Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - Meu 1º Cultivo (2ª tentativa)

Diário de cultivo completo.
Olá caros companheiros da comunidade cm.org,


Estou postando aqui o meu diário de cultivo porque acho que isso contribui para o fórum e também desejo receber muitas opiniões. É bom tornar públicas as suas dúvidas e receber muitas opiniões ao mesmo tempo, do que falar sobre isso particularmente numa conversa de MSN.

Devido a isso, não postei o diário da minha 1ª tentativa (falha) de cultivo. Aí vai um resumo:

Strain: PESA, providenciado por um companheiro do cm.org ·¦?***;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita : 1 FAI : 1 água);
Nº de copos inoculados: 6;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 4;
Tipo de Seringa: suspensão de esporos+água de 12mL; 2mL para cada copo; 0,5mL para cada furo;
Tempo de colonização total: aprox. 25 dias;
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: panela de pressão, durante 1 hora;
Preparação das seringas: sem glovebox; 1 carimbo PESA para 3 seringas 12 mL;
Inoculação: 2 copos com 5 furos eqüidistantes; 4 copos com 9 furos eqüidistantes;
Contaminantes dos copos: 1 com contaminante desconhecido; o outro com duende verde (Ambos isolados em um recipiente à parte e depois descartados);
Terrário: substrato "Bulk" Pó de Côco + Borra de Café em balde. Camada de casing de Vermiculita + Pó de Côco a 1:1; Mais informações sobre esse tipo de terrário no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/thai-koh-samui-1°cultivo-balde-pó-de-coco.1060/
Contaminantes do terrário: mosquitos e ascomicetos.

Durante a primeira tentativa, foram constatadas as seguintes falhas:

Grande desperdício de FAI e vermiculita;
O arroz foi moído demasiadamente;
Não foi usado lysol; Ao invés disso, álcool;
Problemas durante a preparação das seringas, como: utensílios não usados logo após serem retirados da embalagem; Dedo furado com a agulha (seringa marcada); Não houve o uso de touca;
Os copos não foram vedados logo após serem retirados da panela de pressão;
As agulhas foram flambadas apenas duas vezes durante a inoculação, ao invés de serem flambadas a cada furo.
Mau cálculo de volume de suspensão (4 dos 6 copos ficaram com 9 furos de agulhas não flambadas, o que aumenta as chances de contaminação);
Excesso de papel alumínio (o que dificultou a visualização dos copos).
Na hora de espremer o pó de côco no pano, esporos contaminantes que pudessem estar na toalha não limpa (estava na despensa) poderiam ter passado para o pó de côco;
A vermiculita não foi fervida;
Uso atrasado do corretor de pH (Pó de concha);
Contaminantes do terrário: ascomicetos (acredita-se que vieram da toalha, ou do ar) e mosquitos (acredita-se que vieram do ar);

Detalhes sobre o terrário: constatamos que a técnica do substrato "bulk" em balde, apesar de barata, não é uma boa alternativa para nós que cultivamos no nordeste. A ausência controle de umidade e temperatura, além da necessidade de abrir para fazer a troca de ar são desvantagens consideráveis para usuários do clima quente e seco, não desmerecendo a técnica do balde em outros locais onde a temperatura é mais baixa, onde com certeza já foi constatado sucesso considerável (é só procurar no fórum!)

Apesar disso, vamos tentar usar essa técnica novamente, corrigindo os erros anteriores (vermiculita seca, pano de espremer sujo), com apenas um bolo PF.

Decidimos, então, dessa vez, fazermos um terrário em caixa de isopor com perlon, cooler e argila expandida, conciliando a técnica bulk. O projeto ainda está em andamento.
1 das duas seringas que sobraram será usada nessa tentativa. A que furou o dedo, marcada e não flambada está guardada para uma última tentativa.

