Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican / Golden Teacher / Brasil

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo

Strain: Mexican + Golden Teacher + Brasil
Inoculação: Seringa de Esporos
Técnica: PFtek
Substrato: Vermiculita + Arroz integral
Métodos de cultivos almejados: Bolos

Material utilizado:

- seringas 5ml para cada Strain
- àgua destilada para injeção
- luvas para procedimentos
- mascara para procedimentos
- glovebox
- alcóol 70' para limpar
- 12 copos de whisky de 300ml, sendo 4 copos pra cada strain
- panela normal(sem pressão)


20/11/12
Chega os carimbos pelo correio, preparo as seringas de Mexican e Golden Teacher, usando a glove box, tomo bastante cuidado com a esterilizacão.
Nesse dia, percebi que a carta com os esporos veio aberta, provavelmente o Custom abriu, e estou com um pouco de receio que contamine os esporos.

21/11/12
Comecei a preparar os bolos, usei uma proporcao de 330ml de vermiculita, 330 ml de arroz integral triturado e 300 ml de água. A textura do bolo ficou legal(assim espero).
Coloquei em uma panela com tampa, deixei esterilizando por 2 horas, lacrado com fita micropore.
Esperei esfriar por +- 18 horas.

22/11/12
Usando a glovebox apliquei a seringa de esporo de Mexican nos quatro copos. Depois preparei mais quatro copos e estão esterilizando agora.

Hoje chegou também a Strain Brasil pelo FSRE. Vou preparar a seringa de esporos amanhã.

Tai umas fotinhas também do Mexican pronto.

IMG_9262.jpg IMG_9265.jpg

Hasta luego!
 
Bom, 24,9 é o que ta travado aqui pelo jeito, a umidade está em 84% e subindo, tava em 99% antes, mas eu tive que abrir pra colocar os bolos, ai perdeu bastante umidade, fora do terrário o ar ta muito seco.
Além de estar injetando ar 24h com uma bomba de ar.
Está mais que perfeito, agora é segurar a ansiedade e aguardar os frutos, em no máximo 10 dias eles se apresentão se vc manter esse microclima descrito.
 
Bom, 24,9 é o que ta travado aqui pelo jeito, a umidade está em 84% e subindo, tava em 99% antes, mas eu tive que abrir pra colocar os bolos, ai perdeu bastante umidade, fora do terrário o ar ta muito seco.
Além de estar injetando ar 24h com uma bomba de ar.
O problema do calor é causado pela lampada? Se sim, você não teria como colocar uma lampada led? É absurdamente econômica e não esquenta.
 
O problema do calor é causado pela lampada? Se sim, você não teria como colocar uma lampada led? É absurdamente econômica e não esquenta.

Não mais, eu consegui distanciar a lâmpada
Pra falar a verdade o calor é gerado pela calefacão da minha casa, só que se eu baixar a calefacão, a esposa me mata, vai ficar maior friaca. hehe

Mas tudo bem, porquê daqui uns 3 dias a temperatura vai baixar, e com certeza a casa vai ficar entre uns 19~23, temperatura ideal.
 
Suave!
Até dia 21, 22 no máximo já tem pin aí!!
 
Dia 20/12/2012

Fala galera, dar um update.
A Strain Brasil realmente não foi pra frente, provavelmente eu precise tentar alguma CL ou como algumas pessoas falaram, tentar fazer a seringa usando lubrificante íntimo.

Então conversando com o pessoal do fórum, decidi re-inocular o substrato, já que ele só tinha uma semana e estava já todo esterilizado. re-inoculei com Golden Teacher.

E hoje chegou uma nova Strain, THAI, de um ring muito bom.
Já preparei a seringa de esporos, espero que funcione bem, vou deixar hidratar por 24h.
Já preparei mais 4 substratos, foram devidamente esterilizados na panela sem pressão por 2 horas, vou inocular amanhã com a THAI.

E pra completar, aniversariei um Mexican, tinha micélio até na tampa de vermiculita, vou fazer como me deram a dica, primeiro aniversariar fazendo o roll com vermiculita, depois de 4 dias dunkar e fazer o roll novamente.

Abraco e valeu pelas dicas.
 
Rapaiz...dá gosto de ver esse cultivo ae....
To doido pros meus carimbos chegarem...
BOa sorte ae bro!
positividades!
 
Fala galera.

Tirei uma foto do meu terrário hoje, e vi que o micélio está se desenvolvendo. Hoje é o quarto dia de terrário.

