Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican - Bolo PF - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Estou iniciando meu primeiro cultivo com um carimbo Mexican 01/13 (ProFungos).
Irei utilizar a técnica do bolo PF pois ser mais recomendada a iniciantes, após a colonização (otimismo), ainda não defini se vou fazer um casing dentro do balde, ou se vou fazer numa garrafa pet, ou até mesmo em alguma organizadora... Pretendo no decorrer deste diário definir isso com a ajuda de vocês, se possível.

Dia 12/04- Preparação da siringa - materiais:
seringa 10 ml
pote de coleta de exames
luvas cirúrgicas, máscara
água de copinho
micropore
produtos de limpeza e assepsia (pinho sol, lysol e alcool 70º)
caixa organizadora
papel alumínio
Fiz o processo de confecção da seringa dentro de um banheiro, porta e janela fechada, passei pinho sol no chão e nas paredes, deixei agir por 10min. Limpei a caixa com alcool 70º e coloquei os materiais de confecção dentro dela (seringa, carimbo, potinho de coleta, micropore). Utilizei a caixa deitada com a entrada virada para mim, pois n tenho glove box. Borrifei todo o ambiente com lysol e deixei agir por uns 5 minutos...
Passei alcool na tampa do copo, colei 2 camadas de micropore e furei para sugar 10ml. Joguei a água no copo, raspei o carimbo (que parece ser pequeno em comparação a alguns que ja vi aqui no forum). Suguei a agua com os esporos do potinho e joguei de volta umas 5 vezes. Enrolei a seringa em papel alumínio e guardei na gaveta da geladeira.

Dia 13/04- Preparação do Substrato e Inoculação dos bolos:
Ás 12 horas comecei o preparo do substrato (1/2 vermiculita bem fina, 1/4 FAI, 1/4 agua). Primeiro misturo a vermiculita à agua, num recipiente de alumínio. Notei que estava muito molhado, e por equívoco (quando botei a FAI o substrato ficou mais seco), acabei adicionando meio copo de vermiculita a mais, mas acho que isso não interferiu muito...

Preparei 4 copos americanos de 300ml cada, deixando aproximadamente 1,5 cm sem o substrato, adicionei um pouco mais de vermiculita seca. Passei um papel toalha com alcool 70º nas bordas do copo e tampei com papel alumínio.

Coloquei um pano no fundo da panela, água até metade da altura dos copos, e botei no fogo (aproximadamente umas 13 horas). A panela ficou no fogo até as 14h30m. Deixei ela esfriar durante a tarde, para agora fazer a inoculação. To fazendo pensamento positivo para dar tudo certo e não deixar o nervosismo atrapalhar em alguma coisa.

Vou inocular 2 ml em cada copo, acho que vou fazer 4 furos em cada um e tampar com micropore, depois vou deixá-los dentro de um isopor com um aquecedor de 10w que está dentro de uma garrafinha 600ml. A temperatura aqui no RS está em torno de 20º, o que está me preocupando...

Bem, vou indo lá preparar o local de trabalho.
Um abraço a todos que ja me ajudaram de diversas maneiras, vindo falar comigo, e também àqueles que escrevem seus diários aqui, compartilhando seus conhecimentos. Espero que acompanhem.
 


Entao perdao se disse algo equivoco.

Eu aprendi com os videos do "Lets grow mushrooms" e varios outros aonde sempre se usa um filtro pra ajudar na troca gasosa. Talvez nao seja algo essencial mesmo para PF especificamente(ou talvez sim para jarros mais grandes).

É só que eu sempre fiz assim e praticamente nao tive problemas em todas minhas tentativas e nao me dei ao trabalho de testar sem filtro ou variantes. Sempre achei que fosse essencial o uso do filtro.
 
Talvez nao seja algo essencial mesmo para PF especificamente(ou talvez sim para jarros mais grandes).


Na PF Tek original, do Professor Fanaticus, com FAI e vermiculita, e potes de 230-240ml a necessidade de troca gasosa não era mesmo citada como essencial.

Porém mesmo em 1999 a troca gasosa já era citada em fóruns como o Shroomery, que era o que eu conhecia de fonte alternativa na época, como opcional se o crescimento do micélio estagnasse.

Eu acho importante conhecer esse histórico de evolução e mudança das técnicas, para que as alternativas de repente não virem novos padrões sem que se conheça o como e porquê.
 
Insider, vc me indicaria algum tópico com outros tipos de confecção dos copos? Para dar uma estudada e tal

Jack, o meu metodo é esse:

https://teonanacatl.org/threads/tampa-com-filtro-de-café.5951/

E o substrato é a receita padrao.

Tem videos como o "Lets grow mushroom"



E varios outros como por exemplo;

https://teonanacatl.org/threads/pf-tek-para-brasileiros.18/

De uma olhada no guia de cultivos na biblioteca para mais tecnicas
https://teonanacatl.org/pages/cultivo/

Eu acho importante conhecer esse histórico de evolução e mudança das técnicas, para que as alternativas de repente não virem novos padrões sem que se conheça o como e porquê.
Realmente ecuador, eu venho usando sempre tecnicas mais evoluidas do pf e nunca me deparei com a tecnica original do pf.

Dei por concluido que era algo essencial para PFs mesmo.

Obrigado pela informacao.
 