DADOS SOBRE A SEGUNDA TENTATIVA DE CULTIVO (ATUAL):
{Os nomes em vermelho representam dados novos.}

Strain: PESA;
Técnica usada: PF Tek (2 vermiculita saturada* : 1 FAI )**;
Nº de copos inoculados: 7;
Nº de copos que aniversariaram com sucesso: 5
Tempo de colonização total:
Não foi usada nenhuma técnica de incubação;
Esterilização: Panela de pressão, durante 1 hora e meia;
Inoculação: 5 furos eqüidistantes (um no centro e quatro nas laterais);
Contaminantes dos copos: Contaminante laranja não identificado;
Terrário: Por enquanto, dois baldes com esterco de cavalo pasteurizado, carbonato de cálcio e spawn na proporção aproximadamente de 1/6;
Contaminantes do terrário: Por enquanto, mosquitos (forma larval) e Trichoderma. :(
Falhas catalogadas até agora:

Desperdício dos ingredientes do bolo por erro de proporção. A mistura errada foi descartada e a desejada, feita;
Quatro copos trincados*** :( (choque térmico);
Uma quantidade de esporos se sedimentaram na seringas;
A agulha foi flambada a cada 1 copo inoculado, já que em uma hora vimos que ela estava muito quente mesmo após 15s fora da chama.
Proporção pequena de spawn/substrato nos baldes com estrume, o que pode ter acarretou a demora na colonização e consequentemente a contaminação;
*Consiste em encher a estrutura da vermiculita com água (saturar), em vez de usar uma quantidade de água através de uma estimativa que pode dar errado, baseado no volume do recipiente. Mais sobre isso no link abaixo:
https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/
**5 copos usaram a proporção 2 vermiculita saturada : 1 FAI. Um outro recebeu uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 NESTON® e o outro menor, uma proporção de 2 vermiculita saturada : 0,5 FAI : 0,5 MISTURA****
***Dos 7 copos, quatro trincaram. Dois dos que trincaram (o do NESTON® e o da MISTURA) não foram descartados por motivos de esperança:eek:.
****MISTURA: foi uma mistura doida que eu achei guardada aqui em casa que tinha como ingredientes: fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim (mesmo sendo esse último uma desvantagem devido às gorduras, acho que vale a pena tentar).
A discussão sobre o uso de NESTON® como complemento para o substrato foi discutida no tópico a seguir:
https://teonanacatl.org/threads/neston-®.1601/
03-07-07_1005.jpg03-07-07_1407.jpg04-07-07_1212.jpg04-07-07_1543.jpg04-07-07_1544.jpg04-07-07_1659.jpg05-07-07_1133.jpg

Da esqueda para a direita: utensílios na mesa; copos na panela de pressão; seringa; recipiente onde estão os copos; copos dentro do recipiente (revestido internamente com papel alumínio para impedir a entrada da luz); recipiente dentro do armário; Guardião dos Cogumelos :D.

Well come to my life ·;?D°
Patrocínio: Lysol, acabando com o mau-hálito:
patrocinio_lysol.jpg
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Bem, dois copos estão no isolamente, quase que certamente contaminados. Uma pena que um deles era um dos dois copos rizomórficos ·¦?(° Creio que seja o mesmo contaminante para os dois copos. O micélio parece que pe barrado de passar e acaba acumulando (que nem parafina derretida). Agora está aparecendo umas manchinhas nas bordas do micélio com a cor de ferrugem, só que bem fraquinho... bem, vamo ver... já tinha acontecido isso comigo antes e não foi bom sinal.

Ah, o copo com a MISTURA VITAMINADA está apresentando um sucesso peculiar! É muito rizomórfico e está correndo bem rápido, apesar desse substrato ser mais compacto que os outros!

a bomba de aquário junto a pedra porosa é melhor, pois não retira a umidade

Como é que a pedra porosa vai ajudar a não tirar a umidade? Nunca entendi como ela funciona <(o_O)7

apenas pequenos furos e colocando assim a lã

Os furos têm que ser perto do substrato, n? Já que o CO2 é mais denso... mas qual deve ser a disposição (quantos, aonde) dos furos, e o tamanho deles?

