Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O CHÁpeleiro Maluco - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos, primeiramente gostaria de pedir licença a equipe deste recinto virtual para abrir este humilde diário de cultivo. Gostaria de agradecer ao colega @RainSpirit que doou o carimbo de boa fé.

O objetivo deste trabalho é principalmente obter carimbos de forma simples e eficaz.

Recebi um belo carimbo de A+ Albino dia 10/06/2014 (data do carimbo abril de 2014) tive alguns problemas com contaminações pois o carimbo não veio bem lacrado.

Confecção da Seringa

Foi realizada no dia 10/06 numa sacola com luvas 2014-06-11-635.jpg 2014-06-11-636.jpg que esteve hermeticamente fechada durante o procedimento e desinfetada. Em seguida foi levada a geladeira para hidratação dos esporos.

- Duas seringas descartáveis 20ml
- Um pote de coleta para fezes, urina e etc.
- Aguá mineral em copinho lacrada
- Duas Agulhas (40x1,2 (18Gx1 ¹/²")
- 1/4 do carimbo

Bolos PF Tek

Como meu liquidificador havia queimado usei trigo para kibe como meio nutritivo porem dispensei com um coador para sucos o pó mais fino para o substrato não ficar pegajoso. Aviso para quem for usar trigo para kibe que o mesmo absorve a água rapidamente logo quando a mistura for pressionada entre os dedos não escorrera água então nada de por mais água achando que esta seco se não estraga.

- 2/4 vermiculita
- 1/4 trigo para kibe
- 1/4 água
- uma colher de chá bem cheia pó de conchas
- Copos de 320ml
- Selo de vermiculita
- Papel Alumínio
- Fita isolante

Foi esterilizado na pressão por uma hora e descansado por 24h para então abrir a panela após o esfriamento. A panela foi aberta dentro da glove box previamente desinfetada para então poder lacrar os copos 2014-06-14-640.jpg 2014-06-16-647.jpg e inocular aproveitando o embalo no dia 14/06. Os furos de inoculação foram cobertos com micropore WP_20140619_015.jpg . Os bolos PF foram levados para incubadora a 28°. Os primeiros sinais de micélio foram vistos por volta do quarto dia aposWP_20140619_001.jpg WP_20140619_017.jpg .


Dia 25/06 WP_20140625_014.jpg WP_20140625_023.jpg

Na verdade até aqui foi descrito os procedimentos dos CupCake por que Bolo PF de verdade logo mais postarei as fotos. Este bolo de aproximadamente 1L de volume num pote de PP foi feito com arroz negro integral orgânico deixando apenas hidratar por 10min com com pó de conchas.
WP_20140620_001.jpg WP_20140620_002.jpg WP_20140622_005.jpg o bolo ja esta colonizando logo mais postarei as fotos e detalhes do processo.

Outros procedimentos:

WP_20140620_009.jpg WP_20140630_056.jpg WP_20140625_012.jpg .

Grato!:coffee:
 
Última edição:
Parece que sim, geralmente alguns usuários usam esse termo para designar a mistura final tipo um Bolo PF pronto. O significado pode ser um o que as algumas pessoas entendem é outro mas enfim por isso que não costumo usar essa palavra.

Embora o significado seja vago podendo até incluir até o teor de umidade segundo a wikipedia:
  1. Meio nutriente que serve de base (logo, sub-estrato) para o desenvolvimento de um organismo.
  2. Qualquer objeto, ou material, sobre o qual um organismo cresce, ou ao qual está fixado: substância, ou estrato, subjacente a esse organismo.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Substrato
No mais vai na Paz ;)

:teo_seta_direita: 1 - Vamos falar primeiro da priemira definição do Wiki (Meio nutriente que serve de base (logo, sub-estrato) para o desenvolvimento de um organismo.)
Meio Nutriente Certamente a agua não é... Eu guardo esporos em suspensão na geladeira e até agora NUNCA vi os esporos eclodirem apenas na agua (pode acontecer mas o micélio não sobreviveria já que a agua não fornece NUTRIENTE)

:teo_seta_direita:"Qualquer objeto, ou material, sobre o qual um organismo cresce, ou ao qual está fixado: substância, ou estrato, subjacente a esse organismo."
Bem o que foi dito a cima já exclui a agua dessa tambem já que apenas em agua não é possivel que o micélio se desenvolva.

Acho que o assunto pode ser encerrado. Fique na paz tambem ;)
 
Como também sem umidade não é possível que o microrganismo se desenvolva.

Sem a temperatura certa o micélio tambem não se desenvolve, logo a temperatura tambem é um substrato... Sem gases (CO2 e O2) o microrganismo tambem não se desenvolve. Outro substrato?? E sem o Planeta Terra? Será que o microrganismo tambem se desenvolveria? Logo toda a Terra é um grande substrato!!!!
hahaha

Brincadeiras a parte acho que não é necessario realmente acrescentar mais nada sobre o assunto.

