Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu 1º cultivo - Golden Teacher - PF-Tek

Diário de cultivo completo.
Bem...
Como muitos usuários do fórum Cogumelos Mágicos, venho detalhar aqui minha primeira experiencia em cultivo de psilocybe cubensis, strain golden teacher. Sem dúvidas o fato de não "poder" contar meus progressos a pessoas próximas me incentiva a contar aqui o que venho a prendendo.
Só decidi escrever esse tópico após ver que valeria a pena, ou seja, após ver o micélio crescer. Então a primeira lição foi: Paciência. Demorei cerca de dois meses pra juntar todo o material para começar o cultivo.

Dia 02/07 preparei quatro bolos e inoculei com o maior cuidado possível e guardei numa caixa de sapatos em cima da geladeira.
Dia 09/07 a primeira olhada, sem saber se ouve contaminações ou se realmente teria micélio. Tive uma boa surpresa:

Agora preparar o terrário.

Anexos

• 20160709_153128.jpg
    20160709_153128.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 78
  • 20160709_153216.jpg
    20160709_153216.jpg
    66.8 KB · Visualizações: 73
  • 20160709_153324.jpg
    20160709_153324.jpg
    59.3 KB · Visualizações: 68
  • 20160709_153426.jpg
    20160709_153426.jpg
    55.9 KB · Visualizações: 72
Aguarda mais um pouco para modificar o setup antes de comprar nada....
Falaba mais que nada da umidade do bolo.. do substrato..
Vc fiz dunk antes de fructificar ?
Fala mais de como vc borrifa..
As paredes do terrario ficam como ?
Vc molho a perlita antes de colocar no mesmo ?
cuando vc borrifo ate aqui.. o bolo recebia parte da "chuva" do borrifador ?
Alem de existir quiza outras posibilidades o que bolo te esta falando e que tem alguma coisa por a qual ele estase estresando.. no pode sozinho.. necesita de tua ajuda..
Pense nos fatores que temos que cuidar.. e faça um analisis de onde pode estar o problema..
Blz ?
Gteach

Estou achando ressecado o bolo.
Não fiz dunk antes do aniversário porque estava úmido (até o copo estava um pouco molhado por dentro)
Eu estou borrifando 3 vezes ao dia e as paredes ficam encharcadas e os bolos se molham com parte da névoa que cai em cima deles. Pelo problema de temperatura (estou sem termômetro e higrômetro) também estou colocando uma garrafa pet de 600ml congelada dentro do terrário sempre que borrifo.
A perlita foi saturada antes com 1-9 de água oxigenada e água mineral fervida.
Talvez também o fato de mexer que mexer no terrário várias vezes por dia estresses o micélio.

É azulamento do micélio.

Mas não é nada natural. Esse bolo está ressecando.

Pose ser que o seu terrário esteja perdendo muita umidade.

Acho que perde umidade quando abro para abanar. O que eu deveria fazer? Faço um dunk para hidratar o bolo e modifico o terrário com uma bomba de aquário?

Acho que perde umidade quando abro para abanar. O que eu deveria fazer? Faço um dunk para hidratar o bolo e modifico o terrário com uma bomba de aquário?

Podem ser vários fatores, como troca de ar excessiva com um ambiente muito seco, por exemplo. Ou mesmo temperatura baixa, que leva à queda da umidade.

Eu faria um novo roll, caprichado, de modo que os bolos fiquem totalmente cobertos por vermiculita. Isso vai possibilitar diretamente neles. Um Double casing também seria útil.

Não sei se uma bomba de aquário adiantaria.

Então seguindo a valiosa dica do mestre @Ecuador fiz novamente um roll b caprichado e um duble casing (não poupei vermiculita). Também reorganizei os bolos e coloquei um borbulhador. Agora pretendo abanar duas vezes por dia. Espero que agora o micélio tenha condições mínimas de frutificação.
20160806_175525.jpg 20160806_175533.jpg
Paz

SURPRESA... Começaram a aparecer alguns pins. Na foto peguei esses dois mas tem outros. :love: Como descrever a felicidade :roflmao:? Finalmente os meninos deram as caras após se sentirem mais confortáveis. Minha região está muito seca e consequentemente só a evaporação por perlita não foi o suficiente (quem sabe na estão de chuvas?). Esqueci de comentar que troquei a tampa de isopor por uma de vidro para aproveitar a iluminação natural.
Agradeço pelas dicas a @Malahov @Gteach @Ecuador e, claro, a todos que acompanham. Quando aparecerem mais, posto fotos melhores, enquanto isso vou tentar fazer um túnel de vento.
20160808_064328.jpg
Paz

Bom dia Finganforn,
O diário está bem bacana, parabéns.
É bem complicado manter a temperatura e umidade ideais em lugares quentes, estou sentindo isso na pele.
Sugiro conseguir um termo-higrômetro com sonda pra acompanhar melhor.

[]'s

Sugiro conseguir um termo-higrômetro com sonda pra acompanhar melhor
Essa será minha próxima aquisição. Por enquanto estou no "instinto" e "olhometro" do pessoal do forum :)

Mais fotos. Fico impressionado com a rapidez que os pins crescem.

20160809_060323.jpg 20160809_060307.jpg 20160809_060330.jpg 20160809_060339.jpg 20160809_060346.jpg

Então... Bom dia!

20160810_064015.jpg 20160810_064021.jpg 20160810_064034.jpg 20160810_064041.jpg 20160810_064046.jpg 20160810_064051.jpg

Paz.

