Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Primeira vez é sempre mais difícil

Diário de cultivo completo.
Fala galera, estou iniciando meu primeiro cultivo, vou postar aqui os parâmetros e a evolução dos esporos. Críticas e sugestões são bem vindas =).


02/10/06

Recebi um belo print de PESA de um amigo, preparei a seringa.

Preparação da seringa:

Limpei todo o cômodo com álcool e Lysol.
Banho com protex.
Esterelizei a seringa mantendo água mineral fervente dentro dela por 2 minutos, repeti esse processo 3 vezes.
Limpei um pote plástico com álcool.
Deixei a água da seringa esfriar, raspei os esporos (metade do print) dentro do pote e injetei a água, sugando e injetando algumas vezes até diluir a solução de esporos, feito isso, suguei a solução de esporos para dentro da seringa, desinfetei a agulha com isqueiro, tampei a agulha e lacrei a seringa com filme plástico. Descansando por hora.

03/10/06
Comprei o resto do material que faltava para confeccionar os bolos.

Bolos montados seguindo a seguinte receita:

4 copos de uisque

medida em copos de whysky
3 copos de vermiculita SECA
1 1/2 copos de FARINHA DE ARROZ INTEGRAL (brown rice floor)
2 colheres de CREMOGEMA ou sustagem da nestle VER TOPICO
1 colher de CAFÈ SOLUVEL NESTLÊ (ou pó de café brasileiro)
1 1/2 copo de agua

misturei todos os ingredientes até formar uma massa mais ou menos homogênea, lavei os copos com água e detergente, depois limpei bem com álcool. coloquei o substrato até faltar 3 cm para a borda do copo. aí preenchi o resto com vermiculita e prensei até descer mais 1 cm. confeccionei as tampas dos potes usando 1 folha de filtro para café e 2 de papel alumínio com 4 furos equidistantes. tampei o copo e lacrei com barbante. feito isso, 3 bolos foram para a panela de pressão, cozinharam por uma hora e estão agora descansando, vou deixar por 10 horas até sair toda a pressão e esfriar os copos.
Não fiz os 4 pois mminha panela não comportou 4 copos de whisky.

Minha dúvida foi quanto ao calcário agrícola. comprei ele mas não usei. acho que perdi um passo do cultivo.

04/10/06

Retirei os bolos da panela hoje. o papel alumínio estava bem estufado, acho que não amarrei firme o suficiente. depois de uma ajeitada nas tampas dos potes, limpei os copos com álcool, e, em ambiente esterelizado desembalei a seringa. os esporos estavam depositados na parede da seringa, e haviam alguns "bolões" de esporos q se disolveram com uma sacudida vigorosa =]

aí é que começaram meus problemas.

Esterelizei toda a parte externa da seringa novamente, colei 2 band aids na tampa de cada bolo pra poder inocular. só que tive um problema grave. como a vermiculita expandiu, a agulha não era comprida o suficiente para alcançar o substrato =(

e aí, vcs sabem como é, no calor da emoção, desinfetei tudo q eu cosegui colocar os olhos em volta e abri os bolos e injetei os esporos e lacrei tudo denovo.

depois disso mandei os bolos pra um isopor de cerveja de 40 litros, com uma garrafa de 10 litros de água dentro, um aquecedor de 10W e um termômetro boiando num pote de maionese lacrado do lado.

eu já meio que perdi as esperanças dessa leva.. =( mas quem sabe ainda saia alguma coisa?

qual vossa opinião, mestres cultivadores ?
 
Galera, sem querer interromper a discussão, mas....

MICÉLIO ALL AROUND !!!!!!
PELOS PODERES DE GREYSKULL, EU TENHO O MICÉLIO !!!!!!!!!

então, ontem, segunda feira, dia 09/10/2006 as 19 horas, fui checar meus meninos, e lá estavam os maravilhosos algodõezinhos brancos em todo o seu esplendor =]

foto002ys0.jpg foto003pk8.jpg foto004pq9.jpg

bom, continuando o post. fiquei muito feliz e contente com meus potinhos, inclusive, notei que nasceu alguma coisa na superfície do que sobrou do meu substrato (sem querer acabei derrubando um pouco de esporos dentro da tigela, sem esterilizar nem nada). não sei oque é, mas, em todo caso, vou pagar pra ver.
ela tá lacrada com pac film e acabou ficando em local escuro e mais ou menos aquecido lol
aqui vão as fotos:
foto006dn6.jpg

agora, passemos para o dia de hoje:

Hoje, terça feira, 10/10/2006, eis que chego eu em casa por volta das 18:30 e vou lá olhar os garotinhos, com um sorriso no rosto, porque avistei o micélio no dia anterior.

E qual não é a minha surpresa quando olho para os pequenos e constato emocionado que o micélio quase DOBROU de tamanho?
Mal caibo em mim!
Agora estou sentindo firmeza! Poucas são as coisas que tem me deixado tão feliz ultimamente!

