Bom, aqui vou eu novamente com meus carimbo de PC Creeper, segundo cultivo. Primeiramente achei que fazer mais um diário sobre a mesma strain não seria útil, mas logo percebi que cada cultivo tem suas especificidades e eu mesma recorri ao fórum e seus diários de cultivo repetidas vezes durante essas últimas semanas. As experiências de outros trazem sempre informações úteis para nós e o próprio registro do meu outro cultivo foi útil para consulta. Enfim, vamos ao que interessa: eu tinha uma seringa de esporos preparada desde outubro de 2014 quando fiz o outro cultivo, e parte da seringa sobrou e foi conservada na geladeira, cerca de 5ml. Como o plano era fazer cinco bolos, eu utilizei o mesmo carimbo que usei para essa primeira seringa e preparei outras seringas, mais 10ml que deixei hidratando de um dia para o outro. Decidi injetar só 2ml por copo, divididos em dois pontos opostos. Portanto 2,5 copos receberam o conteúdo da seringa nova e 2,5 da seringa antiga. Resultado: só os pontos inoculados com a seringa antiga se desenvolveram, e MUITO rápido. Em 15 dias eu tinha 100% de colonização, e outro fato interessante: o copo que tinha conteúdo de duas seringas, ou seja, que se desenvolveu a partir de um único ponto de inoculação se desenvolveu mais rápido que um dos outros copos. Eu tentei salvar os copos sem desenvolvimento micelial. Quando completaram uma semana eu voltei a inocular eles com as novas seringas para ter que certeza que estavam inviáveis e batata: nada. Pois bem, esperei uma semana após a colonização se completar, levei os bolos pra um dunk em água mineral e um cold-shock na geladeira por 24 horas. Aniversariei os bolos no dia 08/10, rolei todos em vermiculita esterilizada e os pins surgiram dia 11/10. Atribuo a rapidez no surgimento de pins ao fato de dessa vez eu ter esperado a colonização se consolidar antes de aniversariar. A configuração do terrário é praticamente a mesma de antes, com a adição de um termômetro+higrômetro. Eu comprei um timer pra mecanizar o ligamento e desligamento do cooler, mas ele se nega a funcionar. De qualquer forma tenho questionado a utilidade do cooler já que o terrário tem bastante furos para aeração e eu abro o terrário algumas vezes ao dia para borrifar. Enfim, compartilho aqui algumas fotos dos pins hoje e outra do terrário. AInda estou cogitando pegar algum dos carimbos que eu mesma fiz e tentar inocular outros copos. O terrário está tão vazio.
P.S.: Eu procurei um pouco sobre o modo ideal de esterilizar a vermiculita, mas não achei nada além de referências à prática e uma técnica envolvendo uso de microondas. Daí decidi colocar água no fundo de uma panela de pressão, colocar o suporte e apoiar sobre ele um recipiente de vidro com vermiculita, coberto por papel alumínio. Deixei a pressão por uma hora e acredito que esse período a 120°C deva ser o suficiente. Me corrijam se estiver errada.
P.S.²: Higienizar a perlita usando sacos de proteger roupas na máquina torna o trabalho de escorrer a água muito mais fácil, fica aqui a ideia.

P.S.: Eu procurei um pouco sobre o modo ideal de esterilizar a vermiculita, mas não achei nada além de referências à prática e uma técnica envolvendo uso de microondas. Daí decidi colocar água no fundo de uma panela de pressão, colocar o suporte e apoiar sobre ele um recipiente de vidro com vermiculita, coberto por papel alumínio. Deixei a pressão por uma hora e acredito que esse período a 120°C deva ser o suficiente. Me corrijam se estiver errada.
P.S.²: Higienizar a perlita usando sacos de proteger roupas na máquina torna o trabalho de escorrer a água muito mais fácil, fica aqui a ideia.