Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Meu 1º Cultivo (2ª tentativa)

Diário de cultivo completo.
Olá caros companheiros da comunidade cm.org,

Estou postando aqui o meu diário de cultivo porque acho que isso contribui para o fórum e também desejo receber muitas opiniões. É bom tornar públicas as suas dúvidas e receber muitas opiniões ao mesmo tempo, do que falar sobre isso particularmente numa conversa de MSN.

Devido a isso, não postei o diário da minha 1ª tentativa (falha) de cultivo. Aí vai um resumo:

Strain: PESA, providenciado por um companheiro do cm.org ·¦?***;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita : 1 FAI : 1 água);
Nº de copos inoculados: 6;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 4;
Tipo de Seringa: suspensão de esporos+água de 12mL; 2mL para cada copo; 0,5mL para cada furo;
Tempo de colonização total: aprox. 25 dias;
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: panela de pressão, durante 1 hora;
Preparação das seringas: sem glovebox; 1 carimbo PESA para 3 seringas 12 mL;
Inoculação: 2 copos com 5 furos eqüidistantes; 4 copos com 9 furos eqüidistantes;
Contaminantes dos copos: 1 com contaminante desconhecido; o outro com duende verde (Ambos isolados em um recipiente à parte e depois descartados);
Terrário: substrato "Bulk" Pó de Côco + Borra de Café em balde. Camada de casing de Vermiculita + Pó de Côco a 1:1; Mais informações sobre esse tipo de terrário no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
Contaminantes do terrário: mosquitos e ascomicetos.

Durante a primeira tentativa, foram constatadas as seguintes falhas:

Grande desperdício de FAI e vermiculita;
O arroz foi moído demasiadamente;
Não foi usado lysol; Ao invés disso, álcool;
Problemas durante a preparação das seringas, como: utensílios não usados logo após serem retirados da embalagem; Dedo furado com a agulha (seringa marcada); Não houve o uso de touca;
Os copos não foram vedados logo após serem retirados da panela de pressão;
As agulhas foram flambadas apenas duas vezes durante a inoculação, ao invés de serem flambadas a cada furo.
Mau cálculo de volume de suspensão (4 dos 6 copos ficaram com 9 furos de agulhas não flambadas, o que aumenta as chances de contaminação);
Excesso de papel alumínio (o que dificultou a visualização dos copos).
Na hora de espremer o pó de côco no pano, esporos contaminantes que pudessem estar na toalha não limpa (estava na despensa) poderiam ter passado para o pó de côco;
A vermiculita não foi fervida;
Uso atrasado do corretor de pH (Pó de concha);
Contaminantes do terrário: ascomicetos (acredita-se que vieram da toalha, ou do ar) e mosquitos (acredita-se que vieram do ar);

Detalhes sobre o terrário: constatamos que a técnica do substrato "bulk" em balde, apesar de barata, não é uma boa alternativa para nós que cultivamos no nordeste. A ausência controle de umidade e temperatura, além da necessidade de abrir para fazer a troca de ar são desvantagens consideráveis para usuários do clima quente e seco, não desmerecendo a técnica do balde em outros locais onde a temperatura é mais baixa, onde com certeza já foi constatado sucesso considerável (é só procurar no fórum!)

Apesar disso, vamos tentar usar essa técnica novamente, corrigindo os erros anteriores (vermiculita seca, pano de espremer sujo), com apenas um bolo PF.

Decidimos, então, dessa vez, fazermos um terrário em caixa de isopor com perlon, cooler e argila expandida, conciliando a técnica bulk. O projeto ainda está em andamento.
1 das duas seringas que sobraram será usada nessa tentativa. A que furou o dedo, marcada e não flambada está guardada para uma última tentativa.

DADOS SOBRE A SEGUNDA TENTATIVA DE CULTIVO (ATUAL):
{Os nomes em vermelho representam dados novos.}

Strain: PESA;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita saturada* : 1 FAI )**;
Nº de copos inoculados: 7;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 5
Tempo de colonização total:
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: Panela de pressão, durante 1 hora e meia;
Inoculação: 5 furos eqüidistantes (um no centro e quatro nas laterais);
Contaminantes dos copos: Contaminante laranja não identificado;
Terrário: Por enquanto, dois baldes com esterco de cavalo pasteurizado, carbonato de cálcio e spawn na proporção aproximadamente de 1/6;
Contaminantes do terrário: Por enquanto, mosquitos (forma larval) e Trichoderma. :(
Falhas catalogadas até agora:

