Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

Blz Maurio, muito boa sua contribuição mas eu tenho receio em usar hipoclorito de sodio em materia organica ja que pode ocorrer reações quimicas maleficas e por em risco a saude tanto nossa quanto a do Fungo hospedado no milho.

No WikiPedia a uma advertencia sobre o uso do hipoclorito de sodio em materia organica pois pode gerar substancias canceriginas.

Se usarem Hipoclorito de Sodio é bom:) usar Sulfato de Calcio para neutralizar alguns produtos residuais.

Quando uso milho não adiciono Hipoclorito de Sodio porem faço uma boa Tndalização.
 
SMarioNoia, o Mauricio já citou que, após o milho ficar de molho do hipoclorito, deve-se deixar ele novamente de molho em um carbonato, para diminuir a acidez.
 
SMarioNoia, o Mauricio já citou que, após o milho ficar de molho do hipoclorito, deve-se deixar ele novamente de molho em um carbonato, para diminuir a acidez.

Hipoclorito de sodio tem o ph 12 provelmente esse milho passa longe de ser acido.

Carbonato de Calcio não Tem a mesma Função que o Sulfato de Calcio.

Carbonato e calcio serve para alcalinizar o meio de cultivo.

Sulfato de calcio serve para neltralizar Cloreto de sodio.

As soluções comerciais de hipoclorito de sódio sempre contêm quantias significantes de cloreto de sódio como o principal subproduto.
 
Então, o que você aconselha?

Primeiro teriamos que saber qual o ph do milho apos ser tratado com Hipoclorito de sodio pra saber de fato se devemos adicionar carbonato de calcio. Usando hipoclorito ou não tem que ser adicionado 2g sulfato de calcio em 1L de agua junto com o carbonato de calcio e proseguir com o metodo do mauricio.
O gesso (sufato de calcio) usado na formulação de compostos para cogumelos é importante para estrutura do composto e eliminação do excesso de agua

Seria interessante pra aumentar a produtivedade adicionar ao composto 10% de alguma fonte nitrogenada como torta de mamona ou Humus na hora que for adicionar o Sulfato de calcio + carbonato de calcio.

O húmus ajuda a reter água no solo, torna-se poroso e com boa aeração.

Eu não tenho como testar o ph se alguem o fizesse seria otimo.

Particulamente eu não uso Hipoclorito de sodio apenas faço uma boa tindalização em panela de pressão.
 
5ª fase - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

Mauricio Tudo na paz?

Pode ser que ajude bastante a remover o excesso de agua com um secador de cabelo, o que você acha??

ou quem sabe aquecer em uma panela de terflon virando o milho ate remover a agua.
 
Atualmente, eu estou tratando o milho de outra maneira:
1º Despejo em água e quando alcança a fervura desligo e deixo 24 horas.
2º Após 24 horas aqueço e desligo assim que ferve, permanece em descanso por mais 24 horas.
3º Então a última fervura e deixo esfriar.
Depois de frio coloco o milho para escorrer e ponho dentro da geladeira que é frost free, esse sistema de refrigeração retira umidade do interior da geladerira, por isso não não forma gelo no congelador.
Depois de 1 dia ou 2 está bem seco. Distribuo em potes e faço a esterilização em panela de pressão por 2 horas.
Não tenho mais fungo verde.
 
Atualmente, eu estou tratando o milho de outra maneira:
1º Despejo em água e quando alcança a fervura desligo e deixo 24 horas.
2º Após 24 horas aqueço e desligo assim que ferve, permanece em descanso por mais 24 horas.
3º Então a última fervura e deixo esfriar.
Depois de frio coloco o milho para escorrer e ponho dentro da geladeira que é frost free, esse sistema de refrigeração retira umidade do interior da geladerira, por isso não não forma gelo no congelador.
Depois de 1 dia ou 2 está bem seco. Distribuo em potes e faço a esterilização em panela de pressão por 2 horas.
Não tenho mais fungo verde.

Outra forma de eliminar a secagem seria misturar ao milho fibras de coco sem agua ou vermiculita sem agua.

Seria interessante pra aumentar a produtivedade adicionar ao composto 10% de alguma fonte nitrogenada como torta de mamona ou Humus na hora que for adicionar o Sulfato de calcio + carbonato de calcio.

Me precipitei, caso for usar algum composto nitrogenado teria que pasteurizar e a adição seria juntamente a fibra de coco ou a vermiculita apos o milho esta pronto para a pasteurização.

Compostos nitrogenados não é interessante para quem trabalha em condições precárias de assepsia por facilitar a contaminação.
 
Hipoclorito de sodio tem o ph 12 provelmente esse milho passa longe de ser acido.

Carbonato de Calcio não Tem a mesma Função que o Sulfato de Calcio.

Carbonato e calcio serve para alcalinizar o meio de cultivo.

Sulfato de calcio serve para neltralizar Cloreto de sodio.

As soluções comerciais de hipoclorito de sódio sempre contêm quantias significantes de cloreto de sódio como o principal subproduto.

agora fiquei confuso. carbonato nao serve para neutralizar e sulfato para alcalinizar?
 
Atualmente, eu estou tratando o milho de outra maneira:
1º Despejo em água e quando alcança a fervura desligo e deixo 24 horas.
2º Após 24 horas aqueço e desligo assim que ferve, permanece em descanso por mais 24 horas.
3º Então a última fervura e deixo esfriar.
Depois de frio coloco o milho para escorrer e ponho dentro da geladeira que é frost free, esse sistema de refrigeração retira umidade do interior da geladerira, por isso não não forma gelo no congelador.
Depois de 1 dia ou 2 está bem seco. Distribuo em potes e faço a esterilização em panela de pressão por 2 horas.
Não tenho mais fungo verde.

Fiz assim e tá dando muito certo!!
 
Atualmente, eu estou tratando o milho de outra maneira:
1º Despejo em água e quando alcança a fervura desligo e deixo 24 horas.
2º Após 24 horas aqueço e desligo assim que ferve, permanece em descanso por mais 24 horas.
3º Então a última fervura e deixo esfriar.
Depois de frio coloco o milho para escorrer e ponho dentro da geladeira que é frost free, esse sistema de refrigeração retira umidade do interior da geladerira, por isso não não forma gelo no congelador.
Depois de 1 dia ou 2 está bem seco. Distribuo em potes e faço a esterilização em panela de pressão por 2 horas.
Não tenho mais fungo verde.

Eu lavei o milho mais vezes, colocava na água, fervia por 2 minutos, trocava a água e e lavava, e tudo de novo.
 
5ª fase - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

Usar silica gel ao invés da fralda não seria melhor?
 
Usar silica gel ao invés da fralda não seria melhor?

Não é necessário, porque a intensão não dessecar e sim secar/enxugar apenas a parte externa.
 
Back
Top