Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira Tentativa de Cultivo - Strain Cuba

Diário de cultivo completo.
Fala galera cogumélica !!! Peço permissão pro meu primeiro tópico. Estou estudando faz meses em vosso fórum... colhendo informações e escolhendo as Teks mais tranquilas em custo-beneficio pra mim... li muitos relatos e estou pronto pra luta... pois bem... tenho um carimbo Cuba chegando por esses dias... como devem saber, terá um show do Paul Mccartney no Rio de janeiro dia 22 de maio... e gostaria q minha estreia fosse lá... se os mushs deixarem !!! então vamos lá...

hj fui a caça, e dentro das minhas questões capitais consegui:

200 g de vermiculita
100 g de Agar Agar em pó
500 g de arroz integral sem casca (so depois vi q era melhor com casca)
250 g de semente de linhaça
3 seringas de 10 ml e de 4 ml
1 rolim de fita microporo
argila expandida
fibra de coco

aqui já tenho milho de pipoca, karo, copos grandes, e vasilhas grandes e pequenas, microondas, panela de pressão, durex, papel pvc, papel aluminio, alcool, anti bactericida, anti germicida, baldes

farei testes e testes; usando sempre agua mineral fervida...

com toda a assepsia mestre, e td previamente esterilizado pretendo usar uma boa parte do carimbo pra fazer 2 seringas pequenas, e uma grande bem esporuladas... deixarei elas envoltas em papel aluminio 24 horas na geladeira num tupperware limpo com desinfetante e alcool dentro de um saco preto de lixo...

no dia seguinte é hora da panela de pressão entrar em ação com milhos pre cozidos / bolos composto de vermiculita + arroz integral pre cozido + linhaça nos copos e vasilhas grandes tampados em papel aluminio com 2 furicolos... e no microondas vou fazer o agar na base karo + caldo de batata e botar nas vasilhas pequenas... assim sendo vou inocular td com as seringas... imagino uns 10 copos ou vasilhas grandes, 5 com milhos e 5 com bolos, e 3 vasilhas pequenas com agar... penso em botar karo em um pote de milho, e um de bolo pra ver o q acontece...

como aqui onde moro ta fazendo de 18(noite) a 32(calor de meio dia), acredito q so preciso deixa-los guardados em humidade relativa e no escuro q td vai rolar tranquilo... nesse tempo de colonização q acredito de 1 a 3 semanas... vou tentar desenrolar um isopor, e bomba de aquario prum terrário classicão, brincando de casing, mas num sei se vai ter verba...

de certo vou deixar bolos na Tek da garrafa PET, chaozinho de argila expandida com agua e agua oxigenada e o bolo numa caminha de vermiculita humida... troca de gas subindo e descendo a tampa da garrafa manualmente... e também vou fazer baldes com substrato de fibra de coco cortadinha + pó de ostra + arroz integral + linhaça misturada ao milho spwan, e uma camadinha bonita de vermiculita com fibra de coco por cima... furos com microporos nos lados do balde, e um sistema de troca de gazes manual com um saco plastico na tampa como o da PET... vale uma cama de vermiculita + fibra de coco tb em baixo pra melhorar a humidade? ou não faz sentido?

nos dois casos vou aproveitar o outono, a temperatura natural da minha area, e a luz solar pra guiar meus pequenos mushs nessa luta...

o agar vou deixar guardado pra qd tiver condições pra uma incubadora e um terrário bem feitos... e assim q tiver uma colheita vou clonar em CL na Tek da mamadeira... e continuar a usar a natureza enquanto der por aqui...

o q acham? vou começar bem minha empreitada? sera q td se faz ate o show do Paul dia 22 de maio? deixo com a mãe natureza e com os proprios mushs... meu carimbo deve chegar essa semana com certeza... então até o fds devo estar postando novidades com fotos... a num ser q aconteça algo com meus esporos a caminho...

saudações
 
mais fotos galera !!!! tiradas hj, terça !!!

potes de milho

IMG_0234.JPGIMG_0236.JPGIMG_0238.JPGIMG_0239.JPGIMG_0240.JPGIMG_0242.JPGIMG_0243.JPGIMG_0244.JPGIMG_0245.JPG

todos ficaram mesmo com partes encostadas no vidro sem micelio

tem mais

bolos... o primeiro q apareceu e os outros q surgiram agora...

