Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Shimeji)

Diário de cultivo completo.
empreitada de primeira, sem contar o trabalho que dá os comestíveis, quando trabalhei com o pleurotus (cajú) tentei com o jornal, nao tive sucesso, no inverno vou tentar de novo.
 
Maravilha Tupy, estou ansioso para ver oq vai acontecer hehe. Hoje ja tem sinal de micélio passando do BDA pro pó de coco. O terrário já está preparado com umidificador e as garrafas pra colocar gelo, assim vou poder manter na temperatura ideal, já q aqui está fazendo 32°c fora do terrário. Estou usando Agar comestível, mas da pra aprender bem com eles, logo chega um PDA da himedia ai vai da pra aprender mais. vou providenciar umas palhas tbm, nem q seja de milho. Quero seguir fundo com os estudos de shimeji e depois shitake.
 
Maravilha Tupy, estou ansioso para ver oq vai acontecer hehe. Hoje ja tem sinal de micélio passando do BDA pro pó de coco. O terrário já está preparado com umidificador e as garrafas pra colocar gelo, assim vou poder manter na temperatura ideal, já q aqui está fazendo 32°c fora do terrário. Estou usando Agar comestível, mas da pra aprender bem com eles, logo chega um PDA da himedia ai vai da pra aprender mais. vou providenciar umas palhas tbm, nem q seja de milho. Quero seguir fundo com os estudos de shimeji e depois shitake.

material de ponta, se puder vai em frente, vai ter uma boa culinária a mesa, grande medicina os comestíveis.
 
Tentei postar umas fotos pra atualizar, mas como está dando erro vou deixar o link do time-lapse.

Peguei um pote de BDA colonizado com Pleurotus, cortei em varios pedaços com bisturi esterilizado, e coloquei varios pedaços em cada pote de milho colonizado, dps disso chacoalhei bem e coloquei na incubadora.

Amanha se der pra postar fotos, vou postar do pote de BDA q estava bem bonito :D

Dá pra observar q meu BDA ficou meio grosso, mas logo eu aprendo a fazer do tamanho certo, só sei q alimento pro fungo não falta.

**VIDEO REMOVIDO DO YOUTUBE**
 
Última edição por um moderador:
A frutificação de Shimeji é bem mais complicada do que o ostra dourado tem que ficar atento na temperatura.
O shimeji é um decompositor de madeira com alta relação C/N por isso é aconselhavel usar spawn para colonizar madeira.
Good vibes!
 
O cultivo será feito em palhas, pelo q tenho estudado na tecnologia chinesa modificada Jun Cao, usando a semente p/ inocular a palha pasteurizada é a melhor maneira. claro q tem todo um preparo :). Obrigado
 
Depois tenta fazer um experimento: faz uma cultura liquida e aplica em bolos PFtek contento vermiculita ou fibras de coco, pó de serragem, um pouco farelo de arroz integral (algo em torno de 5% da mistura) e água. O substrato tem que ser ser menos úmido do que o do cubensis pra simular o habitat natural como a madeira que não absorve muita água.

No que diz a literatura meios muito nutritivo inibe a formação dos Basidiocarpos tendo em vista que o mesmo consome principalmente lignocelulose encontrada na madeira. O meio nutritivo tem por finalidade nutrir o estado vegetativo (spawn) mas de qualquer forma é aconselhável ter madeira.

Fica ai a dica pra o pessoal que acompanha o topico
 
Última edição:
Depois tenta fazer um experimento: faz uma cultura liquida e aplica em bolos PFtek contento vermiculita ou fibras de coco, pó de serragem, um pouco farelo de arroz integral (algo em torno de 5% da mistura) e água. O substrato tem que ser ser menos úmido do que o do cubensis pra simular o habitat natural como a madeira que não absorve muita água.

No que diz a literatura meios muito nutritivo inibe a formação dos Basidiocarpos tendo em vista que o mesmo consome principalmente lignocelulose encontrada na madeira. O meio nutritivo tem por finalidade nutrir o estado vegetativo (spawn) mas de qualquer forma é aconselhável ter madeira.

