Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu 1º cultivo - Golden Teacher - PF-Tek

Diário de cultivo completo.
Bem...
Como muitos usuários do fórum Cogumelos Mágicos, venho detalhar aqui minha primeira experiencia em cultivo de psilocybe cubensis, strain golden teacher. Sem dúvidas o fato de não "poder" contar meus progressos a pessoas próximas me incentiva a contar aqui o que venho a prendendo.
Só decidi escrever esse tópico após ver que valeria a pena, ou seja, após ver o micélio crescer. Então a primeira lição foi: Paciência. Demorei cerca de dois meses pra juntar todo o material para começar o cultivo.

Dia 02/07 preparei quatro bolos e inoculei com o maior cuidado possível e guardei numa caixa de sapatos em cima da geladeira.
Dia 09/07 a primeira olhada, sem saber se ouve contaminações ou se realmente teria micélio. Tive uma boa surpresa:

Agora preparar o terrário.

Anexos

• 20160709_153128.jpg
    20160709_153128.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 78
  • 20160709_153216.jpg
    20160709_153216.jpg
    66.8 KB · Visualizações: 73
  • 20160709_153324.jpg
    20160709_153324.jpg
    59.3 KB · Visualizações: 68
  • 20160709_153426.jpg
    20160709_153426.jpg
    55.9 KB · Visualizações: 72
(acho que esse é o ponto do cracker dry?)
O ponto do cracker dry é quando não apresenta nenhuma resistência, com um pouco de pressão ele já quebra, perdendo totalmente a flexibilidade. Guardar cogumelos sem secarem totalmente é sempre má ideia, é melhor prolongar a estadia no ventilador do que guardar em pote vedado. Outra coisa, não coloque pouquinha sílica, porque você quer que eles sequem o mais rápido possível. Logo você vai pegar o jeito e aprender que quantidade utilizar.

Vlw @Malahov pelas dicas. Assim que chegar em casa vou dar uma olhada no pote e dependendo de como estiver coloco mais sílica e tiro o papel.

E o 2º flush... :whistle:

20160818_061411.jpg 20160818_061426.jpg 20160818_061504.jpg 20160818_061515.jpg 20160818_061524.jpg 20160818_061550.jpg 20160818_061558.jpg

Alguém duvida que eu fiz um carimbo com esse grandão aí? :p
Pretendo colher essa noite, quando chegar em casa. Parece que esse flush foi mais rápido que o primeiro (e menos produtivo também).
No primeiro colhi na sexta feira a noite. Isso é tudo pe-pessoal.

Paz.

Cheguei em casa para o almoço e muitos já estavam bem abertos, por isso fiz uma colheita parcial.
20160818_120331.jpg 20160818_120352.jpg
Já estão no ventilador.

Paz.

Última edição:
E aew pessoal.
Hoje durante a hora do almoço colhi os últimos a abrir o chapel e ficaram alguns pins que não desenvolveram. Mas agora estou na dúvida.
Retiro esses pins e faço um dunk (já fiz dunk antes desse flush) ou retiro tudo e deixo como está? Precisa de algo para iniciar novo flush?
Estava pensando em fazer um isolamento no papelão ou agar para o próximo cultivo. Oque acham?

Paz.

Precisa de algo para iniciar novo flush?
Não, a não ser que esteja ressecado e precise mesmo de um belo dunk.
Hoje durante a hora do almoço colhi os últimos a abrir o chapel e ficaram alguns pins que não desenvolveram.
Se eesses pins surgiram ao mesmo tempo que os outros que se tornaram frutos, isso são abortos e você tem que remover. Se são novos, e você não acha que seu bolo perdeu muita umidade (seu terrário mantinha uma boa umidade), prossiga com esse flush direto.

Vlw o feedback @Malahov
Os bolos não estão ressecados. Então irei remover os abortos e manter o terrário na ativa. Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Paz

Atualizando... já apareceram alguns pins em dois bolos, nos outros dois nada. Estou achando o crescimento desse 3º flush meio lento.

Mais tarde posto fotos.

Paz.

Normal, o bolo ja esta exausto. Se tiver o material disponível recomendo quebrar o bolo e fazer uma casing com ele.
Estou pensando em esperar mais alguns dias. Caso os bolos continuem stagnados ou faço um dunk ou os quebro e faço casing.

