Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
desculpa se a pergunta ja foi feita, so queria saber se na hora de frutificar os cogus, a bomba de ar tem que fica ligada 24 horas ? ate o cultivo finalizar ?
 
desculpa se a pergunta ja foi feita, so queria saber se na hora de frutificar os cogus, a bomba de ar tem que fica ligada 24 horas ? ate o cultivo finalizar ?


Geralmente quem usa bomba de ar não deixa a mesma ligada o tempo inteiro. Isso porque uma troca de ar excessiva pode até mesmo mesmo baixar a umidade para níveis indesejáveis.

Sugiro que leia alguns diários que tenham usado bomba de ar e veja as soluções encontradas. Ou nem use bomba de ar.
 
galera tem geito de eu fazer um cutivo no esterco sem possuir o micelio pois coletei algumas bostas de vaca sem o micelio dentro pois o pasto nao é ativo mas tenho carimbo aki :( e queria colocar o esporo de um cubeisses
no esterco mas n sei se isso é possivel preciso de ajuda aki galera sou novato nessa parte de cultivo ja vi akeles videos de cutivo etc que o pessoal faz com arroz e vermeculita mas to sem condiçao financeira para comprar intao pensei em algo que fosse bem caseirao mesmo e borras de café tambem ajuda? posso subistituir as borras de cafe no esterco por vermeculita e se tiver como fazer isso como eu farei?? tenho caixas de papelao aki tmb que posso usar no cultivo e alguns potes
Obrigado!!!!!
 
Oi a todos desculpa aeew cualquer coisa se essa pergunta ja foi feita, è que acado de chegar meus carimbos e
preciso acertar algumas duvidas... esto pensando en fazer o meu primeiro cultivo com milho, sera por carencia de vermiculita
aqui na minha cidade è dificil achar, eu consegui po de coco, mais to pensando so colocar no casing para a covertura, minha ideia è preparar os copos directo no milho depois de colonizar votar nas quentinhas com o po de coco para frutificar. votar o pò de coco na cobertura, o que eu queria saber se da certo so com pò de coco e milho ? o milho duplica ao cozinhar? tenho un saquinho de 500G isso fervendo duplica o tamanho ? daria para 6 copos de 230ML ? Obrigado desculpen cualquer coisa se esse nao è o lugar apropiado para essas perguntas ! flws!
 
galera tem geito de eu fazer um cutivo no esterco sem possuir o micelio pois coletei algumas bostas de vaca sem o micelio dentro pois o pasto nao é ativo mas tenho carimbo aki :( e queria colocar o esporo de um cubeisses
no esterco mas n sei se isso é possivel preciso de ajuda aki galera sou novato nessa parte de cultivo ja vi akeles videos de cutivo etc que o pessoal faz com arroz e vermeculita mas to sem condiçao financeira para comprar intao pensei em algo que fosse bem caseirao mesmo e borras de café tambem ajuda? posso subistituir as borras de cafe no esterco por vermeculita e se tiver como fazer isso como eu farei?? tenho caixas de papelao aki tmb que posso usar no cultivo e alguns potes
Obrigado!!!!!


Dá uma olhada em como fazer bulk, que é o substrato feito de esterco.

https://teonanacatl.org/forums/substratos-bulk.69/

https://teonanacatl.org/forums/produção-de-substratos.89/

https://teonanacatl.org/forums/preparo-de-substrato.10/

Eu não entendo de bulk, mas esses links devem ajudar. :)
 
O que vocês acham de fazer bolo com paiço (comida de passarinhos)?
Sobre o compressor de ar, como devo usá-lo? colocar num copo d'agua e deixar 24hrs? Vi também que tem a opção de deixar ele no fundo do terrário, juntamente com pedras de argila e água, isso esta correto???? Tem alguma forma de abafar o som do compressor? queria cultivar em segredo mas com esse barulho acho que não será possivel...
Queria saber também se preciso fazer furos no meu terrário.
Desculpem tantas duvidas...
 
