Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican / Golden Teacher / Brasil

Diário de cultivo completo.
Diário de cultivo

Strain: Mexican + Golden Teacher + Brasil
Inoculação: Seringa de Esporos
Técnica: PFtek
Substrato: Vermiculita + Arroz integral
Métodos de cultivos almejados: Bolos

Material utilizado:

- seringas 5ml para cada Strain
- àgua destilada para injeção
- luvas para procedimentos
- mascara para procedimentos
- glovebox
- alcóol 70' para limpar
- 12 copos de whisky de 300ml, sendo 4 copos pra cada strain
- panela normal(sem pressão)


20/11/12
Chega os carimbos pelo correio, preparo as seringas de Mexican e Golden Teacher, usando a glove box, tomo bastante cuidado com a esterilizacão.
Nesse dia, percebi que a carta com os esporos veio aberta, provavelmente o Custom abriu, e estou com um pouco de receio que contamine os esporos.

21/11/12
Comecei a preparar os bolos, usei uma proporcao de 330ml de vermiculita, 330 ml de arroz integral triturado e 300 ml de água. A textura do bolo ficou legal(assim espero).
Coloquei em uma panela com tampa, deixei esterilizando por 2 horas, lacrado com fita micropore.
Esperei esfriar por +- 18 horas.

22/11/12
Usando a glovebox apliquei a seringa de esporo de Mexican nos quatro copos. Depois preparei mais quatro copos e estão esterilizando agora.

Hoje chegou também a Strain Brasil pelo FSRE. Vou preparar a seringa de esporos amanhã.

Tai umas fotinhas também do Mexican pronto.

IMG_9262.jpg IMG_9265.jpg

Hasta luego!
 
Dá quase pra sentir o cheirinho do micélio daqui... heheheh

Mas não vai abrir antes da hora só pra experimentar! ;)
 
Fala galera.
Vim aqui dar um update sobre os bolos.

Dia 14/12/2012

Golden Teacher:
O copo 1 e 2 já estão 99%. Acho que segunda já vou dunkar, talvez o 3 também, pq está 98%.
IMG_9300.jpgIMG_9301.jpg

Mexico:
O copo 1 e 2 estão indo muito bem. Agora vejam o 3, comecou a virar faz 1 semana, demorou bastante pra comecar. E do nada, hoje olhei pro copo 4, e tem um pontinho branco, esta comecando também. Espero que eles aguentem.
IMG_9302.jpgIMG_9303.jpg

O legal é que eu já tinha dado como perdido o copo 4 de Mexico, ia jogar ele fora e fiquei enrolando, e apareceu um miceliozinho ai, vamos ver o que acontece.

Brasil:
Sobre os 4 Brasil que eu inoculei em novembro, nenhum vingou, joguei todos fora dia 12/12, mas no mesmo dia eu preparei mais 4 bolos e uma nova seringa, refiz o procedimento com a proporcão de 2/4 vermiculita + 1/4 arroz integral + 1/4 água. Vamos ver se dessa vez vai pra frente. Se não for, vou tentar CL, ainda tenho 3/4 do carimbo.
 
Última edição:
Sempre vai existir uma porcentagem de perda nessa fase, por inumeras possibilidades sempre acabamos perdendo alguns bolos, mantenha nas condições de incubação e siga acompanhando, se estagnar por mais de 4 dias favoreça a troca de ar, se persistir estaganado podera ser contaminação por bacterias, ae não tem oque se fazer!

Tá MUITO bom o seu trabalho :) parabéns.
 
:eek: Micélio bonito Mega!

Show de bola. Esses copos atrasados atrapalham um pouco, mas deve estar tudo ok com eles.
 
M3g4d3th, você usa o arroz integral inteiro? É a primeira experiencia com o arroz desse jeito ou você sempre faz assim? Boa sorte no cultivo!
 
M3g4d3th, você usa o arroz integral inteiro? É a primeira experiencia com o arroz desse jeito ou você sempre faz assim? Boa sorte no cultivo!

