Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Creeper

Diário de cultivo completo.
Bom, aqui vou eu novamente com meus carimbo de PC Creeper, segundo cultivo. Primeiramente achei que fazer mais um diário sobre a mesma strain não seria útil, mas logo percebi que cada cultivo tem suas especificidades e eu mesma recorri ao fórum e seus diários de cultivo repetidas vezes durante essas últimas semanas. As experiências de outros trazem sempre informações úteis para nós e o próprio registro do meu outro cultivo foi útil para consulta. Enfim, vamos ao que interessa: eu tinha uma seringa de esporos preparada desde outubro de 2014 quando fiz o outro cultivo, e parte da seringa sobrou e foi conservada na geladeira, cerca de 5ml. Como o plano era fazer cinco bolos, eu utilizei o mesmo carimbo que usei para essa primeira seringa e preparei outras seringas, mais 10ml que deixei hidratando de um dia para o outro. Decidi injetar só 2ml por copo, divididos em dois pontos opostos. Portanto 2,5 copos receberam o conteúdo da seringa nova e 2,5 da seringa antiga. Resultado: só os pontos inoculados com a seringa antiga se desenvolveram, e MUITO rápido. Em 15 dias eu tinha 100% de colonização, e outro fato interessante: o copo que tinha conteúdo de duas seringas, ou seja, que se desenvolveu a partir de um único ponto de inoculação se desenvolveu mais rápido que um dos outros copos. Eu tentei salvar os copos sem desenvolvimento micelial. Quando completaram uma semana eu voltei a inocular eles com as novas seringas para ter que certeza que estavam inviáveis e batata: nada. Pois bem, esperei uma semana após a colonização se completar, levei os bolos pra um dunk em água mineral e um cold-shock na geladeira por 24 horas. Aniversariei os bolos no dia 08/10, rolei todos em vermiculita esterilizada e os pins surgiram dia 11/10. Atribuo a rapidez no surgimento de pins ao fato de dessa vez eu ter esperado a colonização se consolidar antes de aniversariar. A configuração do terrário é praticamente a mesma de antes, com a adição de um termômetro+higrômetro. Eu comprei um timer pra mecanizar o ligamento e desligamento do cooler, mas ele se nega a funcionar. De qualquer forma tenho questionado a utilidade do cooler já que o terrário tem bastante furos para aeração e eu abro o terrário algumas vezes ao dia para borrifar. Enfim, compartilho aqui algumas fotos dos pins hoje e outra do terrário. AInda estou cogitando pegar algum dos carimbos que eu mesma fiz e tentar inocular outros copos. O terrário está tão vazio.

IMG_5753.JPG IMG_5761.JPG
P.S.: Eu procurei um pouco sobre o modo ideal de esterilizar a vermiculita, mas não achei nada além de referências à prática e uma técnica envolvendo uso de microondas. Daí decidi colocar água no fundo de uma panela de pressão, colocar o suporte e apoiar sobre ele um recipiente de vidro com vermiculita, coberto por papel alumínio. Deixei a pressão por uma hora e acredito que esse período a 120°C deva ser o suficiente. Me corrijam se estiver errada.
P.S.²: Higienizar a perlita usando sacos de proteger roupas na máquina torna o trabalho de escorrer a água muito mais fácil, fica aqui a ideia.
IMG_5734.JPG
 
As experiências de outros trazem sempre informações úteis para nós e o próprio registro do meu outro cultivo foi útil para consulta.

Ter um registro do próprio cultivo é útil até demais. Tão ou mais que ler o cultivo dos outros membros :).

Resultado: só os pontos inoculados com a seringa antiga se desenvolveram, e MUITO rápido.

Por que será que só a seringa antiga desenvolveu micélio? :bigode:

De qualquer forma tenho questionado a utilidade do cooler já que o terrário tem bastante furos para aeração e eu abro o terrário algumas vezes ao dia para borrifar.

Então, um sistema automatizado de troca de gases (cooler, formato de garrafas pet, filtro/bomba de aquário...) só é necessário se a pessoa não já abrir o terrário 2-3 vezes ao dia por qualquer outra razão, como borrifar água. Então, só se você for ficar longe de casa muito tempo que deve fazer diferença.

Eu procurei um pouco sobre o modo ideal de esterilizar a vermiculita, mas não achei nada além de referências à prática e uma técnica envolvendo uso de microondas. Daí decidi colocar água no fundo de uma panela de pressão, colocar o suporte e apoiar sobre ele um recipiente de vidro com vermiculita, coberto por papel alumínio. Deixei a pressão por uma hora e acredito que esse período a 120°C deva ser o suficiente. Me corrijam se estiver errada.

