Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira Tentativa de Cultivo - Strain Cuba

Diário de cultivo completo.
Fala galera cogumélica !!! Peço permissão pro meu primeiro tópico. Estou estudando faz meses em vosso fórum... colhendo informações e escolhendo as Teks mais tranquilas em custo-beneficio pra mim... li muitos relatos e estou pronto pra luta... pois bem... tenho um carimbo Cuba chegando por esses dias... como devem saber, terá um show do Paul Mccartney no Rio de janeiro dia 22 de maio... e gostaria q minha estreia fosse lá... se os mushs deixarem !!! então vamos lá...

hj fui a caça, e dentro das minhas questões capitais consegui:

200 g de vermiculita
100 g de Agar Agar em pó
500 g de arroz integral sem casca (so depois vi q era melhor com casca)
250 g de semente de linhaça
3 seringas de 10 ml e de 4 ml
1 rolim de fita microporo
argila expandida
fibra de coco

aqui já tenho milho de pipoca, karo, copos grandes, e vasilhas grandes e pequenas, microondas, panela de pressão, durex, papel pvc, papel aluminio, alcool, anti bactericida, anti germicida, baldes

farei testes e testes; usando sempre agua mineral fervida...

com toda a assepsia mestre, e td previamente esterilizado pretendo usar uma boa parte do carimbo pra fazer 2 seringas pequenas, e uma grande bem esporuladas... deixarei elas envoltas em papel aluminio 24 horas na geladeira num tupperware limpo com desinfetante e alcool dentro de um saco preto de lixo...

no dia seguinte é hora da panela de pressão entrar em ação com milhos pre cozidos / bolos composto de vermiculita + arroz integral pre cozido + linhaça nos copos e vasilhas grandes tampados em papel aluminio com 2 furicolos... e no microondas vou fazer o agar na base karo + caldo de batata e botar nas vasilhas pequenas... assim sendo vou inocular td com as seringas... imagino uns 10 copos ou vasilhas grandes, 5 com milhos e 5 com bolos, e 3 vasilhas pequenas com agar... penso em botar karo em um pote de milho, e um de bolo pra ver o q acontece...

como aqui onde moro ta fazendo de 18(noite) a 32(calor de meio dia), acredito q so preciso deixa-los guardados em humidade relativa e no escuro q td vai rolar tranquilo... nesse tempo de colonização q acredito de 1 a 3 semanas... vou tentar desenrolar um isopor, e bomba de aquario prum terrário classicão, brincando de casing, mas num sei se vai ter verba...

de certo vou deixar bolos na Tek da garrafa PET, chaozinho de argila expandida com agua e agua oxigenada e o bolo numa caminha de vermiculita humida... troca de gas subindo e descendo a tampa da garrafa manualmente... e também vou fazer baldes com substrato de fibra de coco cortadinha + pó de ostra + arroz integral + linhaça misturada ao milho spwan, e uma camadinha bonita de vermiculita com fibra de coco por cima... furos com microporos nos lados do balde, e um sistema de troca de gazes manual com um saco plastico na tampa como o da PET... vale uma cama de vermiculita + fibra de coco tb em baixo pra melhorar a humidade? ou não faz sentido?

nos dois casos vou aproveitar o outono, a temperatura natural da minha area, e a luz solar pra guiar meus pequenos mushs nessa luta...

o agar vou deixar guardado pra qd tiver condições pra uma incubadora e um terrário bem feitos... e assim q tiver uma colheita vou clonar em CL na Tek da mamadeira... e continuar a usar a natureza enquanto der por aqui...

o q acham? vou começar bem minha empreitada? sera q td se faz ate o show do Paul dia 22 de maio? deixo com a mãe natureza e com os proprios mushs... meu carimbo deve chegar essa semana com certeza... então até o fds devo estar postando novidades com fotos... a num ser q aconteça algo com meus esporos a caminho...

saudações
 
tenho um carimbo Cuba chegando por esses dias...

