Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Primeira vez é sempre mais difícil

Diário de cultivo completo.
Fala galera, estou iniciando meu primeiro cultivo, vou postar aqui os parâmetros e a evolução dos esporos. Críticas e sugestões são bem vindas =).

02/10/06

Recebi um belo print de PESA de um amigo, preparei a seringa.

Preparação da seringa:

Limpei todo o cômodo com álcool e Lysol.
Banho com protex.
Esterelizei a seringa mantendo água mineral fervente dentro dela por 2 minutos, repeti esse processo 3 vezes.
Limpei um pote plástico com álcool.
Deixei a água da seringa esfriar, raspei os esporos (metade do print) dentro do pote e injetei a água, sugando e injetando algumas vezes até diluir a solução de esporos, feito isso, suguei a solução de esporos para dentro da seringa, desinfetei a agulha com isqueiro, tampei a agulha e lacrei a seringa com filme plástico. Descansando por hora.

03/10/06
Comprei o resto do material que faltava para confeccionar os bolos.

Bolos montados seguindo a seguinte receita:

4 copos de uisque

medida em copos de whysky
3 copos de vermiculita SECA
1 1/2 copos de FARINHA DE ARROZ INTEGRAL (brown rice floor)
2 colheres de CREMOGEMA ou sustagem da nestle VER TOPICO
1 colher de CAFÈ SOLUVEL NESTLÊ (ou pó de café brasileiro)
1 1/2 copo de agua

misturei todos os ingredientes até formar uma massa mais ou menos homogênea, lavei os copos com água e detergente, depois limpei bem com álcool. coloquei o substrato até faltar 3 cm para a borda do copo. aí preenchi o resto com vermiculita e prensei até descer mais 1 cm. confeccionei as tampas dos potes usando 1 folha de filtro para café e 2 de papel alumínio com 4 furos equidistantes. tampei o copo e lacrei com barbante. feito isso, 3 bolos foram para a panela de pressão, cozinharam por uma hora e estão agora descansando, vou deixar por 10 horas até sair toda a pressão e esfriar os copos.
Não fiz os 4 pois mminha panela não comportou 4 copos de whisky.

Minha dúvida foi quanto ao calcário agrícola. comprei ele mas não usei. acho que perdi um passo do cultivo.

04/10/06

Retirei os bolos da panela hoje. o papel alumínio estava bem estufado, acho que não amarrei firme o suficiente. depois de uma ajeitada nas tampas dos potes, limpei os copos com álcool, e, em ambiente esterelizado desembalei a seringa. os esporos estavam depositados na parede da seringa, e haviam alguns "bolões" de esporos q se disolveram com uma sacudida vigorosa =]

aí é que começaram meus problemas.

Esterelizei toda a parte externa da seringa novamente, colei 2 band aids na tampa de cada bolo pra poder inocular. só que tive um problema grave. como a vermiculita expandiu, a agulha não era comprida o suficiente para alcançar o substrato =(

e aí, vcs sabem como é, no calor da emoção, desinfetei tudo q eu cosegui colocar os olhos em volta e abri os bolos e injetei os esporos e lacrei tudo denovo.

depois disso mandei os bolos pra um isopor de cerveja de 40 litros, com uma garrafa de 10 litros de água dentro, um aquecedor de 10W e um termômetro boiando num pote de maionese lacrado do lado.

eu já meio que perdi as esperanças dessa leva.. =( mas quem sabe ainda saia alguma coisa?

qual vossa opinião, mestres cultivadores ?

Primeira vez é sempre mais difícil.

Após a colheita, limpe cuidadosamente os bolos, não deixe restos.

Retire os que não se desenvolveram (abortos).

Faça a colheita em ambiente limpo sem corrente de ar.

Use máscara e luvas, cuidado com o suor para não pingar sobre os bolos.

Cuidado com fios de cabelo e pêlos que possam desprender-se do corpo e cair sobre o bolo.

No geral assepsia na colheita.

Faça uma injeção de água destilada, um furo no centro do bolo com agulha e seringa estéreis.

Use vermiculita esterelizada para cobrir área exposta após a colheita.

Fala NeuroFX

Eu geralmente utilizo uma camada de vermiculita sobre o bolo.

Agora também assento o bolo sobre vermiculita úmida.

Quando destaco o cogumelo, fica um espaço sem vermiculita, a área que o cogumelo ocupava, então eu espalho a vermiculita recompondo a camada.

Pessoal, colhi 5 cogumelos hoje, que já estão printando =]

só que aí vem a parte chata: um deles esporulou sobre os bolos =( será que tem chance de eles sobreviverem ainda?

algum procedimento de ultima hora? algum meio de recuperar os bolos?

