Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu 1º cultivo - Golden Teacher - PF-Tek

Diário de cultivo completo.
Bem...
Como muitos usuários do fórum Cogumelos Mágicos, venho detalhar aqui minha primeira experiencia em cultivo de psilocybe cubensis, strain golden teacher. Sem dúvidas o fato de não "poder" contar meus progressos a pessoas próximas me incentiva a contar aqui o que venho a prendendo.
Só decidi escrever esse tópico após ver que valeria a pena, ou seja, após ver o micélio crescer. Então a primeira lição foi: Paciência. Demorei cerca de dois meses pra juntar todo o material para começar o cultivo.

Dia 02/07 preparei quatro bolos e inoculei com o maior cuidado possível e guardei numa caixa de sapatos em cima da geladeira.
Dia 09/07 a primeira olhada, sem saber se ouve contaminações ou se realmente teria micélio. Tive uma boa surpresa:

Agora preparar o terrário.

Anexos

• 20160709_153128.jpg
    20160709_153128.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 78
  • 20160709_153216.jpg
    20160709_153216.jpg
    66.8 KB · Visualizações: 73
  • 20160709_153324.jpg
    20160709_153324.jpg
    59.3 KB · Visualizações: 68
  • 20160709_153426.jpg
    20160709_153426.jpg
    55.9 KB · Visualizações: 72
Nesse ponto concordo com o @Ecuador , colocar o bolo em material nutritivo para recolonizar é contaminação na certa. Quando abrimos o terreiro para manipular, ventilar e tal levamos milhões de contaminantes, não acho uma boa colocar material nutritivo não. Se você quer tirar do terrário, porque não faz um outdoor, assim vai ter uma boa chance de conseguir mais cogumelos e se não conseguir ainda aduba o solo.
Seria uma maravilha um outdoor aqui, mas moro no nordeste e o clima não ajuda.

Estava pensando em fazer o seguinte:

1º - Apos a colheita, dependendo de como ficar o micélio, faço um dunk.
2° - Enquanto os bolos estiverem em dunk eu poderia preparar um substrato padrão bolo PF.
3º - Após 24h ou 48h do dunk quebraria os bolos e misturava junto com o novo substrato em um recipiente maior mas que coubesse no terrário.
4º - Colocaria em modo de incubação (ambiente escuro, por volta de 30°C e troca gasosa mínima) até aparecerem novos micélios por cima
5° - Novamente no terrário para frutificação.

Claro que estou me baseando em vários diários que li e no que aprendi sobre o micélio.
Como esse é meu primeiro cultivo, todo esse procedimento seria por experimentação.

@mcirqueira @Ecuador @Koda o que acham?

Estava pensando em fazer o seguinte:

Acrescentar qualquer material nutritivo é o mesmo que fazer um bulk. Vai abrir a porta para os contaminantes atacarem.

Os cultivos começam e terminam. É preciso ter isso em mente. Está limitado pela biologia do fungo e pela interação com outras espécies. Se tivesse algum modo de prolongá-los de forma indefinida estaria cheio de técnicas a respeito por aí. A não ser que você apareça com algo totalmente novo.

Os cultivos começam e terminam

Deixa esse micélio seguir pro mundo espiritual e dê nascimento a um novo micélio no ciclo da vida. :) :coffee:

Concordo, mas eu ainda nem tinha pensado bem sobre essas conjecturas. Estou aproveitando o momento. Aquele cheirinho doce quando se abre o terrário, o desenvolvimento a olho nu, os erros e acertos. Caso esse seja o ultimo flush, o micélio tem lugar garantido em baixo da árvore do quintal :D

E os meninos continuam crescendo.

20160831_060448.jpg 20160831_060456.jpg 20160831_060519.jpg 20160831_060526.jpg 20160831_060544.jpg

Paz.

Boa noite a todos. Hoje já abriram dois cogus e resolvi experimentar um pouco.
Deixei de molho por algumas horas painço em dois vidros grandes de azeitona, depois esorri bem e esterelizei no microondas. E num deles coloquei uma lasca de cogumelo e no outro coloquei uma gota da ampola que deu origem a esse cultivo. Também quis testar o método do papelão então cortei dois pedaços de 3x3 cm e esterelizei no microondas. Da mesma forma coloquei uma gota da ampola, que por sinal foi a última. E no outro papelão, uma lasca de cogumelo. Tudo pro armário acima da geladeira e, dependendo dos resultados, início outro diário.
Obs: o chapéu desse cogu tirei carimbo e o restante comi :atrapalhado:
Nunca tinha experimentado os magicos e posso dizer que o gosto, de alguma forma combina com o cheiro :D. Acho que não cheguei a sentir algum efeito além de azia e algo (acho quw uma leveza) na minha nuca:fumar: (que pode ser efeito placebo).
Por enquanto é só. Até mais.
20160901_060750.jpg
Paz

Parabens mano, que vc tenha sucesso no outro cultivo igual teve nesse, 3 flushes e sem contaminação.
Monta la o outro diario que a gente acompanha :)

Hoje foi dia de colheita. Estavam já bem abertos e esporulando (parte do terrário ficou escurinha hehehe :roflmao:)

20160902_121130.jpg 20160902_121815.jpg

Assim que poder consigo uma balança de precisão. Pretendo fazer minha primeira trip com os mágicos amanhã a tarde, após a dormir a sesta. A ideia é fazer um chazinho e ver no que dá. Já tenho umas músicas e minha esposa estará comigo, então acho que vai ser deboa :).

