Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira Tentativa de Cultivo - Strain Cuba

Diário de cultivo completo.
Fala galera cogumélica !!! Peço permissão pro meu primeiro tópico. Estou estudando faz meses em vosso fórum... colhendo informações e escolhendo as Teks mais tranquilas em custo-beneficio pra mim... li muitos relatos e estou pronto pra luta... pois bem... tenho um carimbo Cuba chegando por esses dias... como devem saber, terá um show do Paul Mccartney no Rio de janeiro dia 22 de maio... e gostaria q minha estreia fosse lá... se os mushs deixarem !!! então vamos lá...

hj fui a caça, e dentro das minhas questões capitais consegui:

200 g de vermiculita
100 g de Agar Agar em pó
500 g de arroz integral sem casca (so depois vi q era melhor com casca)
250 g de semente de linhaça
3 seringas de 10 ml e de 4 ml
1 rolim de fita microporo
argila expandida
fibra de coco

aqui já tenho milho de pipoca, karo, copos grandes, e vasilhas grandes e pequenas, microondas, panela de pressão, durex, papel pvc, papel aluminio, alcool, anti bactericida, anti germicida, baldes

farei testes e testes; usando sempre agua mineral fervida...

com toda a assepsia mestre, e td previamente esterilizado pretendo usar uma boa parte do carimbo pra fazer 2 seringas pequenas, e uma grande bem esporuladas... deixarei elas envoltas em papel aluminio 24 horas na geladeira num tupperware limpo com desinfetante e alcool dentro de um saco preto de lixo...

no dia seguinte é hora da panela de pressão entrar em ação com milhos pre cozidos / bolos composto de vermiculita + arroz integral pre cozido + linhaça nos copos e vasilhas grandes tampados em papel aluminio com 2 furicolos... e no microondas vou fazer o agar na base karo + caldo de batata e botar nas vasilhas pequenas... assim sendo vou inocular td com as seringas... imagino uns 10 copos ou vasilhas grandes, 5 com milhos e 5 com bolos, e 3 vasilhas pequenas com agar... penso em botar karo em um pote de milho, e um de bolo pra ver o q acontece...

como aqui onde moro ta fazendo de 18(noite) a 32(calor de meio dia), acredito q so preciso deixa-los guardados em humidade relativa e no escuro q td vai rolar tranquilo... nesse tempo de colonização q acredito de 1 a 3 semanas... vou tentar desenrolar um isopor, e bomba de aquario prum terrário classicão, brincando de casing, mas num sei se vai ter verba...

de certo vou deixar bolos na Tek da garrafa PET, chaozinho de argila expandida com agua e agua oxigenada e o bolo numa caminha de vermiculita humida... troca de gas subindo e descendo a tampa da garrafa manualmente... e também vou fazer baldes com substrato de fibra de coco cortadinha + pó de ostra + arroz integral + linhaça misturada ao milho spwan, e uma camadinha bonita de vermiculita com fibra de coco por cima... furos com microporos nos lados do balde, e um sistema de troca de gazes manual com um saco plastico na tampa como o da PET... vale uma cama de vermiculita + fibra de coco tb em baixo pra melhorar a humidade? ou não faz sentido?

nos dois casos vou aproveitar o outono, a temperatura natural da minha area, e a luz solar pra guiar meus pequenos mushs nessa luta...

o agar vou deixar guardado pra qd tiver condições pra uma incubadora e um terrário bem feitos... e assim q tiver uma colheita vou clonar em CL na Tek da mamadeira... e continuar a usar a natureza enquanto der por aqui...

o q acham? vou começar bem minha empreitada? sera q td se faz ate o show do Paul dia 22 de maio? deixo com a mãe natureza e com os proprios mushs... meu carimbo deve chegar essa semana com certeza... então até o fds devo estar postando novidades com fotos... a num ser q aconteça algo com meus esporos a caminho...

saudações

Se você colocou o durex antes da esterilização a cola do mesmo virou sim uma gosma.

vlw Ecuador !!!

eu estava imaginando q fosse mesmo, pq tava na area do durex... da proxima vez eu prendo de outra forma...

vou começar hj o processo com o milho... deixarei 24h em agua... na segunda fase, amanha, alguem sabe se vale cloro ao invez de agua sanitaria? um pouco mais de cloro comum? ou um pouco daquele cloro de piscina? so tenho desses aqui... vou ver se arranjo agua sanitaria, mas num sei...

essa vai ser a pior parte pra mim... pelo menos 5 dias sem olhar... sou mt curioso nesse tipo de coisa... gosto de olhar... pegar... vibrar e mandar energias... por enquanto eu so posso namorar sacos azuis, haha... é bom q serve como terapia tb... esta sendo um grande aprendizado até então!!!

saudações

All We Need is Love !!!

