Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Meu 1º Cultivo (2ª tentativa)

Diário de cultivo completo.
Olá caros companheiros da comunidade cm.org,


Estou postando aqui o meu diário de cultivo porque acho que isso contribui para o fórum e também desejo receber muitas opiniões. É bom tornar públicas as suas dúvidas e receber muitas opiniões ao mesmo tempo, do que falar sobre isso particularmente numa conversa de MSN.

Devido a isso, não postei o diário da minha 1ª tentativa (falha) de cultivo. Aí vai um resumo:

Strain: PESA, providenciado por um companheiro do cm.org ·¦?***;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita : 1 FAI : 1 água);
Nº de copos inoculados: 6;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 4;
Tipo de Seringa: suspensão de esporos+água de 12mL; 2mL para cada copo; 0,5mL para cada furo;
Tempo de colonização total: aprox. 25 dias;
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: panela de pressão, durante 1 hora;
Preparação das seringas: sem glovebox; 1 carimbo PESA para 3 seringas 12 mL;
Inoculação: 2 copos com 5 furos eqüidistantes; 4 copos com 9 furos eqüidistantes;
Contaminantes dos copos: 1 com contaminante desconhecido; o outro com duende verde (Ambos isolados em um recipiente à parte e depois descartados);
Terrário: substrato "Bulk" Pó de Côco + Borra de Café em balde. Camada de casing de Vermiculita + Pó de Côco a 1:1; Mais informações sobre esse tipo de terrário no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
Contaminantes do terrário: mosquitos e ascomicetos.

Durante a primeira tentativa, foram constatadas as seguintes falhas:

Grande desperdício de FAI e vermiculita;
O arroz foi moído demasiadamente;
Não foi usado lysol; Ao invés disso, álcool;
Problemas durante a preparação das seringas, como: utensílios não usados logo após serem retirados da embalagem; Dedo furado com a agulha (seringa marcada); Não houve o uso de touca;
Os copos não foram vedados logo após serem retirados da panela de pressão;
As agulhas foram flambadas apenas duas vezes durante a inoculação, ao invés de serem flambadas a cada furo.
Mau cálculo de volume de suspensão (4 dos 6 copos ficaram com 9 furos de agulhas não flambadas, o que aumenta as chances de contaminação);
Excesso de papel alumínio (o que dificultou a visualização dos copos).
Na hora de espremer o pó de côco no pano, esporos contaminantes que pudessem estar na toalha não limpa (estava na despensa) poderiam ter passado para o pó de côco;
A vermiculita não foi fervida;
Uso atrasado do corretor de pH (Pó de concha);
Contaminantes do terrário: ascomicetos (acredita-se que vieram da toalha, ou do ar) e mosquitos (acredita-se que vieram do ar);

Detalhes sobre o terrário: constatamos que a técnica do substrato "bulk" em balde, apesar de barata, não é uma boa alternativa para nós que cultivamos no nordeste. A ausência controle de umidade e temperatura, além da necessidade de abrir para fazer a troca de ar são desvantagens consideráveis para usuários do clima quente e seco, não desmerecendo a técnica do balde em outros locais onde a temperatura é mais baixa, onde com certeza já foi constatado sucesso considerável (é só procurar no fórum!)

Apesar disso, vamos tentar usar essa técnica novamente, corrigindo os erros anteriores (vermiculita seca, pano de espremer sujo), com apenas um bolo PF.

Decidimos, então, dessa vez, fazermos um terrário em caixa de isopor com perlon, cooler e argila expandida, conciliando a técnica bulk. O projeto ainda está em andamento.
1 das duas seringas que sobraram será usada nessa tentativa. A que furou o dedo, marcada e não flambada está guardada para uma última tentativa.