AHHHHHHHHH!!!!!!!!! DESESPERO!!!!!!!!

ficou MUITO roxo??
caramba hein.... :(
bao a felicidade eestá a mil entao nao estraga.
sei lah esporulu e agora? nunca deixei acontecer aqui pra saber.
bom lembra o que eu falei do email as 5 da madruga??? auweuawhe veja se nao esquece do papai smurf!

coisa???? alguma foto???
hmmm estou com serias desconfianças qeu a segurança desses cogumelos está em risco!
Hey nao coma esses ccogumelos, sao seus filhos!!!
usee-ox para experimentos cientificos mas nao machuque-os...:):):)

hauhauhauh

bom, esqqueci de tirar fotos, mas colhemos 6 cogumelos 3 bem pequenos e 3 médios. destes, 4 caules foram para a panela hoje, viraram um chá ingerido pelo meu amigo sprsam. não consegui dissuadir ele da idéia, então ele tomou e só se sentiu estranho e enxergou as coisas de maneira engraçada. fiquei puto. acho que o resto da colheita não vai dar uma boa trip nem pra 1 pessoa até sexta feira. tem 3 querendo tomar.
estou tirando 4 prints (os chapéus me parecem muito menores doque deveriam ser, mas enfim)

ainda não provei deles. estou fazendo uma preparação física e mental para sexta a noite =]

nem que eu tenha que comer só eu mesmo os cogus, vou experimentar essa experiência.

Primeiro cultivo éh assim mesmo, vc vai "acertando a mão" e os bixanos vão ficando melhores! quanto à trip, ela vem sim viw! Se vc fica esperando muito asiosamente por ela, ela as vezes acaba vindo de forma nao muito agradavel!, ou não vem!
Espere de braços abertos, com o pensamento em outra coisa! toma o chá e vai jogar um joguinho ou fazer algo que vai manter a cabeça bem ocupada, do nada vc vai começar a sentir os efeitos chegando! Nao pode ficar encanado no vem trip vem trip vem trip!

Tudo se resume em calma!

parabens ai o da coisa dificil, sou novato aqui no forum e tambem estou ansioso pelo meu primeiro cultivo, deve ser dificil sim pela ansiedade, mas como todos disseram foi muito bem pra primeira vez!! espero conseguir repetir o seu feito!!!
parabens pelo cultivo
abraço

Parabéns aí amigo..... aprendi muito com seu cultivo.... de muito sucesso!!!

Estou na 1º fase do meu... espero q tb vingue!!!

Coloca aí como foi sua trip... e mais uma vez obrigado por expor seu cultivo, e parabéns!!!!

vlw, paz e luz!!!!

estou tirando 4 prints (os chapéus me parecem muito menores doque deveriam ser, mas enfim)

É a coisa mais importante agora, carimbos.

Garanta a continuidade.

Opa galera, após um tempo parados, os bolos voltaram a produzir, me deram um flush com 2 cogumelos bem grandes e taludos =]

Estou agora no aguardo do terceiro e esperado flush =]

esse flush me deu um novo ânimo, fiz mais 3 bolos que ainda estão em 0% de colonização na estufa. esses 3 vão virar um casing, junto com mais 3 que pretendo começar semana que vem. depois iniciarei um novo diário para contar as aventuras do primeiro casing =]

e vcs não perdem por esperar oque vem por aí =]

Fala ocoisadifici

Está de volta as atividades.

Os carimbos ficaram bons ?

ala Mauricio... aparentemente ficaram bem bons sim, mas isso agente só descobre na hora que usa né?

Bom, de qualquer forma, estimando uns 10% de colonizazção em 2 dos bolos novos, 1 ddeles está parado em 0% ainda... mas vou esperar pra ver noque dá.

Tudo isso já preparando material pra mais 6 bolos =]

quero fazer um casing pra acabar com a vida =]

parabens pelo cultivo kra

:pos: :pos:

em relacao ao tamanho do carimbo

nao importa muito nao

inclusive eu li q voce usou 1/2 do carimbo neh?

dependendo do tamanho 1/5 do carimbo basta

nao é a quantidade de esporos, mas a qualidade,

na natureza é necessario (na teoria) um "+" e um "-" pra nascer

no carimbo existem QUADRILHOES DELES hehe

fica tranquilo hehehe

good vibes ae :pos:

Eu li no site dos gringos que um carimbo dá pra fazer 50 seringas novas. Eles são exagerados ou nós que somos exagerados e usamos meio carimbo pra uma seringa? O loco meu.

Back