Olá, caros amigos, hoje fez um lindo dia de sol após chover dois dias seguidos, então fui procurar uns cogus, enfim no pasto que eu fui, encontrei MUITOS cogumelos mágicos, porem todos muito jovens ainda, coletei alguns pedaços de esterco que continham psilocybes mais jovens, e tenho duas perguntas: Se eu voltar amanhã, eles estarão desenvolvidos (obs: amanhã vai chover de novo no fim da tarde)? e com esses pedaços coletados com cogumelos jovens, eu consigo desenvolve-los de algum modo?
 
O que vocês acham de fazer bolo com paiço (comida de passarinhos)?
https://teonanacatl.org/tags/painco/
O que quer dizer com bolo? Normalmente se utiliza spawn de grãos para depois fazer um casing ou bulk.
Sobre o compressor de ar, como devo usá-lo? colocar num copo d'agua e deixar 24hrs? Vi também que tem a opção de deixar ele no fundo do terrário, juntamente com pedras de argila e água, isso esta correto????
Uma dessas formas. Tem gente que deixa ligado direto e gente que liga por algumas horas.
Queria saber também se preciso fazer furos no meu terrário.
Sim, ou então abanar várias vezes ao dia. Eu sou a favor de MUITA troca gasosa, mas é possível cultivar com uma troca gasosa inferior, mas cuidado com os contaminantes que podem surgir facilmente quando falta oxigênio.
 
olá irmãos, depois da primeira tentativa que falhei no processo final...comecei meu segundo cultivo. agora estou fazendo um terrário bacana numa caixa organizadora. Gostaria de saber que tipo de termostato, a potência posso usar numa caixa organizadora de 33L? Pelo que já entendi o termostato pode ficar submerso sobre água debaixo da argila expandida, contanto que não sofra contato direto com a caixa.
 
Oi a todos espero estar no lugar certo pra postar por que hoje è dia de inoculação e preciso tirar essa duvida. comprei da farmacia
essa aguinha "cloreto de sòdio 0,9%" falaron que tem varios tipos algumas serven para diluir remedios na seringa .
se nao for essa posso usar agua mineral ? Obrigado a todos !
 

Anexos

  • 20160716_113008.jpg
    20160716_113008.jpg
    158.3 KB · Visualizações: 8
comprei da farmacia
essa aguinha "cloreto de sòdio 0,9%" falaron que tem varios tipos algumas serven para diluir remedios na seringa .
se nao for essa posso usar agua mineral ?


Pode usar solução fisiológica (que é essa "aguinha") sim.

Funciona muito bem. O Mauricio postou sobre isso há algum tempo atrás e eu já testei com sucesso.

Água destilada, água mineral, água da torneira, esterilizada, solução fisiológica, tudo isso funciona, desde que estejam realmente estéreis.
 
Olá a todos, estou tendo alguns problemas com meu termostato... depois de um tempo que eu deixo ele na temperatura que eu quero, a luz dele apaga e ele simplesmente para de esquentar! o que fazer? :( Queria saber também sobre a incubadora, pode ser uma caixa de papelão? Se não, o que mais posso usar? gostaria de sugestões econômicas.
 
Qual tempo máximo e temperatura ideal pra manter seringas na geladeira. Obrigado! ;D

Não existe um tempo máximo estabelecido. Há quem diga que o ideal seja 3 meses, 6 meses, 8 meses. Particularmente eu já deixei seringas há mais de um ano na geladeira e obtive sucesso sem qualquer problema.

A temperatura ideal é a temperatura normal de operação de qualquer geladeira. Isto é, de zero a 4°C.

depois de um tempo que eu deixo ele na temperatura que eu quero, a luz dele apaga e ele simplesmente para de esquentar! o que fazer?

Isso simplesmente quer dizer que o seu termostato está funcionado como deveria. :D Termostatos desligam automaticamente quando atingem a temperatura programada.

