Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Meu 1º Cultivo (2ª tentativa)

Diário de cultivo completo.
Olá caros companheiros da comunidade cm.org,


Estou postando aqui o meu diário de cultivo porque acho que isso contribui para o fórum e também desejo receber muitas opiniões. É bom tornar públicas as suas dúvidas e receber muitas opiniões ao mesmo tempo, do que falar sobre isso particularmente numa conversa de MSN.

Devido a isso, não postei o diário da minha 1ª tentativa (falha) de cultivo. Aí vai um resumo:

Strain: PESA, providenciado por um companheiro do cm.org ·¦?***;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita : 1 FAI : 1 água);
Nº de copos inoculados: 6;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 4;
Tipo de Seringa: suspensão de esporos+água de 12mL; 2mL para cada copo; 0,5mL para cada furo;
Tempo de colonização total: aprox. 25 dias;
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: panela de pressão, durante 1 hora;
Preparação das seringas: sem glovebox; 1 carimbo PESA para 3 seringas 12 mL;
Inoculação: 2 copos com 5 furos eqüidistantes; 4 copos com 9 furos eqüidistantes;
Contaminantes dos copos: 1 com contaminante desconhecido; o outro com duende verde (Ambos isolados em um recipiente à parte e depois descartados);
Terrário: substrato "Bulk" Pó de Côco + Borra de Café em balde. Camada de casing de Vermiculita + Pó de Côco a 1:1; Mais informações sobre esse tipo de terrário no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
Contaminantes do terrário: mosquitos e ascomicetos.

Durante a primeira tentativa, foram constatadas as seguintes falhas:

Grande desperdício de FAI e vermiculita;
O arroz foi moído demasiadamente;
Não foi usado lysol; Ao invés disso, álcool;
Problemas durante a preparação das seringas, como: utensílios não usados logo após serem retirados da embalagem; Dedo furado com a agulha (seringa marcada); Não houve o uso de touca;
Os copos não foram vedados logo após serem retirados da panela de pressão;
As agulhas foram flambadas apenas duas vezes durante a inoculação, ao invés de serem flambadas a cada furo.
Mau cálculo de volume de suspensão (4 dos 6 copos ficaram com 9 furos de agulhas não flambadas, o que aumenta as chances de contaminação);
Excesso de papel alumínio (o que dificultou a visualização dos copos).
Na hora de espremer o pó de côco no pano, esporos contaminantes que pudessem estar na toalha não limpa (estava na despensa) poderiam ter passado para o pó de côco;
A vermiculita não foi fervida;
Uso atrasado do corretor de pH (Pó de concha);
Contaminantes do terrário: ascomicetos (acredita-se que vieram da toalha, ou do ar) e mosquitos (acredita-se que vieram do ar);

Detalhes sobre o terrário: constatamos que a técnica do substrato "bulk" em balde, apesar de barata, não é uma boa alternativa para nós que cultivamos no nordeste. A ausência controle de umidade e temperatura, além da necessidade de abrir para fazer a troca de ar são desvantagens consideráveis para usuários do clima quente e seco, não desmerecendo a técnica do balde em outros locais onde a temperatura é mais baixa, onde com certeza já foi constatado sucesso considerável (é só procurar no fórum!)

Apesar disso, vamos tentar usar essa técnica novamente, corrigindo os erros anteriores (vermiculita seca, pano de espremer sujo), com apenas um bolo PF.

Decidimos, então, dessa vez, fazermos um terrário em caixa de isopor com perlon, cooler e argila expandida, conciliando a técnica bulk. O projeto ainda está em andamento.
1 das duas seringas que sobraram será usada nessa tentativa. A que furou o dedo, marcada e não flambada está guardada para uma última tentativa.

