Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Creeper

Diário de cultivo completo.
Bom, aqui vou eu novamente com meus carimbo de PC Creeper, segundo cultivo. Primeiramente achei que fazer mais um diário sobre a mesma strain não seria útil, mas logo percebi que cada cultivo tem suas especificidades e eu mesma recorri ao fórum e seus diários de cultivo repetidas vezes durante essas últimas semanas. As experiências de outros trazem sempre informações úteis para nós e o próprio registro do meu outro cultivo foi útil para consulta. Enfim, vamos ao que interessa: eu tinha uma seringa de esporos preparada desde outubro de 2014 quando fiz o outro cultivo, e parte da seringa sobrou e foi conservada na geladeira, cerca de 5ml. Como o plano era fazer cinco bolos, eu utilizei o mesmo carimbo que usei para essa primeira seringa e preparei outras seringas, mais 10ml que deixei hidratando de um dia para o outro. Decidi injetar só 2ml por copo, divididos em dois pontos opostos. Portanto 2,5 copos receberam o conteúdo da seringa nova e 2,5 da seringa antiga. Resultado: só os pontos inoculados com a seringa antiga se desenvolveram, e MUITO rápido. Em 15 dias eu tinha 100% de colonização, e outro fato interessante: o copo que tinha conteúdo de duas seringas, ou seja, que se desenvolveu a partir de um único ponto de inoculação se desenvolveu mais rápido que um dos outros copos. Eu tentei salvar os copos sem desenvolvimento micelial. Quando completaram uma semana eu voltei a inocular eles com as novas seringas para ter que certeza que estavam inviáveis e batata: nada. Pois bem, esperei uma semana após a colonização se completar, levei os bolos pra um dunk em água mineral e um cold-shock na geladeira por 24 horas. Aniversariei os bolos no dia 08/10, rolei todos em vermiculita esterilizada e os pins surgiram dia 11/10. Atribuo a rapidez no surgimento de pins ao fato de dessa vez eu ter esperado a colonização se consolidar antes de aniversariar. A configuração do terrário é praticamente a mesma de antes, com a adição de um termômetro+higrômetro. Eu comprei um timer pra mecanizar o ligamento e desligamento do cooler, mas ele se nega a funcionar. De qualquer forma tenho questionado a utilidade do cooler já que o terrário tem bastante furos para aeração e eu abro o terrário algumas vezes ao dia para borrifar. Enfim, compartilho aqui algumas fotos dos pins hoje e outra do terrário. AInda estou cogitando pegar algum dos carimbos que eu mesma fiz e tentar inocular outros copos. O terrário está tão vazio.

IMG_5753.JPG IMG_5761.JPG
P.S.: Eu procurei um pouco sobre o modo ideal de esterilizar a vermiculita, mas não achei nada além de referências à prática e uma técnica envolvendo uso de microondas. Daí decidi colocar água no fundo de uma panela de pressão, colocar o suporte e apoiar sobre ele um recipiente de vidro com vermiculita, coberto por papel alumínio. Deixei a pressão por uma hora e acredito que esse período a 120°C deva ser o suficiente. Me corrijam se estiver errada.
P.S.²: Higienizar a perlita usando sacos de proteger roupas na máquina torna o trabalho de escorrer a água muito mais fácil, fica aqui a ideia.
IMG_5734.JPG
 
Atenção: coloquem os óculos, lá vêm os pins. :geek:
Ontem, 3/11, surgiram os primeiros pins. Hoje (4/11) já haviam vários outros e um monte de nós hifais. Fico feliz que a experiência esteja indo bem.
IMG_6070.JPG IMG_6067.JPG IMG_6073.JPG IMG_6072.JPG
_____________
Atualizando (06/11):
IMG_6153.JPG IMG_6152.JPG IMG_6154.JPG IMG_6149.JPG IMG_6151.JPG
_____________
Atualizando (06/11) - final da tarde:
Comecei as colheitas quando amadurecem. O cabeçudo eu vou tirar um carimbo, esperando ele chegar no ponto. Não sei se a balança está correta, vou comprar uma de precisão, essa tem variação de 1g.
IMG_6166.JPG IMG_6167.JPG IMG_6170.JPG IMG_6171.JPG IMG_6172.JPG
_____________
Desse cabeçudo eu estou tirando um carimbo.
IMG_6177.JPG IMG_6182.JPG IMG_6186.JPG IMG_6184.JPG
_____________
(07/11)
IMG_6190.JPG IMG_6191.JPG
 
Última edição:
@Malahov, a balança que você disse te variação de 1g é daquelas encontradas no Mercado Livre?