Desperdício dos ingredientes do bolo por erro de proporção. A mistura errada foi descartada e a desejada, feita;
Quatro copos trincados*** :( (choque térmico);
Uma quantidade de esporos se sedimentaram na seringas;
A agulha foi flambada a cada 1 copo inoculado, já que em uma hora vimos que ela estava muito quente mesmo após 15s fora da chama.
Proporção pequena de spawn/substrato nos baldes com estrume, o que pode ter acarretou a demora na colonização e consequentemente a contaminação;
*Consiste em encher a estrutura da vermiculita com água (saturar), em vez de usar uma quantidade de água através de uma estimativa que pode dar errado, baseado no volume do recipiente. Mais sobre isso no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
**5 copos usaram a proporção 2 vermiculita saturada : 1 FAI. Um outro recebeu uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 NESTON® e o outro menor, uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 MISTURA****
***Dos 7 copos, quatro trincaram. Dois dos que trincaram (o do NESTON® e o da MISTURA) não foram descartados por motivos de esperança:eek:.
****MISTURA: foi uma mistura doida que eu achei guardada aqui em casa que tinha como ingredientes: fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim (mesmo sendo esse último uma desvantagem devido às gorduras, acho que vale a pena tentar).
A discussão sobre o uso de NESTON® como complemento para o substrato foi discutida no tópico a seguir:
https://teonanacatl.org/threads/neston-®.1601/
03-07-07_1005.jpg03-07-07_1407.jpg04-07-07_1212.jpg04-07-07_1543.jpg04-07-07_1544.jpg04-07-07_1659.jpg05-07-07_1133.jpg

Da esqueda para a direita: utensílios na mesa; copos na panela de pressão; seringa; recipiente onde estão os copos; copos dentro do recipiente (revestido internamente com papel alumínio para impedir a entrada da luz); recipiente dentro do armário; Guardião dos Cogumelos :D.

Well come to my life ·;?D°
Patrocínio: Lysol, acabando com o mau-hálito:
patrocinio_lysol.jpg

Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Vem pra minha cidade quando rapazinho?
Assim q achar familia minha por aí! ^^

e :!:cuidado com isopores vazantes.. são chaaatoss:(:!:
Ah eh, esqueci de falar, o meu isopor faz xixi ^^ Todos os dias troco a água dele, assim aproveito e troco por água gelada. Acho que tá sendo mais útil do que trabalhoso.

Tive contaminação com um mofo amarelo lá em um cantinho do substrato, extraí e pra começar logo outro cultivo decidi botar pra frutificar dentro do terrário, antes que contaminasse tudo mesmo, e sem camada da casing uahuahuaha. Quando achar a vermiculita, que está em falta, planejo coloca-la depois e no segundo ou terceiro flush expor o substrato ao ar livre.

Então, começarei meu segundo cultivo, dessa vez com PE6 ·¦?O__ oooohhhhh

Mas, voltando ao assunto do cultivo... o substrato está sapecado de primóridias por todos os cantos ^^ (início do 7º dia após exposição às condições de pinagem), ontem e hoje tive problemas com o mofo amarelo de novo, estou removendo a parte contaminada com uma colherzinha limpa com álcool e depois seca. Depois, passo por cima da região cortada um cotonete embebido em água oxigenada 10 volumes.

Amanhã deverão aparecer os primeiros pins ^^

Ah, e arranjarei uma câmera amanhã... vo tentar atualizar diariamente isso aqui, xau!

PINS PINS PINS !!!!
I'M SO HAPPY!!! A câmera chegará em breve e eu tira umas fotos dos bichinhos sem camada de casing (ainda to procurando, ta dificil ¬¬)

Parabens carneirinho..
Queremos fotos..:D

Aí estão as fotos dos bichinhos! (tiradas hoje, teve q ser de celular msm ·¦?T·)

b3.jpgb4.jpgb_1.jpgb_2.jpg

Fala Cordeiro

Blz trabalho.
Cubra esses grãos com vermiculita, senão é porta para contaminação.
Se não tiver use pó de coco ou pó de pinus

Opa, Mauricio! Que bom vc aparecendo por aqui!

É, vou comprar ela essa semana... a conselhos de um amigo vou esperar só mais um pouco para não matar as outras primórdias.

Fotos de Hoje!
c1.jpgc2.jpgc3.jpgc5.jpgc6.jpg

Vou cobrir apenas os grãos com pó de côco. Depois cubro o resto com vermiculita.

Nasceram dezenas de pins nas laterais do recipiente e alguns no fundo. o_O

Será que eles vão vingar? Alguns estão se dirigindo para baixo o_O

parabens cordeiro, ta bonito ... qdo fazer a colheita vc pode adicionar um pouco mais de camada 1cm acredito que possa fornecer mais agua e os frutos nascerem maiores e tb pelo fato de proteger o micelio, usei 50/50 turfa vermiculita e calcario e tb tive bons resultados, limpa a casing de abortos q tem td pra dar mais certo ainda
[]´s e sorte :luz:

hum rum, farei isso, mas hoje mesmo estarei cobrindo pelo menos os grãos com pó de côco + carbonato de cálcio, to esperando soh a bagunça da faxina terminar aqui ^^

Ah, seu monotub foi inspirador ^^

Boa cordeiro!
Apesar das dificuldades tem conseguido belos frutos!

