Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

:)Olá galera, procurei muito nas farmácias o carbonato de cálcio mas só encontrei ele em conjunto com outros componentes, então comprei este remédio; :fotogenico:banner-magnesia.png

Já estou na 4ª fase e vou usar a magnésia bisurada, contem carbonato de magnésio 67mg, carbonato de cálcio 521mg:geek:, carbonato básico de bismuto 3,3 e bicarbonato de sódio 63,7. Oque vocês acham? É eficiente? Agradeço a atenção.

Paz e muita Luz.
 
Oque vocês acham? É eficiente?

Nenhum pouco! Exceto para sua azia, dor de estomago e queimação.
  • Primeiro, magnésio acima de 1% do volume total do substrato é um pouco "tóxico" ao micélio.
  • Segundo, sódio excessivo também atrapalha o metabolismo do micélio. Sem contar os outros componentes que deve ter nesses remédios. Menta?!
  • Terceiro, você vai gastar uma fortuna comprando esses remédios. Vai acabar rapidinho.
É muito fácil achar carbonato de cálcio e outros derivados em lojas de jardinagem ou agropecuária. Pesquise o fórum antes de sair comprando qualquer coisa. Economiza-se tempo e dinheiro. :)

No cultivo de cogumelos não é necessário cálcio purificado (para consumo humano). Uma alternativa eficaz e barata é casca de ovo.
 
Primeiro, magnésio acima de 1% do volume total do substrato é um pouco "tóxico" ao micélio.


Interessante é que o Magnésio é um dos constituintes da vemiculita, respondendo por cerca de 8% do peso, combinado com o oxigênio, na forma de MgO - óxido de magnésio.
 
Eu lembro que vi em um post que uma pessoa usou sal de frutas pra diminuir a acidez. sera que serve ? espero encontrar logo esse carbonato de cálcio.
 
Interessante é que o Magnésio é um dos constituintes da vemiculita, respondendo por cerca de 8% do peso, combinado com o oxigênio, na forma de MgO - óxido de magnésio.

Muito interessante mesmo, eu não sabia dessa. Por que será que os fungos são mais tolerantes a vermiculita? Essa composição misturada a outras talvez não seja tão nociva assim?! Sou completamente leigo nessa área, então fico só na especulação. :D

Eu lembro que vi em um post que uma pessoa usou sal de frutas pra diminuir a acidez. sera que serve ? espero encontrar logo esse carbonato de cálcio.

Serve para diminuir a acidez do estômago. Não serve para cultivo de cogumelos, porque o principal componente é bicarbonato do sódio. Embora o nome seja parecido, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
 
Eu lembro que vi em um post que uma pessoa usou sal de frutas pra diminuir a acidez. sera que serve ? espero encontrar logo esse carbonato de cálcio.


Talvez um material apropriado para o controle de pH esteja mais perto do que você pensa: https://teonanacatl.org/wiki/controle-de-ph/



Muito interessante mesmo, eu não sabia dessa. Por que será que os fungos são mais tolerantes a vermiculita? Essa composição misturada a outras talvez não seja tão nociva assim?! Sou completamente leigo nessa área, então fico só na especulação.

Culturas de agaricus são sensíveis ao magnésio. Talvez cubensis sejam mais tolerantes.

Ou pode ser um ou outro composto específico de magnésio que seja prejudicial.
 
Talvez um material apropriado para o controle de pH esteja mais perto do que você pensa: https://teonanacatl.org/wiki/controle-de-ph/

:)Massa! encontrei o carbonato de cálcio em uma farmácia de manipulação mas:amuado: claramente é purificado pra consumo humano . Osh:eek:h:, essa Gipsita, é quele mesmo geso que se usa nas paredes? Então posso ir em uma loja de geso comprar um pedaço e fazer o pó deste pra corrigir o ph ? Maravilha! A opção do giz tbm é legal. :LOL:
 
:)Massa! encontrei o carbonato de cálcio em uma farmácia de manipulação mas:amuado: claramente é purificado pra consumo humano . Osh:eek:h:, essa Gipsita, é quele mesmo geso que se usa nas paredes? Então posso ir em uma loja de geso comprar um pedaço e fazer o pó deste pra corrigir o ph ? Maravilha!

:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/very-desperate-poor-man-pf-tek-balde.8407/#post-142487

A opção do giz tbm é legal. :LOL:

Sim, mas espero que não esteja achando que é o giz processado, aquele usado em quadros negros (lousa). Dependendo, pode até ser usado, mas não é recomendado porque pode conter fungicidas e outros componentes não muito agradáveis ao micélio.

O glossário se refere a esse giz: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giz
 
Sim, mas espero que não esteja achando que é o giz processado, aquele usado em quadros negros (lousa). Dependendo, pode até ser usado, mas não é recomendado porque pode conter fungicidas e outros componentes não muito agradáveis ao micélio.


Giz para quadro negro com fungicida e outros componentes? Tem a fonte disso, Cosmik?

O giz é basicamente um mineral processado. Não vejo motivo para agregarem fungicida no mesmo. E outros componentes? Se estivermos falando de giz branco também não vejo motivo para.

Mas achei essa página sobre giz, interessante: http://tnitrato.no.comunidades.net/index.php?pagina=1254303278

 
Giz para quadro negro com fungicida e outros componentes? Tem a fonte disso, Cosmik?

Não tenho fonte. Foi apenas uma intuição infundada. Pensando bem, não há razão para agregarem fungicida. Não dá para os fungos sobreviverem só de cálcio. :LOL:
 
Galera antes de sair de casa encontrei um pacote grandão de cal que usam pra pintar a parede. ele serve também ?
 
Galera antes de sair de casa encontrei um pacote grandão de cal que usam pra pintar a parede. ele serve também ?

Depende. Se essa "cal" for a cal virgem, então é óxido de cálcio. É um tipo de cálcio muito forte, se entrar em contato com os olhos pode causar cegueira ou irritações nas vias respiratórias. Não é recomendado.

Se for a cal hidratada (hidróxido de cálcio), então pode ser usada no cultivo, mas em doses baixas. Porque também é um tipo de cálcio forte.
 
Ou pode ser um ou outro composto específico de magnésio que seja prejudicial.

Creio que o que prejudica o micélio são íons de Mg livres, e não na forma associada com O2 como na vermiculita.

E sobre os corretores, como os discutidos acima: eu nunca utilizei em meus cultivos com grãos de milho, e nunca foi prejudicial, o micélio colonizou sempre 100% dos grãos (claro, um micélio saudável, e em grãos sem contaminações). :)
 
Cal hidratada deve funcionar?

Cara, há um post antes do seu eu respondi a mesma dúvida. :facepalm: Pesquise e leia o tópico/fórum antes de perguntar!

Referente a dosagem citada no post do Maurico, uma colher rasa de cal hidratada é suficiente.
 
Tentei o processo esta semana porém meus grãos estouraram... ficaram macios porém não resistentes, não sei onde errei, segui tudo a risca... vou tentar denovo hj ... alguém ja fracassou e descobriu onde errou?!

E colocando o milho em potes com as tampas furadas e cobertas com lã acrilica alguém ja tentou?
Li isso aqui: http://www.shroomery.org/5248/What-is-fractional-sterilization-or-tyndallization
 
Última edição:
Uma pergunta, hoje quando inoculei os potes notei um pouco de agua no fundo do pote, nada muito exagerado, algo menos que 0.5cm, isso porque coloquei 4ml de esporos, isso é normal? obrigado
 
hoje quando inoculei os potes notei um pouco de agua no fundo do pote, nada muito exagerado, algo menos que 0.5cm, isso porque coloquei 4ml de esporos, isso é normal?

Com grãos de milho é fácil ocorrer, mas não é o ideal. O excesso de água pode atrapalhar a colonização e ser um vetor para contaminantes. Na próxima coloque apenas 1ml por pote e lembre-se de enxugar/escorrer bem o milho antes de esterilizá-los.
 
Uma pergunta, hoje quando inoculei os potes notei um pouco de agua no fundo do pote, nada muito exagerado, algo menos que 0.5cm, isso porque coloquei 4ml de esporos, isso é normal? obrigado
Uma pratica boa que funcionou pra mim foi colocar cerca de 2cm de vermiculita no fundo do pote, a vermiculita puxa a umidade excessiva dentro do pote..
 
Uma pratica boa que funcionou pra mim foi colocar cerca de 2cm de vermiculita no fundo do pote, a vermiculita puxa a umidade excessiva dentro do pote..

O único problema desse método é se o cultivador pensa em chacoalhar os potes a vermiculita acabará se espalhando por todo o pote, mas pensando bem, creio que é melhor do que nada.
 
Back
Top