DADOS SOBRE A SEGUNDA TENTATIVA DE CULTIVO (ATUAL):
{Os nomes em vermelho representam dados novos.}

Strain: PESA;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita saturada* : 1 FAI )**;
Nº de copos inoculados: 7;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 5
Tempo de colonização total:
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: Panela de pressão, durante 1 hora e meia;
Inoculação: 5 furos eqüidistantes (um no centro e quatro nas laterais);
Contaminantes dos copos: Contaminante laranja não identificado;
Terrário: Por enquanto, dois baldes com esterco de cavalo pasteurizado, carbonato de cálcio e spawn na proporção aproximadamente de 1/6;
Contaminantes do terrário: Por enquanto, mosquitos (forma larval) e Trichoderma. :(
Falhas catalogadas até agora:

Desperdício dos ingredientes do bolo por erro de proporção. A mistura errada foi descartada e a desejada, feita;
Quatro copos trincados*** :( (choque térmico);
Uma quantidade de esporos se sedimentaram na seringas;
A agulha foi flambada a cada 1 copo inoculado, já que em uma hora vimos que ela estava muito quente mesmo após 15s fora da chama.
Proporção pequena de spawn/substrato nos baldes com estrume, o que pode ter acarretou a demora na colonização e consequentemente a contaminação;
*Consiste em encher a estrutura da vermiculita com água (saturar), em vez de usar uma quantidade de água através de uma estimativa que pode dar errado, baseado no volume do recipiente. Mais sobre isso no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
**5 copos usaram a proporção 2 vermiculita saturada : 1 FAI. Um outro recebeu uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 NESTON® e o outro menor, uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 MISTURA****
***Dos 7 copos, quatro trincaram. Dois dos que trincaram (o do NESTON® e o da MISTURA) não foram descartados por motivos de esperança:eek:.
****MISTURA: foi uma mistura doida que eu achei guardada aqui em casa que tinha como ingredientes: fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim (mesmo sendo esse último uma desvantagem devido às gorduras, acho que vale a pena tentar).
A discussão sobre o uso de NESTON® como complemento para o substrato foi discutida no tópico a seguir:
https://teonanacatl.org/threads/neston-®.1601/
03-07-07_1005.jpg03-07-07_1407.jpg04-07-07_1212.jpg04-07-07_1543.jpg04-07-07_1544.jpg04-07-07_1659.jpg05-07-07_1133.jpg

Da esqueda para a direita: utensílios na mesa; copos na panela de pressão; seringa; recipiente onde estão os copos; copos dentro do recipiente (revestido internamente com papel alumínio para impedir a entrada da luz); recipiente dentro do armário; Guardião dos Cogumelos :D.

Well come to my life ·;?D°
Patrocínio: Lysol, acabando com o mau-hálito:
patrocinio_lysol.jpg
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Sim, ZED..
Muito bom vc ter começado um novo cultivo.
Agora tem que ter muita assepcia e pensar muito antes de fazer algo , ou pedir informação.
Eu pegunto a todo mundo o que nâo entendo..hsuahsau
só assim pra aprender..
Espero que dê tudo certo dessa vez e vamos pensar positivo tá certo...
Good vibes pra vc...
Beijo:p:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Arrriiibaaa!!

Mais um cultivo pra galera se lambusar. isso é ótimo!

Nem pense em ser apressado e empolgado pulando etapas do procedimento, seja da seringa, seja na inoculação ou seja no aniversário/casing! Tem que ser extremamente caxias e seguir a risca tudo, se não acontece o que aconteceu comigo semana retrasada. Contaminaram 15 copos de MEX com um fungo cor-de-rosa , tudo porque eu ando meio sem tempo e fiz tudo correndo!

Desta vez torço pra que vc seja mais cauteloso com os detalhes, pois serão eles que irão fazer a diferença!



