Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O CHÁpeleiro Maluco - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos, primeiramente gostaria de pedir licença a equipe deste recinto virtual para abrir este humilde diário de cultivo. Gostaria de agradecer ao colega @RainSpirit que doou o carimbo de boa fé.

O objetivo deste trabalho é principalmente obter carimbos de forma simples e eficaz.

Recebi um belo carimbo de A+ Albino dia 10/06/2014 (data do carimbo abril de 2014) tive alguns problemas com contaminações pois o carimbo não veio bem lacrado.

Confecção da Seringa

Foi realizada no dia 10/06 numa sacola com luvas 2014-06-11-635.jpg 2014-06-11-636.jpg que esteve hermeticamente fechada durante o procedimento e desinfetada. Em seguida foi levada a geladeira para hidratação dos esporos.

- Duas seringas descartáveis 20ml
- Um pote de coleta para fezes, urina e etc.
- Aguá mineral em copinho lacrada
- Duas Agulhas (40x1,2 (18Gx1 ¹/²")
- 1/4 do carimbo

Bolos PF Tek

Como meu liquidificador havia queimado usei trigo para kibe como meio nutritivo porem dispensei com um coador para sucos o pó mais fino para o substrato não ficar pegajoso. Aviso para quem for usar trigo para kibe que o mesmo absorve a água rapidamente logo quando a mistura for pressionada entre os dedos não escorrera água então nada de por mais água achando que esta seco se não estraga.

- 2/4 vermiculita
- 1/4 trigo para kibe
- 1/4 água
- uma colher de chá bem cheia pó de conchas
- Copos de 320ml
- Selo de vermiculita
- Papel Alumínio
- Fita isolante

Foi esterilizado na pressão por uma hora e descansado por 24h para então abrir a panela após o esfriamento. A panela foi aberta dentro da glove box previamente desinfetada para então poder lacrar os copos 2014-06-14-640.jpg 2014-06-16-647.jpg e inocular aproveitando o embalo no dia 14/06. Os furos de inoculação foram cobertos com micropore WP_20140619_015.jpg . Os bolos PF foram levados para incubadora a 28°. Os primeiros sinais de micélio foram vistos por volta do quarto dia aposWP_20140619_001.jpg WP_20140619_017.jpg .


Dia 25/06 WP_20140625_014.jpg WP_20140625_023.jpg

Na verdade até aqui foi descrito os procedimentos dos CupCake por que Bolo PF de verdade logo mais postarei as fotos. Este bolo de aproximadamente 1L de volume num pote de PP foi feito com arroz negro integral orgânico deixando apenas hidratar por 10min com com pó de conchas.
WP_20140620_001.jpg WP_20140620_002.jpg WP_20140622_005.jpg o bolo ja esta colonizando logo mais postarei as fotos e detalhes do processo.

Outros procedimentos:

WP_20140620_009.jpg WP_20140630_056.jpg WP_20140625_012.jpg .

Grato!:coffee:
 
Última edição:
O que pode significar que o trigo para kibe, pelo menos do modo que foi preparado e na proporção em que está no substrato, é mais nutritivo que o substrato de arroz negro.

Ou, na forma que foi usado ha mais nutrientes disponivel do que o arroz, ja que o trigo esta triturado e com o miolo esposto. Parece que a parte externa do grão é mais pobre. Pelo visto o micelio fica preguiçoso em meios muito nutritivos.
 
Pelo visto o micelio fica preguiçoso em meios muito nutritivos.


Já que o nutriente está bem ali, disponível, para quê se expandir de modo acelerado em busca de mais?

Entretanto no final pode fazer pouca diferença. A menos que o micélio não consiga um meio de aproveitar todos os nutrientes do meio aparentemente menos nutritivo.
 
A menos que o micélio não consiga um meio de aproveitar todos os nutrientes do meio aparentemente menos nutritivo.
No caso do milho por ser um grão grande é possivel que o micelio consiga aproveitar o miolo?

Nunca gostei de usar milho embora seja uma boa alternativa pra mim não é nada pratico.
 
No caso do milho por ser um grão grande é possivel que o micelio consiga aproveitar o miolo?

Acho que se o milho estiver bem cozido facilita a ação das enzimas que o micélio secreta.

Seria interessante pegar um cultivo de milho no final do ciclo e ver se ainda sobra parte do grão, ou se sobra o núcleo do grão.

Eu nunca usei milho. Os relatos de contaminação e o preparo longo e complexo me mantiveram longe. Mas já usei milho partido, e funcionou bem, com preparação e esterilização normais.
 
Seria interessante pegar um cultivo de milho no final do ciclo e ver se ainda sobra parte do grão, ou se sobra o núcleo do grão.

O milho fica inteiro, mas bem descolorado e sem a rigidez anterior, isso após o cultivo estar completo. :)
 
Você acha que o micélio não consegue extrair tudo do milho?