DADOS SOBRE A SEGUNDA TENTATIVA DE CULTIVO (ATUAL):
{Os nomes em vermelho representam dados novos.}

Strain: PESA;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita saturada* : 1 FAI )**;
Nº de copos inoculados: 7;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 5
Tempo de colonização total:
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: Panela de pressão, durante 1 hora e meia;
Inoculação: 5 furos eqüidistantes (um no centro e quatro nas laterais);
Contaminantes dos copos: Contaminante laranja não identificado;
Terrário: Por enquanto, dois baldes com esterco de cavalo pasteurizado, carbonato de cálcio e spawn na proporção aproximadamente de 1/6;
Contaminantes do terrário: Por enquanto, mosquitos (forma larval) e Trichoderma. :(
Falhas catalogadas até agora:

Desperdício dos ingredientes do bolo por erro de proporção. A mistura errada foi descartada e a desejada, feita;
Quatro copos trincados*** :( (choque térmico);
Uma quantidade de esporos se sedimentaram na seringas;
A agulha foi flambada a cada 1 copo inoculado, já que em uma hora vimos que ela estava muito quente mesmo após 15s fora da chama.
Proporção pequena de spawn/substrato nos baldes com estrume, o que pode ter acarretou a demora na colonização e consequentemente a contaminação;
*Consiste em encher a estrutura da vermiculita com água (saturar), em vez de usar uma quantidade de água através de uma estimativa que pode dar errado, baseado no volume do recipiente. Mais sobre isso no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
**5 copos usaram a proporção 2 vermiculita saturada : 1 FAI. Um outro recebeu uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 NESTON® e o outro menor, uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 MISTURA****
***Dos 7 copos, quatro trincaram. Dois dos que trincaram (o do NESTON® e o da MISTURA) não foram descartados por motivos de esperança:eek:.
****MISTURA: foi uma mistura doida que eu achei guardada aqui em casa que tinha como ingredientes: fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim (mesmo sendo esse último uma desvantagem devido às gorduras, acho que vale a pena tentar).
A discussão sobre o uso de NESTON® como complemento para o substrato foi discutida no tópico a seguir:
https://teonanacatl.org/threads/neston-®.1601/
03-07-07_1005.jpg03-07-07_1407.jpg04-07-07_1212.jpg04-07-07_1543.jpg04-07-07_1544.jpg04-07-07_1659.jpg05-07-07_1133.jpg

Da esqueda para a direita: utensílios na mesa; copos na panela de pressão; seringa; recipiente onde estão os copos; copos dentro do recipiente (revestido internamente com papel alumínio para impedir a entrada da luz); recipiente dentro do armário; Guardião dos Cogumelos :D.

Well come to my life ·;?D°
Patrocínio: Lysol, acabando com o mau-hálito:
patrocinio_lysol.jpg
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Hum... realmente comprar um balde novo é bem mais seguro! Vou pensar nessa proposta!

Ah, e me ajuda nesse negócio dos copos, eu não entendi ·¦?T·
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Zed pelo oq eu li seu problema são as bolotas de esterco que vc deixava. Essas bolotas são meio que impermeáveis, portanto nao funcionava na pasteurização. Provavelmente no meio delas tinham ovos de insetos e outros contaminantes, ai deu no que deu. Da proxima vez esfarele o esterco o máximo que puder e adicione fumo ai meio, pois espanta insetos.

Boa sorte. ;)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Hum, rum, farei isso. Já arranjei um ralador ·;?)·

E sobre adicionar fumo, essa idéia da pé mesmo, na minha cidade natal minha tia usa pra acabar como fungicida ·¦?T·
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Aí estão as fotos do balde do primeiro copo (as prometidas até agora ¬¬):

C3.jpgC4.jpgC6.jpgC8.jpgCogomelo.jpgCogomelo1.jpgCv.jpgIma.jpgRon.jpg

Da esquerda para a direita: 4 dos seis cogumelos do primeiro flush; ampliação; maior de todos (21cm); Segundo flush (manhã de domingo); ampliação; os mesmos cogumelos à noite; ampliação;Primeiro cogumelo achado no quintal (eu tava meio doido, por isso a foto saiu meio desfocada:D); Segundo cogumelo que nasceu no quintal.