Autoclave parece funcionar sim, pelo que disseram outros membros. Dá uma olhada nesse tópico, acho que tem outros métodos de esterilizar a vermiculita.
 
Última edição:
Por que será que só a seringa antiga desenvolveu micélio? :bigode:

Eu não sei dizer com exatidão, mas suspeito que o carimbo esteja muito velho. Eu não tenho como saber quando foi extraído, mas eu mesma o possuo há um ano e alguns meses.

Então, um sistema automatizado de troca de gases (cooler, formato de garrafas pet, filtro/bomba de aquário...) só é necessário se a pessoa não já abrir o terrário 2-3 vezes ao dia por qualquer outra razão, como borrifar água. Então, só se você for ficar longe de casa muito tempo que deve fazer diferença.

Sim, eu concordo, mas às vezes eu me preocupava mesmo assim com uma posível falta de oxigenação, não quero que os meninos se sufoquem.:D Mas já me convenci que os 15 furos, mais o orifício grande do cooler, mais o borbulhador já fornecem ar renovado suficiente, até mesmo porque a tampa caixa não é hermeticamente selada.

Autoclave parece funcionar sim, pelo que disseram outros membros. Dá uma olhada nesse tópico, acho que tem outros métodos de esterilizar a vermiculita.

Sim, eu me baseei nessas referências a panela de pressão para decidir ir por esse caminho, embora sem uma noção exata de como proceder. Eu cheguei a ler esse tópico inteiro durante minha busca mas ninguém foi completamente claro e de qualquer forma tupy estava citando desinfetar a vermiculita antes de acrescentá-la à receita do bolo. De qualquer forma, se em uma hora sob pressão os bolos são esterilizados, da mesma forma a vermiculita sozinha deve ser.

Em geral não estou muito confiante com o desenvolvimento desses bolos, hoje tive que colher dois mini-cogumelos que abriram o chapéu. Um com o chapéu todo deformado, vide foto.
IMG_5777.JPG
 
Em geral não estou muito confiante com o desenvolvimento desses bolos, hoje tive que colher dois mini-cogumelos que abriram o chapéu. Um com o chapéu todo deformado, vide foto.
84737-aa00e3782c4cc2d392d4895f227fdaa6.jpg

Embora deformado aparenta saudável, não acredito que uma anomalia anatômica seja sinônimo de fracasso. Pelo contrário, ao menos estão frutificando.
Outro ponto que gostaria de citar é para ficar de olho no cooler, normalmente ventoinhas reduzem muito a umidade do terrário. Como anda a temperatura por ai?

Estou acompanhando, boa sorte!

Paz e luz.
 
Embora deformado aparenta saudável, não acredito que uma anomalia anatômica seja sinônimo de fracasso. Pelo contrário, ao menos estão frutificando.
Outro ponto que gostaria de citar é para ficar de olho no cooler, normalmente ventoinhas reduzem muito a umidade do terrário. Como anda a temperatura por ai?

Estou acompanhando, boa sorte!

Paz e luz.
A minha desnfiança com relação aos bolos não é devida a essa anomalia exatamente. O que estou percebendo é que vários pins estão amadurecendo antes de chegarem a um tamanho mais satisfatório e prevejo muitos abortando. Ainda é muito tempo para qualquer conclusão, só o tempo dirá como se desenvolverão os meus pequenos. :)
Como eu já citei previamente não estou fazendo uso do cooler e sim, por experiência própria, ele promove uma bela perda de umidade quando eu o ligava no meu primeiro cultivo. A temperatura no terrário tem se mantido por volta dos 28°~30°. Durante algumas tardes chega a 31° ou 32°, mas não acho preocupante, meu outro cultivo, infelizmente, foi feito sob temperaturas muito mais adversas e se saiu bem.
Agradeço as boas vibrações, obrigada!
 
@Malahov Acredito que essa temperatura seja bastante adversa para o surgimento e amadurecimento de pins, culpo ela por qualquer falta de êxito que tenha. Talvez no seu outro cultivo a Strain escolhida estava mais preparada para a alta temperatura, mas essa, notoriamente está sofrendo.
Te recomendo a colocar garrafas de gelo no terrário para abaixar a temperatura, e sempre que possível renova-las.
Só ressalvando: 30-31ºc é temperatura de icubação e não de frutificação.

Ah! E manda fotos para acompanhar-mos :fotos::feliz:.
Paz e luz!
 
