Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Shimeji)

Diário de cultivo completo.
Também não entendi como os basidiocarpos (cogumelos) de P.cubensis consumiriam lignocelulose, já que são nutridos pela rede micelial.

E pelo que li lignocelulose é um composto de outros materiais, como celulose, hemicelulose e pectina, ligados ou não entre si.

Tem razão Ecuador ouve um erro meu de expressão foi uma maneira grotesca de explicar:roflmao:

ja que as Hifas que secretam enzimas capazes de quebrar esses compostos. Os nutrientes são carregados por estruturas tubulares ligadas aos Basidiocarpos "parecendo raízes".
No final das contas estava tentando falar que tais compostos servem para nutrir os Basidiocarpos so não expliquei a forma que seria este processo:D

Desculpe-me pelo mal entendido :atrapalhado:


@Ecuador em relação ao que citei sobre a adoração por esterco não me referi ao conceito ou razão cientifica da coisa e sim por este ser "um dos motivos" para usarmos como bulk ao contrario do que muitos dizem essa camada de cobertura é nutritiva para o fungo.

A questa do fungo habitar o esterco é relativo a adaptação que o fungo desenvolveu durante os tempos
tem ate um post interessante em 2003 do "SixTango" la no shroomery a respeito

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/1356168
 
Última edição:
@Arcturus Você já cultivou comestíveis ? coloca umas fotos e umas dicas de como vc montou... substrato e etc q vc usou... seria legal umas dicas assim agora, com foto e passo a passo. valeu abraços
 
@Arcturus Você já cultivou comestíveis ? coloca umas fotos e umas dicas de como vc montou... substrato e etc q vc usou... seria legal umas dicas assim agora, com foto e passo a passo. valeu abraços
Cara Faz muitos anos que cultivei comestíveis perdi as fotos no HD do pc velho. :(

O preparo do substrato não fiz nada sofisticado porem segui aquilo que ja é comprovado dar certo pra não ficar perdendo tempo e dinheiro:
http://www.cogumelohobby.com/serragem preparacao.htm

Gosto de cultivar o ostra dourado pois ele frutifica mais fácil em temperaturas mais altas em comparação ao Shimeji.
Costumo usar bags e cultura liquida para inocular pois coloniza mais rápido
O Terraio é uma caixa térmica
Oxigenação faço com um compressor com duas saídas acopladas a Mangueira porosa (cortina de ar) submersas na agua do fundo do terrário coberto por uma camada de perlita
O ar é filtrado por mascaras flexíveis N95
A temperatura tenho um termostato digital para controlar a temperatura do ar (quando usava outros métodos como serpentina com água gelada causava muitos abortos por conta das quedas bruscas de umidade condensada na serpentina)
Para regar eu faço quatro furos um em cada lateral cobertos por micropore ou perlon pra poder regar sem abrir a tampa do terrárioque so abro na hora da rega evitando variações bruscas
Para assepsia do terrário eu uso um pequeno ozonizador

Infelizmente no momento não estou podendo cultivar nada porque estou com criança recém nascida por aqui e pelo visto num vou nem tão cedo.

Vai na fé irmão!
 
E ai como anda as coisas?

Eu não gostei de usar Cultura Liquida pros comestíveis, a CL foi aplicada a uns dias tanto no milho quanto no PFTEK, o pftek apareceu sinal bem pqno e bem lento e no milho nada ainda... Com ctza a melhor maneira é cortando a placa em vários ''spots'' e jogando o pda colonizado nos grãos... que daqui pra frente vou fazer apenas assim

Como foi preparada esta cultura liquida?, Muito estranho, conte mais sobre essa cultura liquida para saberemos as proporções, forma de preparo, quantos dias passou em repouso, se vc sugou o micélio para a seringa ou so agua...

Seu micélio do milho esta estranho compare ai: https://teonanacatl.org/attachments/dsc07258-jpg.51122/

Cultivado por @MicoBiotech:
https://teonanacatl.org/threads/produção-caseira-low-cost-de-pleurotus-ostreatus.9093/
 
Última edição:
E ai como anda as coisas?



Como foi preparada esta cultura liquida?, Muito estranho, conte mais sobre essa cultura liquida para saberemos as proporções, forma de preparo, quantos dias passou em repouso, se vc sugou o micélio para a seringa ou so agua...

