Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Meu 1º Cultivo (2ª tentativa)

Diário de cultivo completo.
Olá caros companheiros da comunidade cm.org,


Estou postando aqui o meu diário de cultivo porque acho que isso contribui para o fórum e também desejo receber muitas opiniões. É bom tornar públicas as suas dúvidas e receber muitas opiniões ao mesmo tempo, do que falar sobre isso particularmente numa conversa de MSN.

Devido a isso, não postei o diário da minha 1ª tentativa (falha) de cultivo. Aí vai um resumo:

Strain: PESA, providenciado por um companheiro do cm.org ·¦?***;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita : 1 FAI : 1 água);
Nº de copos inoculados: 6;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 4;
Tipo de Seringa: suspensão de esporos+água de 12mL; 2mL para cada copo; 0,5mL para cada furo;
Tempo de colonização total: aprox. 25 dias;
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: panela de pressão, durante 1 hora;
Preparação das seringas: sem glovebox; 1 carimbo PESA para 3 seringas 12 mL;
Inoculação: 2 copos com 5 furos eqüidistantes; 4 copos com 9 furos eqüidistantes;
Contaminantes dos copos: 1 com contaminante desconhecido; o outro com duende verde (Ambos isolados em um recipiente à parte e depois descartados);
Terrário: substrato "Bulk" Pó de Côco + Borra de Café em balde. Camada de casing de Vermiculita + Pó de Côco a 1:1; Mais informações sobre esse tipo de terrário no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
Contaminantes do terrário: mosquitos e ascomicetos.

Durante a primeira tentativa, foram constatadas as seguintes falhas:

Grande desperdício de FAI e vermiculita;
O arroz foi moído demasiadamente;
Não foi usado lysol; Ao invés disso, álcool;
Problemas durante a preparação das seringas, como: utensílios não usados logo após serem retirados da embalagem; Dedo furado com a agulha (seringa marcada); Não houve o uso de touca;
Os copos não foram vedados logo após serem retirados da panela de pressão;
As agulhas foram flambadas apenas duas vezes durante a inoculação, ao invés de serem flambadas a cada furo.
Mau cálculo de volume de suspensão (4 dos 6 copos ficaram com 9 furos de agulhas não flambadas, o que aumenta as chances de contaminação);
Excesso de papel alumínio (o que dificultou a visualização dos copos).
Na hora de espremer o pó de côco no pano, esporos contaminantes que pudessem estar na toalha não limpa (estava na despensa) poderiam ter passado para o pó de côco;
A vermiculita não foi fervida;
Uso atrasado do corretor de pH (Pó de concha);
Contaminantes do terrário: ascomicetos (acredita-se que vieram da toalha, ou do ar) e mosquitos (acredita-se que vieram do ar);

Detalhes sobre o terrário: constatamos que a técnica do substrato "bulk" em balde, apesar de barata, não é uma boa alternativa para nós que cultivamos no nordeste. A ausência controle de umidade e temperatura, além da necessidade de abrir para fazer a troca de ar são desvantagens consideráveis para usuários do clima quente e seco, não desmerecendo a técnica do balde em outros locais onde a temperatura é mais baixa, onde com certeza já foi constatado sucesso considerável (é só procurar no fórum!)

Apesar disso, vamos tentar usar essa técnica novamente, corrigindo os erros anteriores (vermiculita seca, pano de espremer sujo), com apenas um bolo PF.

Decidimos, então, dessa vez, fazermos um terrário em caixa de isopor com perlon, cooler e argila expandida, conciliando a técnica bulk. O projeto ainda está em andamento.
1 das duas seringas que sobraram será usada nessa tentativa. A que furou o dedo, marcada e não flambada está guardada para uma última tentativa.