@Malahov Acredito que essa temperatura seja bastante adversa para o surgimento e amadurecimento de pins, culpo ela por qualquer falta de êxito que tenha. Talvez no seu outro cultivo a Strain escolhida estava mais preparada para a alta temperatura, mas essa, notoriamente está sofrendo.
Te recomendo a colocar garrafas de gelo no terrário para abaixar a temperatura, e sempre que possível renova-las.
Só ressalvando: 30-31ºc é temperatura de icubação e não de frutificação.

Ah! E manda fotos para acompanhar-mos :fotos::feliz:.
Paz e luz!
Como eu citei, a strain anterior era a mesma, do mesmo carimbo, mesma seringa. Se houver qualquer coisa adversa é realmente a idade da seringa. A temperatura ambiente ideal para incubação também é inferior aos 30°C, mas existe uma distância entre ideal e inviável. Pela minha experiência uma média de 30° está boa, embora não ótima. Não gosto de colocar garrafas de gelo e nem tenho espaço para isso, quando considero necessário eu coloco pedras de gelo no recipiente do borbulhador, mas não penso em fazer isso no momento. Sobre estarem "notoriamente sofrendo" eu não sei, criei eles anteriormente sob condições piores e como esse carimbo já se mostrou inviável, é prova de que essa seringa velha (feita do mesmo carimbo) pode já não fornecer esporos tão saudáveis quanto antes. De qualquer forma não estou alimentando qualquer stress com relação a esse cultivo, embora queira deixá-lo registrado. Assim que eu deixar de procrastinar vou testar um carimbo que eu mesma fiz e testar a viabilidade dele, já que ele é bem mais jovem do que o carimbo que testei.
Tirarei fotos mais tarde e atualizarei esse post, se bem que não tem quase nenhuma novidade por lá.

Não vou editar o post anterior pois vou escrever bastante e não quero que tudo se misture. Pois bem, depois do último post reuni coragem e fiz mais 4 bolos que levei à PP, e confeccionei uma seringa com 10ml a partir de um carimbo que eu mesma extrai do último cultivo. Vou deixar hidratando e amanhã vou inocular. Quero descobrir se esse carimbo que tirei está viável.
Sobre o terrário: eu disse que haviam alguns abortos, mas não são tantos e são em um bolo só. Hoje fui colher e removi dois. Outros dois pins me deixaram em dúvida então vou esperar até amanhã. Um dos bolos está dando um cogumelo leucístico que espero que fique maiorzinho e alguns outros pins. Seguem algumas fotos dos bolos, que tirei antes de remover os abortinhos.
IMG_5788.JPG IMG_5792.JPG IMG_5793.JPG
Hoje fez um calor absurdo durante o dia, mas eu só cheguei em casa depois das 18 e daí coloquei uma boa quantidade de gelo no pote do borbulhador, o que baixou bastante a temperatura. (31,4°C externo/ 27,2°C interno)
IMG_5811.JPG
Tapei a saída de ar do cooler pra minimizar a perda de umidade, assim como passei filme ao redor da borda da caixa, pelo mesmo motivo (isso eu fazia antigamente, mas por algum motivo não estava fazendo dessa vez).
IMG_5805.JPG IMG_5804.JPG
 
Última edição por um moderador:
Olá @Malahov!
Sou iniciante, mas tenho a sensação de que seu cultivo está sendo prejudicado pela alta temperatura. As súbitas variações quando coloca o gelo deve "adormecer" o micélio, ou seja, em um instante estão acelerados, em outro, adormecidos pela friagem.
Sei lá, é só um palpite.
 
Olá @Malahov!
Sou iniciante, mas tenho a sensação de que seu cultivo está sendo prejudicado pela alta temperatura. As súbitas variações quando coloca o gelo deve "adormecer" o micélio, ou seja, em um instante estão acelerados, em outro, adormecidos pela friagem.
Sei lá, é só um palpite.
Pode ser, mas eu não tenho condições de manter ela constante o tempo todo, não possuo ar condicionado. Nesses últimos dias tenho trocado o gelo 2 a 3 vezes ao dia porque tem feito um calor absurdo, uma média de 34°C. Tenho conseguido manter ela a menos de 30°C a maior parte do tempo. Eu comecei colocando blocos de gelo no pote de água, mas logo que vi que isso seria insustentável, pois o nível da água ia subir a tal ponto que eu teria que ficar esvaziando o pote e ia acabar contaminando tudo. Agora o que eu faço é alternar entre duas bolsas térmicas de gel, dessas que vendem em farmácia. Colhemos só 3 cogumelos pequenos, um deles na foto abaixo, os outros esqueceram de fotografar antes de secar.
IMG_5813.JPG IMG_5814.JPG
O cultivo está indo devagar, mas que seja como for pra ser, estou fazendo o possível.;)
 