Depois que li tudo voltei aqui e pensei esse é o cara que vê um copo vazio e diz que tá cheio do mais puro ar.
Vou torcer por você, e torcer para o carimbo chegar e ser do tamanho que dê para realizar todo seu sonho.



como devem saber, terá um show do Paul Mccartney no Rio de janeiro dia 22 de maio... e gostaria q minha estreia fosse lá... se os mushs deixarem !!! então vamos lá...

É possível, porém usando tek simples, pra não inserir muitas icógnitas na equação.

hj fui a caça, e dentro das minhas questões capitais consegui:

200 g de vermiculita
100 g de Agar Agar em pó
500 g de arroz integral sem casca (so depois vi q era melhor com casca)
250 g de semente de linhaça
3 seringas de 10 ml e de 4 ml
1 rolim de fita microporo
argila expandida
fibra de coco

aqui já tenho milho de pipoca, karo, copos grandes, e vasilhas grandes e pequenas, microondas, panela de pressão, durex, papel pvc, papel aluminio, alcool, anti bactericida, anti germicida, baldes

farei testes e testes; usando sempre agua mineral fervida...

Você devia ter feito esse post antes de ir as compras, porque aí eu diria, basta milho de pipoca e um balde para ter cogumelos para o show, depois para continuar a pesquisa, poderia investir nesse material.

com toda a assepsia mestre, e td previamente esterilizado pretendo usar uma boa parte do carimbo pra fazer 2 seringas pequenas, e uma grande bem esporuladas... deixarei elas envoltas em papel aluminio 24 horas na geladeira num tupperware limpo com desinfetante e alcool dentro de um saco preto de lixo...

Raspe somente os esporos que irá usar para esse cultivo inicial, melhor ter os esporos secos no carimbo, do que hidratados na seringa, porque o prazo de validade é maior.

n
o dia seguinte é hora da panela de pressão entrar em ação com milhos pre cozidos / bolos composto de vermiculita + arroz integral pre cozido + linhaça nos copos e vasilhas grandes tampados em papel aluminio com 2 furicolos...

Opa para por aqui, tá bom pra começar, se der certo você estará animado para fazer novamente, se der errado terá esporos para outra tentativa e não perdeu tudo (esporos e material) de uma só vez.

e no microondas vou fazer o agar na base karo + caldo de batata e botar nas vasilhas pequenas... assim sendo vou inocular td com as seringas... imagino uns 10 copos ou vasilhas grandes, 5 com milhos e 5 com bolos, e 3 vasilhas pequenas com agar...

depois....

penso em botar karo em um pote de milho, e um de bolo pra ver o q acontece...

Vai caramelizar na esterilização.

como aqui onde moro ta fazendo de 18(noite) a 32(calor de meio dia), acredito q so preciso deixa-los guardados em humidade relativa e no escuro q td vai rolar tranquilo... nesse tempo de colonização q acredito de 1 a 3 semanas... vou tentar desenrolar um isopor, e bomba de aquario prum terrário classicão, brincando de casing, mas num sei se vai ter verba...

a natureza está ajudando, mesmo.

de certo vou deixar bolos na Tek da garrafa PET, chaozinho de argila expandida com agua e agua oxigenada e o bolo numa caminha de vermiculita humida... troca de gas subindo e descendo a tampa da garrafa manualmente...

São tek simples que podem dar certo sim.

e também vou fazer baldes com substrato de fibra de coco cortadinha + pó de ostra + arroz integral + linhaça misturada ao milho spwan, e uma camadinha bonita de vermiculita com fibra de coco por cima... furos com microporos nos lados do balde, e um sistema de troca de gazes manual com um saco plastico na tampa como o da PET... vale uma cama de vermiculita + fibra de coco tb em baixo pra melhorar a humidade? ou não faz sentido?

