Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - A+ Albino (PF Tek)

Diário de cultivo completo.
Boa noite pessoal! Depois de muito tempo estudando e numa caçada desesperadas por esporos, estou finalmente iniciando meu primeiro cultivo. Segui os passos do excelente tutorial de cultivo do @tupy , não quis inovar para não correr o risco de errar (muito frequente em iniciantes, como eu). Antes de começar queria agradecer a todos os demais membros que tornam esse fórum com um conteúdo incrível. Alem disso queria agradecer a doação do @Amaral que me ajudou quando enfrentava dificuldades para conseguir os carimbos.​

A+ Albino

08/01
Confecção da seringa e hidratei por 2 dias (sem uso da glove box, porem tudo esterilizado com álcool e manuseado perto do fogão aceso).
image2.JPG

09/01
Confecção do substrato (arroz integral triturado, vermiculita e água) e esterilizados na panela de pressão por 1h20.
image3.JPG image4.JPG

10/01
Inoculei e deixei numa caixa de sapato de papelão.
image5.JPG image6.JPG

14/01
Aparecimento do micélio porem não parece estar rizoformico.
image7.JPG image8.JPG

15/01
Segue a foto do estado dele:
image9.JPG image10.JPG
Fiz o mesmo processo já descrito com mais 4 copos de 250ml.

-Ate agora os problemas que estou com medo:
Carimbo veio muito apagado, adquirido pela ProFungos.
Não deu pra visualizar os esporos com clareza quando estavam na seringa.
Não utilizei a glove box, como já mencionado.

Por enquanto é isso, qualquer novidade venho postando aqui no diario. Se estiver alguma coisa que estou fazendo errado, me avisem. Valeu galera, muita paz!
 
Bom trabalho caro @Sgarbi , estou a cultivar essa mesma strain, Albinos A+, e eles começaram a colonizar hoje.

Suas técnicas foram as mesmas que as minhas, pois utilizamos o mesmo guia, mas se quiser da uma olhada lá!

Sucesso!
 
Atualizando:
Todos os dias desde que postei foram uma beleza, micelio crescendo e crescendo! Uma felicidade!

Ontem ele completou 10 dias na incubadora, para ele ficar mais saudavel resolvi furar o papel aluminio e cubrir com micropore para troca de ar.
image.jpg
Porem hoje quando fui ver meu filhote, ele estava com coticulas de agua internamente.
image.jpg image.jpg
Fiquei sem reação ); e to torcendo para que seja algo normal.

Os 4 demais copos inuculados no dia 15/01 seguem bem saudaveis:
image.jpg

Valeu galera, paaz!
 
Última edição:
Atualizando:
Apos um grande susto ontem, devido as goticulas de agua. Hoje as coisas parecem ter sido mais graves.

Há possibilidade de um possivel contaminate. Passei o dia tentando indentificar qual seria o invasor e qual a devida procedencia, porem nada. Segue a foto de como esta:
image.jpg image.jpg
Por não conseguir associar com nenhum invasor, li um pouco sobre um termo "mycelium piss" que seria uma secreção (segunda foto) por estresse as condições climaticas ou combate a bacterias. Espero que não esteja errado.

Valeu pessoal!
 
Última edição:
Quando ocorre manhas parecidas com essas é possível que os cogumelos desenvolvam manchas escura, necrose , depressões (pileo), deformações e rachaduras como já aconteceu comigo. Fique atendo no avanço e aspecto dessa coisa!
 
Caramba @Arcturus :/ tomara que ocorra tudo bem... Isso acontece quando aniversariar ou ja era pra estar visivel? Valeeu
 
Caramba @Arcturus :/ tomara que ocorra tudo bem... Isso acontece quando aniversariar ou ja era pra estar visivel? Valeeu
Por enquanto não parece ser motivo para alarde, mas de qualquer forma se alguma mancha continuar avançando e começar a adoecer o micélio branquinho tornando-o meio marrom frutifique-o separado por segurança. Por enquanto so resta colocar em quarentena e esperar!

