Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT , Meu primeiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Fala galera, estou dando inicio ao meu primeiro cultivo, bom a tecnica que escolhi talvez nao seja a recomendada para iniciantes, mas achei a mais fácil de fazer e a mais acessível.​
Preparei meu milho dessa maneira:​
  1. fervi o milho por 10 minutos, deixando-o coberto por bastante agua e deixei 24 hrs na mesma panela.
  2. levei novamente ao fogo, quando atingil fervura, retirei e deixei mais 24 na mesma panela.
  3. escorri e lavei o milho, coloquei uma camada fina de pó de coco nos frascos e preenchi-los com o milho, nao ate a boca.( bom nessa parte dei um vacilo a camada acabei colocando em cima tb)
  4. esterilizei por 90 min em fogo baixo panela de pressao.
A cultura fiz as serigas de esporos, dps de preparada deixei 48 hrs na geladeira, minha glove nao deu mto certo entao usei um banheiro desativado onde ficara o terrario, limpei o ambiente com agua sanitaria e alcol, fiz o processo bem rapido usei mascara luvas e tocas.( foram 3 copos inoculados).
9|07|13 . inoculei os 3 copos.
DSC08935.JPGDSC08936.JPGDSC08937.JPG
16|07|13 . com uma semana, apenas um copo mostrou resultado.
DSC08956.JPG
19|07|13 . Hj o primeiro pote ja esta mais evoluido, o segundo estava estagnado hj mostrou resultado.
DSC08960.JPGDSC08961.JPG
Obs: dei um vacilo em 2 potes, acabaram tremendo dps de inoculados.(talvez seja por isso que nao mostraram resultado, um ainda nao mostrou) estou mantendo nos 27 graus a incubadora. a cidade tb ajuda ta bem calor.
Bom galera é isso, a medida que for mostrando resultado vou postando ake! me desejem boa sorte:D
HAUX!

@SladeAbdala , eu tive alguns testes em milho, Um eu inoculei com CL contaminada, entao a culpa nao foi do milho que foram os MDK, consegui 100% nos milhos de cambodian, de 6 copos contaminaram 1 com 3 dedos de milho, e de tksss com 10copos foram todos 100%.. estou com a incubadora cheia de copos com milho, por enquanto todos estao com micélio bonto sem contaminação.Mas como eu disse, por enquanto hehehehhe! E mano, sem duvidas a melhor coisa é seguir a tindalização, mas eu nao tenho paciencia hehe :/ faço varios copos, acho q contaminar todos eu tenho q tar com mto azar :( hehe valeu brother!

Tem sim como não ser feito organicamente, @RainSpirit , como a maior parte do milho produzido no mundo com as sementes transgênicas da Monsanto, conhece? Quando eu digo "milho orgânico", refiro-me a milho cujas sementes são provenientes de plantas isentas de contaminações, fertilizantes, agrotóxicos e intervenções genéticas, se é que me entende. As chances do Trichoderma são quase 98% nos cultivos desnaturados da indústria moderna. Eu tenho um grande amigo que mora na Forqueta, RS, que tem uma coleção e estoque de plantas nativas, precisa ver que beleza. Vou pedir milho de pipoca orgânico pra ele, assim é só dar uma fervidinha básica e pronto, já dá pra esterilizar. :coffee:

Ah, agora saquei Ashtar! :)

Mas ainda assim eu acho melhor. A presença dos fungos contaminantes sugere um ótimo substrato, livre de agrotóxicos pesados!

@Ecuador , pelo que venho estudando, concluí que o milho para consumo vem contaminado com T ssp desde a semente. Acontece que quando ele esporula na base do milho, esporula pelo milho todo, inclusive os que são para consumo. A não ser que o cultivo seja feito organicamente, não tem jeito, o Duende Verde ataca mesmo! Eu prefiro prevenir do que ter que jogar tudo fora. :coffee:

Aí já é outra história. O Trichoderma não vem de nenhuma inoculação, mas sim do próprio cultivo.

Quanto à ausência desse e de outros contaminantes em milho orgânico eu não colocaria a mão no fogo. Se hoje são usados como facilitadores de enraizamento é porque foi observado na natureza que tinham essa propriedade.

E essa passagem do milho transgênico também está confusa. Não tem nada a ver o Trichoderma como facilitador de enraizamento com a transgenia ou não do milho ...

Mas ainda assim eu acho melhor. A presença dos fungos contaminantes sugere um ótimo substrato, livre de agrotóxicos pesados!

Não necessariamente. Os agrotóxicos usados contra ervas e insetos podem não ter efeito nenhum contra fungos. Fungos são afetados por fungicidas.

Mas como coloquei acima, acho que o milho ser orgânico ou não, ou ser transgênico ou não, pouco vai afetar a presença de Trichoderma no grão.

Não necessariamente. Os agrotóxicos usados contra ervas e insetos podem não ter efeito nenhum contra fungos. Fungos são afetados por fungicidas.

Mas nas plantações também são aplicados fungicidas, @Ecuador.

Além disso, acho que se já houver a presença de um tratamento contra fungos anterior ao cultivo, com certeza haverá menos esporos de Trichoderma.

Experiência própria: contra o tricho, só tindalização e tratamento com solução de hipoclorito de sódio e neutralização do ph com calcário. Tenho dito! kkk

2013-08-02 18.01.53.jpg

Pessoal, olhando para o cultivo do @Cubis quanto tempo vai demorar p/ colheita!? alguém pode dizer?

Gratidão pela informação Txai!

HAUX!
-_-
_/\_

Galera, esses pelos que crescem bem na base dos cogus... qual a finalidade?:huh:

Back