[]'s. (em breve, as fotos!)
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

/ \(Por favor, espero que alguém responda às perguntas postadas por mim aí em cima)
|

Bem, não deu para tirar fotos dos contaminados. Um deles (o rizomórifico) tava 100% colonizado e a contaminacao tava se alastrando. Para não perder o copo, tendo de sobra balde e esterco, aprovando a sugestão de um colega daqui do fórum extraí o setor da contaminação do bolo rizomórfico e "semeei" no esterco pasteurizado.

Fiz o mesmo com o outro que eu ia jogar fora, pq sobrou esterco e balde, n custa nada...

Ha, por duas vezes já vi coisa legal acontecer com restos de micélio que a gente usualmente joga fora: a trufinha do calimba (que rendeu axo que 5 flushes e 12 coguns, derrubando Lavousier total \o/) e os coguns que brotarão do bolo jogado no canteiro do quintal do skudex ·¦?P~~

Sem compromisso, vamos ver como vão se sair aqueles baldes...
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

citação by Zé

(Por favor, espero que alguém responda às perguntas postadas por mim aí em cima)

a bomba de aquário junto a pedra porosa é melhor, pois não retira a umidade


Então: o cooler faz uma troca de ar, em velocidade bem mais alta do que o ar injetado por um oxigenador. Com isso, ele puxa o ar de dentro do terrário, que tem maior umidade disponível que o ar externo. Literalmente, ele puxa ar de dentro do terrário, e pelos furos com filtro, o ar externo ao terrário vai para dentro dele (menos rico em umidade). Aos poucos, os bolos vão azulando e secando, devido a falta de umidade no terrário.

Com o uso do oxigenador + pedra porosa, o ar injetado é em velocidade bem menor, e de quebra, vc coloca este ar borbulhando numa solução aquosa, saindo por microporos. Esse borbulhamento contribui para o aumento da umidade no ar. Acho que consegui explicar um pouco melhor agora.

apenas pequenos furos e colocando assim a lã

Os furos têm que ser perto do substrato, n? Já que o CO2 é mais denso... mas qual deve ser a disposição (quantos, aonde) dos furos, e o tamanho deles?


Os furos podem ser do diâmetro de um lápis, ja é funcional. Os furos que fiz no meu terrário tem o diâmetro de uma moeda de 1 conto de réis, e foi colocado perlon e uma tela de proteção. Fazendo eles a altura dos bolos , tá tranquilo. Deixar o oxigenador ligado 100% do tempo é aconselhável.

sucesso aí ZED:pos:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Nossa, muito obrigado MuiLok! Vou seguir seu conselho!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Well, Well... aqui estou eu de novo atualizando o diário!

O copo de MISTURA VITAMINADA está 100% colonizado! Há rizomas por todo lugar, são muitos bonitos. O fato de refletirem a luz dá um certo ar prateado.

Os outros dois copos algodoados parecem beeeeem preguiçosos... há três dias os observo e não vejo nenhum sinal de avanço, embora em um deles só falte um setor, e em outro, dois.

Hoje olhe um dos dois baldes com esterco. Para minha tristeza, no que foi feito com o copo rizomórfico menos contaminado, apareceram larvas, as mesmas larvas que geraram mosquitos da outra vez. Sinceramente, eu não entendo de onde vieram esses ovos. Acho que o tempo total que o balde permaneceu aberto desde o dia em que eu semeei, n da nem 3 minutos! Eu olho bem rapidinho e fecho, e bem fechado, por sinal... não entendo como eles entraram ali...

Eu acho que eles devem comer micélio, porque eles também apareceram no balde do cultivo anterior, só que em versão pó de côco+borra de café.