Pensei em comprar uma daquelas, mas pode acabar não sendo a melhor opção para a dosagem dos cogumelos.

Poderia me indicar, por favor, qual o modelo da sua balança nova? Como tem sido usá-la?

Acompanhando e torcendo muito pelos seus cubies! ;)
 
@psylos Acredito que o melhor modelo de balança sejam as de 0,1g à 500g
mini-balanca-de-preciso-p-fazer-receitas-precisa-peso-gr-14210-MLB174025207_3686-O.jpg
Você pode achar procurando por "Mini Balança Precisão" ou "Balança Precisão" no mercado livre ou olx da sua cidade (opcional).
 
@psylos Acredito que o melhor modelo de balança sejam as de 0,1g à 500g
View attachment 85642
Você pode achar procurando por "Mini Balança Precisão" ou "Balança Precisão" no mercado livre ou olx da sua cidade (opcional).
Sim, foi exatamente o que pensei, @Absolem. Só fiquei em dúvida se valeria a pena porque a variação de 1g que a @Malahov citou não é das mais sutis, então queria confirmar antes qual seria o modelo mais adequado, entre essas baratinhas.

Mas se vocês não têm visto grandes problemas com elas, acho que vou apostar em uma dessas também! Valeu pela resposta!
 
Última edição:
@Malahov, a balança que você disse te variação de 1g é daquelas encontradas no Mercado Livre?

Poderia me indicar, por favor, qual o modelo da sua balança nova? Como tem sido usá-la?
A redonda que eu estava usando no início tinha uma variação de 1g, o que é péssimo pra dosagem. Essa das últimas fotos tem margem de erro de 0,1g, bem satisfatória. É exatamente a que o @Absolem postou. Achei numa loja de itens eletrônicos na minha cidade e não tenho do que reclamar. Abraços.
 
Última edição:
A redonda que eu estava usando no início tinha uma variação de 1g, o que é péssimo pra dosagem. Essa das últimas fotos tem margem de erro de 0,1g, bem satisfatória. É exatamente a que o @Absolem postou. Achei numa loja de itens eletrônicos na minha cidade e não do que reclamar. Abraços.
Fico feliz em ter visto isso antes de comprar.

Quase encomendei uma redonda daquela!

Acabei de comprar uma dessas: http://produto.mercadolivre.com.br/...tal-de-preciso-decimo-de-grama-01g-a-500g-_JM.

Acredito que seja adequada o suficiente para a pesagem das colheitas e dosagens.

Obrigado, @Malahov, e perdão se desviei muito o assunto do tópico.
 
Obrigado, @Malahov, e perdão se desviei muito o assunto do tópico.
Sem problemas, feliz em ajudar!
Bom, voltando ao diário, lembrei de atualizá-lo! Acabei amolecendo e parei de tirar fotos e pesar tudo. Eu tenho colhido os cogumelos a medida que chegam ao ponto (quase ou após romper o véu) umas duas vezes ao dia, daí passo a todo o processo de secagem. Tentei fazer um carimbo que falhou miseravelmente, ficando muuuito claro e falhado. Eu devia ter deixado ele abrir mais, mas não queria que esporulasse pra todo lado. :cautious:
No dia 09/11 o flush do casing da direita terminou. Haviam alguns pins e só. Coloquei uma fina camada de vermiculita úmida sobre ele e borrifiei bastante. O casing da esquerda até agora sempre tem algum fruto se desenvolvendo.
Em geral, a produção está mais ou menos, mas eu não esperava nada espetacular depois do stress que os bolos passaram. Até o momento em colhi cerca de 8g de cogus secos, não sei exatamente porque tem alguns ainda na secagem.
Hoje estão assim:
IMG_6251.JPG IMG_6252.JPG
E aqui algumas fotos que tirei durante a semana:
dia 07/11: IMG_6217.JPG IMG_6218.JPG
dia 09/11: IMG_6230.JPG
 
Eu devia ter deixado ele abrir mais, mas não queria que esporulasse pra todo lado. :cautious:

Como tem lidado com esse dilema na produção dos carimbos? Passei pela mesma situação, mas não tenho como colher os cogumelos ao longo do dia, então só a noite ou logo cedo.