Abraços
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Se você está encontrando dificuldades na proporção da mistura FAI+vermiculita, uma solução muito fácil é preparar cada copo individualmente. Pegue um vasilhame para mistura, e um dos copos que serão usados no cultivo. A proporção clássica da PF Tek é metade de vermiculita, 1/4 de FAI e 1/4 de água (mineral com PH neutro de preferência). Não se esqueça, ao usar o copo como medida, de contar com o selo de vermiculita, se você ignorar o volume de vermiculita usado como selo a proporção novamente ficará errada.

Não tem erro!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

su: realmente o cuidado com a assepsia é muito importante. E obrigado pelas boas vaibs, no começo fiquei meio desanimado por causa dos copos trincados, mas ainda tenho 5 copos bem guardados! É esperar pra ver neh! ·¦?D°,

Tio: obrigado! Realmente eu sou meio desligado com limpeza '(^^)7, mas no meu cultivo somos uma dupla e o que um erra o outro geralmente corrije... nao sei se eu conseguiria fazer um cultivo sozinho sem contaminar metade de tudo <(^^)7

Banutukku: entendo, nao gostei por ter havido desperdício novamente nesse cultivo, mas é o que acontece quando se quer fazer as coisas diferente.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

\o/ brigadu hana! Espero que em breve você possa postar o seu cultivo tb! ·¦?)°
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

su: realmente o cuidado com a assepsia é muito importante. E obrigado pelas boas vaibs, no começo fiquei meio desanimado por causa dos copos trincados, mas ainda tenho 5 copos bem guardados! É esperar pra ver neh! ·¦?D°,

Tio: obrigado! Realmente eu sou meio desligado com limpeza '(^^)7, mas no meu cultivo somos uma dupla e o que um erra o outro geralmente corrije... nao sei se eu conseguiria fazer um cultivo sozinho sem contaminar metade de tudo <(^^)7

Banutukku: entendo, nao gostei por ter havido desperdício novamente nesse cultivo, mas é o que acontece quando se quer fazer as coisas diferente.

Guarde os copos de requeijão de sua casa, são ótimos para cultivar. Tem aqueles e extrato de tomate grandes, daquelas marcas vagabundas. ele é do tamanho do de requijão. porém de baixo em cima com a mesma espessura. Ótimos. Quando vou ao mercado compro esses só pra cultivar.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Guarde os copos de requeijão de sua casa, são ótimos para cultivar. Tem aqueles e extrato de tomate grandes, daquelas marcas vagabundas. ele é do tamanho do de requijão. porém de baixo em cima com a mesma espessura. Ótimos. Quando vou ao mercado compro esses só pra cultivar.<!-- / message -->

Obrigado! Estou usando um copo novo para o meu substrato-teste com MISTURA como complemento!


A fabricante do Lysol deveria financiar pesquisas pra gente...

Eu estou precisando de financiamento ·;?D·
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Hoje abri o recipiente para dar uma olhada e ainda nenhum sinal do micélio (na verdade, 3 dias e meio é muito cedo). Abri mesmo para ver mesmo se nascera algum contaminante (não, não pensem que eu vou ficar abrindo toda hora ·¦?D·).

Quando eu abri notei um cheiro estranho, diferente do que eu sentia no outro cultivo. No outro, quando eu abria o recipiente, vinha um cheiro de banana muito forte. Já nesse de agora, veio um cheiro diferente.

Alguém poderia me dizer qual é o "cheiro padrão" que deve ficar no recipiente onde estão os copos?
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Meus potes não tem cheiro algum. Você fechou bem?
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Os potes não, mas o recipiente sim... e tenho certeza que fechei bem os potes. ·¦?/· vai saber neh...
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

<!-- / message --><!-- sig -->
Alguém poderia me dizer qual é o "cheiro padrão" que deve ficar no recipiente onde estão os copos?

Todos dizem que potes não devem cheirar não ... nem os com troca gasosa o fazem, e quando fazem o cheiro micelial eh bem caracteristico ...

Sempre ouvi comentarem do cheiro quando está frutificando, principalmente em casings, mas é dificil descreve-lo (pois eu mesmo nunca senti né meninos ..) pois é um cheiro único da colonia, só depois de ter sentido-o uma primeira vez ....

