Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing

Boa colaboração ,,, eu estarei utilizando milho como substrato ,,, foi nescessario um pouco de pesquisa para poder concluir o projeto ,,,, poderiam adicionar à biblioteca !!!


Good Vibes

[]'s SoBoRo
 
Se forem adicionadas as informações sobre os cuidados para evitar o duende verde, ai sim eu acho que esse texto mereceria ir para a biblioteca.
 
Esse merece ir pra biblioteca sim. Nunca conseguira sucesso e frutificação com casings, fiz de milho e foi batata. Muitos cogumelos. Estou espantado como que eles crecem bem maiores no milho. Valeu Mauricio.
 
Pessoal.. eu estou com uma dúvida... QUAL AS DIFERENÇAS DE SE FAZER UM CASING COM SUBSTRATO DE MILHO OU DE ARROZ?

- Suponhamos que você tenha dois potes de tamanho igual 100% colonizados. Um deles com arroz, o outro com milho.

1º- O micélio do substrato de milho é mais forte que o de arroz?

2º- Os cogumelos que frutificarão do substrato de milho seriam mais fortes, maiores e mais potentes que os cogumelos de um micélio em substrato de arroz?

3º- O substrato de milho proporciona uma maior produção de COGUMELOS?

4º- Se o substrato de milho não estiver com aparência de seco.. e der pra ver gotículas de água por eles.. isso afeta o micélio? afeta a colonização? afeta a qualidade quanto a se obter um micélio rizofórmico?

5º- Se o milho não for aquele milho tãooo bonitinho... ou seja, se este milho tiver uma aparência como se fosse um milho de menor qualidade.. isso quer dizer micélio fraco? quer dizer produção não muito boa?

Até que ponto estes itens afetam um cultivo? :confused:
 
Fala Trippman!!! Nosso Homem-tripa!

Existem formas diferentes de preparo de substratos para colonização, no que se trata de milho e arroz.

O milho é usado só, no caso de vc colonizar o milho, e depois com tudo 100% colonizado (spawn), montar um casing. Este casing é montado com outro substrato tb estéril, e então essa semente (milho colonizado) é misturado com o substrato, espera-se a colonização, então é coberto com a última camada de casing, geralmente não nutritiva. O milho por si só não frutifica, porém é um dos melhores substratos para montar o casing, sem falar que como seus grãos são grandes, pode ser agitado, aumentando assim a velocidade de colonização.

O arroz, é usado mais em bolos PF. Não que seja proibido ou não funcional montar um casing com arroz, porém, pra colonizar o arroz, este tem que ser misturado com outros componentes, como vermiculita por exemplo. O grão de arroz é pequeno, e quando transformado em farinha de arroz integral (fai), este apresentaria muita compactação, não sobrando espaço pro micélio e pro ar / água que o micélio necessita.

Basicamente, era isso, sem muito estender o assunto, pois ele já existe e esta bem completo. Dá uma passada pela biblioteca, q vc vai entender bem o porque de cada ingrediente, e o porque é importante o balanço de quantidades destes.

paz e luz!!!
 
Hummm.. grande Muilok.. :D

Muito obrigado pela ajuda, mas... considerando que o milho não frutifica por si só.. e que é preciso usá-lo para inocular outro substrato previamente esterelizado. Qual seria o substrato mais apropriado para tal?
 
Hummm.. grande Muilok.. :D

Muito obrigado pela ajuda, mas... considerando que o milho não frutifica por si só.. e que é preciso usá-lo para inocular outro substrato previamente esterelizado. Qual seria o substrato mais apropriado para tal?


Fala Tripp...

Então, é essa a idéia. Misturar o milho 100% colonizado, com outro substrato previamente preparado e estéril.

Primeiramente, dá uma boa olhada no primeiro post deste tópico, o Profeta detalha o preparo do milho, esterilização, preparo da camada de casing, e fatores importantes para a frutificação. Muito estudo e muita calma nessa hora.

O melhor a se fazer é ler todo o material, dar uma boa olhada nos últimos diário de cultivo do Maurício, pois ele trabalhou forte com casings-floreiras, e teve muito sucesso. Nesses diários ele descreve a receita usada no casing.

De posse destes estudos, vc pode tirar conclusões, e ver qual é o mais adequado, vendo quais ingredientes vc possui para o preparo. Sempre, muita assepsia e cuidado com o uso da água, deve ser água doce livre de cloro e produtos químicos, ou vc pode usar água mineral no preparo.

paz e luz!
 
Já tive duas experiências com milho

Na primeira fiz 4 copos. A colonização foi bem mais rápida do que com os bolos.

Não houve nenhuma contaminação.

Com eles produzi casings com composto orgânico

A produção de PC (tasmanianos) foi muito boa.

Na segunda vez também fiz 4 copos.

Porém todos contaminaram.

Não tive os mesmos cuidados com assepsia do local como da primeira vez.

Antes de ontem inoculei mais 4 potes de milho. Segui a técnica da "tindalização".

Preparo do milho

Lavei bem e escorri a água

Deixei de molho por 24h

Escorri a água e lavei novamente

Misturei 500mg de amoxilina

Enchi os copos e cubri com três camadas de papel alumínio.

Fervi por 40 minutos.