IMG_0249.JPGIMG_0250.JPGIMG_0252.JPGIMG_0253.JPGIMG_0259.JPGIMG_0260.JPGIMG_0262.JPGIMG_0263.JPGIMG_0265.JPGIMG_0266.JPG

saudações
 
Última edição por um moderador:
Isso aí. Não se esqueça de continuar postando as fotos para o pessoal acompanhar bem.
 
então galera, aqui estou eu novamente...

meus potes, uns colonizaram, esses fiz duas tentativas de mini casing com garrafas pet... e uma com um balde... e os outros foram mais ou menos... esses eu tirei o q tava bem dos potes, e botei num terreninho q qd chove faz um mini lago... grama cortada, palha seca, e uma terra q joguei em cima... chuva e humidade relativa alta... vejam com o q me deparei hj... ele comeu td !!! entulho, tijolo, musgo, palha, tinha branco pra todo o lado... separei td em outro canto, e forrei com palha... pra tentar outra sorte como essa ai de baixo !!! paran pan !!!

olha eles, olha eles !!! eles estão assim, em ordem de escadinha !!!

IMG0307A.jpgIMG0308A.jpgIMG0318A.jpgIMG0319A.jpgIMG0320A.jpgIMG0321A.jpg

dando um rolé pelo outro canto do terreno, encontro uns pequenos amigos deles dividindo terra...

IMG0310A.jpgIMG0314A.jpgIMG0316A.jpgIMG0317A.jpg

são varias familias dessa !!!

continua...
 
meu balde contaminou... ahhhhhhhhhhhhh... tenho quase q certeza q foi o proprio balde, pois ja era usado... deu duende verde... mas num me fiz de rogado... raspei todo o verdim... fiz uma mini cova no chão do lado do muro... joguei o conteudo do balde, salpiquei com uma mistura de palha, musgo e terra(a mesma q ele conseguiu se fazer no post acima) e fechei com palha !!! agora é esperar um pouco de chuva !!! q a humidade ali ja eh semi boa!!! vamos ver se da certo... ai estão as fotos... do balde ja com duende verde raspado, e do out...

IMG0322A.jpgIMG0323A.jpgIMG0324A.jpgIMG0325A.jpgIMG0326A.jpg

num dava pra salvar pq eu ja tinha operado 3 vezes, e continuava vindo o verdim, devia ser o balde sim...

agora aqui estão minhas tentativas ate então frustadas da garrafa pet... a ideia era um mini casing, mas faltou humidade... então botei num isopor com 2 dedos d'agua... mas ainda num adianta... ai as fotos...

pote 1, pote 2, pote 2, rizo pote 2 e terrarim precario...
IMG0328A.jpgIMG0330A.jpgIMG0332A.jpgIMG0335A.jpgIMG0338A.jpg

minha camada de po de coco e vermiculita foi demais? falta humidade tb...

comprei argila expandida hj, esta no molho com agua sanitaria... vou forrar a base do isopor com ela pra ver se melhora... sera q da jeito? oxigenio é troca de gas na mão mesmo...

agora, faço o teste com a argila ? ou boto esses bolinhos no out tb? tou em duvida... acho q vou deixar no isopor, e se essa tentativa do balde out der certo eu faço com eles tb... o q me dizem os mais sabios ?

é isso ai galera... vamos continuar acompanhando... pelo menos eles deram as caras pra mim !!! agora eh torcer pra vir mais !!!

toda ajuda é bem vinda

saudações a todos !!!
 
Camarada, dá uma melhorada no seu set de frutificação que tudo melhora.
É muitíssimo importante dar as condições ideias para frutificar, se não é perda de tempo e material.

Você colocou a argila na água sanitária, melhor ferver, a água sanitária restringe a capacidade da argila. Retire e ferva para eliminar traços de água sanitaria na argila, ok.
Coloque a argila em bandejas largas, não faça uma camada espessa de argila, então ponha água até metade do nível da argila. Conforme o nível de água diminuir com o tempo, complete com mais água de torneira mesmo, mas não cubra a argila, ok.
Meu terrário tem 170 l, estou usando:
-6 bandejas de argila, a umidade está excelente. Faço limpeza periódicas, retirando as bandejas, despejo todo conteúdo num balde, lavo com água de torneira e distribuo nas bandejas novamente.
-6 bombinhas, para oxigenação ativa. É importante demais para pinar rapido e evitar cobweb.
- Luz de tungstênio (lâmpada comum) em período dia/noite
 
vlw grande mauricio !!!

vou fazer isso sim... vou isolar longe essa argila então, comprei uma boa sacoleta, ainda tem mais... vou botar na bandeja como disse... a luz eles tem sim... eles ficam no meu quartinho da vida q imita a natureza, e acompanham o ciclo de luz...

vou fazer mais furos com micropore no isopor então, e deixar uma brechina pro ar... fora isso eu sempre tou la dando umas abanadas de oxigenio...

a proxima tentativa vai ser melhor, ja tou separando o capital dos itens perlita, vermiculita, esfagno, caixa de 20 e 40 l, termometro/medidor de humidade, bombinha de aquario e etc pra um bom cultivo... enquanto isso continuo nessa luta...

