Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Pleurotus Ostreatus (Shimeji)

Diário de cultivo completo.
Muito estranho, porque eles já estão parecendo que vão curvar o chapéu ou seja, ta quase na hora da colheita... vai ser muito sinistro se ficar branco do nada hehehe. O que eu clonei foi esse aqui (a foto não é minha, mas é semelhante ao que clonei, que tinha nome de Shimeji Branco). coloquei a foto num grupo de micologia, e um cara apenas respondeu, dizendo q esse q está nascendo parecer ser o Ostra Rei. Não sei ao certo qual é, e ele tbm nao disse nada sobre clonar um, e naser outro. O jeito é aguardar, ir tirando fotos e tentar achar o motivo disso, pelo menos pra matar a minha super curiosidade.
shimeji branco.jpg

Estava conversando com esse cara q cultiva Shimejis, e ele disse q quando está em temperatura alta e pouca troca de ar o cogumelo pode Crescer Branco... Isso talvez responda a questão, pois eu clonei um cogumelo de outra região, talvez ele era cultivado a temperatura mais alta, ja q eu estou mantendo em 18°c. O jeito mesmo é aguardar, estou com bastante substrato ficando pronto pra frutificar;.

Pra encerrar as duvidas,,, eles são cultivados no mesmo substrato, são praticamente o mesmo. http://www.pilz-kultur.at/joomla1/index.php?option=com_content&view=article&id=51&Itemid=80

mesmo clonando o shimeji branco, pode desenvolver como esse ai
 
Última edição por um moderador:
Não tem a ver com desenvolvimento em luminosidade diferente? como alguns pseudo albinos de cubensis q ficam brancos com pouca luz.
 
Ficaram bem pequenos, espero que o dos sacos de PP rendam mais.
Você podia tentar fazer um carimbo com esse pra guardar sem depender de micélio vivo.
Ainda vão crescer mais. No momento não penso em carimbar não, to com bastante cultura. Ontem iniciei clonagem de outro Pleurotus. Você já cultivou Shimeji´s ? tem algumas fotos ou tipo diário? valeu :)
 
To começando agora hahaha, to esperando o micélio avançar mais um pouco pra montar um diário. :)
No meu caso eu roubei a adega elétrica da casa pra cultivar e pelo que estou vendo é realmente uma excelente ferramenta. Não tenho que ficar me encucando com o controle de temperatura pois ela mesmo faz o papel de deixar fixa na temperatura q selecionei.
 
To começando agora hahaha, to esperando o micélio avançar mais um pouco pra montar um diário. :)
No meu caso eu roubei a adega elétrica da casa pra cultivar e pelo que estou vendo é realmente uma excelente ferramenta. Não tenho que ficar me encucando com o controle de temperatura pois ela mesmo faz o papel de deixar fixa na temperatura q selecionei.
Éssa idéia da Adega com ctza vai te ajudar muito. estou tendo um trabalhao pra manter temperatura baixa.. eu coloco 1litro e 800ml de agua congelada, de 4 em 4 horas mais ou menos... e o umidificador liga de 2 em 2 horas... Esse substrato dos copos foram montados com oq eu tinha em mão, pó de coco um pó de madeira e arroz.. Estou botando mais fé nos substratos de palha de coco, e principalmente nos de palha de bananeira que foram montados essa semana. hj mesmo montei mais 2 potes com folha de bananeira. Agora no momento é aguardar, os sacos de PP vao pra choque térmico amanha cedo, estão lindos, principalmente os que são 100% palha.
A e detalhe, tem um saco de PP pinando no terrário, os fruts tao nascendo brancos... não estão azuis.. será que esses vão ficar brancos ? hehehe mistério da micologia.
 
É, to torcendo por vc e seus testes pois seu cultivo esta sendo modelo pro meu hahaha
Beleza, valeu por acompanhar. Se o papelão tivr dando muito problemas, tenta com o Bda caseiro, é bem fácil. o Agar comestível custa uns 4 reais, dextrose é baratíssimo e batata tem em toda casa hehe, boa sorte. abraço :).
 
Beleza, valeu por acompanhar. Se o papelão tivr dando muito problemas, tenta com o Bda caseiro, é bem fácil. o Agar comestível custa uns 4 reais, dextrose é baratíssimo e batata tem em toda casa hehe, boa sorte. abraço :).

Eu tava tentando no BDA mas tava dando muita contaminação por bactérias, pois ficava muito úmido o pote uma vez q tinha medo de deixar esfriando aberto. So que agora montei uma super GL com lampada UV, ai é só deixar os potes esfriando com a luz ligada que acaba o problema. ;)

Assim que os 5 potes de papelão colonizarem 100% (todos parecem bem e crescendo) eu devo passar pro bda, mais papelão e no milho.

E se der super serto esse cultivo que vc ta levando eu realmente recomendo uma adega, pois é 300 reais pra um troço que consome pouca luz e mantêm um bom volume refrigerado. Ai vc pode curti um bom prato fungi sem ficar noiado de trocar de 4 em 4 horas o gelo.
 
Po ai sim ! eu ouvi um amigo dizer desse problema de colocar as placas e ter q deixar esfriar aberta... os meus eu tiro da panela enquanto quentes e coloco na glove box e deixo la fechado mesmo com o papel aluminio q eu coloco na hora de esterilizar... a outra maneira q eu tava fazendo e dava certo, era deixar esfriar na PP, ja tirava de la duro, mas ele ficava com os potes tortos, entao o bda ficava inclinado. mas colocando assim na glove com papel aluminio tem funcionado. pq quando tira o papel aluminio sai o excesso de agua q fica no ''teto'' do pote, ai eu viro ele na glove quando tem excesso de água dentro. até hj dos 20 e tantos repiques, contaminaram 2 por bactéria eu acho.
 
