Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
a minha estufa está do lado da janela para pegar luz do sol, mas ela acaba sendo iluminada pela luz do teto nos mais variados horários, isso interfere com o crescimento e frutificação dos cogumelos?


Não interfere com o crescimento.

Vai funcionar desse modo descrito.
 
Os dois juntos,
ou não é necessário?

Se possível, é melhor juntos. É mais para evitar a proliferação de contaminantes do que o choque térmico em si.
Se for apenas dunk em temperatura ambiente, é bom adicionar 1 ou 2 gotas de hipoclorito de sódio por litro d'água, depois basta trocar por água limpa e deixar escorrer bem. Voilà!
 
E aí galera!
Em função do clima quente da minha região, a temperatura ambiente fica ao redor dos 30ºC e estava pensando em colocar uma garrafa com água congelada dentro da incubadora para resfriar essa temperatura, pois percebi que meus bolos PF quase não se desenvolveram, já fazem 5 dias após a inoculação e nenhum sinal forte de micélio. Agora, qual tamanho essa garrafa deveria ter e se não estaria expondo um possível contaminante para os bolos?
 
Os potes ou copos com os seus bolos estão lacrados? Se estiverem, nenhum contaminante vai entrar.

Por outro lado eu diria que em cinco dias não é incomum não ter sinal de micélio. Espere mais um pouco. Essa temperatura de 30º não vai matar seu micélio.
 
Uma mini-garrafa pet basta para resfriar um pouco, digamos uns 3 ou 4 graus?


Pode ser que sim. Depende da dissipação de calor aí.

Eu já usei esse esquema de garrafa pet com água congelada e funcionou, mas foi dentro de um terrário de isopor.
 
Pode ser que sim. Depende da dissipação de calor aí.

Eu já usei esse esquema de garrafa pet com água congelada e funcionou, mas foi dentro de um terrário de isopor.

A minha incubadora é de isopor, 21L se não me engano, acho que uma garrafa de gatorade funcionaria de boas

se eu fosse vc nao ficava dando choque termico ...
deixa quietinho e cruza os dedos que vai dar tudo certo, como disse o ecuador, ta em tempo...

Pode crer cara, só vou fazer em casos de temperatura maior
Semana passada estava em torno dos 34, só se passar disso vou utilizar o método da garrafa
 
Quantos dias após a inoculação spawn/bulk deve ficar em temperatura de colonização para posterior frutificação?

Depende do tamanho do substrato, e da quantidade de spawn que você usa. Mas geralmente dura entre 1 semana a 2 semanas maximo. Geralmente nao demora mais que 10 dias.

Pesquise mais no forum, essas perguntas ja estao bem respondidas poraqui.
 
E aí gurizada!
Comecei a perceber uma fina névoa nos bolos, creio que seja o micélio, só esperar pra ver no que dá :D
Então, fiz duas misturas para os bolos usando a mesma receita FAI + Verm + Água na seguinte proporção:
240 ml de água + 240 de FAI + 480 de verm
Percebi que as duas misturas estavam com aspecto diferente, vale ressaltar que usei arroz integral diferente
Uma ficou mais escura (mais úmida creio eu) e a outra ficou com aspecto seco, bem mais clara
A diferença de umidade pode melhor ou piorar o desempenho na colonização ou é piração minha?
 
... A diferença de umidade pode melhor ou piorar o desempenho na colonização ou é piração minha?

Pode sim. Muito úmido, poder ser um vetor para contaminantes, e assim como substrato seco, o micélio também não se desenvolve. É preciso encontrar um "meio-termo".
 
Valeu pelos toques Cosmik :D
Andei pensando sobre o cultivo e me surgiram mais duas dúvidas, uma sobre o procedimento de fazer uma seringa e outra sobre o terrário
Então, quero fazer 5 seringas de 10ml a partir de meio carimbo médio e o correto a se fazer é raspar toda metade e fazer as 5 seringas logo, ou raspar pouquinho por pouquinho e fazer cada seringa com um pedaço da metade do carimbo?
Sobre o terrário, fiz os furos hoje e vou cobri-los com fita micropore, quando eu for borrifar uma solução não vai molhar o micropore levando a uma contaminação futura? Se sim, é possível trocar o micropore de tempo em tempo?
 
Valeu pelos toques Cosmik :D
Andei pensando sobre o cultivo e me surgiram mais duas dúvidas, uma sobre o procedimento de fazer uma seringa e outra sobre o terrário
Então, quero fazer 5 seringas de 10ml a partir de meio carimbo médio e o correto a se fazer é raspar toda metade e fazer as 5 seringas logo, ou raspar pouquinho por pouquinho e fazer cada seringa com um pedaço da metade do carimbo?
Sobre o terrário, fiz os furos hoje e vou cobri-los com fita micropore, quando eu for borrifar uma solução não vai molhar o micropore levando a uma contaminação futura? Se sim, é possível trocar o micropore de tempo em tempo?

@Hendrixdude, sugiro que você de uma pesquisada no fórum, pois estas perguntas basicas estão muito bem respondidas. A informação é farta, acredite.

Basta ter um pouco de paciência para busca-la um pouquinho melhor.
 
Back
Top