é mesmo, aqui eu tb ja fiz gosminha de fita
mor trampo ficar secando os copos com papel toalha...
mas é isso ae, vamos esperar para ver ^^
bons cultivos!

fala galera, estou aqui denovo !!!

dando uma breve olhada hj nos copos... percebi algumas coisas...

1 - minha CL de agua + karo é a maior surpresa... tem pontinhos brancos submersos, alguns filetinhos flutuantes... em uma semana deve estar uma nuvenzinha...

2 - meus potes de milho estão mt "molhados", os milhos parecem esponjas cheias de agua... alguns até racharam... e no fim do pote tem uma pocinha... so um pote eu vi o começo do micelio saindo de 1 milho... mas da pra perceber q vai demorar pelo menos um mes pra fechar 100%...

3 - os 2 q fiz de teste estão nulos ate então... acho q num vai dar em nada... um ta mt molhado tb, e o outro acho q ta mt acido...

4 - meus bolos de vermiculita e arroz integral estão sem sinal, mas deve surgir micelio sim pq tem pouco tempo, mas creio q tb deve demorar pq botei o arroz inteiro e sem casca... ele ficou meio empapado tb...

levando essas constatações acima em consideração, sabendo q eu ainda tenho 9ml de seringa com esporos e com a experiencia inicial q eu tive, vou tentar fazer novos potes, mais bem feitos... com menos milhos e mais secos, e o bolo com vermiculita e FAI... vou dar um passada com o arroz no pulsar e fazer aqui mesmo... ainda acho q essa segunda leva sera mais rapida q a primeira... aproveitando meus deslizes na primeira tentativa, espero melhorar o desempenho agora, acho q meu erro principal foi agua demais... amanha eu tento a sorte a tarde, e trago as fotos da nova empreitada pra gente ir comparando...

saudações

é isso aiii, cultura liquida é massa, tenho 2 potinhos de cultura feita de esporo no mel e agua
o bom é que os esporos rendem + no cultivo...
hj mesmo votaca 1 dela intreira mesmo no milho(potinho pequeno), e vc, onde vc pretende usar essas "sementes"?

fala rambo... tou esperando ficar mais densa a minha CL... vou fazer uma quentinha de pote de sorvete com ela... camada de substrato, camada de milho, jogo CL no milho... outra de substrato, outra de milho, mais CL no milho... camada de substrato em cima, e caminha de vermiculita... e vou deixar td colonizar, e botar pra frutificar... acredito q vai ficar bonito... o bom da CL é q se vc deixar um dedo dela ainda, e botar mais solução esterelizada vc obtem mais CL...

com relação ao meu outro post... acabou q nem fiz outros potes... os de milhos de anteontem pra ontem surgiu pontos de micelio... em todos os 3 potes... tirei fotos, mas ta no cel... mais tarde eu boto aqui... fiquei amarradão!!!

hj vou tirar mais fotos deles e posto aqui... pra gente comparar as de ontem, e as de hj...

meus bolos deram nada... ja sei pq... agulha pequena, selo alto de vermiculita... o liquido num chegou no bolo... então eu reinjetei minha outra seringa neles pelas bordinhas, e vi o liquido escorrer... daqui a uns dias vai ter sinal...

meus 2 testes deram sinal tb, fracos mais deram... ate isso !!! o q tava molhado eu retirei o liquido em excesso e injetei mais um pouco, o milho tava curtido em karo, sera q vai aumentar a velocidade?... e o com cafe ta com uma nuvenzinha em cima...

novidade!!! ganhei um carimbo B+ do meu sogro, haha !!! ele comprou num site sem eu saber e me deu... ele é meu parceiro pisiconauta... como poderia negar !?!? q carimbo ralinho hein... vou te contar... montei outra seringa de 10 ml com esporos b+... de tarde vou moer o arroz integral, e fazer uns bolos de FAI + Vermiculita e inocular eles...

depois venho cheio de fotos pra galera

saudações a todos !!!

