Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O CHÁpeleiro Maluco - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos, primeiramente gostaria de pedir licença a equipe deste recinto virtual para abrir este humilde diário de cultivo. Gostaria de agradecer ao colega @RainSpirit que doou o carimbo de boa fé.

O objetivo deste trabalho é principalmente obter carimbos de forma simples e eficaz.

Recebi um belo carimbo de A+ Albino dia 10/06/2014 (data do carimbo abril de 2014) tive alguns problemas com contaminações pois o carimbo não veio bem lacrado.

Confecção da Seringa

Foi realizada no dia 10/06 numa sacola com luvas 2014-06-11-635.jpg 2014-06-11-636.jpg que esteve hermeticamente fechada durante o procedimento e desinfetada. Em seguida foi levada a geladeira para hidratação dos esporos.

- Duas seringas descartáveis 20ml
- Um pote de coleta para fezes, urina e etc.
- Aguá mineral em copinho lacrada
- Duas Agulhas (40x1,2 (18Gx1 ¹/²")
- 1/4 do carimbo

Bolos PF Tek

Como meu liquidificador havia queimado usei trigo para kibe como meio nutritivo porem dispensei com um coador para sucos o pó mais fino para o substrato não ficar pegajoso. Aviso para quem for usar trigo para kibe que o mesmo absorve a água rapidamente logo quando a mistura for pressionada entre os dedos não escorrera água então nada de por mais água achando que esta seco se não estraga.

- 2/4 vermiculita
- 1/4 trigo para kibe
- 1/4 água
- uma colher de chá bem cheia pó de conchas
- Copos de 320ml
- Selo de vermiculita
- Papel Alumínio
- Fita isolante

Foi esterilizado na pressão por uma hora e descansado por 24h para então abrir a panela após o esfriamento. A panela foi aberta dentro da glove box previamente desinfetada para então poder lacrar os copos 2014-06-14-640.jpg 2014-06-16-647.jpg e inocular aproveitando o embalo no dia 14/06. Os furos de inoculação foram cobertos com micropore WP_20140619_015.jpg . Os bolos PF foram levados para incubadora a 28°. Os primeiros sinais de micélio foram vistos por volta do quarto dia aposWP_20140619_001.jpg WP_20140619_017.jpg .


Dia 25/06 WP_20140625_014.jpg WP_20140625_023.jpg

Na verdade até aqui foi descrito os procedimentos dos CupCake por que Bolo PF de verdade logo mais postarei as fotos. Este bolo de aproximadamente 1L de volume num pote de PP foi feito com arroz negro integral orgânico deixando apenas hidratar por 10min com com pó de conchas.
WP_20140620_001.jpg WP_20140620_002.jpg WP_20140622_005.jpg o bolo ja esta colonizando logo mais postarei as fotos e detalhes do processo.

Outros procedimentos:

WP_20140620_009.jpg WP_20140630_056.jpg WP_20140625_012.jpg .

Grato!:coffee:
 
Última edição:
Eu só uso Trigo pra Kibe nos meus Bolos PF há um tempo como já disse em outro post. Então aqui vai uma dica... O Trigo é mais sólido que o Arroz, ele não papa. Então a aeração fica legal e o substrato não compacta tão facilmente.

Uso a proporção de 50% KIBE - 50% Vermiculita + agua e tem dado muito certo. É mais nutriente para o micélio...

Abraço e Boa Sorte.
 
Ao meu ver o micelio gostou mais do Arroz negro integral do que do trigo para kibe, pelo que notei o trigo fica mole ao contrario do arroz que não fica gosmento quando cozinha alem do que os grãos de arroz são inteirros cria epaços maiores tornando o meio nutritivo mais aerado acredito que grãos maiores possa ser que colonize mais rapido. Não houve necessidade de pré-cozir o arroz negro.
 

Quanto de água?

2/4 de kibe 1/4 de vermiculita 1/4 de agua.
Ao meu ver o micelio gostou mais do Arroz negro integral do que do trigo para kibe, pelo que notei o trigo fica mole ao contrario do arroz que não fica gosmento quando cozinha alem do que os grãos de arroz são inteirros cria epaços maiores tornando o meio nutritivo mais aerado acredito que grãos maiores possa ser que colonize mais rapido. Não houve necessidade de pré-cozir o arroz negro.

Cara você pre cozinhou ou trigo???
Então foi isso seu problema. Não deveria pré cozer o Trigo cara. Ele fica durinho sim...
 
Cara você pre cozinhou ou trigo???
Então foi isso seu problema. Não deveria pré cozer o Trigo cara. Ele fica durinho sim...


Eu uso trigo pré cozido sem problemas. Veja no diário dos A+ albinos.

Obs.: mas é trigo em grão.
 
2/4 de kibe 1/4 de vermiculita 1/4 de agua.