Última edição:
É preferível furar as tampas e selar com micropore, e eventualmente um filtro de café entre as duas folhas do papel alumínio, e selar essa tampa no copo ou pote com uma fita adesiva bem forte; eu uso transparente pra ver até os primeiros sinais de colonização do micélio. Eu faço isso rotineiramente em qualquer cultivo, seja CL, grãos, PFTecks, o que for. Deixo sempre um respiro para o micélio, protegido com filtros. Coloco outra capinha de papel alumínio por cima, pra evitar respingos na esterilização, e esterilizo tudo (pp - 1:00h). Daí inoculo com seringa multiesporos de modo totalmente asséptico e selo os furos da agulha com micropore de novo. Desde que adotei esse procedimento meus cultivos progridem sem contaminações. :ler:
 
Na PF Tek original, do Professor Fanaticus, com FAI e vermiculita, e potes de 230-240ml a necessidade de troca gasosa não era mesmo citada como essencial.

Porém mesmo em 1999 a troca gasosa já era citada em fóruns como o Shroomery, que era o que eu conhecia de fonte alternativa na época, como opcional se o crescimento do micélio estagnasse.

Eu acho importante conhecer esse histórico de evolução e mudança das técnicas, para que as alternativas de repente não virem novos padrões sem que se conheça o como e porquê.
Como Opcional apenas em caso de estagnaçao.
se o copo já estiver aberto, e estagnar, qual a opçao para desestagná-lo
 
Como Opcional apenas em caso de estagnaçao.
se o copo já estiver aberto, e estagnar, qual a opçao para desestagná-lo


Aí já é um caso mais complicado.

Se há troca gasosa e o crescimento estagnou a causa pode ser contaminação, meio compactado, meio muito seco etc.

Muitas vezes não tem solução.
 
Notícia boa: os 4 copos que inoculei na sexta-feira à noite, dia 03/05, já estão apresentando um micélio bem visível. Acertei melhor a receita do substrato, ficou mais aerado. Além disso, cuidei minuciosamente para que cada inoculação escorresse internamente pelo vidro. Mais um detalhe importante: a água que usei para a receita do substrato foi a mesma que usei para confecção da seringa, de copinho plástico.
Fiquei bem surpreso, pois os primeiros copos (dod dia 13/04) ficaram mais de 1 semana sem nem sinal de micélio!
Acho que estes copinhos tem tudo pra dar certo! :cool:

Mais alguns detalhes que determinam o sucesso desses novos copos: a temperatura está correta desde o início, 28º, 29º. Os primeiros começaram com 41º, 42º, acho que esse calor excessivo deixou ele meio lerdo.

Já aproveito aqui para mais uma vez agradecer à toda galera do CM! Vocês são demais, sem esse material todo eu nem saberia que poderia cultivar meus próprios cogus :love: Muito gratificante poder ver esse desenvolvimento, essa "arte".
 
Última edição:
Sabe o interessante Jack... nesse meu primeiro cultivo, nenhum dos meus potes colonizou com esse branco tão uniforme. Acho que sou ruim com proporção e devo ter errado no calculo de vermiculita e arroz integral...
Mas olha que funcionou! rs
Então pode acreditar, seus potes estão promissores. Fé, paciência... deixa o micélio trabalhar tranquilo e evita que tomem luz para não induzir a pinagem.

É bom "garantir" a colonização total do substrato pra ter maior segurança contra contaminantes.

Parabéns e um ótimo cultivo!!
 
Sabe o interessante Jack... nesse meu primeiro cultivo, nenhum dos meus potes colonizou com esse branco tão uniforme. Acho que sou ruim com proporção e devo ter errado no calculo de vermiculita e arroz integral...
Mas olha que funcionou! rs
Então pode acreditar, seus potes estão promissores. Fé, paciência... deixa o micélio trabalhar tranquilo e evita que tomem luz para não induzir a pinagem.

É bom "garantir" a colonização total do substrato pra ter maior segurança contra contaminantes.

Parabéns e um ótimo cultivo!!

Valeuu meu bruxo! Talvez essa característica do micélio seja própria da strain, pode ser né? A receita n tem erro mano, fiz bem certinho como manda o figurino 2:1:1. Um detalhe é que eu acho que a minha vermiculita é uma das menores que tem por aqui nos diários. Mas na verdade vejo isso como um obstáculo para deixar o substrato aerado, por isso n triturei tanto o arroz.... Mas vamos seguindo né, to loco pra aniversariar esses bolões! Falta mt pouco pra ficar 100%, acho q até o final da semana ja da pra aniversariar. Ja vou dar uma revisada nas técnicas de dunk e roll
 
:) Ta afiado! Continua assim que já tô vendo muitos cogus vindo por ai! :bigode:
 
Mestres cogumeleiros: é recomendável fazer o dunk nos bolos que eu vou quebrar para casing?

Estou tendo um pouco de dificuldade em achar materiais com instruções quanto ao dunk, cold shock, e roll. São processos tão simples que nem precisam de explicações ou eu q n procurei direito?

Para esterilizar a vermiculita do roll, assim como a que usarei na camada de casing, juntamente com pó de côco, posso utilizar o mesmo método de colocar em copos e 1h de PP ?
 
Mestres cogumeleiros: é recomendável fazer o dunk nos bolos que eu vou quebrar para casing?

Estou tendo um pouco de dificuldade em achar materiais com instruções quanto ao dunk, cold shock, e roll. São processos tão simples que nem precisam de explicações ou eu q n procurei direito?

Para esterilizar a vermiculita do roll, assim como a que usarei na camada de casing, juntamente com pó de côco, posso utilizar o mesmo método de colocar em copos e 1h de PP ?

umedeça a vermiculita e esterelize no microondas. 10 min em potência máxima.
 
Para o ROLL eu sempre usei a vermiculita seca sem esterelizar sem nada deopis das 12 horas de dunk.

Use de preferencia vermiculita de tamanho pequeno. Se tiver somente de grossa, esmigalhe-a um pouco para pregar bem na superficie do bolo.
 
Back
Top