Parabéns, estão lindos!! E parecem bem apetitosos... fiquei até com fome! :fome:
 
Obrigado Champis, to muito feliz hehehe!

Pra deixar explicado a Grande Dúvida da minha clonagem ter saido diferente dos cogumelos clonados.
Eu estava lendo no livro, q o shimeji cultivado e armazenado após a colheita, pra cima de 18°c faz o cogumelo ficar branco.... Mas também Existe uma variedade Que chama Hiratake, quando colhido mais tarde ele é o hiratake q fica comprido... Mas se vc colher ele antes, ele pode ser vendido por mais caro com o nome de SHIMEJI BRANCO... Oq eu comprei estava com etiqueta de Shimeji Branco... Mas na verdade, ele era esse cogumelo q nasceu no meu cultivo esse escuro, mas como eles cultivaram pra cima de 18°c o cogumelo ficou branco, impossibilitando de vender como Shimeji Preto. Ou seja... os caras colocaram o nome de Shimeji branco..
 
Mas também Existe uma variedade Que chama Hiratake, quando colhido mais tarde ele é o hiratake q fica comprido... Mas se vc colher ele antes, ele pode ser vendido por mais caro com o nome de SHIMEJI BRANCO... Oq eu comprei estava com etiqueta de Shimeji Branco... Mas na verdade, ele era esse cogumelo q nasceu no meu cultivo esse escuro, mas como eles cultivaram pra cima de 18°c o cogumelo ficou branco, impossibilitando de vender como Shimeji Preto. Ou seja... os caras colocaram o nome de Shimeji branco..

No Japão, de onde se originou ambos termos, "hiratake" é sinônimo para Pleurotus ostreatus, mas também serve para outras espécies comestíveis do gênero Pleurotus (ex. Pleurotus pulmonarius, Pleurotus eryngii). Agora, "shimeji" é um termo genérico para qualquer espécie de cogumelo comestível usado na culinária japonesa. Recentemente foi criado um verbete no glossário do CM: https://teonanacatl.org/wiki/shimeji/

Sinceramente não sei onde começou a confusão (ou adaptação) dos termos, pois a própria wikipédia em inglês define: "Shimeji is a group of edible mushrooms native to East Asia, but also found in northern Europe. Hon-shimeji is a mycorrhizal fungus and difficult to cultivate. Other species are saprotrophs, and buna-shimeji is now widely cultivated."
 
No Japão, de onde se originou ambos termos, "hiratake" é sinônimo para Pleurotus ostreatus, mas também serve para outras espécies comestíveis do gênero Pleurotus (ex. Pleurotus pulmonarius, Pleurotus eryngii). Agora, "shimeji" é um termo genérico para qualquer espécie de cogumelo comestível usado na culinária japonesa. Recentemente foi criado um verbete no glossário do CM: https://teonanacatl.org/wiki/shimeji/

Sinceramente não sei onde começou a confusão (ou adaptação) dos termos, pois a própria wikipédia em inglês define: "Shimeji is a group of edible mushrooms native to East Asia, but also found in northern Europe. Hon-shimeji is a mycorrhizal fungus and difficult to cultivate. Other species are saprotrophs, and buna-shimeji is now widely cultivated."
Hm entendi. No livro o hiratake é o nome que dá ao shimeji branco quando passa da colheita , quando fica parecendo ostra. Mas entao o pleurotus marrom preto tbm sao considerados hirataake ? Eh estranho pq os gringos chaamam todos de ostra... Dizem ser ostra preto, ostra branco, otra n sei oq... Mas nesse meu acho que foiissi q aconteeu, acho q era o preto w ficou em temperatura alta, oq acha ? Mals a escrita, meu pc quebrou e to pelo cel, espero conseguir por fotos.
 
Mas entao o pleurotus marrom preto tbm sao considerados hirataake ? Eh estranho pq os gringos chaamam todos de ostra... Dizem ser ostra preto, ostra branco, otra n sei oq...

Não Brasil não sei como seria chamado. Shimeji marrom, talvez? No Japão continuaria sendo chamado de Hiratake.

Mas nesse meu acho que foiissi q aconteeu, acho q era o preto w ficou em temperatura alta, oq acha ?

Poder ser.
 
Os sacos PP tão com cara de que vão bombar.
Quando vejo imagens na internet de cultivos de shimeji eu sempre reparo que o rendimento nunca é muito alto.
 
essa questao da mutaçao mecheu com minha curiosidade, estou cultivando os brancos e os cinzas, vou frutificar os cinzas pra tirar essa duvida, por aqui eles
começam cinzas e depois ficam brancos...
 
Eu tava tentando no BDA mas tava dando muita contaminação por bactérias, pois ficava muito úmido o pote uma vez q tinha medo de deixar esfriando aberto. So que agora montei uma super GL com lampada UV, ai é só deixar os potes esfriando com a luz ligada que acaba o problema.

Para trabalhar com ágar uma glovebox é fundamental.
A condensação em excesso ocorre quando há uma variação de temperatura muito grande entre o exterior e o interior das placas, logo que o BDA é depositado.

As placas não precisam ficar abertas, basta evitar que ocorra essa variação na temperatura.
Uma técnica utilizada para isso é deixar o pote onde o BDA foi preparado esfriar junto com as placas. Ele vai fornecer calor ao ar retido na caixa e quando tudo esfriar praticamente nenhuma condensação será notada nas placas.
 
Back
Top