Bom... vocês todos devem saber bem oque eu estou sentindo =]
e aqui vão as fotos =D

foto008xq3.jpg foto009sz4.jpg foto010md8.jpg foto013pz2.jpg foto015bn4.jpg foto016sk4.jpg

mais uma vez, críticas, comentários e sugestões são muito bem vindos =]
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Bonito micélio, parabéns, até agora tudo seguindo bem na odisseia do primeiro cultivo, estamos torcendo :pos:
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

gora estou sentindo firmeza! Poucas são as coisas que tem me deixado tão feliz ultimamente!

Bom... vocês todos devem saber bem oque eu estou sentindo =]
sim, sabemos, mas maior gosto que esse é quando você começa a mandar suas cartinhas e vê um sorriso de felicidade na cara de outra pessoa que obtem sucesso a partir de esporos gerados por você. isso sim paga tudo.
tá chegando a hora, em 10 dias esses bolos estao prontos para frutificar.
tudo parece ter corrido bem, e entao melhor você começar a se preocupar com PARAMETROS DE FRUTIFICAÇÂO:
melhor temp: 21-24 graus, umidade 95-99% .
essa strain é otima pra casing tb.aconselho até que vc frutifique 1 bolo como bolo mesmo e os outros 2 como casing, usando a tek das ondinhas!
parabens, e nao desanime!!!
voc~e viu do que bons pensamentos e good vibes sao capazes!
OOOOOHHMMMM
BEST RIZOMORPHIC COLONIZATION VIBES
OOHHHHMMM
/\/\/\/\/\/\/\/\:eek:
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Andamento da colonização:

15/10/2006 10:00

90% do substrato colonizado sem nenhuma substância estranha.
começaram a se formar gotículas no vidro aonde o micélio cresceu. isso pode acarretar algum problema?

Só vou poder vê-los novamente segunda feira, vou ter que correr com o material para frutificar os meninos, pq segunda feira eles já precisam ir pro terrário, e nem o terrário eu arrumei ainda !
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

tudo correndo como esperado brother!

continue atualizando que eu tou acompanhando!
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

90% do substrato colonizado sem nenhuma substância estranha.
começaram a se formar gotículas no vidro aonde o micélio cresceu. isso pode acarretar algum problema?

pelo contrario amigo essa agua é sinal de vida :D que eles estao bem, huuuummm vc vai sentir um cheiro doce de micelio que marcara sua historia para sempre heheheh

sorte :pos: e que a lua em breve mande vibraçoes e faça nossos meninos crescerem ;)
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

ae allan como tu acertou?? a lua tem mais a ver com esse cultivo dele que tu possa imaginar... auwehuawehuhu
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

ae allan como tu acertou?? a lua tem mais a ver com esse cultivo dele que tu possa imaginar... auwehuawehuhu


cara a lua influencia em tudo certezaaa :D semente brota pin nasce cabelo cresce rsss , nesse linkhttp://www.cosmobrain.com.br/res/fasesdalua.html#calendariolunarum calendario mensal atualizado muito bacana , no meu ultimo cultivo foi em maio o fluxo maior foi + ou - dia 9 , 10, a lua estava quase cheia , tb todo o ciclo da lua era pin nascendo a noite aquela lua linda para adimirarmos, agora nesse cultivo estou pensativo pq ela esta sumindo, e só a partir do dia 23 começara a iniciar um novo processo, pode ser que cresca pin antes e é o que eu estou querendo mas ta sussa tou esperto pra nao rolar overlay...
:luz:
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Atualizando:

Ontem, 16/10/2006, 100% de colonização. os potinhos foram virados de ponta cabeça e mantidos na estufa.

Hoje espero poder afogá-los e colocar na geladeira.
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Muita calma nessa hora, nao esqueça d eembrulhar bem em filme pvc após injetar a agua.quanto mais agua melhor, e ele deve absorver toda ou quase toda a agua nas 24h seguintes. depois da geladeira"! chapagne e alegria! mais 15 dias e terá cogumelos LINDOS em seu terrario!
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

ok, ok , ok

tenho estado sumido, mas não abandonei meus fungos =]

atualizando o diário (pobre e sem fotos, mas vamos lá)

19/10

encharquei os 3 bolinhos injetando água mineral até selar a vermiculita e mandei pra geladeira por 24 horas


20/10

descolei um aquário, limpei ele todo com álcool, peguei uma garrafa de 600ml, cortei uns 5 cm da tampa pra baixo, enxi de água e coloquei um borbulhador de aquário com uma pedra porosa dentro. tudo isso foi pra dentro do aquário, enquanto eu pegava os bolos, tirava dos copos, colocava num prato e punha o mesmo dentro do terrário.

estão lá descansando. como não bate sol onde eles estão, estou usando uma lâmpada fluorescente por 12 horas.

espero ver alguns pins terça ou quarta =]
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Boa sorte colega, o sucesso nesse cultivo abrirá muitas portas para você :pos:
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

auwheuaweh
parabens para o papai!
estou ansioso pelos seus resultados amigo!
logo logo vem ai o relato de experiencia dificil!
auwehuawueah
cara quem diria que os copos explodidos darim certo??!!!
uhauwehuaehuho
os best vibes mandados pelo ether valeram sim e muito!
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

valeram mesmo, morta, e agradeço a todos vcs pelo apoio =]

mas agora tenho algumas coisinhas para contar:

a temperatura deles está sendo mantida em 22 graus quase constantes, a umidade está boa (está suando o plástico por dentro) mas ainda assim eu dou uma ajudinha borrifando água nas paredes de vez em quando. iluminação por uma lâmpada fluorescente 12 horas por dia.