Última edição:
Pode ser, mas eu não tenho condições de manter ela constante o tempo todo, não possuo ar condicionado. Nesses últimos dias tenho trocado o gelo 2 a 3 vezes ao dia porque tem feito um calor absurdo, uma média de 34°C. Tenho conseguido manter ela a menos de 30°C a maior parte do tempo. Colhemos só 3 cogumelos pequenos, um deles na foto abaixo, os outros esqueceram de fotografar antes de secar.
View attachment 84881 View attachment 84882
O cultivo está indo devagar, mas que seja como for pra ser, estou fazendo o possível.;)
O importante é tentar. Parabéns pelo cultivo e tenha a certeza de que toda experiência é válida. Tudo de bom.
 
P.S.²: Higienizar a perlita usando sacos de proteger roupas na máquina torna o trabalho de escorrer a água muito mais fácil, fica aqui a ideia.
Eu uso esses sacos para secar os cogus, mas a sua ideia eh boa!
Parabens pelo cultivo, acompanhando.
 
Eu uso esses sacos para secar os cogus, mas a sua ideia eh boa!
Parabens pelo cultivo, acompanhando.
Também estou usando pra secar cogus. Dá-lhe versatilidade. Obrigadão, logo mais atualizarei o diário, só esperando meu experimento dar resultados.
 
Há oito dias foi minha última atualização nesse diário. Nesse dia eu colhi mais um mini-cogumelo e percebi que aqueles bolos não iriam pra frente devido ao calor excessivo e uma suspeita de umidade insuficiente. Eu levei eles para o dunk e cold shock e decidi que iria tentar fazer um casing. Felizmente, enquanto estavam na geladeira começou a chover e a temperatura caiu para um faixa bem mais agradável para o desenvolvimento dos cubensis. Pois bem, quebrei os bolos muito levemente na tentativa de que não tomassem muito tempo se recuperando e cobri com uma camada de casing composta de 2 copos de vermiculita, 2 copos de pó de fibra de coco, duas colheres rasas de calcário de conchas (carbonato de cálcio) e uma colher de borra de café, um pouco de água esterilizados por uma hora na pressão. Cobri com papel alumínio e no terceiro dia dei aquela espiadinha e em ambos os casings eu vi vários pontos de micélio. :X3: Fiquei pensando que tinha feito o casing muito seco e borrifei um pouquinho de água, de leve, sobre ele. No quinto dia (hoje), levei ambos para o terrário. Esqueci de tirar fotos antes de jogar um pouquinho de vermiculita por cima, mas dá pra ver o micélio nas bordinhas. Não me perguntem porque eu joguei ela sem umedecer e só depois percebi que estava fazendo besteira, mas já era tarde, me restou dar umas borrifadinhas.
Por enquanto é isso, que venham os pins!
IMG_5880.JPG IMG_5882.JPG IMG_5883.JPG
Edit: tinha esquecido de postar o saldo final do flush passado, os mini cogumelos:
IMG_5854.JPG
 
Última edição:
Não creio que o problema seja pouca umidade, seu higrômetro marca 99%, e da pra ver que a tela dele fica cheia de goticulas de água, a umidade está boa. O que me parece estar atrapalhando é o calor e pouco oxigênio.
Meu primeiro cultivo tive muitos abortos, e dando uma pesquisada no fórum cheguei a conclusão que é porque eu tinha umidade de mais e pouca troca de ar, pois só tinha 4 furos pequenos cobertos com lã acrilica no terrário, e isso me levou a fazer umas mudanças que ainda não tive a oportunidade de testar.

No seu caso talvez fosse interessante usar o cooler pra jogar o ar do terrário de dentro pra fora com um auxílio de um timer umas 3 ou 4 vezes ao dia, ou jogar ar pra dentro também umas 4 vezes ao dia, mas penso que jogando o ar pra dentro favorece mais as contaminações, agora se jogar o ar pra fora, automaticamente o CO2 vai pra fora com o cooler e o ar renovado entra naturalmente pelos furos.

Cabe também você analisar a funcionalidade do seu terrário e tentar descobrir o que ta acontecendo lá dentro que ta causando esse problema. Continue testando, uma hora você encontra o "ponto".

Boa sorte!
 