vlw pela ajuda !!!

tou aprendendo mt, achei mt interessante o processo... com o tempo, e as tentativas acredito q vai melhorando... eu errei na agua nos copos, usei um balde errado... fora os pequenos erros... mas ta td sendo como deveria ser !!! meu sonho agora é conseguir domesticar, e isolar uma criança !!! ja sei ate de qual lugar... uns q eu ja conheci de visão, tato e olfato...

mas... um passo de cada vez !!! vamos ver até onde pode chegar o q consegui fazer ate aqui...

saudações !!!
 
pow meu q azar, ainda assim acho que está sorrindo com aqueles que nasceram out =]
é, podicrer, balde usado é foda, tem mtos riscos/sulcos buracos dificeis de esterelizar, me ocorreu uma coisa legal q seria quem sabe aqueles baldes de alumínio para serem esquentados com liquidos e até para esterelizar, mas devem ser caros...
e devem ser ineficaz esterelizar neles...
aqui até evitei pegar baldes velhos que são usados para lavar roupa, roupas sao grandes fontes de materia organica rs
mas por isso eu to optando por balde*(to com vasos é mesma coisa rs) por ser desnecessário ter um sistema de controle de humidade mais complexo, eu praticamente só preciso manter a humidade com água deixada dentro de um saquinho que fica em volta do vaso protejendo ele (e tomar muito cuidado para nao rasgar o saquinho e agua para todo lado) vou ver se da certo mesmo, mas o foda que o seu é bolo né, dizem q exige um controle mais estavel, aqui nem investi mais em nada tb pq a temperatura ja esta ideal pra qualquer coisa, quero dizer que fica variando entre tres fazes do micélio mas mantem na maioria na do crescimento dos frutos e uma parcela menor na formação de primordias... então estou feito porque até a colonização está ocorrendo nesta temperatura apezar de muito mais lenta (tempo nao muda plz...)
pra mim parece que esfriar o terrário é um problema pior do que o que tanto se preocupam em esquentar o terrário, a não ser que faça um friu brabo, o que em algumas regiões é comum...
é isso ae aprender com os nossos erros é mesmo muito gostoso ^^
e que bom que o melhor cultivo que está acontecendo é na nossa mente
muita sorte ai no seu cultivo e muitos cogus pela frente!

desculpe, acho q vi errado nas imagens, aquelas são da garrafa pet, nao relacionei a parte do texto com a foto, malz bateu u sono rs tenho q atualiza la tb, mo preguiça...
 
e ai comgumélicos !!!

tenho primordias e pins !!! woo hoo !!!

melhorei a humidade com a argila, e surgiu efeito... são mts pontinhos e bolotinhas brancas... acho q terão varios mushs... tirei umas fotos de alguns, é foto de cel, então fica meio dificil de ver...

IMG0342A.jpgIMG0343A.jpgIMG0344A.jpgIMG0346A.jpgIMG0347A.jpgIMG0349A.jpg

o show do paul q queria leva-los eh nesse fds, então num vai dar... mas ja foi tanto nessa saga q nem quero mais... sei q eles tão aqui comigo... é só questão de tempo...

veio ate um arco-iris e seu duende me visitar...
IMG0340A.jpg

agora é torcer pra num contaminar... o bolo ta brancão, parece forte... foi o unico sobrevivente... não pode sucumbir agora... como a trocar de ar é na mão, fico meio bolado... mas to tranquilo... agora é com eles...

saudações
 
Evite pegar o bolo diretamente com as mãos.

fala amigo RainSpirit !!!

pego na mão não... é uma base de garrafa pet de agua mineral... ela era uma tentativa de minibulk mas faltou humidade, ai eu improvisei um terrario e cortei a garrafa na linha do bolo, deixando a camada de casing em cima... e tb, sempre q vou mexer, lavo as mãos e passo um alcool...

eu peguei uma garrafa de 1,5 L, cortei a parte de cima, fiz 2 furos e tampei com micropore, e encaixei ela denovo... no começo a humidade estava perfeita, depois foi secando... fiz assim, botei uma cama fina de meio cm embaixo de 70% pó de coco e 30% vermiculita... o bolo de milho tem uns 4/5 cm e botei uma camada alta de casing, uns 2,5 cm, até achei q fosse demais... a cama foi tomada rapido... e as hifas foram subindo com força... ai faltou humidade... foi qd cortei e botei num isopor com agua, e posteriormente argila expandida...

em 2 dias surgiram as primordias... consigo vizualizar todo o caminho do cogumelo... todo seu ciclo de vida... desde os esporos, ao micelio, as hifas, os nós, as primordias, os pins, e daqui a pouco chegam eles... mt sinistro !!! indescritivel a empatia q sinto por eles... ainda mais esses sobreviventes...

o bolo em baixo cada vez mais branco, vendo como sobe entre a camada cheio de tentaculos, qd uma perna encontra outra surge um pontinho... q vira uma bolotinha... q vira um mini conezinho...

pirei já, haha... e nem tive contato ainda...

saudações
 
Tá beleza, então. Não deu para ver direito na foto.