Creio que não! Inclusive acho que ele passa um pouco de "fome", por que o milho é um grão muito grande, e duro. Basta observar a densidade do micélio de um vidro de spawn de WBS por exemplo, e de milho. Quando você os chacoalha, o micélio quase não aparece nos vidros de milho!

Por isso o rizomorfismo acentuado em cultivos com o milho. Em grãos como o centeio, é menor.
 
O milho fica inteiro, mas bem descolorado e sem a rigidez anterior, isso após o cultivo estar completo. :)

Certamente a moleza deve-se ao metabolito enzimático do fungo. Pra concluir qualquer coisa teríamos que investigar o valor nutricional do resíduo ou fazer um ensaio da produtividade de uma determinada quantidade X de milho inteiro em relação a mesma quantidade de milho triturado.
 
Copo contaminado, aparentemente pode ate ser confundido com o metabolito do micélio mas esta macha vem avançando!!! surgiu no inicio da colonização no meio do micélio o que me leva a crer que pode ter vindo junto com o carimbo.
WP_20140707_031.jpg

Cozinhei um pouco de arroz negro pra comer pode notar o quanto é fibroso até na panela de pressão ele não amolece fácil, dai tive a curiosidade de olhar o conteúdo nutricional do arroz negro e percebi que é bem mais nutritivo do que o arroz integral comum.
WP_20140707_027.jpg

Nutritivo e mais caro também :D
 
tem o arroz negro e o vermelho, o tempo de cozimento deles é igual ao arroz integral, até hoje nao vi ninguem utilizando eles, sim, sao bem caros, e uma delícia :fome:
 
tem o arroz negro e o vermelho, o tempo de cozimento deles é igual ao arroz integral, até hoje nao vi ninguem utilizando eles, sim, sao bem caros, e uma delícia :fome:

arroz negro eu compro da demeter embalado a vacuo, pago cerca de 5 reais 500 gramas.
o arroz vermelho da ruzene 500 gramas sai uns 7 reais.
quem tiver acesso ao mercado municipal lá vende a granel e pode sair em conta tb.

agora comprar em pao de acucar ou nesses supemercadors ai sim é caro, já vi o mesmo arroz da demeter no pao de acucar por 15 reais 500 gramas
 
É Talvez no mercado central de JP seja mais barato. Comprei a R$ 5 e uns quebrados, acredito que o não orgânico seja mais em conta.

Pra quem quiser comprar conteúdo nutricional do trigo para quibe "yoki" com arroz negro integral "demeter" ta ai:
Captura de tela de 2014-07-08 16:39:09.png WP_20140707_027.jpg

Vi no Carrefour uns potes PP do próprio Carrefour muito bons para bolo PF tem deles de variados tamanhos achei interessante os de 1,1L e até com mais de 2L em formato cilíndrico de plastico grosso não maleável perfeito para evitar na hora em que for lacrar o pote o plastico se dobre dificultando a vedação. Depois eu posto umas fotos e preços!
 
Última edição:
Pra quem quiser comprar conteúdo nutricional do trigo para quibe "yoki" com arroz negro integral "demeter" ta ai:



Não entendi.

A foto do rótulo do arroz negro integral está com pouca resolução, mas pelo que eu vi a porção é de 50g. Então, como pode ter 72,3 g de carboidrato?

Além disso eu não creio que essas diferenças pequenas de conteúdo nutricional entre um grão e outro faça alguma diferença para o micélio ou para a potência dos cogumelos. Se formos comparar cereais com um substrato bem diferente, tipo estrume de vaca, aí sim eu acho que pode fazer diferença.


 
Não entendi.

A foto do rótulo do arroz negro integral está com pouca resolução, mas pelo que eu vi a porção é de 50g. Então, como pode ter 72,3 g de carboidrato?

Além disso eu não creio que essas diferenças pequenas de conteúdo nutricional entre um grão e outro faça alguma diferença para o micélio ou para a potência dos cogumelos. Se formos comparar cereais com um substrato bem diferente, tipo estrume de vaca, aí sim eu acho que pode fazer diferença.


Antes de eu optar por usar o Kibe no PF Tek, eu comparei as informações nutricionais do Arroz integral comum com o Kibe.
Vi que nutricionalmente não tinha tanta diferença a não ser pelo fato do Kibe ter mais proteina. Por isso nem duvido da superioridade do arroz negro nutricionalmente. Mas acho estranho tambem essa tabela
O que mais me chamou atenção foi pela praticidade do Trigo para kibe mesmo, já que vem granulado numa forma que julgo ser boa para bolo PF.
 