Não creio que o problema seja pouca umidade, seu higrômetro marca 99%, e da pra ver que a tela dele fica cheia de goticulas de água, a umidade está boa. O que me parece estar atrapalhando é o calor e pouco oxigênio.
A umidade não estava em 99%, ele fica marcando esse nível de umidade por causa da borrifação, acho que a água se acumula no sensor e ele fica preso nessa medição. As gotículas do higrômetro na foto também são por causa da borrifação. Pouco depois de eu borrifar as umidade sumia das pareces do terrário, outra prova da minha dificuldade de manter uma umidade propícia a pinagem. Os bolos estavam todos levemente azulados. Sobre as trocas de ar, eu não acredito que esse seja um problema. O borbulhador fica ligado 24 horas por dia, o terrário tem muitos furos e eu abro algumas vezes pra borrifar. O próprio fato de não manter a umidade lá é prova de que a troca de ar acontece sim. De qualquer forma,o grande problema do fracasso com os bolos foi a temperatura de 34°C que rolou em toda aquela semana.
No seu caso talvez fosse interessante usar o cooler
Nem usei o cooler dessa vez por causa do problema já citado de dificuldade em manter a umidade correta.
Cabe também você analisar a funcionalidade do seu terrário e tentar descobrir o que ta acontecendo lá dentro que ta causando esse problema. Continue testando, uma hora você encontra o "ponto".
Com certeza, Krause. Agora que está fazendo 26° e chovendo todo dia, o terrário está de boa, mantendo tudo perfeito. Estou confiante.
Obrigadão. :)
 
Última edição:
Sim, eu concordo, mas às vezes eu me preocupava mesmo assim com uma posível falta de oxigenação, não quero que os meninos se sufoquem.:D Mas já me convenci que os 15 furos, mais o orifício grande do cooler, mais o borbulhador já fornecem ar renovado suficiente, até mesmo porque a tampa caixa não é hermeticamente selada.
Eu acho que talvez esteja aqui o problema, vc está propiciando boa troca gasosa, mas tbm muito orifício para evasão da humidade. Uma medida como sugeriu o Hs.krause a funcionalidade do seu terrário pode estar comprometida e se fosse vc tentaria resolver isso primeiramente tapando alguns buracos. O meu terrário tem três furinhos de um lado e mais três do outro e os frutos estão se desenvolvendo bem...
 
Eu acho que talvez esteja aqui o problema, vc está propiciando boa troca gasosa, mas tbm muito orifício para evasão da humidade. Uma medida como sugeriu o Hs.krause a funcionalidade do seu terrário pode estar comprometida e se fosse vc tentaria resolver isso primeiramente tapando alguns buracos. O meu terrário tem três furinhos de um lado e mais três do outro e os frutos estão se desenvolvendo bem...
Agora que está fazendo 26° e chovendo todo dia, o terrário está de boa, mantendo tudo perfeito.
Eu realmente acho que meus problemas tinham origem no tempo que fazia aqui, principalmente na temperatura, inclusive o problema secundário de umidade. Veja bem:
1. Alta temperatura promove alta evaporação e portanto perda de umidade para o ambiente;
2. Colocação de gelo diminui a umidade;
3. Clima estava muito seco, sem chuvas há um longo período;
Minha conclusão é que eu escolhi um mal momento para começar o cultivo, um momento pouco favorável. Com a vinda das chuvas e a queda na temperatura, eu estou tendo uma situação contrária: alta condensação na tampa e paredes. Vê? Não era um problema do terrário exatamente, mas sim de que ele não consegue operar em condições extremamente adversas (tempo seco e 34º).
IMG_5920.JPG
Aproveito para atualizar sobre como vão os casings: nenhuma grande novidade, nenhum sinal de primórdias. (Tentei um zoom, mas só no PC eu vi que faltou foco :cartaovermelho:)
IMG_5917.JPG IMG_5918.JPG IMG_5919.JPG
VENHAM, PINS! :roflmao:
 
Edit: tinha esquecido de postar o saldo final do flush passado, os mini cogumelos:
85081-6317ff472a7a10707a9deb282714287a.jpg

Após secos eles ficaram com flexibilidade borrachuda, ou ficaram quebráveis como um biscoito?
 
Após secos eles ficaram com flexibilidade borrachuda, ou ficaram quebráveis como um biscoito?

Pela minha experiência, esse aspecto borrachudo é meio caminho andado pra secagem total, em que ficam duros e/ou quebradiços e/ou ainda esfarelantes. Quando ficam daquele jeito, coloco no pote com sílica até ficarem deste último jeito. :)
 
Back
Top