

Essa ideia do papel de cera em volta dos bolos eu não me lembro de ter visto por aqui. Vamos ver se alguém experimenta e conta como foi.

Ah, você anda escrevendo suas respostas DENTRO do quote. Essa aí de cima eu editei e coloquei fora, assim como a anterior.

Atualizando:
Hoje com toda certeza foi o melhor dia de todo esse processo! Meu filhote realmente cresceu!

image.jpg image.jpg image.jpg

No comeco eu pensava que so uma grande quantidade de frutos ia me deixar feliz, mas muito pelo contrario, admirei muito ver todo o ciclo de vida desse grandão! Ele simbolisou muita coisa pra mim.

Para completar seu ciclo de vida, ele ainda me presenteou com muitoos sucessores!

image.jpg image.jpg

Valeeu todo pessoal que me ajudou e que fez dessa comunidade uma casa, sempre muito bem recebido e instruido! Obrigado mesmo!

Impressionado com sua coloracao:
image.jpg

Algumas duvidas:
1. Como devo prosseguir? Pensei em fazer um novo dunk and roll e devolver o bolo ao terrario.
2. Qual a frequencia que devo umidecer o bolo? E posso umidecer mesmo quando ja tiver cogumelos?
3. Preciso melhorar as condições do meu terrario, minha bomba de ar e de 3W e o terrario tem por volta de 44L deixo ela ligada constantemente. Esta correto? Deixo ela desligada por um tempo?
4. Referente a abertura para troca de ar, o filtro de transpore. O tamanho dele esta adquado?
5. Coloquei silica em gel deste modo para secar o carimbo, esta correto?
image.jpg

Mais uma vez, muitoo obrigado pessoal!!!

Back