Seu micélio do milho esta estranho compare ai: https://teonanacatl.org/attachments/dsc07258-jpg.51122/

Cultivado por @MicoBiotech:
https://teonanacatl.org/threads/produção-caseira-low-cost-de-pleurotus-ostreatus.9093/

A cultura liquida foi preparada da mesma maneira dos cubensis, 250 ml de agua e 5g de dextrose, e é claro que puxei o micélio da cl, está com sinal sim, mas bem lento vou eixar na incubadora... vc ja cultivou mesmo Pleurotus ? mais uma vez... o modo de cultivo q estou fazendo, é produzir "semente", e a semente vai ser transferida pro substrato, que nesse substrato terá os componentes necessário para frutificação. Eu ja postei ai pra cima, eu usei um pote de ''semente'' colonizado e misturei no substrato feito com palha, pó de coco e pó de madeira, com calcário.... no momento a colonização está indo bem, pelo q eu observei e já imaginava, pois já tinha dito isso, a palha está sendo colonizada mais rápido e mais bonito.. e o pó de coco bem de vagar... Ou seja resumindo, O @MicoBiotech cortou o PDA e jogou direto no substrato de FRUTIFICAÇÃO, e o meu o PDA foi cortado e jogado no milho pra fazer SEMENTES.. essas sementes agora serão jogadas no substrato... coloquei até um video ai em cima de produção de Pleurotus em q mostra o cara jogando a semente por cima da PALHA, APENAS PALHA, e colocando nos sacos... A, e pra constar, o cheiro desse micélio está delicioso, cheiro de Shimeji fresco. Caso vc continue com duvidas a respeito da palha e etc
o livro é de 2004, eu estou com um livro mais recente, em que nao tem apenas 16 tipos de capim, e sim mais de 50.. estava tentando procurar mas nao lembro a página, qualquer coisa se encontrar de novo eu tiro foto e coloco.
CAM00678.jpg Nesse livor é citada apenas esses meios de substrato, mas no livro q adquiri recentemente tem mais de 50 opções...
CAM00680.jpg E aqui alguns dos cogumelos que são possíveis cultivar nessa metodologia...
 
Ja cultivei o ostra dourado e não shimeji, estou acostumado a ver o micélio do shimeji branco e denso por isso citei ser estranho.

A cultura liquida foi preparada da mesma maneira dos cubensis, 250 ml de agua e 5g de dextrose, e é claro que puxei o micélio da cl, está com sinal sim, mas bem lento vou eixar na incubadora... vc ja cultivou mesmo Pleurotus ? mais uma vez... o modo de cultivo q estou fazendo, é produzir "semente", e a semente vai ser transferida pro substrato, que nesse substrato terá os componentes necessário para frutificação. Eu ja postei ai pra cima, eu usei um pote de ''semente'' colonizado e misturei no substrato feito com palha, pó de coco e pó de madeira, com calcário.... no momento a colonização está indo bem, pelo q eu observei e já imaginava, pois já tinha dito isso, a palha está sendo colonizada mais rápido e mais bonito.. e o pó de coco bem de vagar... Ou seja resumindo, O @MicoBiotech cortou o PDA e jogou direto no substrato de FRUTIFICAÇÃO, e o meu o PDA foi cortado e jogado no milho pra fazer SEMENTES.. essas sementes agora serão jogadas no substrato... coloquei até um video ai em cima de produção de Pleurotus em q mostra o cara jogando a semente por cima da PALHA, APENAS PALHA, e colocando nos sacos... A, e pra constar, o cheiro desse micélio está delicioso, cheiro de Shimeji fresco. Caso vc continue com duvidas a respeito da palha e etc
o livro é de 2004, eu estou com um livro mais recente, em que nao tem apenas 16 tipos de capim, e sim mais de 50.. estava tentando procurar mas nao lembro a página, qualquer coisa se encontrar de novo eu tiro foto e coloco.
View attachment 65490 Nesse livor é citada apenas esses meios de substrato, mas no livro q adquiri recentemente tem mais de 50 opções...
View attachment 65492 E aqui alguns dos cogumelos que são possíveis cultivar nessa metodologia...

não entendi a sua reação cara mais desculpa ai qualquer coisa

Ta bom mas não se irrite :roflmao:

Caso vc continue com duvidas a respeito da palha e etc
:oque:
 
micologia amadora ah? nem tanto! são nesses experimentos que podem surgir novas propostas de substrato ou acréscimos para o tradicional BDA.
 