Cara você pre cozinhou ou trigo???
Então foi isso seu problema. Não deveria pré cozer o Trigo cara. Ele fica durinho sim...
Não pré-cozinhei o trigo, faça o teste você mesmo após a esterilização em panela de pressão pegue um pote e abra para conferir o substrato. E mesmo usando 1/4 de aguá ainda pareceu ser demais o final da colonização esta sofrendo com sobra de agua.
 
E mesmo usando 1/4 de aguá ainda pareceu ser demais o final da colonização esta sofrendo com sobra de agua.

Está se acumulando água no fundo, @Arcturus?

Se for esse o caso experimente inverter o copo, para a água escorrer para a camada de vermiculita.
 
Eu uso trigo pré cozido sem problemas. Veja no diário dos A+ albinos.
Trigo inteiro eu suponho né?
Trigo triturado deixa o amido exposto. Então fica mole mesmo.

Não pré-cozinhei o trigo, faça o teste você mesmo após a esterilização em panela de pressão pegue um pote e abra para conferir o substrato. E mesmo usando 1/4 de aguá ainda pareceu ser demais o final da colonização esta sofrendo com sobra de agua.

Cara não sei se foi a qualidade do trigo que você comprou, mas definitivamente meu trigo não fica assim. Eu ja olhei sim com fica. Na ultima vez que usei, pus um pote de pp que acabou derretendo. Dai eu tive que guardar o substrato no freezer pra esterilizar de novo. Pude ver a consistência e garanto q o meu nao fica mole.
 
Trigo inteiro eu suponho né?
Trigo triturado deixa o amido exposto? Então fica mole mesmo.



Sim, o grão inteiro. Eu coloquei uma observação depois lá na mensagem.

A diferença entre como ficou o substrato do @Arcturus e o seu pode ser devido às diferentes proporções de água, vermiculita e trigo. Você já fez com a mesma proporção que o @Arcturus usou?
 
Cara não sei se foi a qualidade do trigo que você comprou, mas definitivamente meu trigo não fica assim. Eu ja olhei sim com fica.
Talvez seja esse o motivo, o meu é da yoki.

Está se acumulando água no fundo, @Arcturus?

Se for esse o caso experimente inverter o copo, para a água escorrer para a camada de vermiculita.
Obrigado pela força, mas não foi o caso parece mais que o trigo não retem bem a agua ou algo do tipo. Quando a colonia avança vai sobrando agua
 
Obrigado pela força, mas não foi o caso parece mais que o trigo não retem bem a agua ou algo do tipo. Quando a colonia avança vai sobrando agua

Estranho, pois a vermiculita deveria cuidar desse excesso de água.
 
Obrigado pela força, mas não foi o caso parece mais que o trigo não retem bem a agua ou algo do tipo. Quando a colonia avança vai sobrando agua

Experimente diminuir a quantidade de agua... Tem algo estranho ai, já que eu não tenho esse problema.
 
@Ecuador no seu caso foi grãos de trigo inteiro ao meu ver a casca do trigo retem a umidade interna do grão, ja no meu caso é trigo triturado. O que notei é que o arroz integral é bem mais duro de cozir do que o trigo.

Segue em anexo a foto: WP_20140701_002.jpg
 
Segue o andamento do "Bolo PF" feito com 1/4 arroz negro integral orgânico, 2/4 vermiculita grossa e 1/4 de água num pote PP 1L inoculado em 3 pontos com uma seringa bem rala (data de inoculação 22/06/2014). Suponho que tenha + ou - uns 900ml de meio nutritivo tendo em vista que o pote esta cheio até a boca e com selo de vermiculita fina. Não ouve diferença de proporções no preparo dos copos feitos com trigo pra o pote de PP porem a diferença é perceptível. O arroz negro segura bem a água não havendo sobra de agua com o avanço da colonia aparentemente o meio nutritivo e o micélio estão enxutos. O arroz inteiro junto com a vermiculita grossa tornou o meio bem aerado!

O que percebi foi que no trigo para kibe o micélio ficou denso e algodoado já no arroz negro mais rizomorfico e crescimento mais rápido.
7 dias após o surgimento do micélio: WP_20140703_013.jpg WP_20140703_015.jpg WP_20140703_011.jpg WP_20140703_030.jpg WP_20140703_034.jpg

Copos: WP_20140703_043.jpg

Micélio estagnado por falta de oxigenação: WP_20140703_052.jpg
Da próxima vez eu tiro uma foto do Pote PP ao lado de um copo pra ter uma noção do tamanho ;)
 
Última edição:
O que percebi foi que no trigo para kibe o micélio ficou denso e algodoado já no arroz negro mais rizomorfico e crescimento mais rápido.


O que pode significar que o trigo para kibe, pelo menos do modo que foi preparado e na proporção em que está no substrato, é mais nutritivo que o substrato de arroz negro.

O rizomorfismo é frequentemente interpretado como uma "corrida" do micélio para encontrar água e nutrientes.

https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-4#post-146985
 
Back
Top