Até a prox e paz.

Muito bacana Finga, Parabéns!!!:roflmao::notworthy:
Hj vai ser dia de carimbos!!!

Última edição:
Muito bacana Finga, Parabéns!!!:roflmao::notworthy:
Hj vai ser dia de carimbos!!!
Hehehe mas eu prefiro fazer carimbo com os cogus maiores como fiz no primeiro e segundo flush onde tirei dois bem grandes. Desse eu tirei um mesmo só pra não perder o hábito :whistle:

De boa mesmo.. Minha esposa compartilha as experiências tb é acho um momento muito especial.
Boa experiência !! ATE a volta!!
Obrigado pelas goodvibes cara, vlw.

Atualizando galera.
Colhi o flush, foi bem pequeno. Sequei os cogus e agora vou colocar na sílica. A experiencia que fiz deu errado. Os pedaços de papelão secaram e não deu em nada. E os vidros com painço, bem... o painço começou a crescer e ficou uma "nuvem" e cima dele, nos dois potes. Acho que fiz alguma coisa errada, tentarei novamente em outra oportunidade, por enquanto vou deixar o painço crescer pra ver como fica no pote :).
E a trip que estava planejada pra ontem não aconteceu. Tive contratempos e resolvi adiar.
Hoje tirei os bolos do terrário e desmontei o mesmo. Eles estão em dunk, mas acho que vou enterrá-los aos pés da árvore do quintal. O micélio ja trabalhou muito e em condições não tão favoráveis assim (calor e baixa umidade).
Acho que meu próximo post será o ultimo com umas fotos dos cogus secos e talvez pesados (caso eu encontre uma balança com bom preço).

Paz.:)

E os vidros com painço, bem... o painço começou a crescer e ficou uma "nuvem" e cima dele, nos dois potes. Acho que fiz alguma coisa errada, tentarei novamente em outra oportunidade, por enquanto vou deixar o painço crescer pra ver como fica no pote :).
Acho que meu próximo post será o ultimo com umas fotos dos cogus secos e talvez pesados (caso eu encontre uma balança com bom preço).
Posta umas fotos dos copos, deixa o fórum dar uma olhada;).Não acho aqui painço por nada aqui. Vou voltar ao milho mesmo.
Eu comprei uma de precisão 0,01 por 40 pratas. No ML tem por 25+ frete

Última edição:
Não acho aqui painço por nada aqui.
É um material facílimo de ser encontrado. Vende em qualquer loja de alimentos para animais e aviários e no supermercado na área de comidas para pássaros. Em lojas de produtos naturais você pode encontrar painço para consumo humano, mas eu te garanto que só estará desperdiçando dinheiro.

É um material facílimo de ser encontrado. Vende em qualquer loja de alimentos para animais e aviários e no supermercado na área de comidas para pássaros. Em lojas de produtos naturais você pode encontrar painço para consumo humano, mas eu te garanto que só estará desperdiçando dinheiro.

Obrigado, já passei em mercados grandes, achei comida para pássaro, muito alpiste, misturas prontas, ração para pássaros, painço só em misturas. Foi em umas petshops e o vendedor nem sabia o que era. Tem umas coisas meio bizarras no RJ, por exemplo, não achei calcário de conchas em lugar nenhum, e olha que eu fui em mais de 5 lojas de jardinagem e 3 supermercados, fiz um bulk sem corretivo de pH mesmo e comprei pela internet para o próximo, só fiz metade da quantidade por isso. Não acha painço mas achei trigo de inverno vermelho selvagem do Canada :(( claro que não comprei, custa uma fortuna). Continuando na luta, se não achar vou comprar pela net que não é caro.

Editado:Se puder me ajudar, saberia me dizer qual é melhor, na net tem painço comum, verde, vermelho, português , todos com preço parecido. Obrigado

Última edição:
Se puder me ajudar, saberia me dizer qual é melhor, na net tem painço comum, verde, vermelho, português , todos com preço parecido. Obrigado
Eu só usei do painço comum, que por aqui custa menos de dois reais o pacote de 500g. Eu acredito que do ponto de vista nutricional, de fornecer carboidratos para o micélio, não deve haver ganho algum em comprar algum tipo 'especial' de painço, mais caro.

Posta umas fotos dos copos, deixa o fórum dar uma olhada;)
Pote 1 - Inoculação com o restante de seringa.
20160905_125941.jpg 20160905_125947.jpg

Pote 2 - Inoculação com lasca de cogumelo fresco
20160905_130018.jpg 20160905_130030.jpg

Pote 1 - Inoculação com o restante de seringa.
Muito estranho o painço ter germinado. Você esterilizou ele? Olha, não é normal o spawn germinar depois da esterilização. E realmente está extremamente úmido isso aí. Quando esses brotos começarem a apodrecer aí vai ser complicado, acho que deu alguma coisa errada.

Back