Sem sentido., no que está em negrito. Depois que o milho colonizou, vai misturar arroz e linhaça ? Então tem que colonizar novamente, senão contamina.

nos dois casos vou aproveitar o outono, a temperatura natural da minha area, e a luz solar pra guiar meus pequenos mushs nessa luta...

Bota a cadeira de balanço na varanda, pega a viola e curte o por do sol.

o agar vou deixar guardado pra qd tiver condições pra uma incubadora e um terrário bem feitos

Deixa pra depois mesmo, agora o que interessa são os cogus pro show, pé no chão.

... e assim q tiver uma colheita vou clonar em CL na Tek da mamadeira... e continuar a usar a natureza enquanto der por aqui...

Vixe, tá levantando voo novamente, volta aqui camarada.

o q acham? vou começar bem minha empreitada? sera q td se faz ate o show do Paul dia 22 de maio? deixo com a mãe natureza e com os proprios mushs... meu carimbo deve chegar essa semana com certeza... então até o fds devo estar postando novidades com fotos... a num ser q aconteça algo com meus esporos a caminho...

saudações

Acho que dará tudo certo, desde que sua carta tenha chegado, o carimbo enviado, o carteiro entregue e você faça tudo com calma.
Porém eu vou torcer por você e ajudar no que precisar, pois os sonhadores têem o meu apoio.
Eu comecei assim como você, cheio de energia e deu certo.
Boa sorte !!!

Se trocar o nick para rockfla eu mando mais energia.
 
vale uma cama de vermiculita + fibra de coco tb em baixo pra melhorar a humidade? ou não faz sentido?

Pelo que eu lí, é opcional.
Pode ser usada tanto para fornecer umidade quanto para escoa-la, mas deve estar muito bem esterelizada, pois pode emergir uma contaminação que, quando você perceber que ela está lá, já será tarde demais.

E muito boa sorte, já começou bem!
 
rockflu, voce ja esta bem assessorado pelo mestre Mauricio Olho de Coco Furado"! :D

Estou aqui acompanhando e torcendo!

Sucesso e paz!
 
vai começar mto bem heim!!
cuidado ai q cao q ladra nao morde!!
mas espero q vc morda muitos cogus!!!
maos a obra e vai na fé!
 
Mestre Mauricio !!! desenvolveu todas as minhas duvidas indiretas e erros frontais de forma pontual !!! senti até o peso da responsabilidade de um resultado no mínimo digno... então ta certo... uma coisa de cada vez... meu carimbo vai chegar pq eu sei q chegou la, e q a volta é por esses dias... e se eu tava sonhando e voando alto, então comecei bem !!! :) nunca imaginei ver um beatle, só se ganhasse na megasena e fosse "pros istrangeiro"... ai me vem o Paul em são paulo... fui contra td e todos, sem cash, num corsa 97, mais de 400 km com minha mulher e um amigo... pegamos 4 horas de chuva intensa na fila, escrito no muro área de inundação... fiquei na ultima fileira da ultima arquibancada lá longe de frente pro palco... q belo show !!! agora vc me diz, imagina eu aqui na minha terrinha maravilhosa, vendo ele pela segunda vez(inacreditável) e estreiando minha parceria com os pequenos... como não !? pra isso vou batalhar quinta de manhã por um ingresso disputado, torcer pra não rejeitarem meu pedido e então os mushs vão se recriar aqui em Pepper's Land !!!

Saudações Tricolores Mauricio "olho q td vê" !!!

Giuliano, vlw brothar !!! então nem vou usar...

Tamo junto Lupelius !!!

Rambo... suas frases sempre são conselhos... "Live for nothing or die for something, Your call" "Da b Da"

Saudações a todos !!!

And in the End... The Love ou Take, is equal to the Love ou Make !!!

We All Live in a Yellow Submarine... All We Need is Love !!!
 