Segue uma foto pra dar uma clareada nos pensamentos ai: Exemplo
 
Atualizando:
Acho que não estou com muita sorte mesmo, todo dia tomando sustos... Dessa vez, provavelmente e definitivo, esta contaminado. :(
image.jpg image.jpg
Não sei se existe uma relacao com a excreção miceliar e o contaminante, ao meu ver parece uma trilha da excrecao ate o invasor.

Sobre o que li até agora, minha cultura esta perdida para mim, devo entrega-la a mae natureza. Como nao tenho um espaco para isso, estou indeciso, posso oferecer a uma praça... Ouvi relatos que se cortar a parte infectada, talvez o micelio fique saudavel.

Vou seguir o que vcs indicarem... No aguardo...
Hoje o dia foi uma tristeza o_O

As outras culturas seguem bem, e torcendo por sua irmã adoecida.
image.jpg

Abraços Irmãos!
 
Atualizando:
Finalmente se passou uma semana que um dos copos esta 100% colonizado. Dia de cantar parabens hehe!
image.jpg
No entanto estou bem preocupado, o calor aqui esta por volta de 35 graus ao longo do dia inteiro ); alem disso a bomba de ar parece não da conta da umidade mesmo ligada o dia inteiro.
Vou comecar a burrificar agua mineral gelada nas paredes do terrario e continuar a manter a temperatura atraves da garrafa de gelo.

Os outros copos estão meio estagnados em 70, 80% de colonizacao. Provavelmente devido a temperatura.

Qualquer ideia para aprimoramento ou advertencia por estar fazendo algo errado é sempre bem vinda!
 
Atualizando:
Seguindo conselhos do mestre, dunk and roll feito. Cold-shock de aproximandamente 16h e "empanado" na vermiculita esterilizada.

image.jpg image.jpg image.jpg

Valeu pessoal, otimo carnaval a todos!
 
Vc parece estar caprichando heim, boa sorte!!
De uma olhada na tecnica de tindalização para esterelizar os grãos, assim em pedaços nao sei se procede pois dizem que pode ficar papinha, mas vai diminuir muito suas contaminações! Na minha opinião se ficar papinha não atrapalha o crescimento deles(eles crescem em agar e na cl, entao...). Inclusive cozinhei milho uma vez por mor cara eles incharam e estouraram bem mas o mcélio cresceu bonito, creio que é melhor do que se arriscar com contaminações, pois penso eu que a maioria delas vem dos próprios grãos...
A... e estou com inveja de você, jogaram fora o meu cultivo de albinos e eu fiquei sem carimbo ausheaushe -.-
 
De uma olhada na tecnica de tindalização para esterelizar os grãos

Como ele usou uma PFTek básica e tem uma panela de pressão funcional não faz sentido o risco de mudar o procedimento de esterilização.

Ao contrário, seguindo à risca um manual básico é que os iniciantes no cultivo têm mais chance de conseguir rapidamente frutos.
 
Atualizando:
Hoje completa 9 dias que o bolo esta no terrario e infelizmente ainda não consigo notar o aparecimento dos pins.

Mantive o terrario com a temperatura de 25 e 26 graus, sem ocilar muito.
A umidade parece estar boa e só diminui quando eventualmente abro para colocar agua para bomba de ar ou abro para troca gasosa (poucas vezes - possui um filtro de transpore grande).

Acho que o problema pode ser referente à luminosidade, o terrario não recebe luz solar diretamente, apenas penumbra. Segue foto:
image.jpg

Ideias do que posso estar errando são as mais bem vindas!
Valeu pessoal!
 
Hoje completa 9 dias que o bolo esta no terrario e infelizmente ainda não consigo notar o aparecimento dos pins.

Os pins podem levar mais tempo do que isso para aparecer. Tenha calma.

A luminosidade está correta. O que você pode tentar é deixar a umidade cai um pouco para evaporar água do bolo. Há quem defenda que esse é um dos principais gatilhos de pinagem.
 
Back
Top