Mas estou com uma dúvida, e tirei uma foto.
IMG_9323.jpg
Reparei que o micelio esta encobrindo a vermiculita, até ai imagino que seja normal, mas na parte superior parece que está realmente avancado. Ou pode ser cobweb?

Abraco.
 
Fiz um tunel de vento com uma tampa de isopor que tava sobrando aqui, já que ia pro lixo reaproveitei. Ficou legal, encaixou direitinho a ventoinha, fiz uma tampa com uns furos também. Agora só esperar os cubensis.

Eu vou ligar essa ventoinha em uma bateria 9v, e eu vou colocar essa caixa virada para um radiador, desses de esquentar casa, provavelmente em temperatura média de 60 graus no radiador, o ar vai estar a uns 40 graus perto do radiador, algum problema com temperatura nessa fase?

IMG_9339.jpgIMG_9340.jpgIMG_9341.jpgIMG_9343.jpg

Abraco!
 
Eu vou ligar essa ventoinha em uma bateria 9v, e eu vou colocar essa caixa virada para um radiador, desses de esquentar casa, provavelmente em temperatura média de 60 graus no radiador, o ar vai estar a uns 40 graus perto do radiador, algum problema com temperatura nessa fase?


Creio que não.
 
Ué, já? hasuahsuh ficou massa!

Eu vou ligar essa ventoinha em uma bateria 9v, e eu vou colocar essa caixa virada para um radiador, desses de esquentar casa, provavelmente em temperatura média de 60 graus no radiador, o ar vai estar a uns 40 graus perto do radiador, algum problema com temperatura nessa fase?

Não é recomendável nenhum tipo de fonte de calor na secagem. Nessa temperatura talvez não tenha problemas, mas eu preferiria não arriscar.

Com o túnel e a sílica, nada mais é preciso. Corte os cogus ao meio para agilizar o processo, deixe no túnel até estarem bem secos e depois coloque na sílica pra tirar o que restou da umidade. Este túnel vai ficar ligado por várias horas, as baterias de 9V creio não terem capacidade para isso, ainda mais alimentando um motor. Tente encontrar um adaptador.
 
Ué, já? hasuahsuh ficou massa!



Não é recomendável nenhum tipo de fonte de calor na secagem. Nessa temperatura talvez não tenha problemas, mas eu preferiria não arriscar.

Com o túnel e a sílica, nada mais é preciso. Corte os cogus ao meio para agilizar o processo, deixe no túnel até estarem bem secos e depois coloque na sílica pra tirar o que restou da umidade. Este túnel vai ficar ligado por várias horas, as baterias de 9V creio não terem capacidade para isso, ainda mais alimentando um motor. Tente encontrar um adaptador.

Eu vou tentar fazer com um carregador de celular, o problema é que a fonte é de apenas 5v, mas vamos ver se funciona.
 
Dia 27/12/2012

Tem uns pequenos que decidiram abrir o chapéu e esporolar, então decidi colher alguns e já comecar a producão de carimbos.
IMG_9360.jpgIMG_9363.jpgIMG_9365.jpg

E o tunel de vento funciona com uma fonte de 5v de um carregador de celular.

**EDIT**
Acabei de perceber que tem um bolo meu com uma coloracao estranha, pode ser que eu tenha machucado o micélio, ou será que é alguma contaminacão? E tem outro bolo também que está azul, e esse já está frutificando.
Vejam fotos:
IMG_9367.jpgIMG_9369.jpg
 
Última edição:
Acabei de perceber que tem um bolo meu com uma coloracao estranha, pode ser que eu tenha machucado o micélio, ou será que é alguma contaminacão? E tem outro bolo também que está azul, e esse já está frutificando.


No primeiro bolo parece só um machucado, M3g4d3th.

E o segundo bolo está azulado por falta de umidade.

Como está a umidade do terrário? A camada de vermiculita embaixo e a vermiculita que grudou no bolo estão úmidas?
 
Isso ai é coisa do Morta, que fica falando pra colocar o terrário a 15 graus. Ai a água da perlita ficou meio pro lado. Já re-ajustei o terrário. Vamos ver se volta a ficar branco.
 
É bom ter certeza de que a perlita esteja bem misturada com a agua.. ja tive problemas de secura de bolos com a perlita pois toda a agua ficou acumulada no fundo do terrario e grande parte da perlita permaneceu SECA, causando deficiência na umidade.
 
Back
Top