Oi Marinoia, esse é meu primeiro cultivo, o arroz não está inteiro, ele foi triturado, mas não muito, em um mixer.
Tipo esse da foto(sem querer fazer propaganda) http://images02.olx.com.br/ui/4/54/20/66675420_1-Imagens-de-Mixer-Black-Decker.jpg

Eu tentei até triturar mais, mas como eu não tenho um aparelho melhor, ficou assim mesmo, e tem funcionado.

Abraco.
 
Oi Marinoia, esse é meu primeiro cultivo, o arroz não está inteiro, ele foi triturado, mas não muito, em um mixer.
Tipo esse da foto(sem querer fazer propaganda) http://images02.olx.com.br/ui/4/54/20/66675420_1-Imagens-de-Mixer-Black-Decker.jpg

Eu tentei até triturar mais, mas como eu não tenho um aparelho melhor, ficou assim mesmo, e tem funcionado.

Abraco.
Ah sim, obrigada. Como não tenho liquidificador vou ter que arrumar um método alternativo também.
 
Ah sim, obrigada. Como não tenho liquidificador vou ter que arrumar um método alternativo também.

Eu vi em vários posts que não se deve triturar até virar um farinha. Então ta ai a prova que funciona sem estar muito triturado. Isso já vai facilitar alguma alternativa, talvez um pilão funcione.
 
Agiu correto, triturar ate virar farinha deixa o bolo mais compactado, dificultando o trabalho do micélio em colonizar o miolo do Pf.

Ah sim, obrigada. Como não tenho liquidificador vou ter que arrumar um método alternativo também.
Apliquei inumeros PFs com arroiz integral inteiro e os resultados forão otimos, não a necessidade real de triturar muito menos de enfarinhar o arroiz :)
 
Apliquei inumeros PFs com arroiz integral inteiro e os resultados forão otimos, não a necessidade real de triturar muito menos de enfarinhar o arroiz :)
É vendo por esse lado é até melhor não triturar, pois assim o substrato fica bem areado. Fora que é um gasto a menos não comprar um liquidificador.
Valeu pela ajuda Amaral.
 
Dia 15/12/2012

Fui comprar uma caixa para fazer o terrário e um termômetro com higrômetro.
Preparei o terrário, segue foto.
IMG_9307.jpg

Esse branco é perlita, e tem a bomba de ar na foto também.
Fiz no total 6 furos no terrário, usei uma faca, esquentando a ponta em fogo para fazer os furos, estou usando filtro de café nos furos para oxigenacão.

A caixa é cinza mas a tampa é transparente, imagino que seja o suficiente para os cogus crescerem pra cima.
 
Dia 15/12/2012

Fui comprar uma caixa para fazer o terrário e um termômetro com higrômetro.
Preparei o terrário, segue foto.
View attachment 42439

Esse branco é perlita, e tem a bomba de ar na foto também.
Fiz no total 6 furos no terrário, usei uma faca, esquentando a ponta em fogo para fazer os furos, estou usando filtro de café nos furos para oxigenacão.

A caixa é cinza mas a tampa é transparente, imagino que seja o suficiente para os cogus crescerem pra cima.
Oi M3g4d3th !
Acompanhando!

Show de bola seu primeiro cultivo e com força total eim!!

Lindas as fotos de micélio eim! Paguei um pau!

Como você fará a iluminação do terrário?
Dá uma olhada no meu terrário no meu último diário... Do Tolueno para Pscilocibina... Achei que meu terrário ficou bom até... Quem sabe olhando ele não ajude a ter ideias e direcionamentos para o seu!

Para fazer os furos nessas organizadeiras, a melhor forma que achei foi uma ferramenta de solda, saca? Fura que é uma beleza! Esquentando metal no fogo, na minha experiência, é mó sofrimento para fazer esses furos! rsrsrs
 
Oi M3g4d3th !
Acompanhando!

Show de bola seu primeiro cultivo e com força total eim!!

Lindas as fotos de micélio eim! Paguei um pau!

Como você fará a iluminação do terrário?
Dá uma olhada no meu terrário no meu último diário... Do Tolueno para Pscilocibina... Achei que meu terrário ficou bom até... Quem sabe olhando ele não ajude a ter ideias e direcionamentos para o seu!