PS: Fiquei pensando, e a gravidade? Será que seria um "substrato" tambem? Alguem sabe de alguma pesquisa de desenvolvimento de fungos que geram cogumelos em Gravidade Zero, visto que a maioria desses fungos são Geotrópicos??
Se alguem souber de algo por favor compartilhe.
 
Muito bom ,e assim que quero meus copos um dia ,parabéns!
 
Comprei um pote de 2,3L no qual farei um Bolão PF com arroz negro integral orgânico inteiro, vermiculita e inocularei com CL do A+ albino. O procedimento sera como os demais abrirei a panela de pressão dentro da glovebox, lacrarei, sugarei a CL, e inocularei tudo duma vez.
O objetivo desses potes grandes de PP é a praticidade e dispensar outros procedimentos que abririam portas para contaminantes. Quando estiver 100% colonizado cobrirei o pote PP externamente com plastico preto (fundo e laterais), injetarei água mineral e removerei o papel alumínio já dentro do terrário pra induzir a frutificação.

Como prometido segue as fotos do pote PP:
WP_20140714_006.jpg WP_20140714_008.jpg WP_20140714_013.jpg2014-06-16-649.jpg
Dois potes de conserva estagnaram + ou - 5 dias após a germinação "provavelmente" por falta de oxigênio. Dia de inoculação dia 16/06, data de germinação dia 20/06. Até o dia 04/07 esteve estagnado ou seja passaram-se 14 dias e o micélio praticamente não saiu do lugar. No Dia 04/07 resolvi abrir um pote mas pra isso fiz um filtro com saco plastico e micropore. Ensopei a tampa e o plastico com desinfetante, amarrei um cordão na parte mais estreita do pote (abaixo da tampa deixando uma sobra de plastico na boca pra poder girar a tampa), cortei as sobras de plastico, lacrei com fita isolante, esperei 10min pra o desinfetante poder agir e então poder folgar a tampa do pote.

Notem que o pote não estava cheio até a boca e mesmo assim estagnou (obs: estou usando vermiculita grossa).

↓dia 04/07↓ ↓dia 14/07↓
WP_20140704_007.jpg WP_20140715_009.jpg

Outro pote estagnado na mesma situação:
WP_20140709_003.jpg WP_20140709_002.jpg

Não sei se isto é o suficiente para concluir qualquer coisa mas a minha impressão é que potes hermeticamente fechados estagnam cedo ou tarde dependendo do volume vazio.
 
Não sei se isto é o suficiente para concluir qualquer coisa mas a minha impressão é que potes hermeticamente fechados estagnam cedo ou tarde dependendo do volume vazio.


Depende do volume do pote. O velho PF não era bobo, por isso os potes de hal-pint (237 ml) da sua técnica. Copos de 250 ml também funcionam muito bem.

Potes maiores são mais arriscados. O micélio leva mais tempo para colonizar, contaminantes podem surgir no substrato ainda não colonizado e pode mesmo faltar oxigênio.

Agora, pode haver outro fator nesses seus potes, porque não parecem tão grandes e estão estagnando muito cedo. Se você verificar os diários de cultivo verá que essa não é a norma.

 
Potes maiores são mais arriscados. O micélio leva mais tempo para colonizar, contaminantes podem surgir no substrato ainda não colonizado e pode mesmo faltar oxigênio.
É pode ser que isso aconteça com carimbos provindos de cogumelos cultivados em Bulk.

Agora, pode haver outro fator nesses seus potes, porque não parecem tão grandes e estão estagnando muito cedo. Se você verificar os diários de cultivo verá que essa não é a norma.

Vejo que isso não acontece só comigo nos potes em conserva com tampa (herméticos) depois se você quiser posso ate coletar uns tópicos, Já os copos com tampão de papel alumínio é o outros quinhentos você pode notar que o papel alumino fica franzido com pequenas dobras as quais na maioria das vezes não veda. Em todos meus cultivos os potes ou copos sempre estagnaram cedo ou tarde geralmente costumo enche-los até a boca. Em relação aos meus copos sempre passo um papel toalha pressionando as dobras pra retirar-las e lacro com fita isolante esticando-a fazendo pressão no tampão.
 
Já os copos com tampão de papel alumínio é o outros quinhentos você pode notar que o papel alumino fica franzido com pequenas dobras as quais na maioria das vezes não veda. Em todos meus cultivos os potes ou copos sempre estagnaram cedo ou tarde geralmente costumo enche-los até a boca.



Eu acho que o papel alumínio veda bem se seguida a técnica correta, que é passar a fita pegando a transição para o vidro ou plástico do pote. Eu faço assim. E conforme já disse, creio que os meus ficam sim completamente lacrados.
 