Gostaria de evitar que esporulem no terrário, mas também não quero colhe-los antes do que deveria, já que penso em tirar pelo menos uns dois carimbos para cultivos posteriores.

Por sorte, aquele primeiro que fotografei eu consegui colher logo após abrir o chapéu, mas ainda sem ter depositado os esporos por todo o lugar.
 
Como tem lidado com esse dilema na produção dos carimbos?
Eu tenho lidado mal.:roflmao: Eu acabo colhendo tudo no ponto certo e esquecendo dos carimbos. Algumas vezes passa do tempo e algum esporula (dá até pra ver umas manchas na foto), mas acabo mesmo assim não tirando carimbo, em geral porque eu acho que o cogumelo é muito pequeno, torto, fraco. Mas já bateu um peso na consciência porque eu não tenho mais nenhum carimbo dessa strain. Por outro lado, eu fiz 4 CLs e por isso tenho como manter a strain por um tempo. Mas carimbos são mais práticos de guardar e doar e espero nesse próximo flush colher alguns. O que planejo fazer é quando por acidente algum esporular, tirar um carimbo dele sem pensar duas vezes e se não tiver sucesso nisso, deixar algum chapéu abrir bastante, de preferência algum cogumelo mais na borda. O carimbo que tirei está apagado, eu não daria ele a ninguém, mas posso inocular alguns bolos com ele sem problemas. por que não tentou tirar um carimbo do seu cogumelão? :D
Abraços.
 
Eu tenho lidado mal.:roflmao: Eu acabo colhendo tudo no ponto certo e esquecendo dos carimbos. Algumas vezes passa do tempo e algum esporula (dá até pra ver umas manchas na foto), mas acabo mesmo assim não tirando carimbo, em geral porque eu acho que o cogumelo é muito pequeno, torto, fraco. Mas já bateu um peso na consciência porque eu não tenho mais nenhum carimbo dessa strain. Por outro lado, eu fiz 4 CLs e por isso tenho como manter a strain por um tempo. Mas carimbos são mais práticos de guardar e doar e espero nesse próximo flush colher alguns. O que planejo fazer é quando por acidente algum esporular, tirar um carimbo dele sem pensar duas vezes e se não tiver sucesso nisso, deixar algum chapéu abrir bastante, de preferência algum cogumelo mais na borda. O carimbo que tirei está apagado, eu não daria ele a ninguém, mas posso inocular alguns bolos com ele sem problemas. por que não tentou tirar um carimbo do seu cogumelão? :D
Abraços.
Hahaha
Não tão mal assim! Suas CLs devem te suprir por algum tempo!
Mas tem razão, pela praticidade os carimbos parecem ser a opção mais viável (aquele é o meu primeiro cultivo, e nunca cheguei perto de uma CL, então só posso concluir isso de acordo com o que vi por aqui mesmo).

Espero que consiga aproveitar algum cogumelão pra carimbar! Essa strain é bem bonita!

Quanto ao meu cogumelo, ele não é tão grande, a foto passa uma impressão errada. Mas deixei carimbando sim, por garantia. Já que ele estava aberto, resolvi aproveitar. Vou retirar hoje a noite. Pode ser que não fique tão bom para ser doado, mas pelo menos mantenho a strain, como você observou, e em um próximo cultivo posso carimbar um cogumelão mais parrudo para compartilhar!
 
Acabei amolecendo e parei de tirar fotos e pesar tudo.

:LOL: Às vezes, só de pensar em ter que ficar tirando foto, dá uma baita preguiça... Além disso, tenho que ficar esperando minha mulher chegar em casa pra bater as fotos no celular dela. E, às vezes, por não ter como tirar foto, não colho por mais de dia :roflmao:.