Queria saber também sobre a incubadora, pode ser uma caixa de papelão? Se não, o que mais posso usar? gostaria de sugestões econômicas.

Qual é temperatura média do ambiente? Se não está abaixo dos 16 graus constantemente, eu diria que nem é necessário incubadora. Deixe os potes dentro da caixa de papelão com alguns cobertores/panos limpos.
 
Qual é temperatura média do ambiente? Se não está abaixo dos 16 graus constantemente, eu diria que nem é necessário incubadora. Deixe os potes dentro da caixa de papelão com alguns cobertores/panos limpos.
Ultimamente tem feito frio na minha cidade, porém não abaixo dos 16ºC mas já li que a temperatura ideal para a incubadora é entre 26º a 28ºC, então achei conveniente o uso do aquecedor, mas obrigada pelas dicas dos cobertores! Alias, preciso fazer furos na caixa de papelão? E se de fato eu resolver deixar o aquecedor, posso colocá-lo na caixa de papelão mesmo?
 
li que a temperatura ideal para a incubadora é entre 26º a 28ºC

Sim, essa é a temperatura em que o micélio tem o maior desempenho. Mas por exemplo, manter os potes em temperatura ambiente de 20°C não há diferença tão significativa assim.

Alias, preciso fazer furos na caixa de papelão?

Não.

E se de fato eu resolver deixar o aquecedor, posso colocá-lo na caixa de papelão mesmo?

Hmmm... :unsure: Antes preciso saber como você está utilizando esse aquecedor. Suspeito que seja aqueles aquecedores de aquário dentro de um pote com água, é isso? Bem, se for isso. Sim, não há problema colocá-lo na caixa de papelão com os cobertores. Apenas lembre-se de virar os potes constantemente para que a distribuição de calor seja homogenia.
 
Qual tempo máximo e temperatura ideal pra manter seringas na geladeira. Obrigado! ;D

Tempo maximo eu não sei, mas já mantive seringas por 2 anos na geladeira estava tudo perfeito.

Olá a todos, estou tendo alguns problemas com meu termostato... depois de um tempo que eu deixo ele na temperatura que eu quero, a luz dele apaga e ele simplesmente para de esquentar!
Ué... Mas é por isso que ele é um termostato e não simplesmente um aquecedor. Aquecedor aquece continuamente, já o termostato serve para manter um temperatura continua, quando passa dessa temperatura o termostato desarma, e quando abaixa a temperatura ele volta a funcionar para manter a temperatura indicada constante.

Queria saber também sobre a incubadora, pode ser uma caixa de papelão? Se não, o que mais posso usar? gostaria de sugestões econômicas.
A incubadora pode ser do material que você quiser, com tanto que mantenha a temperatura necessaria para o desenvolvimento do micélio e seja limpa.
Eu mesmo não uso incubadora há muito tempo, deixo tudo no meu armário.

EDIT: Demorei pra atualizar a pagina e não tinha visto que as perguntas haviam sido respondidas, mas fica ai mesmo assim. :D
 
A incubadora pode ser do material que você quiser, com tanto que mantenha a temperatura necessaria para o desenvolvimento do micélio e seja limpa.
Eu mesmo não uso incubadora há muito tempo, deixo tudo no meu armário.

Que interessante! =) talvez eu até descarte a opção da incubadora então, mas esse processo de guardar no armario demora quanto tempo aproximadamente para que o micélio tenha colonizado todo o pote?

Ah, tenho outra dúvida também (quantas! rs). Se por um acaso durante o preparo do substrato ele tenha sido contaminado, depois de esterilizar na panela de pressão, ainda corro o risco dessa contaminação estar lá? E mesmo depois de inoculado em ambiente limpo e colocada a fita microporosa, se eu deixar o pote em um lugar talvez não tão limpo, ele corre o risco de contaminação também?
 
Back
Top