Eu tbm fico impressionado, em questao de um dia meus pins ja crescem bastante.
Tambem estou sentido na pele a questao da umidade, moro a 2 graus da linha do equador e eles ficam ressecados, tendo q borrifar direto k

Assim, os cubensis ate q acho q demoram mais, meus Panaelous subbalteatus crescem mo rapidao msm k

Última edição por um moderador:
Tambem estou sentido na pele a questao da umidade
Pensei que a perlita por si só conseguiria manter uma umidade aceitável, mas não foi assim. Tive que recorrer a uma bomba de aquarismo, e foi assim que deu pra sentir que o terrária ficou na medida certa.

Atualizando...

12/08/2016 - :LOL:Os cogus finalmente abriram (pelo menos um, maior) e fui pego de surpresa:D. Então fiquei na duvida se deveria colher, mas ainda não preparei o túnel de vento. Se deveria deixar ou se posso tirar apenas píleo para confecção de um carimbo, e foi isso que fiz. Achei um pote, limpei bem e higienizei com álcool 70. Peguei um retângulo de papel alumínio e passei mais álcool, deixei secar. Limpei a tesoura, cortei bem no pé do píleo e coloquei no pote fechei e coloquei no armário. Amanhã veremos se foi um bom carimbo.;)

001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg
Sei que a temporada começou aqui em casa, então tenho que correr com o túnel e a sílica.

Paz.

Por favor, não façam pedidos de carimbos fora da seção "Compartilhando e Trocando". Leiam as regras.
Cara o seu ta ficando legal, sera q rolaria vc me dar um pouco desse carimbo ai ? kk

na na regiao so tem Panaelous subbalteatus e um branco q parece com Amanita(nao eh o venenoso).

Eu cultivo todos idependente de psicoativo ou venenoso, dou uma chance a vida, e aki tem um carroçeiro na rua, entao tem estrume de sobra.
Os q nao sao venenosos e mesmo n sendo psicoativos eu como, cogumelos sao ricos em proteinas( quitina principalmente, e alguns lisina)

Eu vi em algum lugar do forum q n pode borrifar diretamente nos pins, e q a perda de humidade q avisa o micélio q ja ta na hora de frutificar.

Ontem pra comprovar, borrifei em um pin, hj ele amanheceu murcho.

Porque isso acontece ?

Eu uso agua de poço pra umidece-los.

Última edição:
Assim eu n fervo nao,eh tudo natural la, o terrario eh no chao, com esterco, na epoca de chuva tinha varios cogus nos estercos, ai depois q eles sumiram eu separei e deixei tudo reunido e fiz uma casinha pra proteger do sol e n perder humidade.

Pretendo fazer um terrario decente so qnd tiver um cubensis, pois os panelous sao pequenos, pra dar uma trip tem de ser de 20 pra frente.

Ah ta certo, acabei de ler.

Atualicão urgente...

Aconteceu um acidente. Hoje fui obrigado a usar quela tampa de isopor com os leds que postei a alguns dias. Quando cheguei em casa os led tinham queimado e estava um cheiro fétido de plástico queimado.
20160812_174733.jpg
Fiquei desesperado:eek:. Poderia ter incendiado minha casa. Graças a Deus não foi pior. Então rapidamente colhi todos os que abriram o chapéu. Hidratei a vermiculita abaixo dos bolos e dei umas abanador mais fortes para tirar o cheiro de queimado.
Limpei a vermiculita dos meninos colhidos e coloquei no ventilador. Acham que posso ter comprometido os próximos flushs?
20160812_181403.jpg 20160812_181408.jpg 20160812_181047.jpg
Queimaram um pouco (alguns). Fiquei muito triste pelo ocorrido :(

Forza ai.. !Mais atento na proxima !!Da td certo !!
Obrigado pela força @Gteach
Tive que usar essa gambiarra por que foram pessoas lá em casa em horário que eu não estava e não queria deixar o terrário exposto a olhares de curiosos: "O que é isso?" "Pra que isso?" "Isso se come?" "Agora tu é drogado?" - (n) - Tentando evitar explicações que outras pessoas não entenderiam.

Então... Esqueci de postar a colheita de ontem e não pesei por que ainda não encontrei uma balança de precisão.

De ontem:
20160812_180932.jpg

De hoje:
20160813_062541.jpg

Paz

kkk cara eu sei como eh, mas eu n to nem ai, tipo com maconha eles implicam, agora cogumelo eu falo mesmo, "rapaz isso eh cogumelo, se come sim, voces querem comer ? so eh ruim"
todo dia q aparece um pin novo eu mostro pra minha mae, ela acha lindo

Seus cogus vao ficar bem, o micélio e resistente, eles na natureza as vezes torram no sol e msm assim completam sua missao

Hoje a tarde resolvi fazer o dunk'n cold nos bolos. Tirei todos os pins e abortos, também tirei o excesso de vermiculita e coloquei os bolos em marmitas descartáveis com água mineral, tudo dentro da geladeira até amanhã.
Esterelizei aquele excesso de vermiculita para fazer um roll'n casing amanhã. Aproveitei para dar uma geral no terrário, então coloquei a perlita de molho em solução de água sanitária e água de torneira e amanhã enxaguo bem 2 vezes.
Lavei a caixa, tampa e copo com álcool 70 e deixei ali no ponto para receber os materiais pela manhã.
Hoje também embalei a vácuo a colheita da tarde de sexta e recolhi o carimbo.

Edit... esqueci das fotos

20160813_152840.jpg 20160813_153152.jpg 20160813_151923.jpg

Paz

Última edição:
Embalar à vácuo é ótima idéia, mas eu recomendaria incluir junto com os cogus um sachêzinho de sílica. Pode ser feito por você mesmo com TNT.
Bem...:D estou esperando a sílica que comprei no início do mês (já deveria ter chegado). Enquanto isso acho que da pra aguentar umas semanas.
Mais tarde posto as fotos do terrário montado e funcionando.

Paz

Back