Dá próxima vai dar mais bolos sobreviventes.
 
daaalheee daaalheeee!!!
mto deiz memo acompanhar o ciclo delees ne!!! até esqueço q da pra fazer um chá!!!
to na torcida heim!!!!!
 
rockflu Parabéns!
Acho que eles nao queriam ir no show do paul! rs

Sucesso!
 
então galera...

eis q surgiu um nebulizador ultrasonico aqui... uma daquelas coisas q ficam jogadas num canto sem uso... ele quebra as particulas da agua e joga a nebuloza la dentro... da pra fazer uma gambiarra dele como umidificador... ja fiz... e parece q eles gostaram...

IMG0352A.jpgIMG0353A.jpgIMG0354A.jpgIMG0355A.jpg

IMG0351A.jpg

IMG0356A.jpg

tem uns com a lista marrom no meio, não são todos, são poucos... e tem um com o chapeu com uma parte escura... eh fato q eles não estão limpos, pois são sobreviventes... mas isso não tira o mérito deles...

ate onde eles forem ta bom... tinha visto algo q achei q fosse contaminação... depois percebi q era micelio machucado(agora eu entendo o azulamento), então nunca mais mechi nele... ai agora pensando, poderia ser porrada mecanica, falta de humidade ou realmente alguma contaminação certo ?

sinceramente, não quero nem ver... vou dar humidade e oxigenio e ver ate onde ele chega... pra mim ja foi ótima essa primeira tentativa... aprendi mt sobre o algoritimo funcional, observei e ponderei os erros, ja sei exatamente do q preciso pra td fluir corretamente, fora q ja vi praticamente todo o ciclo dele, so falta abrir o chapeu !!! e pra dizer a verdade... eles ja estão me levando pro outro canto... venho percebendo isso, e vem gradativamente aumentando... é uma luz aqui... uma pequena sensação de visão ali... uma presença acolá... ja tem dias q eu sonho, e sou dificil de sonhar... ontem eu sonhei com eles... eu tava num lugar bucólico em q ja os vi uma vez, e avistei o par mais lindo q nunca vi em foto alguma !!! na epoca eu não tinha certeza se eram eles... mas nesse sonho eles me disseram q eram eles, e q tão tranquilos com a minha presença...

acredito q independente do q seja, final de semana quivem eu tenho minha primeira experiencia... nem q seja com esses 3 maiores q estão ai... mas se num for, ja tenho uns outros milhos inoculando... so preciso desenrolar uma incubadora com controle de temperatura, mas isso ja esta nos meus planos...

saudações a todos !!!
 
aeee rock!! lindo cara
aqui a situação ta parecida!!

aqui tb eu vi algo q parecia listra marrom, mas foi crescendo mas parecia q ele so cresceu meio englobando uma parte do casing e dexo ele com uma listra q foi sumindo quando ele foi crescendo, e até podia ser algo, mas sumiu dps...
toma cuidado no excesso d umidade q a galera avisa q pode contribuir ao aparecimento de contaminantes( c vc ta usando umidificador acho que não precisa de argila e até mais seguro tirar ela dae )
fora isso é o q vc disse mesmo, não há muito o que fazer
mesmo por que, do jeito está, se vendo pelas fotos, não parece ser nada pra se alarmar
senta e relaxa =DD
 
então rapaize !!!

tirei meu unico mini flush !!! deixei abrir a chapeleta... assisti tudo de camarote !!!

tirei ate um printzinho so pra me lembrar q eu sai dali, e cheguei ali !!! esporo, micelio, hifa, nos hifais, primordias, pins, corpo de fosforo, chapeleta aberta !!! fechei o ciclo !!!

parafraseando nosso quarteto mestre em Helter Skelter... "When I get to the bottom I go back to the top of the slide... Where I stop and I turn and I go for a ride... Till I get to the bottom and I see you again" yeah yeah yeahhhhhhhh !!!


não estão mt bem cuidados coitados... mas td bem... estai ai...
meu bolo morreu... então dou aqui agora esse cultivo encerrado...
estou feliz... conheci eles de perto... ja sei como proceder...
agora vou juntar td q preciso prum cultivo de qualidade e qd estiver em condições eu volto aqui com outro diario!!!
saudações a todos !!! e obrigado quem viu td comigo !!!

IMG0357A.jpgIMG0358A.jpg
 
Back
Top