DADOS SOBRE A SEGUNDA TENTATIVA DE CULTIVO (ATUAL):
{Os nomes em vermelho representam dados novos.}

Strain: PESA;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita saturada* : 1 FAI )**;
Nº de copos inoculados: 7;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 5
Tempo de colonização total:
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: Panela de pressão, durante 1 hora e meia;
Inoculação: 5 furos eqüidistantes (um no centro e quatro nas laterais);
Contaminantes dos copos: Contaminante laranja não identificado;
Terrário: Por enquanto, dois baldes com esterco de cavalo pasteurizado, carbonato de cálcio e spawn na proporção aproximadamente de 1/6;
Contaminantes do terrário: Por enquanto, mosquitos (forma larval) e Trichoderma. :(
Falhas catalogadas até agora:

Desperdício dos ingredientes do bolo por erro de proporção. A mistura errada foi descartada e a desejada, feita;
Quatro copos trincados*** :( (choque térmico);
Uma quantidade de esporos se sedimentaram na seringas;
A agulha foi flambada a cada 1 copo inoculado, já que em uma hora vimos que ela estava muito quente mesmo após 15s fora da chama.
Proporção pequena de spawn/substrato nos baldes com estrume, o que pode ter acarretou a demora na colonização e consequentemente a contaminação;
*Consiste em encher a estrutura da vermiculita com água (saturar), em vez de usar uma quantidade de água através de uma estimativa que pode dar errado, baseado no volume do recipiente. Mais sobre isso no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
**5 copos usaram a proporção 2 vermiculita saturada : 1 FAI. Um outro recebeu uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 NESTON® e o outro menor, uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 MISTURA****
***Dos 7 copos, quatro trincaram. Dois dos que trincaram (o do NESTON® e o da MISTURA) não foram descartados por motivos de esperança:eek:.
****MISTURA: foi uma mistura doida que eu achei guardada aqui em casa que tinha como ingredientes: fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim (mesmo sendo esse último uma desvantagem devido às gorduras, acho que vale a pena tentar).
A discussão sobre o uso de NESTON® como complemento para o substrato foi discutida no tópico a seguir:
https://teonanacatl.org/threads/neston-®.1601/
03-07-07_1005.jpg03-07-07_1407.jpg04-07-07_1212.jpg04-07-07_1543.jpg04-07-07_1544.jpg04-07-07_1659.jpg05-07-07_1133.jpg

Da esqueda para a direita: utensílios na mesa; copos na panela de pressão; seringa; recipiente onde estão os copos; copos dentro do recipiente (revestido internamente com papel alumínio para impedir a entrada da luz); recipiente dentro do armário; Guardião dos Cogumelos :D.

Well come to my life ·;?D°
Patrocínio: Lysol, acabando com o mau-hálito:
patrocinio_lysol.jpg
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Hahaha

FIGHT AGAINST CONTAMINATION!:eek:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Carneirinho-enrrolado
O REI DA CONTAMINAçÃO..:D

Virou cisma agora foi usheusheushesuheushe


Tem certeza que você está esterilizando esses materiais direito?

Tenho certeza que não, por causa de ocupações eu fiz esses copos de milho desprenteciosamente, apenas "esterilizei" em panela de cozinha normal por 1 hora e o pó de côco foi apenas escaldado durante uns 40min. em panela normal também. Fiz tudo só para ocupar a minha mente e "voa-lá"! ^^

Quanto as trocas de ar, acho que estou fazendo no tempo certo. Agora no terceiro flush vou expor ao ar livre.

Mais tarde postarei fotos de como está.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

:!:Ow Cordeiro

A abertura do terrário certamente promove uma diminuição na quantidade de CO2 que são necessárias para que ahaja a proliferação de bactérias anaerobias.

Nossos filinhos realmente precisam de ar puro, mas evito de abanar como alguns fazem aqui.

Apenas abro o terrário e deixo alguns minutos cerca de 2/3 no máximo

Com todas as janelas ou aberturas do local onde o terrário fechadas para adiminuir as correntes de ar e consequentemente trazer algo literalmente no ar .rs...