Tentei fazer um carimbo que falhou miseravelmente, ficando muuuito claro e falhado.

Eu tive um carimbo que saiu desse jeito. Veja aqui o da direita:

carimbos-jpg.84474


Então, só de você conseguir ver a sombra dos esporos, já estão lá aos milhões. É possível aproveitar esse carimbo clarinho, nem que seja pra tirar uma só seringa de 20 ml dele :).

Como tem lidado com esse dilema na produção dos carimbos? Passei pela mesma situação, mas não tenho como colher os cogumelos ao longo do dia, então só a noite ou logo cedo.
Gostaria de evitar que esporulem no terrário, mas também não quero colhe-los antes do que deveria, já que penso em tirar pelo menos uns dois carimbos para cultivos posteriores.

Eu divido desse problema de vocês de forma parecida.

O fato é que dificilmente o cogumelo no tempo de você estar no trabalho (supondo que seja expediente normal) e voltar pra casa vai fazer uma festa de esporulação muito séria. Normalmente, na minha prática, só quando esqueço 1 ou 2 dias inteiros (por esquecimento ou porque fui trabalhar de plantão) é que corro o risco da esporulação afetar mesmo o bolo de forma grave. Erro, aliás, que cometo com alta frequência :LOL:.

Então, como é sabido, pra poder tirar o carimbo, o cogumelo tem que esporular antes da colheita. Assim, você vai ter que deixar o cogumelo ali no bolo soltar uns esporos nele, só que a colheita quanto antes, menor o estrago sobre o bolo, ou até mesmo é praticamente nulo nas primeiras horas.
 
Eu divido desse problema de vocês de forma parecida.

O fato é que dificilmente o cogumelo no tempo de você estar no trabalho (supondo que seja expediente normal) e voltar pra casa vai fazer uma festa de esporulação muito séria. Normalmente, na minha prática, só quando esqueço 1 ou 2 dias inteiros (por esquecimento ou porque fui trabalhar de plantão) é que corro o risco da esporulação afetar mesmo o bolo de forma grave. Erro, aliás, que cometo com alta frequência :LOL:.

Então, como é sabido, pra poder tirar o carimbo, o cogumelo tem que esporular antes da colheita. Assim, você vai ter que deixar o cogumelo ali no bolo soltar uns esporos nele, só que a colheita quanto antes, menor o estrago sobre o bolo, ou até mesmo é praticamente nulo nas primeiras horas.
Ótimo, bom saber que não preciso me preocupar tanto com esse fator. E mais ainda que não seria um problema muito grave se esporulasse um pouco antes da colheita.
A questão, então, é ficar atento para evitar que o bolo fique todo preto! :roflmao:
 
Bolo estão dando poucos frutos.
Dia 12/11: IMG_6256.JPG
13/11: IMG_6272.JPG IMG_6278.JPG IMG_6279.JPG IMG_6284.JPG IMG_6286.JPG
Por motivos de espaço (e porque meu namorado ficou repetindo que logos os casings iriam contaminar e contaminar os bolos :rolleyes:) mudei os casings para outra caixa organizadora sem nenhum luxo além de uma bela camada de Perlita úmida.

IMG_6323.JPG IMG_6347.JPG IMG_6348.JPG
Hoje, 17/11 colhemos um chapeludo e alguns abortos e micro-cogumelos. Tem alguns pins, mas acho que a carreira desses casings está chegando ao fim.
 
voce disse milhoes, eu digo mais, BILHOES.
com essa sombrinha de carimbos voce pode seguramente fazer 3 litros de soluçao de esporos perfeitamente viavel, e se buscar por isolamentos, pdoe ainda diluir estes 3 litros em mais 10 litros de agua, pra obter isolamentos mais facilmente a partir de seringas.
^__^
 
Colhido em 18/11, 9 gramas:
IMG_6411.JPG
Casings deram uma acordada, alguns pins surgindo pelas bordas.
IMG_6422.JPG IMG_6420.JPG IMG_6419.JPG
Mesmo a caixa não tendo furos e borbulhador, as condições parecem boas, lembrando que o clima está ameno e chuvoso. Abro e borrifo umas 4 vezes ao dia.
 
Back
Top