Muito bacana!! É isso ai, quem acredita sempre alcança. ;)
 
Caso alguém tenha interesse em cultivar Shimeji e Hiratake, aqui vai umas dicas de substratos em Palha, que já foram testados e aprovados.
a foto vai com a tabela nutricional toda :)
DSC05146.JPG DSC05147.JPG
A palçha de grama ficou fora da foto, aqui vai a tabela dela
Palha de Grama:
Matéria Seca 85%
Fibra 35%
Proteína 4.5%
Extrato não nitrogenado 37,8%
Fósforo --
Nitrogênio 0,72

O próximo teste será feito com Palha de grama, que tenho bastante acesso aqui :D
Caso alguem queira uma dica de livro bom, esse é ótimo ensinando sobre o cultivo em Gramineas/palhas: Produção de Cogumelos Por meio de Teclonogia Chinesa Modificada... Produzido pela Embrapa em 2004 !
Espero que ajude os interessados.
 
Última edição:
Até parece que o micélio estava precisando da alta relação C/N, agora ele esta tomando outra forma :)

Vai preparando o caldeirão ai pra fazer o rango :D
 
Boa tarde Arcturus, vc está se referindo ao do copo ou dos sacos ? e pq acha isso ? Relação C/N seria Celulose e Nitrogênio ? Valeu :D
Aos sacos, o micelio está ficando denso.
Trabalhos com Fungos decompositores e a facilidade de decomposição dos materiais utilizados como substrato depende da relação carbono/nitrogênio, isto significa uma referencia para contabilizar a proporção do carbono contida no material em relação ao nitrogênio.
Talvez o seu livro não seja tão especifico e não entre em muitos detalhes científicos. Mas pelo que eu li as pesquisas falam que a relação C/N influencia na produção mais não sei até que ponto.
Para cada especie existe uma relação C/N ideal.
 
Aos sacos, o micelio está ficando denso.
Trabalhos com Fungos decompositores e a facilidade de decomposição dos materiais utilizados como substrato depende da relação carbono/nitrogênio, isto significa uma referencia para contabilizar a proporção do carbono contida no material em relação ao nitrogênio.
Talvez o seu livro não seja tão especifico e não entre em muitos detalhes científicos. Mas pelo que eu li as pesquisas falam que a relação C/N influencia na produção mais não sei até que ponto.
Para cada especie existe uma relação C/N ideal.
Eu acho que ele está denso assim pela quantidade de semente que foi usada, a parte que está sendo colonizada com apenas 1 semente não está denso assim... ao invés de usar 10% de semente eu devo ter usado mais de 50%... e sobre essa relação C/N, oq vc tem lido e quando vc cultivou, como vc controlou esse parâmetro ? Vamos ver oque vai virar e como vai frutificar :) e sobre o livro, essa tabela q eu fotografei é dass primeira oaginas, ainda falta umas 190 paginas pra terminar o livro, talvez cite algo dessa relação c/n
 
Última edição:
e sobre essa relação C/N, oq vc tem lido e quando vc cultivou, como vc controlou esse parâmetro ?
Existe tabelas de referencia na internet, mais então como eu disse não sei até que ponto isso interfere sei que o ideal aumenta a produtividade porem não acredito que chegue a prejudicar como por exemplo o cultivo de Pleurotus em borra de café cuja relação é muito estreita.

Este assunto é interessante mas não a de que se preocupar ou ficar na paranoia:D deixe quieto provavelmente você encontrara no livro.

No final das contas o que vale é barriga cheia:D
 
Que beleza de trabalho, mano @cubensisdedread ! Tem sido uma grande fonte de ensinamentos para todos nós, aula após aula! Também acalento o objetivo de montar um laboratório profissional para produção de sementes, inicialmente, e mais adiante instalações ideais para frutificação, secagem, embalagem e tal. Isso tudo me fascina. Grato por compartilhar conosco! :homenvelho
 
Back
Top