Será mesmo que a culpa é do trigo para kibe??
Tenho minhas duvidas.
Cara, o problema não é o trigo para kibe mas sim a proporção de água para o trigo para kibe. Pelo que você falou as suas proporções não são as mesmas da padrão.
Não entendi.
A foto do rótulo do arroz negro integral está com pouca resolução, mas pelo que eu vi a porção é de 50g. Então, como pode ter 72,3 g de carboidrato?
Além disso eu não creio que essas diferenças pequenas de conteúdo nutricional entre um grão e outro faça alguma diferença para o micélio ou para a potência dos cogumelos. Se formos comparar cereais com um substrato bem diferente, tipo estrume de vaca, aí sim eu acho que pode fazer diferença.
KKKKKKKKkkkkkk... :D que fabricante grotesco.

Também não acredito que isso vá influenciar na potencia mas talvez faça uma pequena diferença na produtividade final.

Lembrado que em nenhum momento eu citei ou afirmei que o arroz negro integral é ou não mais nutritivo que o trigo, apenas falei que nas mesmas proporções com a mesma vermiculita grossa ouve resposta diferente do micélio.
 
Cara, o problema não é o trigo para kibe mas sim a proporção de água para o trigo para kibe. Pelo que você falou as suas proporções não são as mesmas da padrão.

Ah ok. Não tinha lido sobre as proporções. Pensei que o questionamento era sobre o substrato em si.
Lembrado que em nenhum momento eu citei ou afirmei que o arroz negro integral é ou não mais nutritivo que o trigo, apenas falei que nas mesmas proporções com a mesma vermiculita grossa ouve resposta diferente do micélio.

Mas a diferença de resposta é normal já que você está lidando com várias genéticas. A não ser que você esteja trabalhando com isolamento ou clonagem. O substrato pode até afetar sim o desenvolvimento, mas acredito que numa escala muito inferior do que a genética. Então notar diferença de andamento com culturas em multi esporos é absurdamente comum.
 
O substrato pode até afetar sim o desenvolvimento, mas acredito que numa escala muito inferior do que a genética. Então notar diferença de andamento com culturas em multi esporos é absurdamente comum.
Permita-me discordar, o substrato pode afetar sim senhor e numa escala maior do que você imagina vou citar exemplos:

:teo_seta_direita:Se um micélio clonado é colocado em papelão a resposta é diferente do mesmo micélio em centeio desde a colonização até a frutificação.
:teo_seta_direita:Se um micélio é colocado em um meio nutritivo 2/4 de vermiculita + 1/4 de FAI + 1/4 de agua será drasticamente diferente do mesmo micélio colocado em 2/5 de verm + 1/5 de FAI + 2/5 de água que logo ficaria lento e ralo.

Embora a genética possa estar por traz desses fatores a resposta do micélio pode variar drasticamente dependendo do meio e condições em que se encontra.

A genética lembra a programação ou seja tem uma linguagem (tipo DNA), tem organização, classes, comandos, variáveis, banco de dados... um exemplo seria:

A logica diz: se acontecer isso faça aquilo claro que dentro dos limites da logica programada e por ai vai.
 
Última edição:
:teo_seta_direita:Se um micélio clonado é colocado em papelão a resposta é diferente do mesmo micélio em centeio desde a colonização até a frutificação.
Cara, aqui acho que nem preciso comentar... Comparar papelão com centeio?? Eu passo...


:teo_seta_direita:Se um micélio é colocado em um meio nutritivo 2/4 de vermiculita + 1/4 de FAI + 1/4 de agua será drasticamente diferente do mesmo micélio colocado em 2/5 de verm + 1/5 de FAI + 2/5 de água que logo ficaria lento e ralo.

Eu acho que está tendo uma confusão aqui... Estamos falando de substrato ou o ambiente em que o micélio se desenvolve?
É claro que a agua em excesso vai afetar o desenvolvimento do micélio assim como diferente temperatura tambem vai. Pelo que li sobre o que é um SUBSTRATO, acho que a agua não se enquadra no perfil. A umidade seria uma caracteristica do meio assim como a temperatura e não o meio em si!!

De fato o DNA vai se comportar diferente em diferentes condições... Mas por favor. Saiba separar Condições do Meio com o Meio em si.

Abraço.
 
Eu acho que está tendo uma confusão aqui... Estamos falando de substrato ou o ambiente em que o micélio se desenvolve?
Abraço.

Parece que sim, geralmente alguns usuários usam esse termo para designar a mistura final tipo um Bolo PF pronto. O significado pode ser um o que as algumas pessoas entendem é outro mas enfim por isso que não costumo usar essa palavra.

Embora o significado seja vago podendo até incluir até o teor de umidade segundo a wikipedia:
  1. Meio nutriente que serve de base (logo, sub-estrato) para o desenvolvimento de um organismo.
  2. Qualquer objeto, ou material, sobre o qual um organismo cresce, ou ao qual está fixado: substância, ou estrato, subjacente a esse organismo.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Substrato
No mais vai na Paz ;)
 
Última edição:
Back
Top