Fica ai a dica pra o pessoal que acompanha o topico
Eu já vou fazer isso, estou com as cl´s prontas. vou aproveitar e fazer esse experimento q você disse em pftek em copos alem das bags de pp . afinal, qualquer aprendizado é bem vindo. valeu :). Já viu esse método de frutificação ? https://teonanacatl.org/threads/frutificação-em-fibra-de-coco.9342/
Montado pelo @Anatman.

Vou seguindo com os estudos e experimentos e logo vou atualizando :)
 
Última edição:
O cultivo será feito em palhas

Nem toda palha serve, vou citar um exemplo:

Nem toda pastagem ou capim serve de alimento para o gado sabem porque?
- porque esse vegetais tendem a ficar fibrosos e lenhosos..

Mas afinal o que seria isso "Lenhoso"?
quando vão envelhecendo os vegetais desenvolvem um composto chamado Lignocelulose que é totalmente indigesto para os Ruminantes e é por isso que os estercos dos bovinos são fibrosos por eles não conseguirem digerir ou quebrar a lignocelulose.

Esse é um dos motivos que faz do estercos bovinos ser tão adorado pelos Psilocybe cubensis , os basidiocarpos dessa especie também consomem Lignocelulose
So pra ter noção alguns criadores no tempo das vacas magras utilizam amonia pra tratar Bagaço de cana que é rico em lignocelulose pra quebrar esse composto indigesto.
 
Nem toda palha serve, vou citar um exemplo:

Nem toda pastagem ou capim serve de alimento para o gado sabem porque?
- porque esse vegetais tendem a ficar fibrosos e lenhosos..

Mas afinal o que seria isso "Lenhoso"?
quando vão envelhecendo os vegetais desenvolvem um composto chamado Lignocelulose que é totalmente indigesto para os Ruminantes e é por isso que os estercos dos bovinos são fibrosos por eles não conseguirem digerir ou quebrar a lignocelulose.

Esse é um dos motivos que faz do estercos bovinos ser tão adorado pelos Psilocybe cubensis , os basidiocarpos dessa especie também consomem Lignocelulose
So pra ter noção alguns criadores no tempo das vacas magras utilizam amonia pra tratar Bagaço de cana que é rico em lignocelulose pra quebrar esse composto indigesto.
Pelo que tenho visto, o esterco tem sido deixado de lado a algum tempo, a maioria dos cultivadores utilizam a técnica Jun Cao em Gramíneas, seja ela Capim Braquiara, palha de trigo, palha de milho, capim elefante, palha de azevem e etc... pra cultivo de larga escala esses materias são os mais usados, e oq estou tentando fazer é seguir essa maneira, pois estou estudando pra esse tipo de cultivo.
Inclusive os P.Cubensis frutificam muito bem, em apenas palha. da uma olhada, tem gnt q usa esterco e nao consegue um flush desse. https://teonanacatl.org/threads/austrália-matias-romero-ksss-multistrains-palha-de-azevém.9528/ .

E aqui um exemplo de cultivo de Shimeji em palhas... de procurar vai ver q tem um monte... a Tecnologia Jun Cao serve pra praticamente todos os cogumelos.


Oque Estou fazendo é mesma coisa do vídeo, mas em pqna escala... e ao inves de usar centeio estou usando milho colonizado como semente.
 
Pelo que tenho visto, o esterco tem sido deixado de lado a algum tempo, a maioria dos cultivadores utilizam a técnica Jun Cao em Gramíneas, seja ela Capim Braquiara, palha de trigo, palha de milho, capim elefante, palha de azevem e etc... pra cultivo de larga escala esses materias são os mais usados, e oq estou tentando fazer é seguir essa maneira, pois estou estudando pra esse tipo de cultivo.
Inclusive os P.Cubensis frutificam muito bem, em apenas palha. da uma olhada, tem gnt q usa esterco e nao consegue um flush desse. https://teonanacatl.org/threads/austrália-matias-romero-ksss-multistrains-palha-de-azevém.9528/ .