Já terceiro copo (algodoado), eu ralei e pasteurizei o esterco e não deram mais larvas, PORÉM o susbtrato na proporção 1 spawn : 2 esterco está há 19 DIAS colonizando e não quer passar dos 50%. O que eu faço?!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Po legal ver seus baldes frutificando. Esse grandalhão ficou lindo hein!
Os cogumelos do outdoor estão livres de contaminantes?

Cara verifica se a colonização estagnou por estar seco ou compacto d+.

Boa sorte irmao! ;)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Tá tudo lindo Zed.
Parabens..
Agora foooooiiiii.......:)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Po legal ver seus baldes frutificando. Esse grandalhão ficou lindo hein!
Os cogumelos do outdoor estão livres de contaminantes?

Cara verifica se a colonização estagnou por estar seco ou compacto d+.

Boa sorte irmao! ;)
Os pedaços de bolos "outdoor" só deram dois coguns. Mesmo com a sombra q eu tentei fornecer, os pedaços de bolo viraram pedra '(^^)7

Os pedaços de micélio que não ficaram embaixo do pé de capim não frutificaram.

Já o balde estagnado, não creio que esteja seco. O substrato está úmido ao toque e as paredes estão molhadas. Já quanto a compactação, é algo a se considerar, mas 19 DIAS ja eh putaria... foda q o cheiro ta normal... cheirinho de terra molhada ^^.

E Su, obrigaduuuu ·¦?***
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Os pedaços de bolos "outdoor" só deram dois coguns. Mesmo com a sombra q eu tentei fornecer, os pedaços de bolo viraram pedra '(^^)7

Os pedaços de micélio que não ficaram embaixo do pé de capim não frutificaram.

Já o balde estagnado, não creio que esteja seco. O substrato está úmido ao toque e as paredes estão molhadas. Já quanto a compactação, é algo a se considerar, mas 19 DIAS ja eh putaria... foda q o cheiro ta normal... cheirinho de terra molhada ^^.

E Su, obrigaduuuu ·¦?***

Pois é, estive fazendo uns testes com baldes e nos primeiros coloquei subtrato d+ e mta pouca spaw, resultado: demoraram 4 semanas e meia pra QUASE colonizar tudo. O outro balde q eu fiz na semana passada com a quantidade certa de subtrato e spaw, acabei de ve-los agora e ja estao em 90% de colonização, bombando! Se bobiar vai pinar antes dos primeiros baldes.

Subtrato d+ pesa mto e acaba ficando compactado. Se for colocar mto subtrato tem q colocar mta spaw junto. :pos:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Pois é, estive fazendo uns testes com baldes e nos primeiros coloquei subtrato d+ e mta pouca spaw, resultado: demoraram 4 semanas e meia pra QUASE colonizar tudo. O outro balde q eu fiz na semana passada com a quantidade certa de subtrato e spaw, acabei de ve-los agora e ja estao em 90% de colonização, bombando! Se bobiar vai pinar antes dos primeiros baldes.

Subtrato d+ pesa mto e acaba ficando compactado. Se for colocar mto subtrato tem q colocar mta spaw junto. :pos:

Para obter uma colonização rápida, devem ser levador diversos fatores:

proporção de spawn/substrato 1:2, podendo-se aumentar a quantidade de spawn

umidade do substrato ideal e aeração ideal

escuro total

temperatura deve ser a mesma da incubação

utilizar ingredientes que forneçam umidade e aeração, para os rizomas miceliais poderem percorrer por entre o substrato (ex.: vermiculita, fibra de coco)

correção de ph, com esse índice =~ neutro

troca de ar

não quebrar muito o spawn

Fica aí algumas dicas. Sucesso no cultivo!!!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

hummm, obrigado pelas dicas!

Minha proporção foi 1 spawn:2 substrato

E obrigado pelas dicas, MuiLok... so não entendi por que não se deve quebrar muito o spawn.

Boa Sorte com os baldes, Carioca [y]
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

hummm, obrigado pelas dicas!