Para fazer os furos nessas organizadeiras, a melhor forma que achei foi uma ferramenta de solda, saca? Fura que é uma beleza! Esquentando metal no fogo, na minha experiência, é mó sofrimento para fazer esses furos! rsrsrs

Vou dar uma olhada aqui no seu diário pra ver esse lance da luz, to realmente interessado em ter cogus buscando o céu.
E sobre os furos, foi tranquilo, fiz rápido, demorou uns 5 min pra fazer tudo, foi até divertido, curtindo um Tim Maia. hehehe
 
Dia 15/12/2012

Fui comprar uma caixa para fazer o terrário e um termômetro com higrômetro.
Preparei o terrário, segue foto.
View attachment 42439

Esse branco é perlita, e tem a bomba de ar na foto também.
Fiz no total 6 furos no terrário, usei uma faca, esquentando a ponta em fogo para fazer os furos, estou usando filtro de café nos furos para oxigenacão.

A caixa é cinza mas a tampa é transparente, imagino que seja o suficiente para os cogus crescerem pra cima.

Show de bola essa caixa, perfeita para eles. Bordas escuras, vão crescer bem certinhos. Além de você ter aí o borbulhador e a perlita.

Acompanhando!! ;)
 
Agiu correto, triturar ate virar farinha deixa o bolo mais compactado, dificultando o trabalho do micélio em colonizar o miolo do Pf.


Apliquei inumeros PFs com arroiz integral inteiro e os resultados forão otimos, não a necessidade real de triturar muito menos de enfarinhar o arroiz :)

É isso @AmaralG eu venho fazendo isso já a muito tempo,e não tenho dúvidas que esse método é muito mas eficaz que usar a farinha.
Os resultados são ótimos, o substrato ganha muito mas espaço para colonizar...a respiração do micélio fica muito melhor.Usando farinha de arroz com vermi o substrato fica muito compacto como você disse,a respiração do micélio fica muito ofegante rs.Não consigo esquecer de um pote de meio litro que consegui colonizar em 15 dias usando essa tek.
 
Dia 17/12/2012

Dunk: Hoje eu coloquei 3 bolos de golden teacher na geladeira.

Também finalizei o terrário. Lavei a Perlita em água corrente a 80 graus. E já liguei a bomba de ar e coloquei o termômetro e higrômetro dentro.

A perlita cresceu bastante, acho que da uns 4cm de Perlita, coloquei metade de água, sem água sanitária, fiquei meio cabreiro com essa técnica.
IMG_9311.JPG

A temperatura ainda está alta, espero que seja só pela Perlita que ainda está quente.
Não sei se vou conseguir os 20~23 graus desejados.

Estou também esterilizando vermiculita a seco pra fazer o roll, como o brother Morta falou, fazer envelopes de papel alumínio e colocar a vermiculita dentro, forno por 40 min. Amanhã já está fria.

Amanhã finalmente coloco 3 bolos no terrário.
Valeu galera.
 
Última edição:
Dia 18/12/2012

ROLL: Ta feito o roll com vermiculita, segue uma foto do terrário.
IMG_9312.jpg
O problema é a temperatura, minha luz é quente, fica um pouco distante, mas é quente.
O terrário está a 24,9 graus agora, mas eu cheguei aqui, com a luz apagada ele estava em 22 graus.

Se alguém souber alguma maneira de baixar essa temperatura, agradeco a ajuda.

E a fotinha de um dos bolos, aniversário... eeeeee
IMG_9318.jpg

Abraco.
 
Última edição:
Ñ vejo necessidade alguma de interferir nessas temperaturas mermão, de 22 a 26 graus o micélio ira frutificar numa boa! As vantagens de temperaturas mais a mena , assim como auta umidade e muito oxigenio, é acelerar a formação de basidiomas.
 
Ñ vejo necessidade alguma de interferir nessas temperaturas mermão, de 22 a 26 graus o micélio ira frutificar numa boa! As vantagens de temperaturas mais a mena , assim como auta umidade e muito oxigenio, é acelerar a formação de basidiomas.

Bom, 24,9 é o que ta travado aqui pelo jeito, a umidade está em 84% e subindo, tava em 99% antes, mas eu tive que abrir pra colocar os bolos, ai perdeu bastante umidade, fora do terrário o ar ta muito seco.
Além de estar injetando ar 24h com uma bomba de ar.
 
Back
Top