O outro balde, menos caprichado, e que foi feito com o copo mais contaminado está NORMAL. Isso é bem irônico...

Hoje catei as quatro larvas que achei no balde "rizomórfico" e limpei as paredes dos dois baldes com um pano molhado com álcool. Depois as paredes foram enxutas. Segundo o meu amigo que está me ajudando, a sujeira das paredes pode acarretar contaminação, já que o micélio não chega lá.

Vamos ver o que acontece ·¦?T·

P.S.: provavelmente as fotos vão sair nesse final de semana, em razão da colonização total dos baldes e do aniversários dos dois bolos que restam.
 
Atualizando... as contaminações ·¦?(((·

Hoje fui olhar os dois baldes. O balde algodoado deu Trichoderma, o micélio verde-claro já tava bem espalhado... enterrei no quintal todo o conteúdo do balde.

Quando fui olhar o outro balde, tive um grande susto: havia muitas larvas. Ao todo, umas 50! Como eu disse anteriormente, acho que ele come micélio, pois se apresentou no balde anterior, que era pó de côco + borra de café. Porém, todas as vezes que eu abri o balde, não vi nenhuma vez as larvas em cima do micélio, ou não notei nenhum sinal de devastação deste. Umas poucas larvas eu vejo no esterco. A maioria delas fica migram para a tampa do balde. Axei umas 40 lá! Fico pensando o que elas procuram subindo até o topo do balde... alimento?

Recebi a sugestão de usar caldo de fumo como inseticida. Na minha cidade natal era muito usado para matar cupins. O que vocês acham?

O micélio rizomórfico, porém, está crescendo rapidamente. Em relação a ontem teve um grande avanço. Mais de 60% da superfície do balde já está coberta. Acho que sábado já estará 100% colonizado.

Gostaria que vocês opinassem para o seguinte aspecto: o micélio não está branco... originalmente ele parece estar branco, porém sujo, como se tivessem aspergido "lama" nele, entenderam? O que pode ser? Será que foram as larvas?

Bem, ainda tenho 3 copos... amanhã vou compras os equipamentos do terrário e montar.

:( []'s
 
Atualizando... as contaminações ·¦?(((·

Hoje fui olhar os dois baldes. O balde algodoado deu Trichoderma, o micélio verde-claro já tava bem espalhado... enterrei no quintal todo o conteúdo do balde.

Quando fui olhar o outro balde, tive um grande susto: havia muitas larvas. Ao todo, umas 50! Como eu disse anteriormente, acho que ele come micélio, pois se apresentou no balde anterior, que era pó de côco + borra de café. Porém, todas as vezes que eu abri o balde, não vi nenhuma vez as larvas em cima do micélio, ou não notei nenhum sinal de devastação deste. Umas poucas larvas eu vejo no esterco. A maioria delas fica migram para a tampa do balde. Axei umas 40 lá! Fico pensando o que elas procuram subindo até o topo do balde... alimento?

Recebi a sugestão de usar caldo de fumo como inseticida. Na minha cidade natal era muito usado para matar cupins. O que vocês acham?

O micélio rizomórfico, porém, está crescendo rapidamente. Em relação a ontem teve um grande avanço. Mais de 60% da superfície do balde já está coberta. Acho que sábado já estará 100% colonizado.

Gostaria que vocês opinassem para o seguinte aspecto: o micélio não está branco... originalmente ele parece estar branco, porém sujo, como se tivessem aspergido "lama" nele, entenderam? O que pode ser? Será que foram as larvas?

Bem, ainda tenho 3 copos... amanhã vou compras os equipamentos do terrário e montar.

:( []'s

Cuidado Zed, presta muita atenção

O que vc diz ser micélio, pode não ser. No estrume, o micélio avança vorazmente em rizomas, e sua cor é cintilante.

fotos?

sucesso no seu aprendizado!:pos:
 
Atualizando... as contaminações ·¦?(((·

...e sua cor é cintilante.

