Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT , Meu primeiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Fala galera, estou dando inicio ao meu primeiro cultivo, bom a tecnica que escolhi talvez nao seja a recomendada para iniciantes, mas achei a mais fácil de fazer e a mais acessível.​
Preparei meu milho dessa maneira:​
  1. fervi o milho por 10 minutos, deixando-o coberto por bastante agua e deixei 24 hrs na mesma panela.
  2. levei novamente ao fogo, quando atingil fervura, retirei e deixei mais 24 na mesma panela.
  3. escorri e lavei o milho, coloquei uma camada fina de pó de coco nos frascos e preenchi-los com o milho, nao ate a boca.( bom nessa parte dei um vacilo a camada acabei colocando em cima tb)
  4. esterilizei por 90 min em fogo baixo panela de pressao.
A cultura fiz as serigas de esporos, dps de preparada deixei 48 hrs na geladeira, minha glove nao deu mto certo entao usei um banheiro desativado onde ficara o terrario, limpei o ambiente com agua sanitaria e alcol, fiz o processo bem rapido usei mascara luvas e tocas.( foram 3 copos inoculados).
9|07|13 . inoculei os 3 copos.
DSC08935.JPGDSC08936.JPGDSC08937.JPG
16|07|13 . com uma semana, apenas um copo mostrou resultado.
DSC08956.JPG
19|07|13 . Hj o primeiro pote ja esta mais evoluido, o segundo estava estagnado hj mostrou resultado.
DSC08960.JPGDSC08961.JPG
Obs: dei um vacilo em 2 potes, acabaram tremendo dps de inoculados.(talvez seja por isso que nao mostraram resultado, um ainda nao mostrou) estou mantendo nos 27 graus a incubadora. a cidade tb ajuda ta bem calor.
Bom galera é isso, a medida que for mostrando resultado vou postando ake! me desejem boa sorte:D
HAUX!

Parabens pelo micelio nunca vi um micelio tão agressivo como esse, to vindo de gt tbm hehe.

É, não é correto adicionar pó de coco no pote de milho não. Mas parece que estão se desenvolvendo normalmente até agora.

Vamos acompanhar para ver o que acontece.

Dr. o que você recomenda pra colocar junto ao milho p/ inocular?
-_-
_/\_

Dr. o que você recomenda pra colocar junto ao milho p/ inocular?
-_-
_/\_

mano acho que nao precisa misturar nenhum substrato a mais com o milho, acho que os nutrientes que o milho tem ja é suficiente pra manter uma boa colonizaçao, oda vermiculita e pra absorver a umidade que vai sair dos graos. se essa umidade ficar no fundo, causa problemas, entao a verm serve pra absorver a umidade (tbm pode colocar po de coco).

acho que o @tchescko se referia a esterelização fracionada do milho. Pelo visto faltou uma "fervura".

Mas parece que está tudo OK.

Essa da vermiculita ao fundo do pote é infalivel, no sentido de não empossar água, e outra, é uma TEK 100% Brazuca, nasceu aqui na CM. Comentei essa tek a alguns meses atrais com pessoal do fórum MYCOTOPIA, de inicio acharão bobagem, agora já tem uns 3 cultivos por lá utilizando nossa TEK. Viva Noix!
Boa sorte por ae @Cubis, na torcida :)

Última edição por um moderador:
Não entendi pq ele fracassou na esterelizaçao... se nao contaminou, nao tem erro.... acho q técnicas existe varias, nao pq esta escrito no forum que tem q ser seguida ela como se fosse uma regra, eu mesmo fervo o milho por 15minutos deixo descansar 24horas, seco ele coloco em copos pqnos e esterelizo... da um total de 1 dia apenas de esterelização, nao chega nem na metade do processo do forum. mas claro q a chance de contaminar pode ser maior.

Belo trabalho, @Cubis , meus parabéns. Eu acho esse momento da pinagem um dos momentos mais mágicos do cultivo. Quanta satisfação há em ver o meninos mágicos vindo à luz, depois de tanta batalha e tantas precauções. É a coisa mais linda ver o micélio produzindo hifas que se transformam em pinos que crescem, se desenvolvem e amadurecem para espalhar a sagrada semente. Quero saber das lições mais avançadas que os Professores Dourados, cuja strain remonta às beiras dos fiordes noruegueses, ainda irão lhe conceder. Não esqueça de carimbar também, eu adoro fazer, mandar e receber carimbos, sou da Confraria dos Esporos! :homenvelho

... fervo o milho por 15minutos deixo descansar 24horas, seco ele coloco em copos pqnos e esterelizo... da um total de 1 dia apenas de esterelização, nao chega nem na metade do processo do forum. mas claro q a chance de contaminar pode ser maior.
Dread, na minha opinião esse processo dá mais chance à contaminação. Eu já perdi uns 3kg de milho de pipoca por falhas na tindalização, e só consegui resolver o problema em 3 dias de fervura, deixando em molho por 1/2h em solução a 15% de água sanitária, depois mais 1/2h em solução a 20% de calcário agrícola (para equilibrar o ph ácido do cloro), fervendo novamente no terceiro dia e finalmente enchendo (2/3) os potes e esterilizando tudo.