Não me interprete mal o que eu quis dizer é que quanto mais adulto for melhor, vegetais jovens não é
aconselhável

E aqui um exemplo de cultivo de Shimeji em palhas... de procurar vai ver q tem um monte... a Tecnologia Jun Cao serve pra praticamente todos os cogumelos.
:cautious:
 
Não me interprete mal o que eu quis dizer é que quanto mais adulto for melhor, vegetais jovens não é
aconselhável


:cautious:
realmente não consegui entender oq vc quer dizer :D ... Vegetais adultos ? seria a palha a ser usada ? lógico q a palha está tratada, é palha seca, curada, q vai ser adicionada alguns materias para preparação, tais como calcário para controle de ph.... Você poderia ser mais objetivo, talvez ? conversar com emoticon não ajuda muito... Quando vc fez o primeiro comentário, depois q eu postei a foto dos milhos para semente, a partir dai ja nao entendi oq vc quis dizer...pq o meio usado para cultivo é através de semente, seja ela milho, trigo ou centeio colonizado com o fungo... depois que estiver colonizado a semente é jogada no substrato q servira pra frutificação, seja ele esterco, palha, os dois juntos, ou apenas pó de coco... e a palha é o qual resolvi utilizar... Realmente, vc poderia explicar melhor, não estou achando erro no que quero fazer...
 
Relaxe @cubensisdedread , não vi problema no seu metodo de cultivo cara, estou apenas debatendo estes conteúdos enriquece o topico :).

Estava me referindo ao ciclo vital do vegetal ou seja aquela palha com maior idade que encontram-se fibrosa ja as palhas colhidas verde demais (jovens) são pobres em lignocelulose.
 
Última edição:
Relaxe @cubensisdedread , não vi problema no seu cultivo cara, estou apenas debatendo estes conteúdos enriquece o topico :).

Estava a me referir do ciclo vital do vegetal ou seja aquela palha com maior idade que ja encontra-se fibrosa as palhas colhidas verde demais (jovens) são pobres em fibras.
É que eu fiquei confuso hehe, mas será feito isso será usado palha mais velha, vou fazer uns testes usando tbm o pó de coco... Hoje eu inoculei 3 copos no estilo pftek com pó de coco um pouco de arroz batido no liquidificador, igual vc citou para fazer experimento. Quando tentei fazr com shitake e a CL nao deu certo, creio q a serragem tinha fungicida... Hoje fiz com pó de coco, um pó de madeira q peguei de madeira natural e um pouco de arroz.. agora só aguardar. no momento estou com uns shimejis repicado no BDA, q vou tentar fazer mais sementes, quero testar tbm com Esterco e pó de coco.... Obrigado ai e desculpa qlq coisa :D
 
Última edição:
Voce acha q pra shimeji tbm é possivel montar bulk ? igual ao p.cubensis... um Exemplo. Milho colonizado com Shimeji, misturado com Esterco de boi, pó d coco e calcário, com pedaços de madeira para controlar a aeração... tbm frutificaria ?
Bulk sim mas com algumas diferenças
Os Pleurotus ostreatus é bem peculiar... é um decompositor primário de madeira que chega a atacar arvores verdes mas costuma ser visto em madeira morta isso significa que o habitat deste fungo contem alta relação C/N . em relação ao esterco bovino não aconselho considerando principalmente a relação C/N ser muito estreita ficando em torno mais ou menos numa media de 20/1 variando dependendo do estado de decomposição
comparando
a madeira pode varia de 200/1 verde e maior que 500/1 quando seca sendo o pó de coco e palha seca também contem alta relação C/N. ou seja a diferença é gritante

Acredito que você possa fazer um teste com o esterco em pequenas quantidades misturado a Pó de serragem, pó de coco e palha seca.