os bolos estão nesse esquema desde sexta feira (3 dias) e ainda não vi nem sinal de pins...

está ocorrendo uma coisa mto estranha. parece que o micélio quer crescer mais. ele tá tomando conta do selo de vermiculita embaixo dos bolos e em cima, que dava mais ou menos para ver a coloração mais escura do bolo pelo micélio, estão começando a nascer bolinhas de micélio branquinhas.. bem pequenininhas.. mas nada de pins =(

ah, amanhã trarei fotos, mas tenho certeza q a camera do meu cel não conseguir pegar as bolinhas q tão nascendo =(
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Se o micelio não parou de crescer quer dizer que ainda não entrou em fase de frutificação, não se preocupe, 3 dias é pouco tempo, logo eles dão as caras.
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

ocoisadifici disse:
valeram mesmo, morta, e agradeço a todos vcs pelo apoio =]

mas agora tenho algumas coisinhas para contar:

a temperatura deles está sendo mantida em 22 graus quase constantes, a umidade está boa (está suando o plástico por dentro) mas ainda assim eu dou uma ajudinha borrifando água nas paredes de vez em quando. iluminação por uma lâmpada fluorescente 12 horas por dia.

os bolos estão nesse esquema desde sexta feira (3 dias) e ainda não vi nem sinal de pins...

está ocorrendo uma coisa mto estranha. parece que o micélio quer crescer mais. ele tá tomando conta do selo de vermiculita embaixo dos bolos e em cima, que dava mais ou menos para ver a coloração mais escura do bolo pelo micélio, estão começando a nascer bolinhas de micélio branquinhas.. bem pequenininhas.. mas nada de pins =(

ah, amanhã trarei fotos, mas tenho certeza q a camera do meu cel não conseguir pegar as bolinhas q tão nascendo =(
como o psilo disse tudo dentro dos conformes
esperou tanto tempo nao é agora que vai apavorar!
fase final mantenha umidade/temperatura constantes faça uma boa troca de ar!
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Pessoal, sétimo dia de terrário e nada

micélio bem gordinho, nenhuma coloração diferente, mas nada de pins =(

troquei o filme plástico e fiz um buraco nele
cobri com filtro de café com "microfuros" =]
vamos ver se isso melhora a troca gasosa. vou vê-los de novo só amanhã a noite. a umidade está boa, está juntando uma quantia considerável de água no fundo. a tempteratura se mantém constante em 22 graus dentro do terrário e estou mantendo um ciclo de 12 horas de luz com uma lâmpada fria. só pode ser a troca gasosa q está e atrasando. enquanto não aparece dinheiro, vou bolando um esquema pra ventilar melhor os meninos =]
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

É meus amigos, parece que eu estou tendo problemas.... 8 dias no terrário e nada =(

hoje vou comprar mais um borbulhador. o setting do terrário vai ficar assim:

2 borbulhadores, 4 mangueiras, 4 pedras porosas

essas 4 pedras porosas vão dentro de 2 garrafas de 500ml de água, uma em cada lado do terrário, 2 em cada garrafa. elas são ligadas pelas mangueiras nos borbulhadores. isso deve dar uma boa vazão de ar e levantar uma umidade razoável. fora isso, vou continuar esguichando água 3x ao dia nas paredes do aquário.

temperatura não está sendo um problema, o termômetro oscila entre 22 e 23 graus.

hoje a noite, trarei fotos de como está terrário e do estado atual dos bolos.
 
Primeira vez é sempre mais difícil.

Agora você chegou na pior hora pro cultivador. Vc não pode fazer mais nada a não ser esperar com paciência, coisa que a maioria de nós não temos. Está se saindo bem pro primeiro cultivo. Good vibes for you. Que te deem bons frutos. :D :D :D :D :D :D :D
 
Cara... to ficando preocupado.... se eu não me engano, oitavo dia de terrário e nada.
A temperatura continua oscilando entre 22 e 23 graus.


Arrumei uma bomba ded aquário de 150l/h com 2 saídas. Coloquei uma pet com água em cada saída, e ainda liguei a outra de 60 l/h junto numa das pets. tirei o filtro de café da tampa, e lacrei denovo com filme pvc, pois a umidade começou a secar depois q eu coloquei o filtro como entrada de ar.

Agora vou deixar os meninos descansando pra ver noque vai dar. esper segunda feira ver algo diferente. nada pins. o morta diz q viu primórdias, mas eu não sei.
ded qualquer modo, primeira vez é sempre mais difícil lol


edit: últimas fotos

aimg256.imageshack.us_img256_6470_foto044ll7.jpgaimg286.imageshack.us_img286_1637_foto045zb6.jpgaimg286.imageshack.us_img286_7229_foto046ai2.jpgaimg286.imageshack.us_img286_7493_foto047ni9.jpg
 
Back
Top