Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

A fralda não precisa estar esterilizada, porque após secar o milho você vai proceder a esterilização em panela de pressão por 60 minutos.
 
Mauricio disse:
O milho de pipoca é barato, simples e grande produtor de frutos.

Para fazer um bolo PF é necessário moer arroz, por opção juntar sementes ou outros ingredientes e ter vermiculita.

Para fazer um casing de milho basta ter o milho inteiro mesmo.

Para tirar algumas dúvidas recentes, estou colando aqui uma receita que estou usando atualmente:

Para 2 kilos de milho de pipoca.

O milho cozinha por 30 minutos na pressão, desligo o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

Retiro o milho da panela enxáguo em água, depois deixo de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

Retiro o milho do molho, sem lavar seco em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

Distribuo em potes, coloco tampão de papel alumínio, não passo fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Esterilizo por 60 minutos, em panela de pressão, só abro a panela quando está fria, então vedo com fita durex.

Para inocular, faço uma seringa de esporos e injeto pouquíssima quantidade de líquido em 4 furos equidistantes, junto a parede do pote.

Considerações que acho otimizaram a esterilização:

1 - Cozinhar o milho ao invés de deixar de molho em água fria.
Já elimina grande parte dos microorganismos.

2 - Deixar de molho na própria panela por 24 horas amolece bastante o milho, indo até o miolo.

3 - Deixar de molho em solução de água sanitária por 24 horas.
Parece que apenas calor não tem eliminado o fungo verde no interior do milho. A água sanitária completa a esterilização e é totalmente eliminada durante o próximo aquecimento.

4 - A circulação livre de vapor entre os grãos esteriliza com maior eficiencia os grãos. Por isso deixar o tampão solto é muito melhor do que prender com fita e fazer apenas furos no tampão.

Considerações para otimizar a colonização:

1 - Secar os grãos em fralda de pano.
Quanto mais seco o milho estiver externamente, mais rápido coloniza. Qualquer quantidade de água dentro do pote atrasa a colonização.
2 - Injetar a menor quantidade de água com esporos possível. Justamente para não deixar água sobrando no fundo do pote.

3 - Após 5 dias, quando já aparece micélio, iniciar a agitação do pote.Isso promove uma colonização muitíssimo mais rápida.


Bem todas essas informações que colei eu testei já nos 2 últimos cultivos e foram bem sucedidas. Não tive contaminação e tive potes de 800 ml que colonizaram 100% em 7 dias apenas.

Olá,

Uma dúvida q me ocorreu e pode ser de outro tb.
Se não eh bom q ocorra umidade dentro do copo para q haja uma boa colonização, acho q deixar o copo sem vedar durante a etapa da PP msm q para melhorar a esterilização acabaria trazendo mais agua pra dentro, tendo em vista q após a PP não se usara mais nenhum processo pra secar o interior do copo. O q seria melhor à ser aplicado nessa técnica?
Alguma luz? :luz:
 
Olá,

Uma dúvida q me ocorreu e pode ser de outro tb.
Se não eh bom q ocorra umidade dentro do copo para q haja uma boa colonização, acho q deixar o copo sem vedar durante a etapa da PP msm q para melhorar a esterilização acabaria trazendo mais agua pra dentro, tendo em vista q após a PP não se usara mais nenhum processo pra secar o interior do copo. O q seria melhor à ser aplicado nessa técnica?
Alguma luz? :luz:

4 - A circulação livre de vapor entre os grãos esteriliza com maior eficiencia os grãos.


como mesmo citou :rolleyes:

o vapor passa pelo substrato, apenas vapor d'agua, isso não quer dizer que irá molhar, procure ler mais a biblioteca psydrope ;)

importante deixar no máximo 3 dedos de agua da borda dos copos e não abrir a panela ainda quente, para que não ocorra a condensação, e aí sim irá molhar, ideal abrir só no dia seguinte

estou seguido com sucesso a tek do Mauricio que está nesse tópico mesmo, de tratar o milho com agua sanitária e secagem em fraldas, siga essa tbm se possível, é bem simples :pos:


Fica na Paz e sucesso no seu provavel futuro cultivo
 
Olá vitor,

Com crtz essa técnica eh a que eu escolherei para o meu primeiro cultivo:cool: .
E exatamente por ainda não ter feito fiquei com essa duvida, pois afinal o vapor, quando entra no pote inevitavelmente trará, vapor de agua = umidade (agua) pra dentro dele. Acho q soh msm quando chegar minha vez vou poder ver na pratica como isso se dá. Se eu perceber alguma coisa nova posto aqui. Postei a duvida pois interpretei dessa forma! Assim como outros! Um abraço!
 