Deixei os potes na panela por mais 24 h

Fervi novamente mais 40 minutos

Novamente, deixei os potes na panela por mais 24 h

No terceiro dia fervi os potes por 1 hora em panela de pressão.

A inoculação foi idêntica à explicada por Maurício - "O Profeta"!

Agora, aguardo as "goods vibes" para não contaminar.

Abraços
 
E aí Tapy, aqui vão logo as minhas! GOOD VIBES! hehehe.. de verdade cara.. to precisando também hein.. inoculei um pote de 500g de água. ou seria 600g... não lembro bem.. milho também...

Uma pergunta.. pra que você misturou amoxilina?
 
E aí Tapy, aqui vão logo as minhas! GOOD VIBES! hehehe.. de verdade cara.. to precisando também hein.. inoculei um pote de 500g de água. ou seria 600g... não lembro bem.. milho também...

Uma pergunta.. pra que você misturou amoxilina?

Beleza "homem intestino"?!?

A amoxilina é um antibiótico e serve (dizem) para previnir contaminações por bactérias, vide link: https://teonanacatl.org/threads/mil...-uso-de-dextrose-e-antibiotico.721/#post-7913

Beijos e abraços, nas mulheres e nos homens, respectivamente.
 
Última edição por um moderador:
Sim disso eu já sabia... aqui em casa tem de monte.. só não sabia que usavam em cultivos hhehehehe..
 
Grande Tapy Kala

Observando a sua técnica, percebi que o amigo não cozinhou o milho, ou melhor, cozinhou sim... dentro dos copos mesmo?

Interessante como existem caminhos para se chegar a um mesmo propósito. Essa é uma das belezas da coisa.

Bem... realmente temos que ter muito cuidado com o milho, e percebo que ultimamente, todo mundo tá gastando mais tempo com o milho, pra ter certeza de acabar com as contaminações mesmo. Parabéns!:sim:

Uma dúvida: quando vc fervia os copos, com as 3 folhas de alumínio, era só em banho maria, sem o uso de pressão, certo? Isso não deixou o milho muito úmido?

Deixo minhas super-ultra-Mui-Good-Vibes ao irmão e seu cultivo!!:eek:k:

paz e luz!
 
Prezado Senhor Muito Louco,

Suas observações são pertinentes.

Nas duas primeiras fervuras não utilizei a pressão, foi banho-maria mesmo.

O milho não ficou muito úmido, pelo contrário, estou com medo dele ter ficado muito seco, pois cozinhei nos copos e não debaixo d'água.

Um super-ultra-Mui-obrigado pelas suas super-ultra-Mui-Good-Vibes

Se não chover vc molha as plantas, se chover molha também!
 
Concordo que o milho é um excelente substrato.:pos:

Preparei 4 potes de 300ml a uns 15 dias, esterilizei pelo método da Tyndalização (já descrcito).

Os potes estão mais de 70% colonizados, acredito que até o final dessa semana já possam ir para o casing.

Uêba! Vou reinstalar meu terrário.:D

Ontem, me deu uma locura, resolvi fazer chá de um pote de milho colonizado, ou seja, um chá de micélio.

Bateu só um pouco, nem se compara aos cogumelos, me arrependi de ter gasto um pote, mas também pude confirmar que não houve contaminação, o cheiro estava ótimo.

Para fazer o chá eu soltei os grãos de millho em água (uns 400ml) e fervi por uns 10 minutos, foi interessante que o micélio se soltou todinho do milho, que voltou a ficar amarelo (hehehe), o chá ficou de uma cor pálida, mas até que estava gostoso.
 
Obrigado Maurício.

Estou em meu primeiro cultivo e por motivos de trabalho/compromissos fui impedido de fazer uma esterilização adequada, fervi o milho por apenas 30 minutos e deixei os postes na água fervendo por apenas 30 minutos também.

Como ainda não inoculei os potes vou deixá-los umas 2 horas na água fervendo e depois que esfriar vou colonizar e abrir um tópico na seção de cultivos.
 
Se você não for utilizar panela de pressão:

Para 2 kilos de milho de pipoca.

1 - Em panela comum, deixe o milho cozinhar por 30 minutos, deslige o fogo.

Sem abrir a panela o milho fica de molho até o dia seguinte.

2 - Retire o milho da panela coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de água sanitária por 24 horas.

O milho já amolecido absorve o hipoclorito e esteriliza o miolo do grão.

3 - Retire o milho do molho coloque num escorredor de macarão e enxágue com água da torneira. Coloque numa bacia e deixe de molho em água com 2 colheres de calcáreo ou bicarbonato ou outro produto do tipo por 24 horas

4 - Retire o milho do molho, lave em água corrente e seque em fralda de pano de criança, até ficar sem umidade nenhuma aparente.

5 - Distribua em potes, coloque tampão de papel alumínio, não passe fita ao redor, para promover maior circulação do vapor entre os grãos.

Deixe fervendo em banho maria por 60 minutos, só abra a panela quando estiver fria, então vede com fita durex.

Proceda a inoculação como foi descrito acima.

A água sanitária completa a esterilização e a fervura por 1 hora elimina o hipoclorito do milho.

O molho em calcáreo é para anular quando acidez, devido a utilização de água sanitária.
 
Back
Top