Precisa lembrar que o milho comercial de pipoca, e o normal também, já vem infectado com Trichoderma Harzianium, aquele fungo verde maledeto, que é usado para, simbioticamente, facilitar o enraizamento da planta do milho. Ele é inoculado até o cerne dos grãos, portanto é preciso uma tindalização plena para dizimar essa praga. O processo de tindalização que adotei é aquele da fórmula indicada pelo @Amaral que é a seguinte:

TINDALIZAÇÃO do MILHO de PIPOCA:

1) 15min. de fervura - deixa na água por 24h
2) ferver e desligar - deixa por mais 24h (*neste estágio eu dou o banho de sanitária e calcário)
3) ferver e desligar - deixa esfriar, escorrer bem até ficar seco por fora, encher os potes até 2/3, por as tampas de papel alumínio e esterilizar.

Não sei se isto seria necessário usando milho orgânico... vai saber... Seguro morreu de velho! É isso. Desejo bons cultivos a todos! :coffee:

Nao estou questionando o modo de preparo, mas o lance dele ter "fracassado" acho que se coloniza 100% não é fracasso... eu conheço a tek de tindalização, mas continuo preferindo a q eu faço :p hahaha valeu mano Asht!

Precisa lembrar que o milho comercial de pipoca, e o normal também, já vem infectado com Trichoderma Harzianium, aquele fungo verde maledeto, que é usado para, simbioticamente, facilitar o enraizamento da planta do milho. Ele é inoculado até o cerne dos grãos, portanto é preciso uma tindalização plena para dizimar essa praga.

No geral a mensagem é útil, Sherry, mas, milho para consumo inoculado com facilitadores de enraizamento?

Creio que no geral grãos para consumo e grãos para semeadura são tratados de forma diferente.

Não que os grãos de milho não tenham Trichoderma spp e outros contaminantes, de alguma forma muito bem protegidos. O suficiente para resistir a uma esterilização que é suficiente para outros grãos, como o arroz.

Chama @Cubis ^^

To acompanhando! segue seguindo! :)

No geral a mensagem é útil, Sherry, mas, milho para consumo inoculado com facilitadores de enraizamento? Creio que no geral grãos para consumo e grãos para semeadura são tratados de forma diferente. Não que os grãos de milho não tenham Trichoderma spp e outros contaminantes, de alguma forma muito bem protegidos. O suficiente para resistir a uma esterilização que é suficiente para outros grãos, como o arroz.
@Ecuador , pelo que venho estudando, concluí que o milho para consumo vem contaminado com T ssp desde a semente. Acontece que quando ele esporula na base do milho, esporula pelo milho todo, inclusive os que são para consumo. A não ser que o cultivo seja feito organicamente, não tem jeito, o Duende Verde ataca mesmo! Eu prefiro prevenir do que ter que jogar tudo fora. :coffee:

Não entendi pq ele fracassou na esterelizaçao... se nao contaminou, nao tem erro.... acho q técnicas existe varias, nao pq esta escrito no forum que tem q ser seguida ela como se fosse uma regra, eu mesmo fervo o milho por 15minutos deixo descansar 24horas, seco ele coloco em copos pqnos e esterelizo... da um total de 1 dia apenas de esterelização, nao chega nem na metade do processo do forum. mas claro q a chance de contaminar pode ser maior.
Apenas para lembrar que o processo de tindalização do milho não é único do forum. Ele é utilizado por cultivadores no mundo inteiro.
Qual sua taxa de contaminacao com grãos de milho dread?

@Ecuador , pelo que venho estudando, concluí que o milho para consumo vem contaminado com T ssp desde a semente. Acontece que quando ele esporula na base do milho, esporula pelo milho todo, inclusive os que são para consumo. A não ser que o cultivo seja feito organicamente, não tem jeito, o Duende Verde ataca mesmo! Eu prefiro prevenir do que ter que jogar tudo fora. :coffee:

Com certeza isso acontece ash, acho que a observação do ec foi apenas para os facilitadores de enraizamento

Back