Eu segui a risca esse procedimento, só a inoculação foi com micélio vivo em cultura liquida, os copos apresentaram bastante humidade no interior, acredito que devo ter exagerado na agua dentro da panela de pressão!!
Acho que foi isso!!!
E solucionei o caso abrindo um furo grande no tampão e fechando com micropore, bom o tempo de colonização de um pote de 850ml, demorou cerca de 1 mês mas não perdi o pote pelo menos!!!
Mauricio acenda a luz e diga com que aparência sai seus potes depois da esterilização na panela de pressão, completamente secos?
Abraço a todos
 
Eu estou tratando o milho desse modo agora:


Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Distribua os potes na panela de pressão e esterilize por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e o calor durante a esterilização elimina qualquer traço de hipoclorito no milho.

O molho em calcáreo é para anular qualquer acidez, devido a utilização de água sanitária.

Quanto aos potes, coloco milho a menos da metade do volume do pote assim:

1 - Mais espaço e ar dentro do pote durante a colonização.
2 - Perco menos material se ocorrer contanimação.
3 - Colonização muito mais rápida.

Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.
 
Sempre resta um pouco de umidade dentro do pote quando esse sai da panela, mas os grãos voltam a absorver essa umidade de um dia para o outro.

Obrigado!
 
Terminei um cultivo de GT, onde utilizei esse procedimento.

Tudo correu muito bem, sem nenhum atraso ou problema.

Estou agora com outro cultivo de ECUADOR, já na fase de colonização do material de casing, também está seguindo sem problemas.

A colonização foi muito rápida, 10 dias tinha todo pote 100%. Então juntei o milho colonizado com estrume, substrato para muda, humus, vermiculita, fiz a correção do pH com calcáreo.


O substrato não foi esterilizado e sim pasteurizado.

 

Anexos

  • Imagem 0872.jpg
    Imagem 0872.jpg
    178.5 KB · Visualizações: 148
  • Imagem 0873.jpg
    Imagem 0873.jpg
    224.3 KB · Visualizações: 138
Ótimo trabalho Mauricio, parabéns!!!

Bem... fiquei curioso quanto a pasteurização. Já inventamos de tudo, até um colega teve problemas com incêndio:eek:

Meu processo foi bem rudimentar, porém deu parcialmente certo.:eek:

Pode nos dar maiores informações de como procedeu com a pasteurização?

sucesso irmão!!:pos:
 
Eu sabia que você iria querer saber.

Bem volto daqui a pouco e conto.
 
Eu sabia que você iria querer saber.

Bem volto daqui a pouco e conto.

Claro né....:p:

o sítio tem que ser colonizado!!!:D :D :D

O peixe morde a isca!!!!

(se me enxergarem mais uma vez com a minha panela pra cá e pra lá cozinhando merda, vão querer me internar!!!)
 
Não vou deixar que te internem.

Tínhamos aqui em casa um fogão que levava 8 horas para assar um bolo e quase 1 dia para assar um pernil ou peru.

Dei um fogão novo de 6 bocas para minha esposa e fique com o fogão velho.

Levei o fogão para o meu canto de experiências e lá pasteurizei o estrume.

Aqui está chovendo dia sim dia sim, então peguei estrume in natura e ainda mais molhado por chuva no pasto.

Coloquei numa bandeja de alumínio retangular, espalhei cobri com papel alumínio como faço com os potes na esterilização e coloquei no forno do fogão.

A temperatura, monitorei com um termômetro e ficava oscilando entre 70 e 80ºC.
Deixava ficar uma hora desligava o forno, no dia seguinte repetia o processo.

Esse prazo de 1 dia entre cada seção era para deixar os esporos dos microorganismos eclodirem

Fiz durante 3 dias.

Então no 3º dia abrir a tampa do forno tirei o papel alumínio que cobre a bandeja e na boca do forno enchi os sacos de ziplog.
Cuidado para não encostar o saco na bandeja ou qualquer área quente e derreter.
Lacrei em seguida e deixei esfriar, então quando frio introduzi a semente de milho.

Perdi 2 sacos porque quebrei a semente e espalhei demais, então ao invés de colonizar o estrume o milho fermentou.

Os sacos que coloquei a semente quase que inteira estão seguindo firme
 
GRANDE MAURICIO!!!!!

Obrigado por compartilhar a técnica.

