Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Shimeji)

Diário de cultivo completo.
Impressionante!
Seu cultivo realmente é uma grande motivação para pessoas como eu que pretende tentar com os comestíveis.
Sobre a folha de celulose, foi uma puta sacada, porem como você faz o preparo dela? ela simplesmente dissolve na agua quente junto com a gelatina de agar?
Outra coisa, será que poderíamos usar carboxymethyl cellulose (CMC) com o mesmo efeito? afinal é um derivado da celulose encontrado em pó, bastante usado na industria de papel.
 
Impressionante!
Seu cultivo realmente é uma grande motivação para pessoas como eu que pretende tentar com os comestíveis.
Sobre a folha de celulose, foi uma puta sacada, porem como você faz o preparo dela? ela simplesmente dissolve na agua quente junto com a gelatina de agar?
Outra coisa, será que poderíamos usar carboxymethyl cellulose (CMC) com o mesmo efeito? afinal é um derivado da celulose encontrado em pó, bastante usado na industria de papel.
Então, talvez funcione sim, eu n pesquisei muito a respeito pq tinha essa celulose em mãos, eu apenas coloco uma folha no potinho onde vou pr o bda, ela nao dissolve, mas vai pra pp junto com agar, então da uma ''cozinhada'' nela... eu não conheço sobre esse carboxymethyl cellulose, mas as vezes funciona, qm sabe n funciona se misturar tbm no substrato pra frutificação, ja q precisa de celulose :p
 
Carboxymethyl cellulose é comumente vendida como cola para papel de parede, vem em pó e dilui facilmente em agua virando um gel.
Eu tenho uns 2 pacotes aqui que comprei na época que preparava papel especial pra origami, rende horrores.
https://en.wikipedia.org/wiki/Carboxymethyl_cellulose

Pelo que andei pesquisando em artigos o Carboxymethyl cellulose realmente é usado em cultura de fungos consumidores de celulose!
 
Carboxmethl cellulose é comumente vendida como cola para papel de parede, vem em pó e dilui facilmente em agua virando um gel.
Eu tenho uns 2 pacotes aqui que comprei na época que preparava papel especial pra origami, rende horrores.
https://en.wikipedia.org/wiki/Carboxmethl_cellulose

Pelo que andei pesquisando em artigos o Carboxmethl cellulose realmente é usado em cultura de fungos consumidores de celulose!
Onde encontra p/ comprar ? fiquei curioso agra, quero testar acrescentando um pouco no substrato.. valeu :)
 
o vinílizado acredito ser referencia a característica normal do CMC, vinal é o único composto na descrição do produto.
Mas em todo caso existem outras marcas como metylan, mas no fim a composição é a mesma.
 
Pensei que você fosse tentar um bulk com os PFtek, quero ver so o tamanho do cogumelos que saíram dos copos:coffee:

A expectativa é grande :unhas:
 
Para o alto e avante, esta sendo bem legal acompanhar a empreitada com os ostras, nível altíssimo!
Não notei se já foi explanado, mas o diário esta na parte dos mágicos pelo fato do board ser mais movimentado é isso?
Sigo acompanhando e aprendendo com as aulinhas!
Abs,
Thug
 
Última edição:
Caramba...da gosto de ler esse cultivo aqui! Como tá os sacos de PP Dread?
NAMASTE! _/\_
 
Fala @Angkor Wat na paz ? Os sacos de PP estão indo muito bem, um deles já está todo colonizado visivelmente... mas to optando por deixar uns dias a mais na incubadora pra garantir melhor colonização. logo vou atualizar... no momento estou montando um cultivo em palha de bananeira, com esse potão grande de semente ai de cima. Abraços
 
Show! vc ta mantendo em qual temperatura? Eu to tentando clonar shimeji em papelão mas to deixando os potes incubando numa adega a 18°c.
 
O terrário ta sendo mantido com uma variação entre 20°c e 24°c ... mas a incubadora dos grãos, dos sacos de pp, das placas petris e copos estão variando entre 28°c e 32°c. Acho que na fase da colonização do Papelão talvez vc poderia deixar mais quente... a temperatura de colonização deles é tipo cubensis, de 27°c pra cima acho... e a frutificação, de 24 pra baixo, algo assim meio por cima.
 
Pelo que andei lendo na net eles incubam o shimeji a 18-20 °c e frutificam a 16°c.
Aqui no rio ta quente demais e a temperatura mais alta da adega é 18, então acho melhor por na adega do que deixar a 27-28 do porão.
 
Realmente tem vários materiais na internet e livros com informações diferentes. Nos q eu tenho aqui colocam a incubação pra cima dos 27°c e a frutificação até 25°c... mas o importante é que nascem, tem cultivo de Shimeji ai no fórum que frutificou com 27°c. Boa sorte :)
 
Galera tenho uma dúvida. eu fiz a clonagem do Shimeji Branco, esse ai está desenvolvendo preto, oq pode ter acontecido ? eu clonei um cluster gigante com cogumelos 100% brancos, tava ate na etiqueta, Shimeji Branco....mas pensei tbm que pode ser normal, pq ele nasce branco, fica azul, ai foi ficando cinza... será que vai ficar branco ? Valeu
 
Sinceramente não sei porque ficaram pretos. Será uma mutação? Como também pode ser que ao maturarem vão ficando mais claros.

Os seus estão bem similares ao "Blue Oyster" (Pleurotus ostreatus var. columbinus).
 
Back
Top