Pois eh, MuiLok... eu sei como é esse aspecto, foi muito bonito quando eu abri meu balde de pó de côco + borra de café pela primeira vez (4º dia) e tava tudo colonizado! Realmente as gotículas de água que ele solta refletem muito a luz, dando um aspecto cintilante. Pelo menos deveria... :(

Esperar, esperar... fotos, só no fim de semana, quando for pra fazer o casing e construir o terrário.

[]'s. Tô de olho.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Muito triste essa situação viu... muito... mas eu jogaria fora. Num dá pra nem pensar em aproveitar esses coisos coisados com coisinhas coisentas!

Zed, good vibes pras próximas vezes :/

isso acontece, comigo tive q tentar 5 vezes pra conseguir um cultivo com sucesso
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Foda, eu axo q eu não tenho condições de tentar 5 vezes... é a minha família que tá investindo na compra de tudo, e eu acho que eles tão pensando que eu já sou louco, há dois meses gastando em média 40 reias para criar cogumelos que não aparecem, eh foda... ·¦?T·

Mas eu não vou jogar fora, pelo menos para fazer carimbos eu posso usar esses coguns, nao?
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Se eles continuarem crescendo que mal tem umas larvinhas? :) :)
O problema é se elas forem comedoras de fungos, aí você tá perdido.
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Tem razão! Que mal tem umas larvinhas! Eu mesmo adoro tapuru ao alho e óleo! Quando tiver a colheita posto a receita ·¦?P~~
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Houve uma diminuição violenta no número de larvas e no tamanho delas. Como eu disse, eu nunca as encontrava no subsrtato. Todas elas nas paredes e na tampa. De 12 e m 12 horas eu ia lá e tirava todas as que via...
ao passar dos dias: 50 larvas1 50, 30, 20, 10... hoje fui fazer a coleta e só tinham quatro larvas minúsculas ·;?)·

O esterco colonizou 100%. Fiz uma camada de casing a 2 vermiculita : 1 fibra de côco. Isso porque as larvas conseguiram se desenvolver no cultivo anterior (em mosquitos), e era pó de côco... então eu considerei a possibilidade que o pó de côco pudesse servir de alimento. Também fiz uma camada de casing menor, porque o micélio do meu cultivo anterior não conseguiu subir no último.

Fiz quatro furos equidistantes na altura do casing e da espessura de uma moeda de 50 centavos. Cobri com camadas de esparadrapo micropore e TNT.

As primeiras rizomorfas já emergiram.



Bem, certamente estou um pouco ansioso, nervoso... meu cultivo deu errado nessa parte, como eu disse, o micélio não subiu a camada de casing e udo contaminou com os ascomicetos la...

P.S.: As fotos foram tiradas e serão postadas mais tarde.
 
Como prometido...

Há alguns dias apareceu uma mancha laranja num dos copos algodoados. O local está marcado nas fotos.

Aí estão as fotos:

28-07-07_1431.jpg28-07-07_1432.jpg28-07-07_1433.jpg28-07-07_1434.jpg28-07-07_1435_1.jpg28-07-07_1430.jpg28-07-07_1436_2.jpg28-07-07_1437.jpg28-07-07_1438.jpg28-07-07_1439.jpg28-07-07_1440.jpg

Da esquerda para a direita: zoom do micélio rizomórfico do balde (tremido); zoom do micélio rizomórfico do balde (desfocado); o balde; o balde novamente; o mesmo balde, de novo; copo algodoado (a mancha laranja está circulada de verde); o mesmo copo algodoado (destaque para o contaminante novamente); os dois copos algodoado; copo rizomórfico (detalhe para os rizomas); o mesmo copo rizomórfico (tá parecendo capa de disco do Pink Floyd. Vlw, Papangu! o/); o mesmo, novamente.