é isso ae!! e vai pensando tb no seu futuro terrareo!! ja estou ha 3 dias buscando gelo....
como esta a temperatura ae?
e os milhos?? tem alguma foto pra mostrar como estao? ;)

coééé rambo... aqui ta em temp ambiente... de 20 a 30, com media entre 25 e 27...

ai estão as fotos galera...

essas são de ontem... levem em consideração q isso é de um lado do pote, o lado q apareceu o micelio...
IMG0245A.jpgIMG0256A.jpg

essas são de hj... 2 potes diferentes...
IMG0265A.jpgIMG0271A.jpg

qd fiz esses potes de milho, na esterilização na PP eu deixei agua dentro dos potes... essa agua meio q fez um caldo de milho embaixo do pote... acabou q virou uma poça de CL(!?)... vejam a seguir... acredito q o micelio vai subir dali contudo...
IMG0272A.jpgIMG0273A.jpg

olhem só... um copinho com bolo deu as graças !!! esse eu tinha percebido q a agulha num ia dar vazão, e injetei pelos cantinhos... olha no q deu...
IMG0277A.jpg

e meu teste de milho com café, vercimulita e karo deu nuvem...
IMG0259A.jpg

e uma graça q tinha feito com agar tb deu as caras... agar + agua + sustagem no microondas... deu micelio, e um mofo maldito tb, haha... acho q foi pq eu deixei ele esfriando sem tampar... as bolinhas são mofo...
IMG0283A.jpg abri, meti uma colher limpa com alcool e tirei os mofos... acho q fazendo isso posso ter infectado mais ainda... vou ver ate aonde esse micelio pode ir... e dependendo, faço outro agar e passo ele se for vitorioso...
IMG0284A.jpg

as fotos são de cel, então são fracas...

estamos em progresso galera !!!

saudações !!!

Saudações!
parece q os copos estao a mil maravilhas!
so to meio receoso com esse excesso d agua ai no fundo do C(mas na foto nem parece tao molhado assim)
é interessante o q fazem tipo colocar vermiculita no fundo, bem poco mesmo so para nao juntar líquido
q pira esses "mofos" asuehausheasuesa, sao mofos mesmo??
eu utilizo recipientes pequenos pra CL pq diminuem o risco de contaminação(comprei uns 2 q sao dahora, sao d plastico com tampa de rosca paguei 1 e poco cada no supermercado) já que eu nao vou ficar reutilizando a CL(colocando mais substrato) pq é muito grande o risco de contaminação já que nao tenho uma glove box decente

bom galera

meu cel deu pau no carregador... então estamos temporariamente sem fotos...

o micelio esta cada vez mais bonito... tomando conta dos potes de milho com calma... o unico copo com bolo q deu micelio esta cada vez mais forte... ja tomou metade do copo... acredito q no maximo em 5 dias estara tomado...

fiz mais 3 copos e inoculei com o b+ q recebi... vou tentar ajeitar meu cel, ou arranjar uma maquina pra tirar umas fotos amanha, pq amanha faz uma semana q inoculei...

saudações a todos

fala galera !!!

ai estão as fotos de hj... uma semana !!!

potes de milho...

primeiro, frente e verso...
IMG_0219.JPGIMG_0220.JPG

segundo, frente e verso...
IMG_0223.JPGIMG_0224.JPG

terceiro, frente e verso...
IMG_0225.JPGIMG_0227.JPG

esse é o copo com o bolo q inoculei pelos canto, e esta tomando td...
IMG_0228.JPG
veja como ele ja esta em mais da metade do copo
IMG_0230.JPG
olha q bonito !!!
IMG_0233.JPGIMG_0231.JPG

saudações tricolores a todos !!!

Cara, tá demais!

Mas... Como você irá fazer para retirar os bolos dos vidros ondulados? Ele vai amassar todo...

Bem, estão se desenvolvendo.

Mas em alguns copos parece que o micélio está com dificuldade em ocupar o milho que encostou no vidro. O que tem nessa área? Água?

Cara, tá demais!

Mas... Como você irá fazer para retirar os bolos dos vidros ondulados? Ele vai amassar todo...

vlw RainSpirit... os potes de milho vou fazer baldes... então vai ser td despedaçado mesmo... os bolos eu botei em copos q da pra tirar... se eu num conseguir faço baldes com eles tb... mas acho q não vou ter problemas...

Bem, estão se desenvolvendo.

Mas em alguns copos parece que o micélio está com dificuldade em ocupar o milho que encostou no vidro. O que tem nessa área? Água?

fala Ecuador !!! é agua sim... eles ficaram com mt agua, ate meio ensopado... erro de principiante... vai ter mt problema? acho q vai ser dificil o micelio tomar conta dali né?

saudações a todos

Se você for despedaçar no casing, então, não tem problema. Boa sorte!

Quanto à água, o Ecuador pode falar melhor. Mas eu acho que é um problema sim...

Se o micélio não cobrir aquela parte vai ficar uma área aberta para contaminantes.

Se já não estiver contaminado.

bom... então só o q posso fazer é torcer...

saudações

aeeeee, muito bemmmm!!!! ta indo d boasss, vai conseguir frutificar antes d mim ate =D

Back