:luz:Meu terrário abro todo dia pelo menos uma vez :pos:

:luz:Quando tenho tempo e posso abro de manha qdo acordo e qdo chego em casa a noite abro de novo, dou uma borrifada com água fervida em burrifador tipo spray saca...

E lacro tudo com durex ou akela fita adesiva mais grossa ai já era.

Tudo que entra no terrário se puder... fogo nele.

Se não... alcool 70 % como diz o nosso irmão Basídioma é pra quebrar o capsídio das bactérias hihihih rs.:pos:

ósculos santos a todos
e ótimo final de semana

Jhon Lock:cool:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

aham, ia adicionar esse lance da corrente de ar mesmo, vou expor ele ao ar mas tentando não fazer ele pegar corrente de ar, apenas difusão.

As trocas de ar do terrário estão sendo feitas apertando o saco plástico que fica na tampa, que empurra o ar para fora, e puxando novamente, passando ar pelo esparadrapo transpore.
 
FOTOS DE ONTEM:

f1.jpgf2.jpgf3.jpg


FOTOS DE HOJE:
(Fotos tiradas após a secção de uma enorme zona de contaminação que cresceu na noite que eu dormi fora de casa. A zona seccionada foi colocada no canteiro do quintal. Vamo ver ne? ^^)

g1.jpgg2.jpgg3.jpgg4.jpgg5.jpg
 
FOTOS DE HOJE! (COLHEITA DO SEGUNDO FLUSH!):

h9.jpgh7.jpgh14.jpgh16.jpgh17.jpgh2.jpgh3.jpgh4.jpgh6.jpgh8.jpgh10.jpgh15.jpgh5.jpgh12.jpgh13.jpgh1.jpg

ainda falta mais um q ta crescendo e outro q eu ainda n sei se vai crescer mais. :D
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Gostei dessa foto da pimentinha aí, comeu tudo mesmo?:D
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

eh bom no arroz e feijão
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Gostei dessa foto da pimentinha aí, comeu tudo mesmo?:D

usheusheushe, so os coguns, claro... comi 4, conto depois como foi detalhadamente, mas resumidamente, começou caoticamente, depois foram epifanias, lágrimas de alegria, visuais fantásticos e algo parecido como um orgasmo. Dessa vez com certeza tive uma experiência de aprendizado e tenho certeza que isso vai contribuir para que eu seja uma pessoa melhor.


eh bom no arroz e feijão

Em jejum, pra bater mais rapido ^^
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Ai caramba!!!
:!:cuidado:!: com estes discos voadores ai... tem gente que fala que eles te levam para um mundo diferente, e que tem uns que não voltam hauahuahu, mas, tem uns que são mestres e estes te encinam muito no mundo deles e quando você volta você renasce um novo homem!

Viagens, vai viagar, pega uma carona com este disco aeh!!;):pos:

Lindos frutos!!!:rolleyes::pos:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

:!:Mutchos parabenes a vc

Images belissismas mesmo

04 só...se eu comer quatro num dá nem pra tampar o buraco do dente rs

comi 06 e deitei ai dei uma piradinha
comi 12 secos só fiquei com a vista enubriada e dei rizada pra kas
comi mais 06 com suco de morango e no máximo rizada

:!:Agora os mágicos que me esperem ja to com 22 secando desde ontem

a próxima trip que me aguarde rs
kkk


Abraços a sorte em sua viajem

:cool:
 
O último do segundo flush:

i3.jpg

O trichoderma tem sido insistente... ontem cobri tudo com pó de côco + pó de concha... mais pó de concha do que o normal, pra ver o q acontece... os primeiros sinais de micélio já começaram a aparecer na superfície. O recipiente está fechado e no escuro, pois vou viajar hoje com eles. Chegando lá faço toda a assepssia do terrário e arrumo tudo direitinho de novo. ;)
 
Back
Top