Mas Pó de Serragem, palha seca e pó de coco não tem erro :)
 
Bulk sim mas com algumas diferenças
Os Pleurotus ostreatus é bem peculiar... é um decompositor primário de madeira que chega a atacar arvores verdes mas costuma ser visto em madeira morta isso significa que o habitat deste fungo contem alta relação C/N . em relação ao esterco bovino não aconselho considerando principalmente a relação C/N ser muito estreita ficando em torno mais ou menos numa media de 20/1 variando dependendo do estado de decomposição
comparando
a madeira pode varia de 200/1 verde e maior que 500/1 quando seca sendo o pó de coco e palha seca também contem alta relação C/N. ou seja a diferença é gritante

Acredito que você possa fazer um teste com o esterco em pequenas quantidades misturado a Pó de serragem, pó de coco e palha seca.

Mas Pó de Serragem, palha seca e pó de coco não tem erro :)
Hmm Entendi, vou fazer esse primeiro experimento com palha seca e pó de coco, pó de coco da pra encontrar com masi facilidade por aqui. Li em algum lugar que a madeira boa pra usar tem q ser bem escura, isso significa q teria mais celulose, certo ? Porque achei acho pra vender casca de pinus, se n me engano aquela usada pra decorar jardin.. ela é bem escuro pensei em arrumar ela tbm... consegui achar pra vender casca de pinus triturada... bom o importante pra mim está sendo no momento a fabricação das sementes, pq meu sonho é mto montar um negócio com cogumelos, mas meu desejo maior é começar com um laboratório de sementes, agora e esto com o pda vai dar pra ir fazendo sempre umas sementes, então sempre vou ter oportunidade pra ir testando, até achar um substrato perfeito... Obrigado pelas dicas !
 
Li em algum lugar que a madeira boa pra usar tem q ser bem escura, isso significa q teria mais celulose, certo ? Porque achei acho pra vender casca de pinus, se n me engano aquela usada pra decorar jardin.. ela é bem escuro pensei em arrumar ela tbm... consegui achar pra vender casca de pinus triturada
Não use madeira resinosa ou leitosa. Algumas madeira escuras são mais densas acredito que uma madeira boa é o eucalipto que é empregado no cultivo de Shitake.
Se for a casca e pó de pinus que estou pensando não serve por esta ser tratada por compostagem

Outra coisa que me esqueci de citar @cubensisdedread é que o milho que você tem ai serve de inoculo para outros grãos. Aconselho que use um bolo PFtek com pó de serragem e pó de coco e farelo nutritivo (arroz) para servir como spawn com a finalidade de colonizar camada de cobertura ou bulk tendo em vista que em cultivos de alguns comestíveis substrato muito nutritivo inibe a frutificação. Na verdade a camada de cobertura também é nutritiva serve para nutrir o micélio terciário e serve também para induzir a frutificação ja que o micelio gasta as reservas pra colonizar a camada

As proporções exatas não sei ja que não é convencional este método de cultivo você pode testar proporções tipo usar no bolo 5% de farelo de arroz em relação ao montante ( 5% relativo a soma do bolo + bulk ).
 
Última edição:
Esse é um dos motivos que faz do estercos bovinos ser tão adorado pelos Psilocybe cubensis , os basidiocarpos dessa especie também consomem Lignocelulose



Tem a fonte dessa informação, por favor, @Arcturus?

Também não entendi como os basidiocarpos (cogumelos) de P.cubensis consumiriam lignocelulose, já que são nutridos pela rede micelial.

E pelo que li lignocelulose é um composto de outros materiais, como celulose, hemicelulose e pectina, ligados ou não entre si.
 
Hey man!
Faça seus testes, Já vi Pleurotus crescendo em diversos substratos, todos bem simples: Palhada de trigo é uma ótima pedida (apenas) , eles podem crescer em folhas de bananeiras tbm e até em Jornal! todos bem compostados e com umidade favorável. Não use Pinus(resina)! Dessa maneira vão demorar menos tempo pra frutificar, do que se usar substratos com madeira que possuem as substancias menos disponiveis, fazendo com que o fungo demore mais pra que suas enzimas degradem essas subs, procure trabalhos no Scielo sbre pleurotus, alguns descrevem a diferença entre os substratos e como corrigir seu Ph... de qualquer maneira BROTA!
Good vibes!!!!!!
nois na mesma nave
 
Back
Top