O carimbo chegou !!! Ooooo o carimbo chegoooou... o carimbo chegoooooooou Oooooooooo...

hj a noite preparo as seringas...

vou fazer uma de 10 ml e uma de 4 ml. 1/4 do carimbo ? 1/3 já é mt ?

vou fazer td na cozinha, deixarei uma panela fervendo um tempo... limparei 2 copos, uma vasilha de tupperware com tampa e uma faquinha com detergente e agua corrente... limparei os braços e mãos com protex... desligarei o fogo da agua... passarei um pano com alcool nas mão, nos copos e na faquinha...

como as seringas estão seladas, vou dar um "banho maria" rápido no microondas com elas, a faquinha e um copo, ai pegarei um pouco da agua q tava fervendo com o outro copo e botarei no microondas... vou fechar a porta e deixar esfriar um pouco... vou utiliza-lo como uma espécie de GB... abro a porta do micro, passo denovo o pano com alcool nas mãos... pego meu carimbo no saquinho e boto dentro do mircoondas... em movimentos ninjas abro meu saco, e o aluminio, raspo a quantidade de esporos no copo vazio com a faquinha, guardo o aluminio e fecho o saquinho... pego uma seringa, encho ela com agua do copo cheio, o mesmo com a outra... jogo a agua das 2 no copo com os esporos... com a maior eu sugo e jogo umas 3 vezes, e encho ela... com a menor eu misturo mais 1 vez e encho... tiro o ar de dentro das 2... passo o paninho com alcool nelas, na vasilha de tupperware e na tampa dela... vou guardar as seringas na vasilha, fechar, botar num sacão preto e deixar na geladeira até amanha... ufa !!!

como eu guardo na moral meu carimbo depois?... tem como dar uma selada? faquinha quente será? ferro de passar roupa e jornal?

vlw Galera !!! Saudações de Pepper's Land para todos !!!

All We Need is LOVE !!!
 
Eu acho os fornos em geral todos sujos, principalmente meu microondas, hehe, mesmo limpando bem acho arriscado
Se você:
- esterelizar bem uma superfície lisa;
- usar máscara, touca e luvas;
- fechar todas correntes de ar;
- manter a umidade do ambiente baixa (sem panela de presão ligada ou logo após fechar as janelas);
- puxar a água e os esporos com a seringa sem agulha, deixando a agulha tampada dentro do saquinho da seringa, usando-a para fechar a seringa depois de sugar o líquido e
- alguns dias antes verificar se não há nada embolorado em tua casa e, se tiver, manejar até o lixo com extremo cuidado para evitar esporulação,
você passa nesta fase om ranking "A", a não ser que você more no mato, ou em algum lugar que tenha muitas arvores por perto, aí é melhor usar o forno quente para evitar que caia algum esporo no copo (ar quente sobe, evitando que o ar desça, o que depositaria esporos indesejáveis no copo).
Se a seringa está lacrada, não precisa esterelizar.
Já como guardar os esporos não utilizados, aí já não sei, em... Tua téquina me parece boa, mas se o ziplock com os esporos estiver colado ou derretido, você terá que usar um novo, ou derreter esse com cuidado. Faça um teste antes se for fazer isto.
 
Fala Giuliano !!!

Aqui em Pepper's Land é mato, e é arvore... um vestígio do q um dia ja foi a mata atlantica... pé dum morrinho verde, e o q num falta aqui é plantas, arvores, insetos, lagartos, gambas, passaros, aracnideos, morcegos, corujas, sinfonia de grilos, cigarras, sapos e maritacas... de vez em qd dou até de cara com alguns chapeletas em arvores e troncos... mas aqui dentro do submarino num tem nada mofadão não...

mas eu fecho td direitinho aqui, acabo com as correntes de ar(agua no meu caso submerso)... dou uma limpada, desinfetada... num tenho luva e nem mascara... posso improvisar touca e mascara... vou tentar agir com assepsia... nem vou mexer nas seringas então... a questão da agulha eu tinha pensado, vlw por mencionar...