3 copos, dois algodoados e um rizomórfico. O copo rizomórfico recebeu uma proporção de 4 vermiculita saturada : 1 FAI : 1 MISTURA VITAMINADA ( fubá de milho, granulino de arroz, farelo de trigo e gergelim). O rizomórfico está 100% colonizado. Os outros dois algodoados estão quase lá, mas parecem não sair do lugar... O copo rizomórfico está na geladeira agora. Assim que os outros colonizarem os coloco também até que cheguem o resto das coisas do terrário.

Peço a todos que visitarem o diário a tentarem elucidar a identidade do contaminante laranja.

\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/ abraços a todos.
 
Perdão a todos pela ausência durante algum tempo, mas aí vão as notícias. Gostaria de ter fotos para ilustrar, mas ainda estou tentando tira-las de dentro do celular.

Como dizia antes, ao aparecerem as primeiras rizomorfas na camada de casing joguei luz. Fiz um sistema de ventilação de fole a la shroower e para a iluminação usei dois LED's azuis equidistantes conectados a duas pilhas.

Fiquei muito paranóico no começo, esperando ansiosamente pelos pins, sem saber q apareciam em no mínimo 7 dias. Depois de um século de ansiedade, no 5º dia vi os nós. A partir daí, tudo foi muito rápido. Muito mesmo. Não sei se a luz influenciou muito, porque o crescimento era monstruoso. Em 5 dias passei de coguns da altura de moedas de um centavo a bichos longos com 21cm! Fiquei muito feliz. Ao todo foram 6 nessa média, um foi colhido com o chapéu aberto para fazer um carimbo.

Depois de colhidos esses 6, fiquei esperando durante longo tempo os pequenos lá embaixo. Esperei durante uns 4 dias e nem sinal de crescimento dos muitos - que a partir de agora considerei - abortos. Colhi e sequei.

O processo de secagem foi o seguinte: 24h no ventilador e depois estocagem numa redinha suspensa dentro de um recipiente com silica gel no fundo. Ao todo foram 5g secas e crocantes. Penamos pra achar a porra da silica :D

Depois de colher os abortos, decidi virar o substrato, para tentar dar uma oportunidade ao micelio de baixo :D. Na manhã seguinte decidi dar de novo uma chance a possíveis nós. Quando desvirei, tinha dado trichoderma.
Então fiz o seguinte: Cerrei o substrato e fiquei apenas com a parcela que tinham nós. O resto foi descartado. Coloquei os dois pedaços de esterco colonizado com camada de casing num recipiente, lavei a argila expandida com agua sanitária e coloquei no fundo do balde limpo, com água oxigenada. coloquei o recipiente com os pedaços de esterco, descartei os LEDS pq as pilhas estavam acabando (e eu me queimei!) e decidi não comprar mais pilhas para economizar para uma futura luz negra. Em alguns dias tive pins.

Depois de uns 5 dias, que completaram hoje, colhi quatro coguns de tamanho médio 15cm. Todos com os chapéus abertos, que eu usei para fazer prints. Eles estão agora secando no ventilador. Os outros lá de baixo que não quiseram crescer nesses dias, eu tirei.

É importante frisar que esse bulk foi feito com apenas um copo. Os outros três (um algodoado contaminado, um algodoado recém-contaminado e um RIZOMÓRFICO SADIO) estão na geladeira. Amanhã vou pegar mais esterco para semear o micélio rizomórfico, e depois que estiver tudo colonizado, semear em mais esterco, o que acham?

Bem, em breve estarei postando as fotos dos filhotes!
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Vc consegui dar um jeito de se livrar dessas pragas??? se conseguiu parabens ^^
Mas é melhor tomar cuidado, essas ''manchas" podem ser prejudiciais a saude do bolo ^^.
kero ver o seu resultado ^^
começei meu primeiro cultivo, nao sei se irao contaminar, mas espero q nao aconteça em pelo - 3 potes.