Pela colonização, e com a tampa de aluminio que vc utilizou, o estrume permaneceu com a umidade necessária. Chegou a umidificar os outros ingredientes da mistura?

Bela experiência, simples, e funcional.

Cheguei a lembrar de um velho fogão que eu ia doar pq está nas últimas... e não vou mais!

Sem palavras, Papa Maurício!!! Segue firme meu velho!!!! :D :eek:
 
A mistura foi feita depois.

1º pasteurizei o estrume, durante 3 dias.

Misturei a parte o substrato para muda, humus, vermiculita e umideci.

Fiz a correção de pH com calcáreo.

Então misturei ao estrume e verifique o pH novamente.

Para medir o pH utilizei uma fita de pH que comprei, custou r$ 27,00 um bloquinho com 100 tiras.

Eu corto cada tira em 4 pedaços para economizar.

Para verificar o pH eu misturo um pouco do material em água e segurando a tira com uma tesoura mergulho na água.

Então é só comparar a cor que a tira fica com a cor que vem numa tabela.

Guardo essa mistura num grande saco e pasteurizo a quantidade que preciso na hora de usar.
 
Adoro acompanhar as experiências e a interação entre vc's!!​


Todos aprendem!! :pos:​


Camaradas doidos!! :D
 
GRANDE MAURICIO!!! SEMPRE COM SUAS NOVAS POÇÕES E TÉCNICAS!

A fita garante a medição do PH, não fica só no olhômetro!

Com a pasteurização fracionada, e com o intervalo de 24 horas entre os eventos, acredito que diminui DRASTICAMENTE o nível de contaminantes, sendo este quase nulo. Sobra somente nutrientes.:cool:

Interessante tb monitorar o substrato que está no saco, pra ver se manifesta algum microorganismo, e quanto tempo demora pra acontecer, se acontecer!

sucesso e forte abraço, PROFETA!!!:eek: :pos:
 
Fotos de hoje 16/04/2007

A vantagem de colonizar o substrato de casing dentro de ziplog é que:

1 - Tenho em cada saco um ambiente sem contato com o exterior, tal qual os potes de milho durante a colonização.

2 - A umidade é preservada até o substrato está totalmente colonizado.

3 - Quando o substrato tiver 100%, dou o choque térmico (levo os sacos para a geladeira), tirando da geladeira coloco um chumaço de acrilon na boca do saco e exponho a luz.

4 - Só tiro do saco (ambiente controlado) quando estiver surgindo primórdias ou seja pronto para frutificar.

5 - Posso deixar frutificar dentro do saco ocupa menos espaço no terrário.

6 - Ou então, posso colocar numa forma cobrir com vermiculita e levar para o terrário.

7 - Transportar é facil.

Fiz assim porque estou perdendo muitos cultivos na fase final ou seja de frutificação. Ocorre contaminação com fungo verde. Devem haver muitos esporos espalhados no ambiente.

Fica parecendo aqueles kit dos gringos.

 

Anexos

  • Imagem 0878.jpg
    Imagem 0878.jpg
    176.7 KB · Visualizações: 103
  • Imagem 0877.jpg
    Imagem 0877.jpg
    179 KB · Visualizações: 98
  • Imagem 0876.jpg
    Imagem 0876.jpg
    155.5 KB · Visualizações: 113
  • Imagem 0875.jpg
    Imagem 0875.jpg
    173.9 KB · Visualizações: 113
  • Imagem 0874.jpg
    Imagem 0874.jpg
    205.1 KB · Visualizações: 135
  • Imagem 0879.jpg
    Imagem 0879.jpg
    193.5 KB · Visualizações: 97
  • Imagem 0880.jpg
    Imagem 0880.jpg
    173.7 KB · Visualizações: 88
  • Imagem 0881.jpg
    Imagem 0881.jpg
    163.1 KB · Visualizações: 96
  • Imagem 0882.jpg
    Imagem 0882.jpg
    190.5 KB · Visualizações: 122
Mauricio,
tente usar sacos de polipropileno. Eles aguentam a esterilização em panela de pressão. Possuem todas estas vantagens a ainda a da esterelização.
Não uso outra coisa para fazer spawn e fazer substrato jun-cao para inoculação de comestiveis.
*PARABENS! TA BONITO O CULTIVO!

 

Anexos

  • IMG_0788.jpg
    IMG_0788.jpg
    207.7 KB · Visualizações: 110
  • IMG_0796.jpg
    IMG_0796.jpg
    110 KB · Visualizações: 104
Back
Top