meu ziplock ta assim "fundido" mas bem em cima, da pra fazer denovo em baixo... por isso tive a idéia... vou tentar umas das tentativas q pensei mesmo... vou fazer o teste antes, bem pensado !!!

saudações !!!
 
será o destino do meu próximo capital disponivel !!!

vlw mauricio

saudações
 
bom... as seringas foram feitas... desde esporos eles ja foram acostumados com beatles ao longo do processo... fiz td com muito carinho e amor... so assim pra combater a falta de estrutura, tempo e capital...

vou encarar como um experimento de peito aberto... embora acredito q fiz td como manda o figurino com o q tinha em mãos... nunca vou ter certeza se algo deu errado... so se der de cara com a contaminação... de qualquer forma usei 1/4 do carimbo... terei mais chances...

pra proxima tentativa ja terei mais condições... enquanto num tiver uma GB, uma incubadora e um terrario eu num tento denovo... esse é um caso especial, e vale essa tentativa mais in loca...

vlw galera

agora é mandar energias ate amanha... minhas seringas estão na geladeira... e de manha entro em guerra pelo meu ingresso no show... a saga continua...

Sit beside a mountain stream, see her waters rise. Listen to the pretty sound of music as she flies. Find me in my field of grass. Mother Nature's son.
 
Pedido de ingresso realizado !!! so falta a confirmação deles !!! mais um passo rumo ao extase musical !!!

de tardinha vou esterelizar em PP o milho pre-cozido, e uns bolinhos... preparar uns copos...

de noite vou injetar vida nos copos... e deixar guardadinho pra alquimia cosmica fazer seu trabalho... pra bem ou pra mal !!!

so vou mexer neles pra ver algo depois de 5 dias, pra conferir contaminações... vou olhar bem pouco, pra deixar a surpresa falar mais alto q a intuição...

agora é botar os mestres besouros pra tocar, e contar qts vezes o sol sobe e desce no céu até q meus amigos pre-primordiais estejam 100% colonizados... branquinhos com certeza !!!

e ai é aniversário !!!

They say it's your birthday... We're gonna have a good time...
I'm glad it's your birthday... Happy birthday to you Bridge...
Yes, We're going to a party, party... We're going to a party, party...


saudações
 
é isso ae!! vamo q vamo!
tb to pensando em fazer uma globe box decente, a minha eu usei pra operação "tira tumor" e to com medo de usar ela (de nao esterelizar direito) asehuahse
com toda certeza seus bolos vao ficar melhores q os meus!
acho q estou mais aprendendo a cultivar do q cultivando em si
esses esporo q os kra fornece sao tdo guerrero!
daki uma semana entao veremos muitos fungos avançando em linhas desconhecidas mas já pré bombardeadas por mto carinho e uma panela de pressao! estou no aguardo
good vibes!
 
vlw Rambo... é isso ai... estamos aqui pra isso... aprender e evoluir nessa arte...

ai veterenos... ou quem puder ajudar...

qd eu fiz minha seringas... sobrou um pouco de agua de esporos ainda... então eu botei mais um pouco de agua e puxei com outra seringa pequena... apenas por controle...

deixei ela nas mesmas condições q as outras mas em sacos separados... abri agora pra ver a situação, afinal esse é o objetivo dela... e os esporos estavam sentados na seringa... e agora? existe forma de solta-los? provavelmente os outros estão assim tb... tinha lido pra sugar uma gota de detergente antes q melhorava... seria valido esse metodo? e o meu q ja deve estar grudado?

os esporos sentados num vão fazer mt diferença, ou vão? faço as aplicações normalmente, e depois sugo mais agua previamente fervida pra tentar pegar mais?

o q me dizem os mais sabios ?

