Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O CHÁpeleiro Maluco - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos, primeiramente gostaria de pedir licença a equipe deste recinto virtual para abrir este humilde diário de cultivo. Gostaria de agradecer ao colega @RainSpirit que doou o carimbo de boa fé.

O objetivo deste trabalho é principalmente obter carimbos de forma simples e eficaz.

Recebi um belo carimbo de A+ Albino dia 10/06/2014 (data do carimbo abril de 2014) tive alguns problemas com contaminações pois o carimbo não veio bem lacrado.

Confecção da Seringa

Foi realizada no dia 10/06 numa sacola com luvas 2014-06-11-635.jpg 2014-06-11-636.jpg que esteve hermeticamente fechada durante o procedimento e desinfetada. Em seguida foi levada a geladeira para hidratação dos esporos.

- Duas seringas descartáveis 20ml
- Um pote de coleta para fezes, urina e etc.
- Aguá mineral em copinho lacrada
- Duas Agulhas (40x1,2 (18Gx1 ¹/²")
- 1/4 do carimbo

Bolos PF Tek

Como meu liquidificador havia queimado usei trigo para kibe como meio nutritivo porem dispensei com um coador para sucos o pó mais fino para o substrato não ficar pegajoso. Aviso para quem for usar trigo para kibe que o mesmo absorve a água rapidamente logo quando a mistura for pressionada entre os dedos não escorrera água então nada de por mais água achando que esta seco se não estraga.

- 2/4 vermiculita
- 1/4 trigo para kibe
- 1/4 água
- uma colher de chá bem cheia pó de conchas
- Copos de 320ml
- Selo de vermiculita
- Papel Alumínio
- Fita isolante

Foi esterilizado na pressão por uma hora e descansado por 24h para então abrir a panela após o esfriamento. A panela foi aberta dentro da glove box previamente desinfetada para então poder lacrar os copos 2014-06-14-640.jpg 2014-06-16-647.jpg e inocular aproveitando o embalo no dia 14/06. Os furos de inoculação foram cobertos com micropore WP_20140619_015.jpg . Os bolos PF foram levados para incubadora a 28°. Os primeiros sinais de micélio foram vistos por volta do quarto dia aposWP_20140619_001.jpg WP_20140619_017.jpg .


Dia 25/06 WP_20140625_014.jpg WP_20140625_023.jpg

Na verdade até aqui foi descrito os procedimentos dos CupCake por que Bolo PF de verdade logo mais postarei as fotos. Este bolo de aproximadamente 1L de volume num pote de PP foi feito com arroz negro integral orgânico deixando apenas hidratar por 10min com com pó de conchas.
WP_20140620_001.jpg WP_20140620_002.jpg WP_20140622_005.jpg o bolo ja esta colonizando logo mais postarei as fotos e detalhes do processo.

Outros procedimentos:

WP_20140620_009.jpg WP_20140630_056.jpg WP_20140625_012.jpg .

Grato!:coffee:
 
Última edição:
Olá sou novo aqui! Estou cursando Biomedicina e já estou no último semestre. Falo isso porque na Biomedicina tem várias cadeira de micologia geral e clínicas. Olhando inúmeros post por exemplo esse. Pq não utilizam os agar específicos para cada tipo? Não é difícil comprar eles! A única diferença q eu vejo para fazer o cultivo é a a auto clave. Que pode ser uma panela de pressão. Isso para esterilizar o meio e uma estufa para o crescimento fungico.
 
Olá sou novo aqui! Estou cursando Biomedicina e já estou no último semestre. Falo isso porque na Biomedicina tem várias cadeira de micologia geral e clínicas. Olhando inúmeros post por exemplo esse. Pq não utilizam os agar específicos para cada tipo? Não é difícil comprar eles! A única diferença q eu vejo para fazer o cultivo é a a auto clave. Que pode ser uma panela de pressão. Isso para esterilizar o meio e uma estufa para o crescimento fungico.

:cantar: Money no bolso, é tudo o que eu quero, money no bolso, saúde e sucesso :cantar:
 
Olhando inúmeros post por exemplo esse. Pq não utilizam os agar específicos para cada tipo? Não é difícil comprar eles! A única diferença q eu vejo para fazer o cultivo é a a auto clave. Que pode ser uma panela de pressão. Isso para esterilizar o meio e uma estufa para o crescimento fungico.

Se não for para isolar não há necessidade de usar agar. Pode não ser difícil para você, mas nem todo mundo vive na mesma realidade. Se há métodos baratos, simples e eficientes, porque não usufruir.
 
Dae meu brother, que bom que as coisas seguem fluindo por aí, passando para deixar energias positivas!

abraço
 
Segue abaixo fotos do primeiro fluxo do segundo balde desde o desenvolvimento até a colheita.
obs: Na penúltima foto já havia colhido 10 chapeis pra coletar esporos.
WP_20140815_004.jpg WP_20140815_018.jpg WP_20140816_004.jpg WP_20140816_007.jpg WP_20140816_017.jpg WP_20140816_023.jpg

Notei que a água dos bolos não foram suficientes para suprir as necessidades limitando o crescimento dos cogumelos, pois não fiz dunk neste primeiro fluxo. O casing ficou seco se esfarelando praticamente "quase sem água" sem contar que deu um abalo na comida. Fiz a limpeza dos abortos e mandei pro dunk!

A carga de esporos foi baixa devido a alta temperatura (sempre notei isso nos meus cultivos) em comparação a outros cultivos em que usei sistema para baixar a temperatura nos quais a carga de esporos foram elevadas.

Até a próxima :coffee:
 
Última edição:
Lindo flush, ótimo trabalho!:)

Aqui é um pé no saco cultivar no inverno, esses dias tava 10°c mas sensação térmica de 3°c

Sigo acompanhando.
 
Já aqui no Nordeste, No inverno é a época ideal. Não tem melhor.
É, mais esse ano praticamente não teve inverno e quando choveu oscilou muito, hora fazia sol, de repente chovia e ficava nesse chove não molha sem contar que os dias de chuva foram muitos espaçados. Não dá pra contar muito com inverno por aqui por isso estou mantendo o cultivo no gelo.


Aqui é um pé no saco cultivar no inverno, esses dias tava 10°c mas sensação térmica de 3°c

Fala, tudo na paz? Acredito que seja mais fácil aquecer o cultivo do que esfriar. No seu caso uma resistência e uma caixa de isopor resolve, ja no meu caso qualquer maneira de baixar a temperatura afeta a umidade relativa do ar sem contar que é muito difícil de manter a temperatura estável.
 
Primeiro fluxo do casing/bulk feito com 1/4 arroz negro integral inteiro, 2/4 vermiculita, 1/4 água em um pote PP de 1L. Camada de cobertura 500ml pó de coco, um punhado de vermiculita e umidificado na intuição. Desta vez os cogumelos saíram pigmentados e alguns com uma listra marrom no talo como no cultivo do @RainSpirit.

4 dias após a montagem do casing/bulk ja era visível a formação dos nós hifais, dois dias depois já era visível as primeiras primordias e ontem a noite encontravam-se assim:

WP_20140822_016.jpg WP_20140822_020.jpg
 
Back
Top