Paz

Eu corri e fugi delas, mas infelizmente elas me alcançaram e me pegaram...:cry:
Hoje de manhã acordei para preparar os bolos para o dunk e recebi essa surpresa.
20160824_063941.jpg 20160824_064302.jpg 20160824_064510.jpg
Somente um dos bolos está sem contaminações. Eu iria colocá-los em dunk porque essa ultima semana está muito quente e o terrário não está dando conta, ou foi por culpa dessas contaminações (na real eu não sei).
Screenshot_2016-08-24-07-52-40.png Ontem a noite
Screenshot_2016-08-24-07-52-51.png Hoje de manhã

Será que vale a pena remover esses setores e quebrar os bolos pra fazer um casing com vermiculita?

Paz.

Eu corri e fugi delas, mas infelizmente elas me alcançaram e me pegaram...:cry:
Hoje de manhã acordei para preparar os bolos para o dunk e recebi essa surpresa.
View attachment 94005 View attachment 94006 View attachment 94007
Somente um dos bolos está sem contaminações. Eu iria colocá-los em dunk porque essa ultima semana está muito quente e o terrário não está dando conta, ou foi por culpa dessas contaminações (na real eu não sei).
View attachment 94008 Ontem a noite
View attachment 94009 Hoje de manhã

Será que vale a pena remover esses setores e quebrar os bolos pra fazer um casing com vermiculita?

Paz.
Amigo, essa cor azulada nao é contaminacao, é falta de umidade no micélio/mal manuseio. Quando azula, dificilmente se recupera em um dunk, mas nao é contaminacao!

Não me pareceu azulamento, me pareceu esverdeamento. :vergonhento:
Mas levando em consideração as temperaturas médias e o estado do micélio talvez seja mesmo o azulamento por falta de umidade :(
Bem.. tentarei hidratar os bolos e ver no que dá. E tentar arrumar um jeito de esfriar um pouco o quarto onde fica o terrário.
E pensando no futuro vou começar a juntar o que falta para um outro cultivo, talvez um casing ? :sneaky:

Amigo, se assemelha a essa cor?
20160815_002654.jpg

Se sim, nao é contaminaçao! Tente hidratar, na pior, tente um casing low cost para nao envolver muitos recursos! Pelo menos ele ja rendeu alguns frutos!

Amigo, se assemelha a essa cor?
View attachment 94010
Se sim, nao é contaminaçao! Tente hidratar, na pior, tente um casing low cost para nao envolver muitos recursos! Pelo menos ele ja rendeu alguns frutos!
Dei uma olhada melhor hoje nos bolos sem vermiculita e a cor parece mesmo azulamento do micélio.

Então mãos a obra.
Hoje quando cheguei do trabalho preparei tudo e recoloquei os bolos no terrário. Também mudei a distribuição do borbulhador e garrafa de gelo. Tinha aqui uma vermiculita fina e fiz um roll nos bolos. Quem sabe agora inicio o terceiro flush :D. Amanhã posto fotos.

Dei uma olhada melhor hoje nos bolos sem vermiculita e a cor parece mesmo azulamento do micélio.

Então mãos a obra.
Hoje quando cheguei do trabalho preparei tudo e recoloquei os bolos no terrário. Também mudei a distribuição do borbulhador e garrafa de gelo. Tinha aqui uma vermiculita fina e fiz um roll nos bolos. Quem sabe agora inicio o terceiro flush :D. Amanhã posto fotos.

Meus bolos também estão demorando para o 3 flush, muita calma nessa hora que vai dar tudo certo. Você vai fazer carimbos quando eles te derem mais frutos?

Pretendo sim fazer carimbos, aliás já tenho dois grandões que usarei no próximo cultivo.
Vlw e Paz

Só tirei uma foto. Quando os meninos crescerem tiro mais.

20160826_065208.jpg

Paz

Última edição por um moderador:
Então depois da frustração que tive para tentar o 3º flush :(, posso dizer que agora sim temos um 3º flush. :)
Ontem percebi alguns pins bem pequenos, mas hoje pela manhã tinham vários e já maiores que ontem. :D
As fotos estão meio sem foco mas dá pra ver os pequeninos. :roflmao:

20160829_061044.jpg 20160829_061050.jpg 20160829_061055.jpg 20160829_061101.jpg 20160829_061110.jpg

Paz.

Mas assim, eu tava pensando em na ideia de fazer primeiro em uma sacola e quebrar o bolo todo pra depois ele recolonizar e fazer o casing, mas de pratica eu n tenho nada.

Nesse ponto concordo com o @Ecuador , colocar o bolo em material nutritivo para recolonizar é contaminação na certa. Quando abrimos o terreiro para manipular, ventilar e tal levamos milhões de contaminantes, na prática seu micélio está contaminado ( não estéril) não acho uma boa colocar material nutritivo não. Se você quer tirar do terrário, porque não faz um outdoor, assim vai ter uma boa chance de conseguir mais cogumelos e se não conseguir ainda aduba o solo.

Back