saudações
 
bom... comigo tb grudou um pouco eu fiz o seguinte, chacoalhei ela ateh desgrudar quase tdo; o resto nao sei, nao reparei, acho q quando eu dexei ela repousando virada pro outro lado acho q acabou desgrudando
eu curto deixar os esporos diluidos em um potinho a parte so com o furo fechado com micropore para enfiar a agulha, mas tb acaba grudando no fundo do potinho, mas nao eskenta muito a cabeça com isso nao
eu tb li isso ai do detergente mas nem eskentei a cabeça
na minha opiniao basta so dar uma boa chacoalhada orgasmatica e virar ela pro outro lado, mesmo q nao desgrude tdo ainda sobra mtos esporos na agua ^^
 
Só chacoalhar mesmo, é natural ficar assim! hehehe e não acho valido isso do detergente!
 
vlw Rambo e Faerie !!!

vou tentar a tecnica do "chacoalhar orgasticamente"

acabou q ficou pra amanha a montagem dos copos...

saudações !!!
 
e ai rapeize !!!

nervosa calmaria !!!

após selecionar, limpar, lavar, cozinhar, lavar denovo, botar nos potes e levar pra PP...

depois de 1h e 20min de panela de pressão...

mais algumas horas esfriando...

incoulei os potes de milho, dividi uma seringa de 4ml para os 3 !!!

ai estão as crianças com principio de reinado fungi !!!

IMG0195A.jpg IMG0196A.jpg IMG0197A.jpg IMG0198A.jpg IMG0199A.jpg IMG0201A.jpg




fiz uns testes com microondas tb... qd vi os milhos q eu cozinhei e lavei... eram mts... então eu botei em duas vasilhinhas, botei agua mineral, karo e "cozinhei" no micro em 5 passes de 3 minutos... tirei a agua sobressalente e deixei esfriar... um eu tampei... o outro botei uma pitada de café, e um pouco de vermiculita não esterelizada... quero ver em qt tempo contamina um em relação ao outro, e esses em relação aos outros de melhor assepsia... nesses dois eu usei uma seringa q foi a sobra do copo de esporos, essa está servindo de experimento desde o principio...

ai estão as fotos... esquerda so com um pouco de karo, e direita com vermiculita e cafe...

IMG0204A.jpg IMG0205A.jpg IMG0206A.jpg

karo, quase num da pra ver !!!

IMG0203A.jpg

vermiculita e café, esse num da pra ver nada!!!

IMG0202A.jpg

obs: as fotos são de cel, então não são mt boas...


todos eles foram ensacados de azul lixão, e postos num canto com uma variação de temperatura boa q eu ja vinha medindo com um termometro dia e noite...




agora os copos com os bolos de vermiculita, arroz integral inteiro, e selo de vermiculita foram 1h e 20min na PP tb... estão esfriando... mais tarde vou inocular eles com a minha seringa de 10ml... vou botar cerca 1,5ml pra cada copo... são 5 copinhos pequenos... com a sobra vou fazer 2 CL, estas ja estão na geladeira dando uma acalmada molecular... uma com agua e karo fervida... e outra com o caldo do milho fervido e karo...

mais tarde volto com mais fotos...

saudações !!! :)
 
aeeei galera...

copos e CL inoculados... tive uma surpresa... minha seringa era de 20ml !!! ainda tenho 8/9ml pra outra tentativa(vou "tindalizar" uns milhos q sobraram).

ai estão, algo ocorreu qd esfriaram... ficou um branco nas bordas... alguém sabe o q foi? durex? algo q estava na panela? pq num chegou dentro do copo... bom, ai vão as fotos...

copos
IMG0207A.jpg IMG0208A.jpg IMG0209A.jpg IMG0211A.jpg IMG0212A.jpg IMG0213A.jpg IMG0214A.jpg IMG0215A.jpg

CLs
IMG0217A.jpg

agua e karo
IMG0226A.jpg

caldo de milho e karo
IMG0222A.jpg

foram ensacados e guaradados tb... agora é esperar a colonização !!! daqui a uma semana eu vejo eles... ate la devo preparar os outros milhos e posto aqui tb...

saudações a todos

All We Need is Love !!!
 
Back
Top