Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Como esterilizar a vermiculita na PP?

Procure a informação antes de ser necessário perguntar.



As vezes precisa de leitura e interpretação, as vezes é necessário pensar e comparar.
Nem todas respostas são objetivas.

Enquanto não tem experiencia é apenas seguir o que está escrito.
Com o tempo pode testar o que te garante eficiência.

Pessoalmente, prefiro esterilizar vermiculita no microondas, mais rápido, mais fácil.
Por vezes, nem esterilizo a vermiculita para casing.

Aqui no fórum tem todas as perguntas essenciais para o cultivo já respondidas.
 
Boa noite amigos.
Esta semana preparei uma cultura líquida com água mineral e dextrose, deixei 20 minutos na pressão, porém quando abri a panela notei que a água ficou levemente amarelada (diferente do que vejo nos diários por aqui onde a água fica bem transparente). Utilizei as quantidades certas do tutorial da Tupy.
Alguém já passou por isso? Será que vai dar certo?
Estou desanimada, meus últimos dois cultivos foram por água abaixo :cry: (momento desabafo kkkk)

Já li situações parecidas em diários ou outros tópicos aqui no fórum. Dá uma pesquisada, não lembro onde foi agora. Se me lembro bem, disseram algo sobre ter deixado tempo demais no fogo ou algo assim. Deu a entender que "passou do ponto".
 
Bom dia pessoal. Tô com uma dúvida sobre esses bolos que inoculado recentemente. Faz 6 dias hoje. Porém não tá com aquela aparencia de rede. Será uma possível contaminação?
IMG_20191110_111301.jpg IMG_20191110_111249.jpg MVIMG_20191110_111141.jpg MVIMG_20191110_111150.jpg MVIMG_20191110_111214.jpg MVIMG_20191110_111218.jpg
 
Faz 6 dias hoje. Porém não tá com aquela aparencia de rede. Será uma possível contaminação?


Micélio algodoado, a princípio normal. Fica assim quando o meio tem muito nutriente facilmente acessível.

Mas está muito avançado para seis dias, então avalie de tempos em tempos. Pela foto não dá para avaliar se a cor é o branco brilhante do micélio de cubensis.
 
Montei um casing com milho e vermiculita no dia 08/11, o problema é que o milho estava no pote de colonização desde 04/10. Não há sinais aparentes de contaminação, mas ao abrir o pote senti um cheiro adocicado e levemente fermentado. É seguro frutificar no terrário?

WhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.40.jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41 (1).jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41 (2).jpegWhatsApp Image 2019-11-11 at 08.09.41.jpeg
 
Já fez essa receita antes?

Não. Tentei milho uma vez e tudo contaminou. Esse foi o único pote que não contaminou. Não tenho experiência com milho, atualmente uso arroz integral puro.

EDIT: Joguei o pote fora hoje de manhã. Cresceu muito rápido e, apesar de ser branco, não tinha textura de micélio de cubensis.
 
Última edição:
Quando faço carimbos, por vezes, quando tiro o chapéu do papel alumínio lá estão algumas gotas de água sobre o print.

Como evitar isso? Acredito que seja com troca de ar, mas a troca de ar não aumenta chance de contaminação?
 
Quando faço carimbos, por vezes, quando tiro o chapéu do papel alumínio lá estão algumas gotas de água sobre o print.

Como evitar isso? Acredito que seja com troca de ar, mas a troca de ar não aumenta chance de contaminação?
Após printar o carimbo, eu o coloco em uma sacola vedada com anti mofo/umidade. Sai todo resquício de água, depois é só guardar no ziplock.
Não, tentei milho uma vez e tudo contaminou. Esse foi o único pote que não contaminou. Não tenho experiência com milho, atualmente uso arroz integral puro.
Também tô querendo testar com milho de pipoca, porém estou meio receoso por ser mais complexo que um bolo.
 
Também tô querendo testar com milho de pipoca, porém estou meio receoso por ser mais complexo que um bolo.

Já viu o tutorial na na biblioteca de como usar somente arroz integral puro? Achei muito mais prático. Estou tendo bons resultados. Coloniza bem rápido, também. E acho que é menos suscetível a contaminações do que o milho (na minha experiência).

Na foto, um double casing arroz puro montado dia 29/10. A foto é de ontem a noite, 11/11.

IMG_20191111_183949.jpg
 
Já viu o tutorial na na biblioteca de como usar somente arroz integral puro? Achei muito mais prático. Estou tendo bons resultados. Coloniza bem rápido, também. E acho que é menos suscetível a contaminações do que o milho (na minha experiência).

Na foto, um double casing arroz puro montado dia 29/10. A foto é de ontem a noite, 11/11.

View attachment 108997
Tá bonito. Até hoje eu só usei arroz e vermiculita. Os resultados estão bons, Ms eu tô querendo testar receita que de mais produtividade. Acho que só ano que vem darei início a esses testes.
 
Boa noite amigos.
Esta semana preparei uma cultura líquida com água mineral e dextrose, deixei 20 minutos na pressão, porém quando abri a panela notei que a água ficou levemente amarelada (diferente do que vejo nos diários por aqui onde a água fica bem transparente). Utilizei as quantidades certas do tutorial da Tupy.
Alguém já passou por isso? Será que vai dar certo?
Estou desanimada, meus últimos dois cultivos foram por água abaixo :cry: (momento desabafo kkkk)
As dextroses podem ser distintas em aditivos ou corantes segum fabricante.

Tamben pode ter caramelizado um pouco.
Tenta diminuir a dextrose ou aumentar a agua..

Xarope de amido de milho ou mel tb funciona
 
Última edição:
Bom dia amigos, preparei uma cultura líquida há 15 dias, com dextrose e água e não vingou. Seria viável utilizar ela para inocular copos? Pela foto da pra ver os esporos no fundo do copo, queria poupar o serviço de preparar novamente a solução de esporos, pois meus carimbos são do ano passado e precisaria hidratar um tempo antes.
 

Anexos

  • 20191115_124107.jpg
    20191115_124107.jpg
    903.6 KB · Visualizações: 12
Bom dia amigos, preparei uma cultura líquida há 15 dias, com dextrose e água e não vingou. Seria viável utilizar ela para inocular copos?


Talvez seus esporos estejam inviáveis.

Se for usar a cultura líquida fracassada para inocular teste em poucos copos, pois pode ser desperdício de substrato.
 
Back
Top