Good Vibez! :texto::rolleyes::pos:
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Os bolos que eu pensei que estivessem exauridos (pois de lá não nasciam mais pins) estão dando frutos, depois de terem sido jogados no canteiro do quintal ·¦?Þ~~ Até agora já colhi dois (em breve, fotos). E tem mais a caminho!

Fiz um aparato para garantir condicoes boas. Estou borrifando água duas vezes ao diam na argila, neles e na parede de cimento. Tem argila expandida do lado deles e eu fiz uma sombra com telhas que faz com que eles recebam luz direta durante apenas 3 horas.

O resultado foram cogumelos grossos, de pequena estatura e com o chapéu um pouco rachado do clima ainda seco.

Como o meu amigo Papangu disse, é interessante como há tantas coisas obscuras no cultivo. Coisas que fazemos com cuidado contaminam, já outras em ambientes hostis dão resultados (acreditem, o canteiro é realmente hostil ·¦?D~~)

Tudo é possível!: https://teonanacatl.org/threads/trufinha-de-micélio-tazmania.673/
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Peguei um dos copos algodoados e contaminados, tirei a quantidade de contaminação que eu pude ver com a faca e fiz spawn em esterco pasteurizado. As larvas infestaram tudo. Realmente elas comem micélio. Pensei que elas tinham ido embora, quando peguei um grão de wpawn e abri, tava infestado. Eh, dessa vez o micélio não ganhou. Talvez o problema seja as bolotas de esterco de cavalo. Esse fim de semana vou usar o penúltimo copo e vou quebrar as bolotas para jogar a água quente, para o calor se distribuir melhor.

Hoje colhi mais um cogum pequeno do quintal.

Ah, e ontem tive minha primeira trip realmente intensa. Nem good, nem bad. Caótica. E como o meu amigo Papangu disse: "são mágicos, feitos de tudo aquilo que não se enjoa."
 
Meu 1º Cultivo (2ª tentativa) - PESA

Zed acho que essas larvas aparecem pq vc falha em algum ponto de assepcia, não estou querendo te desanimar, mas a assepcia é fundamental....
Eu tive muito cuidado, no início e no meio, porém no final dei um descuido e resultado contaminação apareceu...
Então lembre sempre de estar usando sei lá um balde novo, será que ao invés de gastar 40 reias direto , vc deveria antes ter comprado um outro balde, e deixar ele exclusivo pra cultivo de mush...isso se vc quiser continuar com a opção balde...

Tenta fazer um casing de quentinha ou tupeware, num terrário de balde...ao invés de jogar o substrato dentro do balde direto...entendeu
Faz um casing e coloca dentro do balde com a argila expandida e oxigenada e umas gotas de candida...Acho que o seu balde por mais que vc lave ele está contaminado...deve ser o próprio local onde ele fica, ou tem algum arranhão dentro do balde próximo ao substrato que esconde bactérias ou microorganismos nocivos ao micélio...por isso as larvas prosperam...tem alimento e pouca assepcia..é isso que ela precisa pra vingar...(joga água fervendo dentro do balde antes, depois coloca candida, lizol..isso se quiser aproveitar ainda esse balde)


agora os copos não adianta vc lacrar eles por cima do aluminio com durex....o durex tem que estar por cima do aluminio e junto colando o vidro onde ele termina(aluminio)...corte esse aluminio e deixe ele mais próximo da boca do copo, o aluminio não precisa ir quase até o fundo do copo....corta ele o suficiente pra cobrir, só a tampa do copo, vamos dizer assim, daí passe o durex, em volta pregando o aluminio e o vidro do copo...o mesmo durex que prende o aluminio, ele na outra parte gruda no vidro...é simples não tem como não estar lacrado desta maneira....e aperte depois para firmar o durex todo...
Vc consegue, apesar de eu me divertir com seus relatos, sei que vc deve ficar puto da vida quando alguma coisa sai errado, mas é errando que se aprende...valeu boa sorte
 
Back
Top