Minha proporção foi 1 spawn:2 substrato

E obrigado pelas dicas, MuiLok... so não entendi por que não se deve quebrar muito o spawn.

Boa Sorte com os baldes, Carioca [y]

Para não causar tanto stress no micélio, e prejudicar o crescimento do mesmo.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Mas como se causa stress e prejudica o crescimento do micelio so pelo fato de fragmentar muito?
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Mas como se causa stress e prejudica o crescimento do micelio so pelo fato de fragmentar muito?

Nunca tive problemas com isso por mais que eu quebrasse o micélio. Ele sempre se recuperou muito bem desde que tivesse umidade e oxigênio suficientes.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Mas como se causa stress e prejudica o crescimento do micelio so pelo fato de fragmentar muito?

Um amigo meu perdeu um copo, acredito que por isso.
o crescimento estava ótimo (em grãos), daí ele foi agitar... mas foi uma coisa meio agressiva demais se é que me entende... e o crescimento se estagnou ali, nunca mais cresceu. :(
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

foda isso... agora fiquei encucado... haverão provas científicas para isso?
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

O micélio algodoado do balde não subiu a camada de casing e eu joguei fora.

Estou com medo que a mesma coisa aconteça com o outro recipiente. Fiz spawn de micélio rizomorfico mas só o que predominou foi micelio algodoado, disperso e translúcido =/

Estou com um terrário aqui e gostaria de saber se poderia colocar esse recipiente pra pinar sem camada de casing, pq eu to com medo do micelio nao subir ·¦?T·
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Poxa, axo q dei a maior mancada... o micelio aparentemente fraco e translucido de cubensis que eu notei parece ser de cobweb, segunda umas fotos que eu andei vendo... se eu soubesse desde o começo iria prover mais oxigênio e secar mais o esterco.

O problema é que se eu não ralar o esterco provavelmente vai dar larva de novo, entao acho que vou adicionar vermiculita seca. O que vocês acham?

Peguei um pouco do micelio rizomórfico e semeei em três copos de milho em polipropileno esterilizados por uma hora na panela normal. Todos ficaram totalmente colonizados. Propaguei mais micélio por mais 5 copos PF e uma Jarra PF grande, todos esterilizados em panela de pressão normal. Vamos ver no que dá ^^

(ah, to com uma camera mais acessivel agora, em breve trarei fotos dos potes!)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Peguei um último copo com micélio em milho e joguei no pó de côco + calcário de conchas. Deixei mais seco do que o normal e bastante espaço no recipiente pra ver se dessa vez não vai surgir cobweb.
 
Bem, parece que pela QUINTA vez estou tendo problemas com cobweb... sob recomendãções de um amigo, borrifei água oxigenada 10 volumes pura sobre o contaminante. Depois de um tempo sequei a superfície que poderia estar enxarcada com um cotonete. Sem compromisso, armei meu terrário pfizer e coloquei o recipiente aberto, para ter mais oxigênio. Abaixo, algumas fotos:

IMAG0004.JPGIMAG0005.JPGIMAG0006.JPGIMAG0007.JPG

Da esquerda para a direita: Terrário fechado; Terrário fechado; Terrário sem a tampa (Sacola azul para ventilação: ao empurrar a sacola para baixo o ar de dentro do terrário sai, levando consigo o gás carbônico. Ao puxar o topo do saco você suga o ar externo, que passa pelo esparadrapo transpore, trazendo ar novo e filtrado para o terrário. A sacola é transparente e azul e roxo são as melhores faixas de luz para a frutificação. [Stamets]); Visão interna do terrário.

Gostaria de ter postado fotos mais ampliadas do micélio, mas a camera era bem mixuruca (3 MP ·¦?T·)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Aeeee....

Vem pra minha cidade quando rapazinho?


Hehe :D:D:D:D

Bom cultivo..

e :!:cuidado com isopores vazantes.. são chaaatoss:(:!:

/;D
 
Back
Top