M
Mauricio
Visitante
A fralda não precisa estar esterilizada, porque após secar o milho você vai proceder a esterilização em panela de pressão por 60 minutos.
Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.
Mauricio disse:O milho de pipoca é barato, simples e grande produtor de frutos.
Para fazer um bolo PF é necessário moer arroz, por opção juntar sementes ou outros ingredientes e ter vermiculita.
Para fazer um casing de milho basta ter o milho inteiro mesmo.
Para tirar algumas dúvidas recentes, estou colando aqui uma receita que estou usando atualmente:
Para 2 kilos de milho de pipoca.
O milho cozinha por 30 minutos na pressão, desligo o fogo.
Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.
Retiro o milho da panela enxáguo em água, depois deixo de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.
O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.
Retiro o milho do molho, sem lavar seco em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.
Distribuo em potes, coloco tampão de papel alumínio, não passo fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.
Esterilizo por 60 minutos, em panela de pressão, só abro a panela quando está fria, então vedo com fita durex.
Para inocular, faço uma seringa de esporos e injeto pouquíssima quantidade de líquido em 4 furos equidistantes, junto a parede do pote.
Considerações que acho otimizaram a esterilização:
1 - Cozinhar o milho ao invés de deixar de molho em água fria.
Já elimina grande parte dos microorganismos.
2 - Deixar de molho na própria panela por 24 horas amolece bastante o milho, indo até o miolo.
3 - Deixar de molho em solução de água sanitária por 24 horas.
Parece que apenas calor não tem eliminado o fungo verde no interior do milho. A água sanitária completa a esterilização e é totalmente eliminada durante o próximo aquecimento.
4 - A circulação livre de vapor entre os grãos esteriliza com maior eficiencia os grãos. Por isso deixar o tampão solto é muito melhor do que prender com fita e fazer apenas furos no tampão.
Considerações para otimizar a colonização:
1 - Secar os grãos em fralda de pano.
Quanto mais seco o milho estiver externamente, mais rápido coloniza. Qualquer quantidade de água dentro do pote atrasa a colonização.
2 - Injetar a menor quantidade de água com esporos possível. Justamente para não deixar água sobrando no fundo do pote.
3 - Após 5 dias, quando já aparece micélio, iniciar a agitação do pote.Isso promove uma colonização muitíssimo mais rápida.
Bem todas essas informações que colei eu testei já nos 2 últimos cultivos e foram bem sucedidas. Não tive contaminação e tive potes de 800 ml que colonizaram 100% em 7 dias apenas.
Olá,
Uma dúvida q me ocorreu e pode ser de outro tb.
Se não eh bom q ocorra umidade dentro do copo para q haja uma boa colonização, acho q deixar o copo sem vedar durante a etapa da PP msm q para melhorar a esterilização acabaria trazendo mais agua pra dentro, tendo em vista q após a PP não se usara mais nenhum processo pra secar o interior do copo. O q seria melhor à ser aplicado nessa técnica?
Alguma luz? :luz:
Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.
Eu sabia que você iria querer saber.
Bem volto daqui a pouco e conto.