Que empreitada! Pois é, eu não entendo muito, mas testei alguns tamanhos de potes, os pequenos são bem rápidos. Eu lacrei geral e não fiz nenhum furo depois. Mas o pote grande tá ainda quase. Será que isso muda a quantidade de frutos ou o tamanho?

abraço, boa sorte ae!
 
Que empreitada! Pois é, eu não entendo muito, mas testei alguns tamanhos de potes, os pequenos são bem rápidos. Eu lacrei geral e não fiz nenhum furo depois. Mas o pote grande tá ainda quase. Será que isso muda a quantidade de frutos ou o tamanho?
Fala, tudo na paz? Em relação a potes pequenos geralmente a colonização rápida se deve a quantidade absurda de esporos que se injeta na maioria das vezes em 4 furos equidistantes. Tem gente colonizando por 10 a 14 dias 100% copos de 250ml. Numa quantidade maior de substrato a corrida é mais longa.

De qual pote grande você esta falando aqueles de conserva com tampa?
 
Tinha um copo de 320ml aqui 100% porém estava com umas manchas suspeitas mesmo assim resolvi fazer um "casing" num balde que comprei por R$ 2,28.

Não Tinha muita esperança de dar certo então prossegui da seguinte forma:
(Peço que ninguém tente fazer isso em casa haushaushuahsuash)

Limpei o balde com desinfetante puro e tapei com uma toca para banho até iniciar o processo.

Peguei 3/4 de Pó de coco, 1/4 de vermiculita, pó de conchas e umedeci no olhômetro.

Coloquei a camada de cobertura numa cuscuzeira e deixei no fogo por 20min após começar a ferver.

Esperei esfriar até uns 40° mais ou menos (intuição rsrs) para começar.

Sem borrifar nada no ambiente comecei a fazer uma pequena camada no fundo do balde.

Com uma colher limpa com desinfetante puro comecei a quebrar o bolo que logo azulou intensamente ao ser danificado,

Cobri com a camada e fechei o balde com uma toca para banho.

Por aqui a temperatura esta oscilando nos dias quentes de 28° dia a 25° noite e nos dias de chuva 26°dia a 21° noite mais ou menos. Vou esperar uns 10 dias se não frutificar mando pro gelo.

Tenho outro bolo 100% mas não fiz nada até agora.
 

Anexos

  • WP_20140725_005.jpg
    WP_20140725_005.jpg
    78.6 KB · Visualizações: 18
  • WP_20140725_008.jpg
    WP_20140725_008.jpg
    203.5 KB · Visualizações: 22
Última edição:
A dois dias atras fiz outro casing em balde com dois bolos PF de 320ml desta vez cobri apenas com vermiculita. Daqui a dois dias mandarei para o gelo.

Legal irmão! Um dia ainda vou tentar fazer um casing :) eles parecem render mais, é correto?
Acredito que a diferença seja muito pequena. Na verdade credito que seja o contrario a camada de casing não é nutritiva ou seja o micelio gasta nutrientes para colonizar-la.
 
A temperatura esteve alta nos últimos dias sem chuva atrapalhando a pinagem. Como já havia dito o balde esteve em temperatura ambiente sem controle especial a merce da mãe natureza e mesmo assim com ha alta temperatura fui graciosamente surpreendido. :pirata:

Nasceu um cogumelo solitário e o bicho tombou com o próprio peso mesmo assim não abortou pois estava bem fixado dai coloquei um suporte pra ele poder abrir o chapel.

WP_20140808_009.jpg WP_20140808_010.jpg WP_20140808_014.jpg WP_20140808_016.jpg WP_20140808_017.jpg WP_20140808_020.jpg WP_20140808_021.jpg WP_20140808_022.jpg WP_20140808_023.jpg WP_20140808_024.jpg WP_20140808_025.jpg
 
Última edição por um moderador:
Ontem fiz um "casing" com o pote de 1L que continha arroz negro. Montei a camada com 500ml de pó de coco, um punhado de vermiculita e uma colher de chá de pó de conchas. Cozinhei a camada após iniciar fervura por 30min numa cuscuzeira.
WP_20140813_010.jpg WP_20140813_017.jpg
Tirei fotos do 1° flush do segundo balde feito com 2 copos de 320ml ( que continha trigo ) e um leve polvilhamento de vermiculita como camada. Um lado pinou mais que outro, pois um dos lados esteve virado para uma garrafa pet congelada de 2L. Ainda não cheguei a conclusão, pois não havia marcado o lado do balde que esteve no gelo. Assim que notei os primeiros sinais de nós hifais coloquei o balde a temperatura ambiente e o resultado foi esse ai:

WP_20140813_023.jpg WP_20140813_027.jpg WP_20140813_039.jpg WP_20140813_038.jpg

Ainda continua surgindo primordias. Dá proxima vez marcarei o lado do gelo! :coffee:
 
Última edição:
Back
Top