Beijos e boas vibrações femininas da fertilidade pra voce ...
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Obrigado, Emanuelle! Talvez tenha entrado algun fungo no recipiente e se apoderado do carboidrato da cola das fitas adesivas que têm dentro. O cheiro mais próximo que me vêm à cabeça é de Eukatex (um tipo de papelão grosso) velho.

Hoje, 5º dia, notei os primeiros sinais de micélio em todos os copos. Vou tentar não olhar muito... '(^^)7
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Tio: obrigado! Realmente eu sou meio desligado com limpeza '(^^)7, mas no meu cultivo somos uma dupla e o que um erra o outro geralmente corrije... nao sei se eu conseguiria fazer um cultivo sozinho sem contaminar metade de tudo <(^^)7

Consegue sim ZED, depende de você, unicamente. Eu cultivo sozinho, e às vezes dá certim !!!;)

Use uma fita confiável pra vedar os copos. Eu uso com sucesso fita isolante.

O cheiro do micélio é único, se fede de chulé, é contaminação.

Segundo o Boca, que já partiu, o cheiro do cultivo é de comparável somente ao de NÊSPERAS FRESCAS.

E já que vc está numa região de baixíssima umidade relativa, muito cuidado com o uso do cooler no terrário. Uma pedra porosa seria bem mais eficiente.

sucesso!!!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Eu uso com sucesso fita isolante.

Vou tentar com fita isolante da próxima vez!

E sim, já senti o cheiro de micélio da última vez, e não é parecido com o que está tendo aqui!

Ando pensando na colocação do cooler no terrário? Seria necessário mesmo o cooler? Uma bomba de aquário potente com uma tela de perlon para saída de ar não seria o suficiente?

Abraços, MuiLok!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Ando pensando na colocação do cooler no terrário? Seria necessário mesmo o cooler? Uma bomba de aquário potente com uma tela de perlon para saída de ar não seria o suficiente?

olá Zed

pelo que li, a bomba de aquário junto a pedra porosa é melhor, pois não retira a umidade, e o uso do perlon não é necessário fazer uma tela, e sim apenas pequenos furos e colocado assim a lã
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Hoje observei os copos novamente e houve um grande avanço! O micélio cresce denso, porém algodoado em sua grande maioria. Em alguns pontos das extremidades ele parece "querer" ficar linear... vamos ver.

Hoje notei que em um dos copos estava nascendo um micélio cinza/translúcido que foi tomando conta do micelio branco em um dos copos. Lembra muito o micélio fedorento que se desenvolve quando eu jogo o substrato fora, deve ser Black Pin Mold / Black Mucor. Hoje à tarde vou construir um lugarzinho isolado da luz e limpo para ele para esse copo ficar, separado dos que crescem sadios.
 
Fala ZED

Pode eliminar o cooler, ele retira muita umidade do terrário. O oxigenador de aquário já dá conta do recado com muita eficiência. Se for comprar um, acima de 80 Litros/hora, geranto que já funciona muito bem. Existem modelos com 2 saídas, melhor ainda. E, melhor deixar ligado sempre, nunca desligando-o, ou apenas por curtos períodos.

Cuidado com a contaminação, elimine-a o quanto antes, sem que se irradie pelo ambiente todo, lembre-se que estamos tratando com esporos.

sucesso pra vc e seu cultivo!!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Sir, Yes Sir!

Ainda não tenho plena certeza se são contaminantes ou apenas micelio translúcido e pouco denso (lembro que tive essa dúvida no cultivo assado e não era), mas mesmo assim fiz outro recipente revestido internamente com papel alumínio e guardei dois copos suspeitos.

Os copos estão indo bem, o micélio está querendo tender para linear nas pontas, formando trancinhas, e no fundo do copo as zonas de micelio já estão se encontrando. _(,^^)/
 
Back
Top