Parabéns, estou acompanhando o diário!

colocou uma frauda no terrário? :D

Boa sorte!:pos:

Fala Zed... esses cogumelos das ultimas fotos estavam com cara de que iam estagnar o crescimendo... (observe a aparência típica de abortos)

Isso aconteceu mesmo?

Bom, espero que eu esteja enganado e que tenha dado uma super-colheita.

Mas pelas fotos é o que parece. Isso aconteceu comigo algumas várias vezes e eu acho que a oxigenação é um dos fatores que tem grande relação com isso. Eu me lembro da época que eu usava um verdadeiro MICRO-AMBIENTE para os meus cultivos.. havia plantas e tudo mais no ambiente de crescimendo deles.. eu colocava até gramado borrifado com água limpa + peróxido de hidrogênio para simular aquele gramadinho dos pastos por onde os cogumelos crescem hehehe... tudo pertinho e tal.. Foi na época que consegui os maiores PESA. E incrivelmente sem contaminante algum, número baixo de abortos e etc.

Quando eu fui cultivar a strain Thai Koh Samui usando o umidificador que eu tinha adquirido... começou a putaria:

Verticillium PESADO.

Em breve eu vou postar um diário e vou dizer porque umidificadores ultra-sônicos são uma péssima escolha para um cultivo. Aqui agora ele é usado somente para fins de saúde mesmo umidificando o ambiente, e não nos cultivos. Perdi a strain Thai K.S.

Boa sorte nos cultivos! (aliás, em tudo hehehe)

Fala Zed... esses cogumelos das ultimas fotos estavam com cara de que iam estagnar o crescimendo... (observe a aparência típica de abortos)
Vc quer me matar? ·¦?DDDD

Mas realmente já percebi isso. Estou meio preocupado com o aspecto pontudo dos chapéus, mas também tive cogumelos com chapéu pontudo que vingaram... veremos neh ^^

Cobri os grãos de milho com pó de côco + calcário -.-

Amanhã, mais fotos! (nervoso)

Estou meio preocupado com o aspecto pontudo dos chapéus, mas também tive cogumelos com chapéu pontudo que vingaram... veremos neh ^^

Cobri os grãos de milho com pó de côco + calcário -.-

Amanhã, mais fotos! (nervoso)

mantenha os parametros de frutificaçâo temperatura 21-23 e umidade borrifandode leve indiretamente no bolo, em tempos em tempos forneça ar, qdo abrir o terrario bom estar de touca.

legal ir "polvilhando" de leve onde nâo se tem abortos, todos abortos devem ser retirados para se evitar contaminação.

logo esses pesa estaram no ponto

[]´s:luz:

Fotos de Hoje! (Grãos já cobertos com pó de côco)

d1.jpgd2.jpgd3.jpgd4.jpgd6.jpg

Acho que o crescimento deu uma acelerada de ontem para hoje. Os cogumelinhos das laterais e do fundo não desenvolvem. Acho que vou esperar o substrato compactar mais um pouco para tira-los um por um, depois da colheita.

Caro CordeiroImolado... Acho que esse foi um dos threads em que mais aprendi. Muita informação boa para os iniciantes absolutos como eu.

Cloro: Vlw mesmo! Espero que dê tudo certo :D

Caro CordeiroImolado... Acho que esse foi um dos threads em que mais aprendi. Muita informação boa para os iniciantes absolutos como eu.

iupiiiiii o///, axo q ja ta bom de vc começar um cultivo ^^

FOTOS DE HOJE (Lindinhos, não estão? ^^)

e1.jpge2.jpge3.jpge4.jpge5.jpge6.jpge7.jpge8.jpg

Quanto tempo eu devo esquentar a silica gel saturada no forno para que ela perca toda a água?

Talvez hoje à tarde seja a colheita, vou coloca-los no vento e fazer uma assepsia no terrário. Então, hoje tem mais fotos.

Não gostei muito do cheiro hoje, e acho que vi uns vestígios de cobweb. Acho que vou molhar cotonetes com água oxigenada e passar na região contaminada.

Abraços! ·¦?°· \o/ _o/ o/_ _o_ lol

P.S.: Ah, achei interessante o jeito que o véu se desintegrou...

Lindas fotos meu camarada !!!

Os Pesa são encantadores mesmo....!

Parabéns pelo trabalho !!!

Paz Luz e Sucesso !

Linda floresta, esse é o caminho:pos:

Back