Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

hmm, boa sacada.
 
e ai galera tudo bem? estou tendo problemas na hora da esterilização, eu ponho o papel aluminio e fexo os copos com ele, mas sem passar durex em volta, e ponho na panela de PP, mas o vapor umidece de mais os grãos e faze com que os esporos nao inoculem, por causa da alta umidade, o que posso fazer?
 
Amarra com barbante. :)
 
Fiz todo o processo de esterilização, inclusive com hipoclorito de sódio, e agora, esperando o micélio se desenvolver apareceram algumas manchas e pontinhos laranjas no milho.

É, ou pode ser, algum contaminante? Ou é algo natural do milho?

Grato pela atenção e possíveis orientações.

IMG_1170.JPGIMG_1167.JPG
 
galera to pensando em usar milho no meu primeiro cultivo, aindo estou perdidão no site
mais com muita vontade de aprender...
se alguem puder me orientar no meu primeiro cultivo agradeço, começando pelo
modo mais simples...
abraços...
 
Posso substituir as 2 colheres de calcário ou bicarbonato por Hipoclorito de sódio, 50ml solução 2,5%, é um desinfetante para tratamento de aguá, e outra dúvida, esse bicarbonato pode ser aquele bicarbonato de sódio que vende no mercado?
 
Posso substituir as 2 colheres de calcário ou bicarbonato por Hipoclorito de sódio, 50ml solução 2,5%,


Não entendi. Você quer substituir um corretor de pH por um desinfetante?

Um tem uma função diferente da do outro. Não pode não.

E se eu fosse você corria atrás mesmo do calcário ou algo similar. Veja aqui: https://teonanacatl.org/wiki/controle-de-ph/
 
Aquela ultima esterilização, com o milho dentro do pote, pode ser feita no microondas? O pote não cabe dentro da panela. Quantos minutos posso colocar? Com que tampa eu fecho o pote?
 
Aquela ultima esterilização, com o milho dentro do pote, pode ser feita no microondas? O pote não cabe dentro da panela. Quantos minutos posso colocar? Com que tampa eu fecho o pote?

dificilmente vai funcionar Raulzito, as chances são mínimas.
E cuidado que no microondas pode derreter o pote.
 
Estou com o milho inoculado por uma semana e ainda não vejo nem traços de colonização.. é pra eu ficar preocupado já?? =/
Talvez eu tenha posto esporos demais, e já vi que isso pode atrasar a colonização, mas pelo que li aqui, esta deveria ser bem rápida no milho.
 
Estou com o milho inoculado por uma semana e ainda não vejo nem traços de colonização.. é pra eu ficar preocupado já?? =/
Talvez eu tenha posto esporos demais, e já vi que isso pode atrasar a colonização, mas pelo que li aqui, esta deveria ser bem rápida no milho.

Meus primeiros bolos PF demoraram mais do que isso para dar sinal de micélio.

Certifique-se que os potes estão incubando em condições ideais. No meu primeiro cultivo só vi micélio depois que comprei um termostato (inverno no sul).

Um abraço!
 
Meus primeiros bolos PF demoraram mais do que isso para dar sinal de micélio.

Certifique-se que os potes estão incubando em condições ideais. No meu primeiro cultivo só vi micélio depois que comprei um termostato (inverno no sul).

Um abraço!


Valeu!! Já me deixou mais aliviado =)

Então, acredito que no seu caso você precisava aquecê-lo né? Eu acho que aqui estou precisando resfriá-lo um pouco.. aqui tem feito por volta de 35º esses dias e, apesar de o pote estar dentro de uma caixa dentro de um armário, deve estar quente demais. Coloquei uma garrafinha de água pra congelar e colocarei na caixa por um tempo pra ver se refresca um pouco.

De qualquer forma, hoje vi algum sinal de colonização já, umas coisinhas brancas apareceram bem timidamente, mas acredito que daqui pra frente deve agilizar um pouco.
 
Valeu!! Já me deixou mais aliviado =)

Então, acredito que no seu caso você precisava aquecê-lo né? Eu acho que aqui estou precisando resfriá-lo um pouco.. aqui tem feito por volta de 35º esses dias e, apesar de o pote estar dentro de uma caixa dentro de um armário, deve estar quente demais. Coloquei uma garrafinha de água pra congelar e colocarei na caixa por um tempo pra ver se refresca um pouco.

De qualquer forma, hoje vi algum sinal de colonização já, umas coisinhas brancas apareceram bem timidamente, mas acredito que daqui pra frente deve agilizar um pouco.

Eu passei pela mesma situação aqui, a temperatura era acima da necessaria, entretanto, colocar garrafas com agua gelada/gelo não me ajudou muito, recomendo que compre um termometro para se certificar que esta conseguindo manter a temperatura ideal, aquele termometro adesivo que vende em lojas de aquarismo serve e é bem baratinho. No meu caso, eu abaixei de mais a temperatura, o que retardou todo o processo e ainda acabou contaminando. Um abraço.

Paz e Luz!
 
Eu passei pela mesma situação aqui, a temperatura era acima da necessaria, entretanto, colocar garrafas com agua gelada/gelo não me ajudou muito, recomendo que compre um termometro para se certificar que esta conseguindo manter a temperatura ideal, aquele termometro adesivo que vende em lojas de aquarismo serve e é bem baratinho. No meu caso, eu abaixei de mais a temperatura, o que retardou todo o processo e ainda acabou contaminando. Um abraço.

Paz e Luz!
Valew... vou procurar um desses termometros e tirar a garrafinha!
 
Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo, "cal", carbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

Esse cal que esta falando é mesmo cal de construçao??
tipo cal virgem??

Sei que é uma pergunta tola,mas nao quero por o ingrediente errado e perder o substrato...
 
Back
Top